Proibido

Proibido Tabitha Suzuma

Resenhas - Proibido

Karol Alencar 06/05/2021

Proibido
Olha eu não sei exatamente o que dizer sobre esse livro, mas sinceramente o que eu tenho certeza no momento é que não indicaria pra ngm ler? O livro trás um tema perturbador e o objetivo do livro é tentar justificar que isso pode som ser certo, a autora quer romantizar algo extremamente errado, Tentando através da história sofrida dos personagens convencer o leitor que talvez aquilo não seja tão errado assim? Eu já sou adulta é muito bem instruída e com uma boa maturidade intelectual, me preocupo demais com adolescentes lendo esse tipo de livro?
O final é bem triste, mas não consegui nem chorar devido todo o incômodo que esse livro me causou.
Karol Alencar 06/05/2021minha estante
Me arrependo de ter lido ? Sim kk
Eu sou mto a favor de ler por entretenimento, mas nesse caso? Olha, esse livro não trás nada de bom pra nossa vida, nada? Ele tenta te confundir e te convencer de algo e finaliza com um final trágico.
Dei 2,5??antes de começar a escrever essa resenha,inclusive pela escrita fluída da autora , mas agora por fim, depois de organizar meus pensamentos esse livro merece 1??

João 06/05/2021minha estante
???

Jung Micha 17/07/2021minha estante
Tá mas errado exatamente pq?
( não tô querendo discutir mas eu não entendo real pq as pessoas acham errado!)

Fernanda 15/10/2014

Esse livro deixou a minha pessoa,esbabacada,deslumbrada e ainda por cima,me fez entrar em contradição.
É isso mesmo, em CONTRADIÇÃO.
Eu JAMAISSSSSSS,pensei que seria capaz de ler algo aparentemente com um tema tão "perturbador".
Pra inicio de conversa, o titulo PROIBIDO,faz juz ao tema.. Um relacionamento nada convencional, cheio de tabu e preconceito( eu nutri esse sentimento do inicio até certa parte do livro).
O Incesto.
Aos meus olhos,esse é um tópico muito delicado para ser abordado num livro e, sim, a forma como o enredo foi desenrolado, me deixou ainda mais deslumbrada.Uma delicadeza sem igual.Mesmo com momentos fortes, e doses bem equilibradas de drama.
Para aqueles que alimentam ideias ultrapassadas e a mentalidade careta(assim como eu rsrsr) Deixo um SINAL DE alerta ..A primeira coisa que você descobre ao se deparar com a sinopse é que o livro conta a história de dois irmãos que se apaixonaram.

Essa pequena descrição do livro ,assusta e acelera o coração.Sem controle da situação,você percebe seus olhos arregalados e apavorados.

Mas mesmo assim,a curiosidade prevaleceu e cá estou:
Meu Deus,como não se deixar levar? O tecer da trama além de envolvente,é instigante.
Maya é incrível.. Doce e meiga sem soar irritante.Sem que percebesse, a "maternidade precoce" se apossou da moça ,fazendo com que assumisse para si os cuidados rotineiros para com seus irmãos menores .. E O que mais me chamou a atenção, foi a maturidade dessa jovem diante tantos problemas. E olha, que motivos não faltaram para torna-la amarga,ressentida e revoltada,devida as responsabilidades para com ela,estabelecidas.
Lochan muitas vezes me deixou sem reação,muitas de suas atitudes me confundiram.Mas,mesmo assim não posso esquecer de comentar o qual , bondoso e generoso o rapaz se mostrou.. Um traço marcante?? SEU CARÁTER RESPONSÁVEL e sempre pensando no bem estar dos outros,e por ultimo no seu.
Lochan tem quase dezoito anos.Mesmo assim,seu lado paterno e chefe de família é acionado,nas mesmas circunstâncias que Maya, um ano mais nova que o rapaz.
Juntos esse dois me levaram as lágrimas. Quase ao desespero,ao me colocar na posição deles, e imaginando todo o julgamento,que consequentemente a sociedade é altamente capaz de fazer,e o fez.
O desenvolver da trama é forte,perturbador e decisivo.
O sentimento entre eles,cresce devagar,e como uma plantinha, esse amor é semeado ,regada,cultivado e em proporções gigantescas tem os galhos crescendo(nesse caso,os laços fraternos se misturando a tantos outros)talvez ,por consequência dos fatos.O pai que rudemente abandonou o lar,a mãe que maltratava as crianças, e não nutria uma gota de sentimento pelos mesmos,ou simplesmente,pelo fato de Lochan e Maya alimentarem uma afinidade crescente desde crianças e também,pela união de pensamentos ,lutando juntos pela mesma causa.A união da família.

Conforme o sentimento cresce,ambos se pegam confusos e Tanto Lochan,quanto a Maya, tentam negar isso, buscam refugio numa fuga , mas simplesmente não conseguem.Se encontram IMPOSSIBILITADOS de nadar contra a maré..Eu chorei lendo, a repulsa e desprezo quando eles afirmavam sentir nojo de si mesmos,chegando ao ponto de sentir ódio, por estarem sentindo esse amor e essa atração que sabem muito bem, ser errado,antiquado e imoral perante aos olhos de Deus,da igreja e das pessoas.

"Juntos, não fazemos mal a ninguém; separados, nós definhamos,"
Só quem leu vai compreender essa frase.

Eu sei, os leitores -ou a maioria deles- imaginam encontrar algo desequilibrado e errôneo ,e vão encontrar.Por que os mesmos personagens enfrentam o seu próprio CALVÁRIO.Mesmo por que,esse tema não tem nada de clichê ou comum.. No entanto,eu nutria um sentimento de que a autora iria fazer algo esplendoroso e confrontar todas as nossas certezas e incertezas, com um dom tão magnifico na escrita,ela me fez amar e odiar ao mesmo tempo.
Uma leitura diferente,bombástica , aflitiva.. mas,que vale a pena ler e se descobrir tão envolvida nessa teia de medo,incertezas,desejo ,lealdade e amor.

Jess 20/11/2014minha estante
5 estrelinhas :o :o Essas tias resenhas sempre me deixam curiosa nível 1000... kkkkkkk... Ainda mais com esse tema que é tão delicado e pouco (quase nunca, na verdade) abordado em livros...

Fernanda 26/11/2014minha estante
vale muito a leitura,florzinha

CarlaC 04/05/2015minha estante
É o que estou pensando (incesto)? Só li sobre esse tema no saudoso "O Jardim dos esquecidos" e não fiquei chocada, porque a situação toda estava bem contextualizada e foi abordada com muita sensibilidade. Fiquei curiosa...

Fernanda 06/05/2015minha estante
CarlaC,esta é uma leitura aflitiva e cheia de altos e baixos.Achei diferente, e no momento que eu precisava de distração,funcionou super bem.Na época,foi um remédio para desligar-me de uns problemas.
Porem,falando atualmente,não sei se repetiria a dose,certamente que não.Mas,acho que esse exemplar vale sim,umas horas da sua atenção.

Jossi 21/06/2015minha estante
Credo. Naturalmente que um livro que fala em INCESTO tinha que ter esse título. Parece meio que um plágio de outra série, da autora V. C. Andrews. É um incentivo ao erro, por mais 'bonitinho', 'delicadinho', 'fofinho', 'doce e triste' que pareça. É uma apologia ao erro, ao que é condenável pela natureza, porque é isso mesmo. Não se trata de uma proibição 'religiosa', tampouco social (e a sociedade pós-moderna que faz apologia à liberdade total e ao sexo sem regras vai se lixar para isso?). É uma indução ao erro, ao antinatural. Não importa o quanto a autora tenha caprichado nas ceninhas 'doces' e bonitinhas. É antinatural, é o erro pelo erro, é quase como um romance entre pai e filha, mãe e filho. É só isso e pronto.

Priii Reis 26/04/2022

Drama, abandono, relação proibida, romance adolescente
Lockan era o mais velho de seus 4 irmãos,e nunca imaginou que em algum momento seu pai os abandonariam por está cansado dos filhos e sua esposa instável,que só queria saber de compras,sair e beber. Ele tinha 13 anos,hoje com quase 18 só imagina uma vida diferente da qual construiria para si e seus irmãos.
Lockan percebeu que ao longo dos anos a mãe já não parava em casa, não dava a mínima para os filhos e ele teve que contar com a ajuda de Maya sua irmã mais próxima de idade e responsabilidade para se tornarem pais de seus irmãos e fazer de tudo para o serviço Social não desconfiar.

**"Ela jamais quis amadurecer; ainda me lembro de nosso pai citando isso como um motivo para ir embora. Ele a acusou de ser uma mãe desnaturada, sendo que a única razão de os dois terem se casado foi ela ter engravidado acidentalmente de mim – um fato que adora jogar na minha cara sempre que temos uma discussão.**"
"...uma jovem mulher vivendo um romance apaixonado. Ela se veste como uma adolescente, gasta todo o dinheiro em roupas e tratamentos estéticos, mente sobre a idade e bebe que é um horror – para esquecer a juventude e a beleza que ficaram no passado.. "

Mas ele tinha seus problemas, tinha fobia social, tinha ataques de raiva e exaustão por ter a escola e as crianças para cuidar, mesmo com Maya ajudando as rotinas eram intermináveis, os planos de se formar e ir para uma faculdade o tomavam a cabeça e tudo estava a ponto de explodir.

"Você não pode ficar se culpando por tudo, só porque é o filho mais velho.
Nada disso é culpa sua, nem o fato de mamãe beber, nem o de papai ter ido embora, nem o de Kit ficar do jeito que ficou. Não há nada que você pudesse ter feito além do que já fez."

Kit o irmão que acreditou no retorno do seu pai, que não aceitou que Lockan agora seria seu pai, que Maya teria de ser sua mãe porque a própria não os queria, ele estava perdido nas drogas, na raiva e em não aceitar a situação.

""Fico encarando Kit, encarando a raiva em sua expressão, a cor em seu rosto, mas principalmente a tristeza em seus olhos. Dói ver que ele ainda sofre tanto por causa de papai, e tenho que ficar me lembrando que ele só tem treze anos.""
Mas não consigo encontrar uma maneira de fazer com que saia do seu círculo de egocentrismo, ainda que por um segundo, e enxergue a situação de outro ponto de vista que não o seu.

É Maya é doce, paciente, responsável tem amigos, tenta ter uma vida social mas todas as vezes que tenta seguir sua vida a pressão da rotina com as crianças afunda qualquer possibilidade,ela sabia que seu pai não voltaria, sabia que seria o fim daquele laço e fez de tudo para que as crianças esquecessem como ela teria que esquecer.

"Aconchegada nos travesseiros com meu novo cachorro de pelúcia e o retrato da casa que sabia que jamais visitaria, de repente fui tomada por um intenso sentimento de revolta e ódio por aquele pai que um dia afirmara me amar tanto."

Até ele perceber que se apaixonou pela única pessoa que não podia e que ela também o amava sua irmã de sangue, com tantas responsabilidades e convivência sem uma mãe por perto eles se viram como apoio um do outro. E claro nada disso acabaria bem, além de ilegal prejudicaria a vida das crianças, a vida deles dois.

""Ele é meu irmão, meu melhor amigo. De repente, a ideia de alguém vê-lo assim, tão perto, tão exposto, me parece insuportável. E se o magoarem, e se lhe derem um fora? Não quero que ele se apaixone por alguma menina – quero que fique aqui, amando a gente. Amando a mim.""

""Ele sempre foi tão mais do que apenas um irmão.
Ele é minha alma gêmea, meu oxigênio, a razão pela qual espero com ansiedade pelo momento de acordar todos os dias. Sempre soube que o amava mais do que a qualquer pessoa no mundo – e não apenas de um jeito fraternal, como me sinto em relação a Kit e Tiffin. Mesmo assim, nunca me passou pela cabeça que pudesse haver um passo a mais…""

Foi muito pura a relação deles,vía como um casal que acabou de se conhecer, cada detalhe cada afeto, mas claro que não tinha como ser bonito para sempre.. Claro que machucava esconder e mais ainda pensar no futuro era torturante para os dois mesmo que seja amor, não é qualquer tipo de amor.. É proibido

Alininha 20/07/2020

"Como algo tão errado pode parecer tão certo? ?
Talvez um dia eu consiga fazer a resenha deste livro. Hoje não. Estou em pedaços... Nunca chorei lendo um livro, mas o final dessa história me destruiu. A história é tão perfeitamente construída que cheguei ao ponto de não querer mais ler para não chegar ao final, por que qualquer que fosse o final eu ficaria em frangalhos. E eu fiquei...
Proibido é VISCERAL.

Bru Tacconi 06/07/2021

Livro muito bom!
Meu Deus, eu estou terminando esse livro chorando muito em posição fetal.
A narrativa do livro te faz entrar na história, sentir cada personagem.
Nossa...
Bárbara 06/07/2021minha estante
No dia que eu terminei esse livro eu tinha uma prova na faculdade, mas não fui pq fiquei sem estruturas psicológicas? Fiquei quase um mês deprimida, tipo deprimida mesmo. As pessoas ficavam me perguntando qual era o meu problema, e eu tinha vergonha de contar que tava triste por causa de um livro kkkkkkkk

Bru Tacconi 06/07/2021minha estante
Meu Deus eu tô mto mal. Tô em choque, tô devastada e sem rumo.

Bárbara 06/07/2021minha estante
Te entendo perfeitamente, mas vai passar? ?

Yasmin 25/07/2021

Fiz essa resenha a um tempo, mas precisava postar ??
Simplesmente o livro mais complexo, lindo e emocionante que já li.

Sim, aqui teremos a história de um relacionamento entre irmãos, um incesto... Ao nosso olhar é completamente sem nexo, nojento, repulsivo e adivinha? Para nossos personagem também é assim, eles sabem que é errado aos olhos da sociedade, e sabem que se fosse com qualquer outro irmão, seria totalmente repugnante.
Mas, medida em que vamos conhecendo a realidade dos protagonistas, passamos não a aceitar, mas a não julgar o amor deles. A vida machuca muito os dois... O pai os abandonou, a mãe só quer sair pra beber e namorar, e a responsabilidade de cuidar tanto da casa quanto dos irmãos mais novos é totalmente deles, sendo assim uma espécie de "Pais substitutos", sem contar os problemas na escola e na vida adolescente dos dois. Quando mergulhamos na leitura a sensação é somente: "Como eu queria poder salvar Maya e Lochan desse mundo". Essa é definitivamente a história mais impactante que já li, contada de uma forma completa e linda.
É tão lindo perceber os sacrifícios reais que um faz pelo outro e por seus irmãos mais novos também.
biancaa 25/07/2021minha estante
Concordo plenamente

Mrs. Carstairs 15/05/2021

Tocada e destruída. Profundamente.
"Será que o nosso amor estava realmente destinado a causar tanta infelicidade, tanta destruição e desespero?"

Fazia um tempo que um livro não mexia tanto assim comigo. Nada, absolutamente NADA, poderia ter me preparado pra esta história, e sinto - sei - que vou guardá-la no coração por muito tempo.

Eu me senti à deriva durante toda a leitura, fragmentada entre o dilema moral, abordado com tanta sensibilidade, e um dos amores mais fortes sobre os quais já li. Não consegui sentir outra coisa, senão empatia.

O final foi simplesmente devastador. Fui pega totalmente desprevenida; fiquei em negação e demorei um tempão pra criar coragem de ler o epílogo.

Queria escrever mais, porque tô sentindo muitas coisas, mas ainda tô aquietando minhas emoções. A única coisa que sei é que minha alma foi profundamente tocada.
Juh 15/05/2021minha estante
Eu já li sobre esse livro por aí e não tenho coragem de ler. Tem que ter um psicológico muito bom, em mim tá em falta rsrs

Mrs. Carstairs 15/05/2021minha estante
Ai, aqui tá em falta também kkkk mas acho que eu gosto de me torturar ?

Camila 28/03/2022

Estranho
Não consegui engolir essa história. Muito bizarro, sem condições, principalmente pra quem tem irmão. E não consegui me apegar por nenhum deles, não cativa.
Sarah 29/03/2022minha estante
Só consegui me cativar pelos três mais novos, odiei a leitura, com exceção dos dois últimos capítulos

Joy Barbosa 13/09/2020

Difícil
Para variar vou escrever a resenha imediatamente após ler o livro pra ver se essa tristeza ameniza.
É um livro difícil. Não vou ficar remoendo o tema incesto pois já estava preparada para o assunto antes de começar então eu sinceramente não me choquei nesse aspecto.
Agora, o livro tem uma narrativa densa, sob os pontos de vista dos dois protagonistas. Como comentei nos progressos de leitura, a escrita é incrível. Se você tem paciência parar ler narrações extensas, consegue perceber o quão bem os sentimentos (o que eu imagino ser o mais difícil de transmitir) são descritos. Chegam a ser palpáveis a dor, a agonia, a felicidade, a dúvida.... E isso é o ponto chave do livro. A autora consegue transmitir sensibilidade mesmo com um tema tão complicado.
E, abordando ainda outros temas difíceis (abandono e transtornos mentais) nos faz criar uma empatia tremenda, apego aos personagens para, no fim, levar à um desfecho excruciante, difícil de aguentar.
Eu sinceramente gostei da experiência mas, gostaria de "des-ler" tamanha tristeza que sinto ao terminar o livro, misturada com descrença e revolta. Eu gostaria de ter lido um final feliz.
Acho que os irmãos mereciam uma vida melhor do que a que eles tiveram.

Bom, se você é mais forte que eu, recomendo a leitura.
Priscila 13/09/2020minha estante
Terminei esse livro semana passada e ainda me sinto triste pelo fim

Joy Barbosa 13/09/2020minha estante
Nem me fale! Estou tentando não pensar... ?

FER 18/09/2020minha estante
Exatamente estou estarrecida com a leitura desse livro estou sem reação ...final triste!!!

Yasmin 26/09/2020minha estante
Obrigada, eu queria muito ler e vim aqui ver se eu pegava algum spoiler do final para saber se acabava tudo bem, quando vi que não ainda quis saber se pelo menos valia a pena ler mesmo assim, pelo visto não... obrigada!

Victor 17/08/2021

O que dizer sobre esse livro?
Eu, um cara que só lê fantasia e ficção científica, que nunca leu nenhum romances por achar brega e tals... quis sair da minha zona de conforto e me deparei com o livro "Proibido".

Sinceramente? Nunca senti nada igual à experiência que é ler esse livro. Ele é um soco no estômago, é como ser atropelado por um avião. Acabou comigo, nunca imaginei chorar lendo esse tipo de história... e chorei, mais do que acreditava ser possível.

Um livro extremamente angustiante, que tira o fôlego, que entristece e que arranca pequenos sorrisos. Te deixará desconfortável do começo ao fim.

Enfim, ele te deixa vários ensinamentos, dentre eles: o mundo não é justo (e disso, todos os personagens sabem). E você também saberá.

A pergunta é: quem sou eu e quem é você para nos acharmos no direito de julgar o próximo?

Laila 16/07/2021

De todas as coisas, essa ficou INCESTOlugar
A autora soube como fazer emocionar ao mesmo tempo em nos envolver com o livro. Em nenhum momento houve a romantização do incesto, mas sim a adaptação de como o drama familiar fez com que dois jovens irmãos se apegassem e procurassem apoio no amor. Por fim, é um livro tocante apenas para mentes fortes - até porque, fraqueza é algo que não pode ser associado à Maya, tampouco Lochan.
Lua Gomez 16/07/2021minha estante
Ksksksksk a referência no título

Fernanda 108 15/06/2020

Como uma coisa tão errada, pode parecer tão certa?
Desde o início, apesar de não ter lido a sinopse, eu sabia por resenhas que tratava-se de um relacionamento amoroso entre irmãos, e fui preparada para o caso de sentir repulsa, mas também lembrando-me de manter a mente aberta.

A história é difícil, vemos dois irmãos mais velhos tendo que cuidar dos três irmãos mais jovens. Mesmo que Lochan e Maya sejam dois adolescentes, eles agem como adultos, assumindo as responsabilidades da casa, pois a mãe é alcoólatra, fica apenas na casa do namorado, e não faz questão nenhuma de cuidar dos próprios filhos, o pai abandonou a família quando Lochan tinha 12 anos, desde então ele foi colocado como "o homem da casa" pela mãe.

Lochan e Maya dão banho nas crianças, brincam com eles, ajudam com a lição de casa, põe eles para dormir, fazem a comida, linpam a casa, tudo isso após um dia exaustivo na escola.

Os dois são o apoio um do outro, melhores amigos desde sempre, quando um caí, o outro está lá sendo seu suporte, juntos eles conseguiram manter a família unida e tentam ao máximo manter tudo em ordem. O amor deles cresce sutilmente, o relacionamento propriamente dito demora um pouco para começar, pois ambos no início tentam enconder e negam seus sentimentos, acham errado. Mas o sentimento foi crescendo, chegando em um ponto que se entregam um ao outro.

No início achei estranho. No entanto, para minha surpresa eu torci por eles, o amor deles é genuíno, puro, é lindo. São boas pessoas, procurando sobreviver ao caos que é a vida deles. Sinto tanta empatia pelo caso deles, e meu coração dói por vê-los sofrer, dói pela maneira que as crianças são condicionadas a viver, por causa de uma mãe desnaturada.

A autora criou uma história incrível, bela e trágica, ela escreveu sobre um assunto tabu em nossa sociedade de maneira delicada e dolorosa, trouxe reflexões profundas para mim, este é um livro que marcou minha vida. O final dilacerou meu coração!

Rafa 12/10/2021

Que leitura complicada...
No começo você sente repulsa, depois você entende que todos os papéis foram invertidos no contexto familiar. Realmente eles não eram irmãos, e sim exercendo a função de mãe e pai, com crianças pequenas, responsabilidades que não deveriam ter.
Eles encontraram uma forma de se apoiar, talvez não de uma forma saudável, mas foi o melhor que conseguiram com as condições que tinham.
Bem complicado colocar uma opinião sobre a leitura.
Sil 22/10/2021minha estante
Que medo?