Proibido

Proibido Tabitha Suzuma

Resenhas - Proibido

Ana 27/07/2022

Que tristeza.
Esse livro é um soco na boca do estômago. No geral é difícil uma leitura me fazer chorar, mas aqui aconteceu várias vezes.

Pelo tema, fiquei receosa, mas uma booktuber que gosto, disse que amava, e fiquei muito curiosa, para saber como a autora trataria de um assunto tão complexo.

Essa foi a leitura mais pesada da vida, e que me deixou triste para o resto do dia, e pensando até agora no que aconteceu!

A mãe deles é um ser humano horrível, que nem podemos chamar de ser humano, vive negligenciando os filhos, e isso doeu muito em mim. EU NÃO SEI EXPLICAR O QUE É ESSE LIVRO, apenas digo com convicção, se eles se apaixonaram, foi culpa dos pais!

E por incrível que pareça, pude prever o final pela tamanha angústia dos nossos personagens, inclusive do Lochan.

E sobretudo, acho sim que a autora abordou não só o tema, mas várias questões com responsabilidade!
Karla.Machado 27/07/2022minha estante
Tentei ler, mas não consegui então abandonei!

Ana 27/07/2022minha estante
Foi muito difícil para mim!

Kyckling 18/01/2021

eu to atônita, sem saber como fazer uma resenha ou ao menos expressar tudo q esse livro me passou.

é um livro extremamente pesado, difícil e angustiante.

eu nem sei mais oq falar.
Tayriny 18/01/2021minha estante
Já tem mais de ano que li esse livro e meu sentimento ainda é esse. Não sei expressar oq senti

Priscila 07/09/2020

A autora soube como nos envolver do jeito certo
Apesar de ser um tema polêmico, consegui me envolver muito com todos os personagens e até torcer para que tudo desse certo! Final surpreendente.

carol 11/05/2021

nunca na minha vida eu chorei tanto com um livro, e eu to falando sério. esse livro destruiu meu psicológico e eu nunca mais vou ser a mesma pessoa, só de lembrar dele eu começo a ficar mal e me dá vontade de chorar.

pelo amor de deus, NAO leiam se vocês não tiverem MUITO bem psicologicamente.
Nepo 11/05/2021minha estante
Meu deus?

Hisabela 30/07/2021minha estante
Eu li por sua causa. E acordei mal, fiquei mal durante o dia. Chorei de novo lembrando da história, quis dar um jeito de mudar tudo no livro. Ah só, que livro! Que Livro!

Eduarda.brekker 16/07/2021

Eu TERMINEI de ler esse livro ontem e eu não conseguir falar sobre ele porque minha cabeça precisou de organizar pra mim entender o que eu li esse livro me deixou muito perturbada eu tive briga interna comigo mesmo um lado meu ficava falando que aquilo era amor e a outra ficava tipo "[*****] eles são irmãos" eu não acho que eles eram alma gêmea um do outro eu acho que eles tiveram que pegar uma responsabilidade muito grande de cuidar dos irmãos muito cedo eles praticamente viraram pais dos irmãos deles e eles esqueceram quem eles são enfim é uma ótima leitura a autora sobre lidar muito bem com o assunto eu pensei que seria uma putaria o livro inteiro mas na verdade não são só dois adolescentes traumatizados que encontraram um no outro um refúgio do caos que é a família deles

Gabriella.Thomaz 12/05/2023

Intenso, doloroso e triste
Mais um livro polêmico que mexeu demais comigo.

O incesto é o tema principal do livro, o que, por si só, já é bastante problemático, mas todo o restante da história também é complicado.

Os protagonistas são muito jovens e têm responsabilidades demais. Eles são obrigados a assumirem o papel de pai e mãe dos irmãos mais novos e, com o psicológico de ambos totalmente abalados e a falta de uma boa base familiar, as coisas acabam tomando um rumo inesperado.

A forma com que a relação é construída, com muita dor e confusão, faz com que a gente sinta junto e sofra junto. Todos os seus pensamentos, seus questionamentos, seus medos, a forma com que se apoiam um no outro? é tudo muito angustiante.

Talvez tenha sido apenas dependência emocional, talvez tenha sido amor. Não sei. Só sei que foi completamente fora da minha zona de conforto e me fez questionar sobre o certo e o errado.

Senti um turbilhão de sentimentos? tristeza, aflição, repulsa, angústia, raiva, pena, confusão e desconforto. E o final me destruiu completamente. Fui totalmente pega de surpresa e chorei - chorei muito.

Não é um romance convencional, não é um romance fofo. É uma leitura forte, dolorosa, incômoda e triste. E traz uma carga emocional enorme. Sim, vou precisar de um tempo para me recuperar. E, não, não é um livro para qualquer um. É preciso ler com a mente aberta e o psicológico preparado.

?? Alerta de gatilhos: incesto, abandono parental, negligência parental, fobia social, suicídio, alcoolismo, dependência emocional.

sthe.may 11/08/2023

Maya, Maya, Maya...
"Com o braço esquerdo ainda enlaçando as barras, sustentando quase o peso inteiro do corpo ? o metal cortando a carne, afundando até o osso ?, solto uma das mãos para pegar o lençol pendurado abaixo de mim. E então percebo que não há mais tempo. O guarda vai voltar pelo corredor a qualquer momento. Não tenho mais desculpas.
Apesar do terror, do terror de uma brancura cegante, passo o segundo laço que fiz pelo pescoço. Aperto o nó. Um soluço agudo vara o silêncio. E então, eu me solto.
Os grandes olhos azuis de Willa, seu sorriso entre covinhas. A juba loura arrepiada de Tiffin, seu sorriso petulante. Os gritos eufóricos de Kit, seu ar orgulhoso. O rosto de Maya, os beijos de Maya, o amor de Maya.
Maya, Maya, Maya?"

[...]

"Um soluço violento me escapa. Apertando o pulso na boca, meus lábios encontram a prata fria do presente de Lochan. Agora, é a minha vez. Fechando os olhos para afastar as lágrimas, respiro muito fundo e sussurro:
? Tudo bem, eu vou tentar. É só o que posso te prometer no momento, Lochie, mas eu vou tentar."

Eu não tenho palavras para uma resenha, a partir dos 80% eu fiquei só tremendo, sem parar, só tremendo...

Só não foi 5 estrelinhas, pq eu não gostei do desfecho ?
Karen.Heloise 12/08/2023minha estante
Eu amo tanto esse livro, mas eu NUNCA releria. Doeu e ainda dói demais

Rafaela2115 17/04/2024minha estante
EU AMO ESSE LIVRO, até hoje quando penso no Lochan bate a bad

sophia 27/03/2023

Não me arrependo, mas não indico lerem
Eu não sei gostei desse livro, o achei legal de ser acompanhado mas sei lá, é algo muito fora do normal para mim, literalmente uma quebra de estigmas...
o desenrolar dos fatos foi bacana, a trama familiar incrível (menos o final, sério isso?), odiei a mãe e sinceramente quem iria gostar daquela mulher? além de ser uma péssima exercitadora do seu papel ela foi uma personagem que apenas nos trás sentimento de ódio.
embora me incomode sim a relação entre eles (porque juro, irmão? sei que foram importantes um para o outro e isso fortalece sim o laço, mas mano, não deixam de ser IRMÃOS) eu queria e esperava um final feliz, longe de tudo que aconteceu, mas refletindo nunca daria certo mesmo, aiai.
me peguei as vezes presa e imersa na leitura de uma surreal, a escrita é muito boa e fluída, porém em outras sentia que era sempre o mesmo diálogo, sempre a mesma conversa, e pensando realmente não tem o que fazer, era a pauta mais importante entre eles, mas isso incomodava, tornava muita coisa dentro da obra repetitiva, inclusive os pensamentos.
não é uma leitura que me arrependo de ter feito, mas definitivamente não indico este livro à ninguém.
descobri que minha intolerância a certos assuntos surtam tais efeitos, mas esse em si não foi tanto um problema, apenas não bateu.

@bibliotecadedramas 22/06/2020

Angustiante e emocionante
É a primeira vez que leio um livro com um tema tão tabu e pesado: incesto. É isso mesmo. Esse livro está há um tempão no meu Kindle e eu já tinha lido algumas resenhas sobre ele. Obviamente não se trata de uma história leve e muito menos com um final feliz. Acredito que você tenha que estar com a mente bem vazia e livre de julgamentos antes de começar a ler porque você precisa compreender, até mesmo sob um ponto de vista psicológico, as situações que levaram as sucessões dos acontecimentos.

A autora trouxe esse tema que abordou todo um contexto pesado com uma sutileza e sensibilidade tão grande que eu não achava que isso fosse possível, em nenhum momento ela nega a imoralidade e muito menos romantiza a prática – o que faço questão de destacar porque isso é um ponto muito importante. Aqui temos dois irmãos mais velhos tendo que cuidar dos três irmãos mais novos e com todas as responsabilidades que isso acarreta. Eles que fazem o papel de pai e mãe nessa família tão problemática, tiveram que amadurecer muito cedo. Crianças que foram abandonadas pelo pai que se mudou para o outro lado do mundo e uma mãe completamente ausente que ainda por cima é alcoólatra, dissimulada e irresponsável, meu Deus, eu odiei tanto essa mulher no livro. Por esses pontos, você vai unindo e teia de problemas e percebe que há todo um peso psicológico por trás de cada acontecimento.

Os protagonistas são os irmãos Lochan e Maya – os mais velhos dos 5 irmãos – 18 e 16 anos respectivamente e a história vai intercalando os capítulos com a narração dos dois em primeira pessoa. Eu gosto desse tipo de narrativa porque acho que flui rapidamente e você consegue absorver os sentimentos, desejos e as angustias através dos pontos de vista de cada um.

O livro nos mostra claramente de como é a solidão na sua maneira mais crua e visceral, a solidão despida de qualquer futilidade ou vaidade. Eu acho que esse foi o sentimento “gatilho” que despertou a relação de incesto dos dois. Não é apenas uma solidão sob o aspecto de se sentir sozinho. É uma solidão dolorosa, criadora de traumas – com dores físicas e emocionais, mas sobretudo, é aquela solidão que mostra que em todo e qualquer ser humano existe a necessidade física e emocional do afeto.

Sem dúvida eu digo que foi um livro muito angustiante de ler, aviso desde já, e apesar do incesto ser algo absurdamente errado e repudiável (que na grande maioria das vezes estão diretamente ligadas a violência sexual), esse livro não nos mostra aonde está o certo ou errado, ele te tira da zona de conforto, mas deixa claro que nessa história não cabe a você julgar. Eu diria que é uma leitura necessária para nos colocar mais no lugar do próximo e analisar antes de tomar algum julgamento.

site: https://shejulis.com/livro-proibido/
Volnice.Flausino 22/06/2020minha estante
Li ano passado e com certeza não foi uma leitura de fácil digestão e como vc mencionou, é angustiante e tira você da zona de conforto, te faz questionar e ao mesmo tempo entender o porquê de tal relacionamento dos irmãos ter ser transformado em algo além do amor fraternal. Apesar de ser um assunto delicado, a autora soube conduzir muito bem a estória com sensibilidade e fazendo vc se colocar no lugar do casal. Indispensável a leitura.

Juliana Rodrigues 22/06/2020minha estante
Fiquei muito curiosa!

@bibliotecadedramas 23/06/2020minha estante
Volcine, exatamente, a leitura te tira da zona de conforto, e te mostra que não existe exatamente o certo ou errado. Eu gostei muito

@bibliotecadedramas 23/06/2020minha estante
Ju, eu indico muito, mas recomendo vc ler esse livro qdo estiver com a mente bem leve e vazia

Juliana Rodrigues 23/06/2020minha estante
Pode deixar ??

Queria Estar Lendo 07/04/2015

Resenha: Proibido
Hoje tem resenha de Proibido, livro da britânica Tabitha Suzuma, vencedor de diversos prêmios, com uma legião de fãs ao redor do mundo e uma obra um tanto quanto polêmica para eu falar sobre.

Primeiro eu gostaria de dizer que não sei ao certo porque esse livro foi tão polêmico para mim. Eu já falei brevemente sobre ele no vídeo do Bookhaul do mês de fevereiro e, agora, muito tempo depois de ler, eu ainda não sei como lidar com ele.

Quero deixar claro que tentei julgar ele como um romance comum, porque o elemento do incesto me fez pensar muito - sim! Eu pensei com um livro "best-seller feito para as massas", toma essa pseudo-cult - e por isso eu queria reservar um espaço no final da resenha para dar minhas conclusões a respeito.

Como a própria sinopse já aponta, Maya é uma garota doce e sensível de 16 e Lochan um garoto inteligente e recluso de 17. Os dois são irmãos, os mais velhos de uma família de cinco filhos, com uma mãe relapsa e alcoólatra. Para impedir que sua família seja despedaçada e separada pelo sistema legal, Lochan e Maya criam os irmãos como se fossem seus pais desde os 12 anos do garoto. Eles sempre foram melhores amigos e acabarem em um romance era quase inevitável.

"Não há leis e nem limites para os sentimentos. A gente pode se amar tanto e tão profundamente quanto quisermos. Ninguém, Maya, ninguém poderá nunca tirar isso da gente."

O livro é contado por dois pontos de vista, o do Lochan e o de Maya. Desde o começo, quando percebem como se sentem em relação um ao outro, eles entendem que aquilo é errado. Que não podem ficar juntos, que serão julgados pela sociedade, pelo sistema legal e que colocarão em risco sua família, caso sejam pegos.

Mas, é claro, isso não os impede de seguir em frente com seus sentimentos.

"Antes que existisse qualquer coisa, existia Lochan."

Eu gostei bastante do ponto de vista da Maya. Ela soava confusa, mas ao mesmo tempo resoluta. Aceitava a forma como se sentia e, uma vez que tomou a decisão, não voltou atrás. Maya só queria ser feliz. Ela era a apaziguadora da casa, separando as brigas de Lochan e Kit - seu irmão do meio -, agindo como a melhor amiga de Willa, a mais nova da casa, e sendo a figura amorosa para Tiffin.

Os pontos de vista dela eram coerentes, sensíveis e reflexivos. Já os de Lochan eram caóticos, depressivos e extremamente inseguros.

"Qualquer amor. Francie não é boba. E, no entanto, o único tipo de amor que jamais será permitido nem sequer passou pela sua cabeça. O único que é tão repulsivo e inaceitável que nem é mencionado numa conversa sobre relacionamento proibidos."

Eu não gostei do ponto de vista do Lochan ou dele, como pessoa e personagem. Ele não conseguia manter uma decisão por mais do que cinco minutos, sentia um grande nojo por si mesmo e descontava isso em cima da Maya TODA VEZ. Me desculpe você que leu o livro e amou muito, mas para mim, isso sim é algo abusivo. Não consegui me ligar a ele, de qualquer forma que fosse.

Eu entendo que a diferença entre o ponto de vista dos dois reflete a personalidade deles e que personagens diversos fazem um bom livro. Mas ainda assim, não gosto de Lochan e o motivo não é o incesto.

"Você pode fechar os seus olhos para as coisas que não quer ver. Mas você não pode fechar seu coração para as coisas que não quer sentir."

Não é difícil entender como os dois se apaixonaram. A situação na casa deles, a forma com a qual foram criados, o quanto eles tiveram que crescer em tão pouco tempo, como eles só tinham um ao outro para se apoiar. Como eles foram negligenciados e excluídos, como eles sentiam como se não fossem desejados ou amados. Como se não fossem bons o suficiente para o pai, como se fossem um peso morto para a mãe.

Não é, realmente, difícil entender como eles chegaram até ali. Como as personalidades deles se moldaram. Mas ao mesmo tempo, é tão difícil imaginar se eles se amaram por causa de tudo isso, ou apesar de tudo isso.

"Você sempre foi meu melhor amigo, minha alma gêmea, e agora eu estou apaixonada por você também. Por que isso é um crime?"

A diagramação que a Editora Valentina fez para Proibido foi ótima, simples e delicada. Minha única reclamação é sobre a capa: achei ela molenga demais, muito fácil de amassar. E também, gostaria que eles tivessem mantido a capa "original". Não sou muito fã de mãos em capas, eu sempre acho que o photoshop deixa tudo estranho - vide Crepúsculo.

Se eu recomendo o livro? Bastante! O que me levou a não gostar do Lochan são preferências pessoais, o que quer dizer que você pode gostar. E também acho super válido pela discussão que ele traz e pelo tanto que ele vai fazer você pensar.

Agora, se você não quer pegar spoilers, por menores que sejam, pule essa parte.

Com relação ao incesto, eu pensei muito antes de sair por ai falando. Meu primeiro pensamento foi "que nojo!". Eu tenho um irmão mais novo e uma irmã mais velha e não consigo entender esse tipo de sentimento, tentei me colocar no lugar deles diversas vezes e me deixou extremamente enojada.

Depois, quanto mais lia, mais eu pensei sobre esse "nojo" e porque eu me sentia assim. Maya e Lochan falaram diversas vezes sobre porque o incesto é errado, mas nenhuma das desculpas que apareceram no livro eram diferentes das desculpas que usam para se expressar sobre relações homoafetivas, por exemplo. Não que eu esteja colocando os dois tipos de relação no mesmo patamar, mas eu não acho nada de doentio ou nojento em dois homens/duas mulheres juntos. Eles se amam e estão em uma relação consentida, porque eu acharia isso errado?

Então foi a hora que eu me perguntei sobre o incesto: eles se amam e estão em uma relação consentida, por que seria errado?

"Estando juntos nós não machucamos ninguém; estando separados nós extinguimos nós mesmos."

Sempre que ouvimos falar de incesto, eu achava que o crime existia porque estava sempre atrelado a algo muito pior: uma criança sendo molestada por parentes, por exemplo. O crime é porque foi uma relação incestuosa? Na minha cabeça, era por se tratar de um menor indefeso, abusado por alguém que deveria protegê-lo.

Mas depois de ler Proibido eu descobri que em lugares como a Inglaterra, "consentir com penetração por um membro da sua família" é um crime e você pode pegar até dois anos de prisão por isso!

Eu ainda não sei o que pensar sobre o caso e eu sei que isso sempre vai ser algo polêmico, especialmente por causa da nossa sociedade. Mas queria deixar a pergunta aqui para vocês: por que achamos incesto errado? Por que incesto consentido é um crime? Lembrem-se, também, que por muito tempo o casamento entre primos foi muito promovido entre a nobreza na antiguidade. O que mudou de lá para cá?

Larissa Tabosa 06/04/2022

Comecei a ler esse livro, pois ele apareceu em uma lista de livros mais tristes de todos os tempos e, embora pareça algo meio doentio, eu amo sofrer, pelo menos com livros. Então me aventurei, sem nem ao menos conhecer a história do livro...

No início senti muita pena de todas aquelas crianças, principalmente de Lochie e Maya, abandonadas pelo pai e pela mãe, tendo que se virar para manter a família junta. Imagino quantas crianças e adolescentes não passem pelo mesmo todos os dias, é algo horrível de se imaginar.

Depois as coisas começaram a ficar bem estranhas. Lochie é totalmente desequilibrado, tem um grande problema no controle da raiva, além é claro de ter um problema mental, o lance da fobia social e suas crises de ansiedade... Ter se tornado o "homem da casa" tão cedo e por necessidade, só piorou tudo. Confesso que não consegui sentir um pingo de empatia por ele. Maya também não fica atrás, embora pareça "normal", todo esse lance de amor puro e verdadeiro é claramente um problema mental e dos grandes.

Esse livro é completamente nojento, desesperador, doentio e incômodo. Além disso, a insistência da autora em querer nos fazer acreditar que o amor deles é puro, verdadeiro, intenso, não causa mal a ninguém, e etc., é algo que me faz questionar seriamente sua sanidade mental. Que tipo de gente defende o incesto? Que tipo de pessoa quer nos fazer acreditar que se trata de um relacionamento aceitável? Sinceramente, que perturbada! É como justificar o relacionamento de um pai e uma filha ou uma mãe e um filho, mesmo adultos e consensual. Gente, que nojo! Ela força a barra com todo o sentimentalismo empregado pra defender esse relacionamento.

Não comprei o relacionamento dos dois em nenhum momento, nem acreditei que aquilo era amor, mesmo que fosse, nada justifica. A verdade é que eles se sentiam sozinhos e viam um no outro a única pessoa que os entendia. E o amor puro que não causa mal a ninguém, assim dito por eles, na verdade é totalmente egoísta, pois em momento algum pensaram que poderiam machucar os irmãos mais novos (até pensavam, mas deixaram o egoísmo disfarçado de amor falar mais alto).

Olha, me arrependo seriamente de ter lido isso. Só não abandonei, pois não gosto de abandonar leituras, só o faço em último caso. E ainda dei uma estrela e meia, pois a escrita do livro é muito boa, ela faz umas metáforas bonitas e coloca umas coisas sentimentais muito boas (embora as vezes passe do ponto e isso cansa). Porém, não chorei, só senti asco e revolta mesmo.

Na boa, eu não recomendo a leitura desse livro. É muito, muito, muito perturbador e diria para a Tabitha Suzuma procurar tratamento.
Sarah 07/04/2022minha estante
Meu deus, você descreveu EXATAMENTE tudo o que senti lendo esse livro, também questionei a sanidade da escritora durante a leitura. E o Lochie? Problemático e insuportável! Dei uma nota um pouquinho maior apenas por causa dos irmãos mais novos e do último capítulo, mas achei doentio e horrível

Larissa Tabosa 08/04/2022minha estante
Sarah do céu! Eu vi várias pessoas tecendo elogios a esse livro e fiquei me perguntando se tinha lido errado. Embora eu saiba que leitura é algo totalmente pessoal. Mas enfim, bom saber que não estou só nessa kkkkkk
Até agora não consigo compreender como a autora consegue defender de forma tão obstinada o relacionamento dos dois.

Sani Melo 06/07/2022minha estante
Eu não consegui passar de 30% desse livro. Achei um pouco forçado em alguns momentos, e tava me incomodando muito toda essa situação dos dois, e vendo todo mundo elogiar esse livro, tava pensando se estava lendo o livro errado...

Liane Brisque 08/06/2021

5/5 ????????????
Comecei esse livro sem ter a menor ideia do conteúdo, nem ao menos li a sinopse. Mas eu nunca me surpreendi tanto quanto esse livro.
Como pode um livro fazer com que a gente torça por um amor e ao mesmo tempo condena-ló?

No começo, eu acreditava ser tranquilo a relação dos irmãos Lochan e Maya. ?O que tem de errado serem tão próximos?? eu ficava pensando enquanto os capítulos seguiam, mas quando eles dançam juntos eu parei de ler por um momento pra ver se eu estava entendendo certo ou se era coisa da minha cabeça.
É difícil não dizer que eu torcia por eles, mesmo sendo errado e ilegal. Afinal, como eles mesmo dizem, por que eles deveriam ser impedidos de se amar ou de demonstrar uma forma de amor um ao outro? Mas ao mesmo tempo em que eu torcia para que eles dessem certo, também achava incrivelmente louco e ?anormal?. Essa história conseguiu me fazer ficar dividia entre esses dois sentimentos, me deixando profundamente angustiada, ansiosa e com medo por eles. Com medo deles serem pegos, ansiosa pelo que acontecia entre eles e angustiada porque eles se amavam e não poderiam ficar juntos.

???SPOILER ABAIXO???
????SPOILER????
Não foi uma leitura fácil, apesar de eu ter lido bem rápido. Eu chorei a cada vez que havia algum problema entre eles, entre o Lorchan e a mãe ou o irmão Kit, chorei tanto quando o Lorchan achava que o irmão odiava ou tinha vergonha dele, chorei quando o Lochan viu o sorriso que seus três irmãos mais novos deram ao jogar Bulldog, chorei quando o Kit pediu perdão ao Lochan por ter ?se vingado? dele e quando ele correu atrás da viatura. Mas o que me destruiu completamente foi o desespero do Lochan para escapar da cela, o desespero por saber que não iria dar tempo, e no que ele não pensou duas vezes em fazer para salvar Maya e seus irmãos: se matar. Confesso que já tinha desconfiado que ele se mataria, mas mesmo assim não estava pronta para quando aconteceu.

Esse livro me fez chorar por horas e pensar sobre ele por dias, me fez sentir ódio extremo pela mãe deles que nem se deu o trabalho de tentar ajudar Maya, Kit, Tiffin e Willa a passar pelo luto e simplesmente esquecer eles de novo, me deixou indignada pela mãe nem mesmo ir ao funeral do Lochan, a pouca consideração que ela demonstrou para com os filhos me deixa com mais raiva do que qualquer outra coisa.

Não é uma leitura leve ou fácil, mesmo eu amando e favoritando o livro, não sei se seria capaz de reler.
??

Deise.Ribeiro 22/05/2021

Destroçada
A autora foi muito corajosa ao abordar um tema tabu como o incesto, e da forma como a história foi construída, o incesto em si não me incomodou, li o livro com a mente aberta, e vendo o contexto da situação deles, foi bem compreensível esta proximidade. Dou três estrelas porque o livro em si é muito melancólico, a história deles é triste demais, e o que foi este final? Fiquei destroçada, devastada, nunca antes um livro tinha feito eu me sentir tão pra baixo assim. Foi a solução que a autora quis usar pra resolver toda a questão. Sei que a vida não é um mar de rosas, mas sinceramente preferia outro final.
Gmarianaferreira 22/05/2021minha estante
Eu me revoltei foi com a falsidade e super futilidade daquela mãe

Emerson 05/07/2021minha estante
A questão nem é que não teve um final feliz, mas que teve o pior final possível. Não aceito que a autora permitiu que o reputação do Lorchan fosse manchada daquela forma no final

Duda 01/11/2021

Sofrimento
Sem uma resenha digna pq estou chocada e devastada com o final!

Ps: Amei muito o livro me fez chorar de soluçar

una cipó 11/06/2021

acabada
não lembro de ter entrado em tantos conflitos durante um livro. sem falar q a autora é muito corajosa por abordar um tabu tão forte como esse. queria mt que o final fosse diferente, sei que era p causar impacto(e pode acreditar que causou) mas preferia q tivesse acabado de uma forma melhor (sem me matar internamente nem nada)
Greicy 11/06/2021minha estante
Apesar de tudo, acho um livro muito incrível ? ?