Boneca de Ossos

Boneca de Ossos Holly Black

Resenhas - Boneca de Ossos

RUDY 17/05/2014

Resenha feita por Rose - Blog Fábrica dos Convites
Crianças tem uma imaginação fértil, principalmente quando estão brincando. Isso não é diferente com com os amigos Poppy, Zach e Alice, principalmente quando eles se juntam para brincar com seus bonecos. Quando isso acontece, é pura diversão e aventura. Os três, juntos com seus brinquedos, viajam para um mundo paralelo cheio de piratas, ladrões, guerreiros e sereias. Neste mundo imaginário quem comanda é a Grande Rainha, uma boneca de ossos que a mãe de Poppy deixa guardada na cristaleira.
O tempo passa e as crianças crescem. Para o pai de Zach, ele já não tinha mais idade para este tipo de brincadeira,principalmente ao lado de duas meninas.
Mesmo contra a vontade, Zach acaba tendo que deixar suas brincadeiras e amigas de lado, mas não conta toda a verdade para Poppy e Alice. Elas não entendem muito bem esta nova atitude de Zach, mas não pode fazer nada.

Até que Poppy começa a ter sonhos com a Grande Rainha. Nestes sonhos, a sinistra boneca conta sua verdadeira origem e o que deseja que Poppy faça.
Poppy conta tudo para Alice e Zach, e avisa que vai realizar o pedido da Rainha, enterrando-a no que seria o seu verdadeiro túmulo e deixando que sua alma descanse.
Zach e Alice decidem ajudar, e os três partem para o que seria uma rápida e pequena viagem até East Liverpool, onde estaria toda a verdadeira história da boneca. Eles partem escondidos dos pais e embarcam em um ônibus com o intuito de voltarem no final do dia. Mas lógico que três crianças sozinha não poderia dar em outra coisa a não ser muita confusão.
Em meio a inúmeros contratempos, fugas e descobertas, onde a todo momento fica a dúvida sobre o que Poppy diz ser verdade, este trio de amigos descobre que nem tudo pode ser apenas imaginação, que de real mesmo, só a amizade deles, e esta, não tem prazo de validade.
Como eu disse, o livro é voltado para o público infanto juvenil, mas nada impede que os mais "grandinhos", como eu, não possam se aventurar na leitura. Apesar no tom sinistro, a leitura não tem nada de assustador, mas claro, isso vai depender de quem está lendo. Eu por exemplo, não acho que meu filho de 9 anos vá gostar, já o de 10, creio que sim.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2014/05/resenha-32-boneca-de-ossos-holly-black.html
Michelle 15/09/2022minha estante
vou anotar pra indicar aos amigos mais jovens

Mayra 27/12/2022

Um livro +/-
Eu demorei muito pra ler, foi uma leitura meio arrastada pra mim, me estressei muito com os protagonistas, o final foi bem +/- nada chocante ou emocionante, mas eu até gostei, talvez ele simplesmente não é pra mim (até pq não olhei a classificação indicativa kskksks), mas foi "gostosinho" d ler :)
Noxious.Storm 27/12/2022minha estante
Não dá pra curtir o livro quando o protagonista te irrita né

Maia 14/03/2021

Marcante
Li à alguns anos atrás, porém até hoje é um dos meus livros preferidos, mas tirando a nostalgia, realmente é um ótimo livro para crianças mais crescidas ou para qualquer um que se interesse por ler. O enredo consegue alcançar vários pontos, sendo instigante, e divertido. Realmente vale à pena.
Anariosrr 14/03/2021minha estante
eu li quanod era pequena e gostei bastante

Carolina 29/09/2022

Boneca de ossos
Um livro sobre crescimento, amizade e primeiro amor.
Esperava uma história diferente...o inicio foi lento mas depois a historia iniciou com mais ação.
Não sei se indico. Achei que passou sem ser muito marcante
thainá 29/09/2022minha estante
comecei a ler hoje, espero que eu goste

Lina DC 18/05/2014

"Boneca de ossos" é um livro voltado para o público juvenil, então os leitores mais adultos podem achar o livro um pouco "fraco", então deve se ter em mente o público alvo para qual o livro é destinado.
A sinopse é bem explicativa. O trio de amigos vivem juntos, inventando brincadeiras onde o uso da imaginação é imprescindível. Os jovens vivem aventuras com piratas e sereias, guerreiros e o que mais eles puderem inventar. Dentre as bonecas que eles utilizam nas brincadeiras, existe uma que se torna a líder, que eles a chamam de a Grande Rainha.
O problema é que o pai de Zach não acha que é adequado o filho com a idade que tem continuar brincando com as garotas, ainda mais brincadeiras que envolvam boneca, então passa a exigir que o filho se envolva em outras atividades.

"Por um momento, Zach se esqueceu de que não havia mais brincadeiras. Era um choque desagradável lembrar disso. Não importava quão tentador fosse, Zach não podia brincar". (p. 49)

Sem contar o real motivo da mudança, Alice e Poppy ficam desnorteadas, sem entender a causa do abandono repentino. Como se isso não bastasse, Poppy começa a ter sonhos com a boneca Grande Rainha e uma menina morta. A partir daí, o trio terá sua última grande aventura...
A leitura é rápida, não apenas pelo fato do livro ser curtinho, mas também pela dinamicidade que a autora Holly Black deu à trama. É possível ler diversas páginas sem nem perceber que avançamos rapidamente na leitura.
Uma história que fala de amizades, com uma grande pitada de aventura e companheirismo.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa combina perfeitamente com a trama e chama a atenção. A parte interna do livro ainda conta com ilustrações e detalhes no início dos capítulos que enriquecem ainda mais o trabalho.

"Ele também ia supor que tinha se assustado e por isso pensou ter visto alguma coisa no espelho...Algo que claramente não estava lá". (p. 199)

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Felipe Miranda 13/05/2014

Boneca de Ossos - Holly Black por Oh My Dog estol com Bigods
Boneca de Ossos é irrevogavelmente apaixonante.

Zach é o pirata William, a Lâmina, Alice é a ladra Lady Jaye e Poppy no momento é uma sereia vilã com planos maquiavélicos. O trio se conhece desde criança e sempre costumou brincar com bonecos e criar as mais mirabolantes histórias, com uma imaginação fértil, eles elaboram todo tipo de aventura e reviravoltas inesperadas são frequentes. Tudo é possível nesse mundo próprio e surreal, não há cenário impossível de ser pintado com suas mentes porém uma coisa é certa: a Rainha, uma boneca de porcelana feita com ossos de verdade guardada a sete chaves na cristaleira da mãe de Poppy, não deveria ser tocada jamais, ela valia muito dinheiro e causava calafrios ao trio.

Perceberemos que essa rotina de brincadeiras e fantasias involuntariamente ou inconscientemente, refletem particularidades próprias e detalhes pessoais do trio nos bonecos com que brincam. O pai de Zach abandonou a família por três anos e quando retornou jogou fora todos os brinquedos do garoto, como se fosse simples recuperar o tempo perdido e ganhar o troféu de Pai do Ano fazendo uma burrada dessa. Alice nunca conheceu seus pais e vive com sua vó controladora, a garota não tem espaço algum e sente-se sufocada com tantas regras. Poppy percebe que seus melhores amigos estão diferentes, eles estão amadurecendo rápido demais ou seja lá o que signifique tantas mudanças... Será que o trio está grande demais para brincadeiras?

Como uma resposta para a questão, um fantasma de verdade surge para Poppy no meio da noite. Uma assombração, um pedido de socorro macabro. Eleanor Kerchner era seu nome, a garota fantasma alega que só descansará em paz quando seus ossos forem enterrados em seu próprio túmulo. A Rainha fora feita com seus ossos e deve ser enterrada. Se Zach, Poppy e Alice não ajudarem irão se arrepender... Quando Poppy fornece uma prova incontestável da veracidade do recado, o trio foge na calada da noite para uma cidade desconhecida, eles precisam encontrar o cemitério certo e completar a missão com sucesso antes que seus familiares percebam o sumiço.

Obviamente não será nada fácil, pelo caminho muitos acontecimentos estranhos e assustadores os esperam e parece que a boneca de ossos tem vida própria... Brigas são inevitáveis e segredos virão à tona... Ao mesmo tempo em que querem acreditar em toda a história de Poppy, Alice e Zach temem o mesmo. Seria possível? Um fantasma? Diferente das brincadeiras que criavam, eles não poderiam interferir ao ponto de tudo ser moldado da forma que desejassem, a vida real é mais complicada, mais assustadora. Até o desfecho nossos protagonistas irão descobrir toda a história de Eleanor Kerchner e a boneca de ossos... Bem, se saírem vivos, claro.

Uma trama infantil com direito a possessão, fantasmas e uma maldição assustadora. É impossível não encantar-se logo nas primeiras páginas do livro. Apesar de ser dedicado ao público mais jovem, qualquer admirador de uma estória bem contada tem chances de terminar Boneca de Ossos com um sorriso no rosto. Os personagens são bem construídos e inteligentes, as problemáticas de cada um são reais e identificáveis. A narrativa é feita em terceira pessoa e o livro conta com ilustrações lindas que retratam os melhores momentos. Foi como voltar à infância e reviver os contos horripilantes que ouvia de familiares e assistia na Tv. A estreia do selo #Irado da Editora Novo Conceito não poderia ter sido mais bacana ♥

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com/2014/05/resenha-boneca-de-ossos-holly-black.html

Renata 10/05/2014

Quem aqui nunca assistiu ao filme As crônicas de Spiderwick? Eu nem acredito que você não assistiu! Bem, nem vou dizer que “é do meu tempo”, pois o filme foi lançado em 2008, e é uma adaptação da série homônima escrita por Tony DiTerlizzi e Holly Black, é um filme muito bom, eu amo! Pois bem, este é o contato mais próximo que eu tive com a estadunidense que lançou o seu primeiro livro em 2002 mas só ficou conhecida algum tempo depois, quando lançou o primeiro livro da série que deu origem o filme citado anteriormente! Eu nunca li nada da autora, mas amo de paixão o filme, Boneca de Ossos é o meu primeiro contato com a sua escrita, de forma direta por assim dizer, e posso afirmar que gosto da forma como ela escreve para crianças!
Bonecas de Ossos é a concretização do sonho de toda criança, quando a autora transforma as brincadeiras de Zach, Poppy e Alice em realidade, trazendo todos os elementos das brincadeiras criativas infantis para um mundo real, que por ser visto do ponto de vista infantil, também é mágico, ela coloca toda a fantasia a um passo da possibilidade, e em determinados momentos, eu fiquei morrendo de inveja deles! A história não é um conto de fadas, mas uma peça de terror, suspense e mistério, onde os três amigos de infância, cada um com seus conflitos familiares e pessoais particulares, são impedidos de dar continuidade à brincadeira de navegação, que sempre fizeram desde que se entendem por gente! A brincadeira consistia em um grupo de bonecos, que tinha a missão de conquistar o mar e proteger o reino da Rainha Eleanor, a boneca mais bonita e inalcançável de todas, aquela que ficava guardada na cristaleira da mãe de Poppy! Porém, algo assustador começa a acontecer, e Poppy passa a ter sonhos nos quais a Rainha pede ajuda para ser enterrada, e conta à menina que é feita de ossos humanos! Então, os três amigos se unem numa aventura em busca do cemitério indicado pela boneca nos sonhos, para que possam assim, cumprir o desejo de Eleanor, para que ela descanse em paz!
“Zach sentiu frio, e o que tinha comido se agitou em seu estômago. Ele tinha desejado que o fantasma fosse real, mas quanto mais real Eleanor parecia, mais assustado ele ficava. Ele tentou não olhar para a Rainha. Tentou não pensar no que significava ela parecer faminta. Tentou não reparar que as bochechas dela pareciam mais rosadas naquele dia, como se ela estivesse se alimentado de outra coisa, não donust.” (p. 117)

Eu sei que não sou criança, mas acho que não precisa ser para gostar de livro infantil ou infanto-juvenil, tire isso da sua cabeça, a história de Boneca de Ossos me prendeu, me intrigou, e não se engane, a história fica um tanto macabra demais para as crianças em um determinado ponto, onde as histórias por detrás da morte da Rainha são reveladas! Holly Black injeta na história conceitos importantíssimos para o desenvolvimento nesse período da infância, onde as crianças estão “mudando”! O fato do pai do Zach ter abandonado a família e depois voltar impedindo que o menino brinque com o bonecos, os conceitos do que é certo ou errado, que às vezes, por uma causa maior, coisas não tão legais precisam ser feitas, a amizade, os laços familiares, cada um dos três leva consigo para a aventura um conflito que é só seu e que é apresentado ao leitor conforme há a necessidade de ser esclarecido!
A diagramação do livro é de atrair qualquer criança, letras grandes, ilustrações em algumas passagens, lindas por sinal, que se não me engano da própria autora, a capa sintetiza toda a história, e Rainha está linda, nossa, como ela é mórbida! A editora teve um cuidado todo especial com as notas de roda-pé, isso me deixou muito feliz por dois motivos, primeiro que facilita a leitura, a criança não precisa correr para pegar o dicionário para saber o que aquela palavra significa e segundo, porque o texto não foi simplificado para ser mais facilmente compreendido, então as crianças vão aprender palavras complexas como filantropo e amálgama, entre outras expressões que foram devidamente esclarecidas para a melhor compreensão dos pequenos leitores! Algumas falhas passaram pela revisão como “mas” onde deveria ser “mais”, nada que comprometa muito o entendimento mas que pode confundir o leitor mais inexperiente! Parabéns Novo Conceito pelo conjunto da obra! leiam Boneca de Ossos e confiram o que eu estou dizendo!

Fefa 26/04/2014

E se a mãe da sua amiga tem uma boneca antiga, que lhe dá calafrios?
Se derepente descobrisse que ela era feita de ossos... humanos, e levasse, você e seus amigos, para descobrir sua verdadeira história?
Espero que Poppy, Zach e Alice participem de novas aventuras sinistras em breve.
Bem, este 1º livro da #IRADO foi feita com chave de ouro.

Marcos 12/06/2014

Zach, Poppy e Alice são amigos de infância que vivem em uma pequena cidade interiorana. Eles, desde quando menores, tem o hábito de brincar com bonecos, criando histórias ficcionais para eles. Em um mundo recheado de piratas, ladrões, sereias e guerreiros, seus personagens ganham vida e tem uma história que é desenrolada a medida que as três crianças se encontram e retomam suas brincadeiras. Dentre todos os bonecos, uma tem algo de especial: a Grande Rainha é uma boneca de porcelana chinesa, feita com o pó de ossos humanos. Eles ainda não sabem, mas essa boneca traz consigo uma terrível maldição...

O pai de Zach não quer mais que o filho brinque de bonecas com suas amigas, uma vez que ele já é quase um adolescente. Agora, ele deveria se esforçar para se tornar um jogador de basquete famoso e ganhar muito dinheiro. Como sua família é muito pobre e vendo que seu pai trabalha muito para mantê-la, Zach começa a internalizar essa possibilidade como futuro de vida. Em virtude disso, ele acaba se afastando cada vez mais de suas amigas, abandonando a brincadeira de faz de conta que haviam criado. Porém numa noite Poppy sonha com o espírito de uma garota que lhe envia uma mensagem para que ela e seus amigos enterrem a Grande Rainha em um cemitério de uma cidade vizinha. O trio de amigos resolve então partir em uma jornada para cumprir essa última missão. O que eles não previam é por quais percalços teriam que passar para tal.

Esse é o primeiro livro do selo #Irado do Grupo Editorial Novo Conceito, voltado para o público infantil e infanto-juvenil. O livro trata de uma aventura e tem leitura rápida. Holly Black traz uma narrativa leve e ágil, voltada especialmente para esse público. As ilustrações e a formatação do livro, usando de letras grandes e espaçadas, também foi bem elaborada para atrair jovens leitores.

Recomendo a todos que gostem de livros infanto-juvenis ou que queiram presentear alguém nessa faixa etária.

site: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2014/06/mini-resenha-boneca-de-ossos-de-holly.html

Arca Literária 16/06/2014

Boneca de Ossos
Boneca de Ossos conta a história de três amigos. Poppy uma menina criativa e um tanto teimosa que os pais praticamente desistiram de tentar educar. Não ligam para horário de dormir, horário de tomar banho e coisas do gênero. Apenas se preocupam que haja comida para eles – ela e os irmãos - e só. Já Alice ao contrário de Poppy tem horário para tudo e qualquer simples deslize se resulta em castigo. Castigo dado pela vó que é com quem a menina mora desde o falecimento de seus pais. E, Zach um menino sonhador que vê a sua vida mudando aos poucos principalmente após a volta do pai que havia ficado três anos longe dele e da mãe. Ele não tem admiração pelo pai ou qualquer coisa do gênero, na verdade, até preferia não ter ele novamente em casa.

Zach é um menino divertido que adora brincar com suas duas amigas – Poppy e Alice -, mas vê tudo indo por água abaixo quando o seu pai joga todos os seus brinquedos fora. O menino envergonhado com a atitude do pai e sem saber como agir acaba dizendo às amigas que apenas não quer mais brincar sem lhes dar um motivo ou uma explicação; o que deixa as duas sem ideia do que realmente aconteceu.

Na casa de Poppy havia uma boneca de porcelana de ossos. Uma criatura um tanto assustadora que a mãe da menina mantinha trancada dizendo ser algo valioso. Para não terem medo da boneca os três amigos decidiram que ela seria a Rainha do reino que imaginavam em suas brincadeiras.

Após Zach dizer que não brincaria mais, Poppy decide destrancar a boneca – coisa que nunca fazia – para tentar convencer o amigo a brincar ao menos pela última vez.

Na noite em que tirou a boneca do lugar Poppy teve um sonho no qual uma menina chamada Eleanor lhe contava que estava morta e seu pai ao invés de enterrar os seus ossos o usou para fazer a boneca que eles conheciam como Rainha. E, a partir de então ela havia virado um fantasma e só descansaria em paz quando fosse enterrada no cemitério correto, caso contrário assombraria Poppy até ela enterrar a boneca da forma devida.

Poppy assustada conta o sonho aos amigos que decidem ir até a cidade de Eleanor e fazer o seu enterro como ela havia pedido.

O que os três amigos não contavam é que não seria tão simples como imaginavam e nem sempre tão legal como nas histórias de aventura que liam e criavam. Terão fome, frio, medo além de brigas entre si. Os amigos vão ter que lidar com problemas antigos e novos. Terão que ceder e aprender a lidar com os problemas que aparecerão. Além de todos os problemas comuns de uma aventura terão que decidir se acreditam ou não na história de Poppy, se tudo não passa de uma brincadeira da menina para que os amigos voltem a se reunir ou se há realmente um fantasma entre eles.

É uma história bem curta e juvenil, mas que trata de assuntos interessantes. Qual é a hora certa de crescer? É melhor deixar o seu filho decidir essa hora ou dar um empurrãozinho? O que acontece quando um pai toma decisões sobre a vida de seus filhos sem conversar com eles antes?

No livro temos referências a terra Média, a Nárnia e até mesmo o universo de Percy Jackson. A história é divertida, contagiante e ao mesmo tempo misteriosa. Quando você acha que tudo está indo bem um empecilho pode parecer.

________

Resenha de Cecilia Braz, resenhista do Arca Literária e do Mundo Imaginário

site: http://ceciliabraz.blogspot.com.br/

Nainha 24/06/2014

Os amigos Poppy, Zach e Aline estão sempre juntos brincando de faz de conta e imaginando diferentes mundos.
"Por isso Zach adorava brincar: momentos em que ele parecia acessar outro mundo, que parecia mais real que qualquer coisa." Pág. 8
Quem governava o mundo imaginário dos três amigos era a Grande Rainha, uma boneca feita de ossos e que ficava dentro da cristaleira da mãe de Poppy, e que eles não deveriam mexer.
"A Rainha era uma boneca de porcelana de ossos com cachos dourados num tom de palha e a pele branca como papel." Pág. 14
Zach para de brincar com Poppy e Aline, mas não explica para as meninas o porque de não brincar mais com elas.
"O pai adorava o fato de Zach estar no time de basquete. Às vezes, parecia ser a única coisa em Zach de que ele gostava." Pág. 20
Algo estranho acontece com Poppy. Ao contar o que aconteceu para seus amigos Zach e Aline, eles não acreditam nela e acham que ela está imaginando a história para que voltem a brincar juntos. Será que Poppy está imaginando a história ou existe um fundo de verdade?
"-Não parecia em nada com um sonho. ... A menina me disse que eu tinha de enterrá-la." Pág. 59

Boneca de ossos é um livro do selo #irado da editora Novo Conceito voltado para o público infanto-juvenil. Mas nós adultos não só podemos como devemos ler esse livro. Um livro maravilhoso que te prende desde o começo.
Adorei a forma como a autora Holly Black conseguiu entremear a história da boneca com o crescimento dos três amigos. Poppy, Zach e Aline estão crescendo e alguns dos amigos não estão conseguindo aceitar muito bem esse crescimento porque acha que ao crescerem eles irão distanciar-se. Uma parte engraçada é o fato de Zach não percebe algumas sutilezas ao seu redor. Ele está crescendo e passando por uma nova fase em sua vida, e está descobrindo novas etapas em sua vida.
O livro possui um ar de mistério misturado com terror que deixa a história envolvente. Você fica se questionando se o que está acontecendo é só imaginação da Poppy ou se é verdade e existe algo misterioso por trás da história da boneca. As aventuras de Poppy, Zach e Aline para desvendar a verdade sobre a boneca são maravilhosas, elas são imprevisíveis e não conseguimos imaginar o que vai acontecer com eles, as surpresas que ocorrem nas aventuras dão um impacto ótimo na leitura da história.
O livro tem ilustrações ao longo da história, elas ilustram perfeitamente o que está sendo descrito, dando um começo para a nossa imaginação.
Deixe-se envolver pela história de Poppy, Zach e Aline, e descubra mais sobre a boneca de ossos.

site: http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/2014/06/livro-boneca-de-ossos.html

Thais 29/06/2014

'Boneca de Ossos' é o primeiro livro publicado pela Editora Novo Conceito através do selo #Irado, e eu estava ansiosíssima para lê-lo. Como se trata de um selo voltado para o publico infanto-juvenil, encarei a leitura na expectativa de encontrar algo bem leve e totalmente focado no seu publico alvo, mas dei de cara com um enredo cativante e cheio de aventuras.

Aqui temos o prazer de conhecer Alice, Zach e Poppy, três crianças que tem o costume de se encontrar depois da escola e criar histórias incríveis usando seus bonecos e coisas simples como uma calçada, algumas pedrinhas e um barquinho de papel. Na verdade o grande condutor dessas aventuras imaginarias é Zach, porém tanto ele como Alice se encontram naquela fase de transição da infância para a pré-adolescência, o que tornam as coisas um pouco complicadas para os três. E para piorar o pai de Zach acha que o filho deve abandonar os bonecos e praticar brincadeiras de meninos da sua idade, ao invés de ficar brincando de bonecos com duas meninas.

O fato é que na cristaleira da sala de Poppy existe uma boneca feita de ossos e cerâmica, da qual as crianças são terminante proibidas de mexer. Ela possui uma aparência sombria, seus olhos mesmo fechados aparentam estar observando tudo e todos. Então para não sentirem tanto medo a boneca acabou entrando para as brincadeiras como a Grande Rainha que governava todos os reinos do alto de sua torre de vidro, mas sob a maldição de nunca poder sair de lá. Porém um dia, depois de Zach se negar a participar novamente das brincadeiras, Poppy revela ter tido um sonho onde a Rainha diz ser uma menina de verdade que morreu alguns anos atrás e está presa ao corpo da boneca por não ter sido enterrada devidamente no lugar onde deveria descansar. E é ai que o trio decide encarar uma ultima aventura em busca do tumulo da menina. Mas será que Poppy está realmente dizendo a verdade? O fantasma que habita dentro da boneca é real ou é só mais uma maneira de Poppy chamar a atenção e viver uma ultima aventura com seus amigos?

Juro que eu me perguntei isso o tempo todo (o fantasma é real?), e mesmo a história abordando cenas que me faziam ter uma opinião, existia aquela pulguinha atrás da orelha, me deixando sem saber o que esperar no final das contas. Isso tudo porque a autora manteve o mistério do principio ao fim, e mesmo a narração sendo em terceira pessoa (o que eu não curto muito) Holly Black me fez ansiar cada vez mais pelo próximo capitulo.

Contudo não classificaria 'Boneca de Ossos' como algo assustador, e olha que eu sou a covardia em pessoa se tratando de fantasmas e coisas do tipo. A história é muito mais rica em aventuras e mistério do que horror. Então não temam, vocês não irão perder o sono, muito menos querer dormir de luzes acesa. Pelo contrario, vocês desejarão ir mais além do que a autora disponibilizou. Pelo menos é assim que eu me sinto. Criei uma afinidade tão grande com essas três pessoinhas que gostaria muito de saber o que aconteceu depois do final. E não pensaria duas vezes para entrar em uma próxima brincadeira com Zach, Poppy e Alice. A unica coisa negativa que tenho a citar foram os erros de revisão que acabaram passando despercebido pelo pessoal da edição. Mas nada que venha a prejudicar a leitura.

Resumindo, 'Boneca de Ossos' é uma leitura que agradará tanto os jovens como adultos, que por sinal já foram jovens um dia. Afinal de contas, quem é que nunca brincou de fazer de conta? Aposto que muitos se identificarão com os personagens, e sonharão em um dia ter a oportunidade de viver uma grande aventura. Sem falar nas diversas ilustrações que são um prato cheio para aqueles que estão começando a criar o habito da leitura. O livro é leve, flui com facilidade e vem recheado de mistérios, super recomendo para aqueles que procuram algo com essas características.

No blog: http://migre.me/kb2Hh

MiCandeloro 09/07/2014

Deliciosamente assustador!
Zach, Poppy e Alice eram crianças de 12 anos com uma imaginação extremamente fértil. Adoravam brincar de boneca e inventar histórias sobre piratas, ladras e sereias. Principalmente quando envolviam a Rainha, a temida e intocável boneca de ossos guardada a sete chaves na cristaleira da mãe de Poppy.

Certo dia, o pai de Zach jogou todos os seus bonecos fora, de maneira intransigente, numa tentativa de forçar o menino a amadurecer e agir conforme a sua idade. Mas peraí, quem disse que meninos não podem brincar de boneca? E quem disse que existe idade para viver no mundo de faz de conta? O que vocês fariam se fossem obrigados a virarem "adultos" assim, tão de repente?

Naturalmente Zach ficou furioso com o pai, mas ao mesmo tempo envergonhado. É como se lá no fundo ele admitisse para si mesmo ser um bobo por entrar na brincadeira das meninas. Ele não tinha coragem de contar o ocorrido para as suas amigas. Então a única maneira que encontrou de fugir dos convites delas para brincar de boneca foi dizer que não queria mais brincar. Nunca mais!

Mas Poppy não se deu por vencida, não veria seus amigos mudando a cada dia sem fazer nada para impedir. Certa noite, Zach foi abordado por Poppy e Alice que diziam precisar da sua ajuda para cumprir uma missão. Poppy tinha resgatado a Rainha da cristaleira, e contou para as crianças que a boneca era o fantasma de Eleanor, uma menina que morreu, teve seu corpo cremado e transformado em uma fina porcelana.

Eleanor queria ser enterrada para finalmente descansar em paz, e não sossegaria até que os meninos cumprissem essa tarefa. Mas isso significava fugir de casa, pegar um ônibus para outra cidade, explorar um cemitério desconhecido e muito mais. Será que os amigos darão conta dessa aventura? Será que Poppy está mesmo falando a verdade? E será que a amizade de três crianças irá sobreviver em meio a tantos segredos e mentiras?

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam.

***

Desde que soube do lançamento de Boneca de Ossos fiquei completamente doida para lê-lo. Fui cativada de imediato pela linda capa e tive a alegria de ganhá-lo de presente da Dany em razão de uma brincadeira que fizemos no face. Devorei-o em seguida e me deleitei com a história.

Boneca de Ossos é narrado em terceira pessoa, de maneira jovial, divertida e fluida. O texto é viciante e possui muito mistério, com uma pitada de terror, ação e romance. Uma combinação explosiva.

"Havia um tipo de quietude que cobria o mundo no meio da noite, como se não houvesse mais ninguém acordado em nenhum lugar. Parecia cheio de mágica e de possibilidades infinitas."

A Novo Conceito está de parabéns pela diagramação e design gráfico do livro, que é recheado de assustadoras ilustrações. Uma das poucas coisas que me incomodou, mas que mesmo assim não desmerece a grande obra, foram as notas do editor feitas no rodapé, completamente desnecessárias, e por vezes incompletas ou equivocadas.

O que mais me encantou no livro foi me deparar com crianças extremamente imaginativas, que me fizeram sentir falta da minha própria infância e dos programas e dos livros de mistério e de terror que eu costumava assistir e ler, assim como das brincadeiras que inventava sozinha com meus bonecos, já que sou filha única.

"Ele se perguntava se crescer era descobrir que a maioria das histórias não passavam de mentira."

Hoje, depois de "grande", tento desesperadamente retomar aquele universo do qual eu nunca queria ter saído de verdade, e acho que os livros, e escrever histórias, meio que me ajudam com isso. Como esta obra é, teoricamente, para adolescentes, me permitam aconselhá-los: Preservem o melhor da infância dentro de vocês, assim, quando adultos, serão pessoas muito mais felizes.

"- Todo mundo tem uma história (...). Todo mundo é herói da sua história. (...) Há pessoas que fazem coisas e pessoas que nunca fazem... (...) Eu queria ter uma missão. E, agora que tenho uma, não vou recuar. (...)"

Resenha originalmente publicada em: http://www.recantodami.com/2014/07/resenha-boneca-de-ossos.html

PorEssasPáginas 13/07/2014

Resenha: Boneca de Ossos - Por Essas Páginas
Boneca de Ossos é o primeiro livro do selo #Irado da Novo Conceito. Ele chegou em um envelope super caprichado, trazendo uma proposta mais irreverente, divertida e leve da editora. De cara já gostei do capricho da edição, que ainda é em brochura (os livros que vieram depois desse são em capa dura já), mas que traz ilustrações e um formato que chama a atenção do público infantil/adolescente, que é a faixa etária do selo. Confesso que não estava esperando muito desse livro e me surpreendi. Delicioso, divertido, com um toque sombrio, Boneca de Ossos me fez virar criança de novo. Esse livro é uma deliciosa brincadeira, mas que vem acompanhada com o gostinho doce e amargo do crescimento.

Primeiro: esse não é um livro YA, apesar de ser classificado assim. Acho que a melhor descrição que se pode fazer dele é daqueles livros que a gente (ou melhor, eu e alguns leitores que foram crianças/adolescentes lá nos anos 80/90) pegava na biblioteca para ler. Do tipo da coleção “Para gostar de ler” ou ainda da “Coleção Vagalume”. Sabem o sentimento? Bem, para que não sabe – ou não é dessa época ou não leu nada dessas coleções - Boneca de Ossos me trouxe aquele sentimento leve e ingênuo dos livros infanto-juvenis, aqueles que a gente lê quando está saindo da infância e passando pela entrada conturbada e confusa da adolescência. A autora soube descrever perfeitamente esse sentimento; seus protagonistas estão passando exatamente por essa confusão de sentimentos.

Ao mesmo tempo que ainda gosta de brincar e inventar histórias com suas amigas, Zack, que é o excelente narrador do livro, também já se incomoda com a zoação dos outros garotos e com a implicância do pai que acha que está na hora do filho crescer. Enquanto isso, Alice já está começando a agir daquele jeito estranho que as meninas fazem, com risadinhas misteriosas e sentimentos incompreensíveis; por último, Poppy não quer crescer e está zangada porque seus amigos aparentemente a estão abandonando sozinhas na brincadeira – e na infância que gradualmente fica para trás.

Os três, desde pequenos, inventavam histórias fantásticas com seus bonecos. Histórias tão incríveis que, às vezes, só às vezes, pareciam reais. Lentamente a autora introduz essas dúvidas quando Zack acha que as palavras que diz são ditas, na realidade, por seu personagem na história (que é um pirata! YAY!) ou quando Alice parece estranhamente encarnar sua personagem, uma ladra esperta e imprudente (e Alice geralmente é tão prudente). Mas quando Zack desiste de brincar e não conta o verdadeiro motivo para suas amigas, Poppy resolve tirar da prateleira a Rainha, ou melhor, a grande boneca de porcelana que ficava guardada dentro da cristaleira e era a personagem mais sombria e forte de suas histórias. É então que eles descobrem que a boneca pode ser um pouco mais sinistra do que as histórias que inventavam, que ela na verdade não é exatamente feita de porcelana e que há uma história real e macabra atrás da boneca. E agora eles precisam ajudá-la.

É então que os três embarcam numa incrível aventura, como nas histórias que inventavam. E essa jornada é deliciosa e envolvente. A narração de Holly Black é cativante e realmente coloca o leitor dentro da história; parece que você está ali, vivendo aquela aventura com aqueles três personagens tão distintos e verdadeiros. E eles são muito, muito reais. É como se você os sentisse. Zack, no papel de narrador, é brilhante por trazer ao mesmo tempo sua visão das meninas, da jornada e revelar todas suas dúvidas e sentimentos para o leitor. Achei impressionante como a autora conseguiu encarnar um menino tão bem em sua história. Em frases simples, mas carregadas de sentimento, a autora conseguiu entender perfeitamente o que se passa na cabeça de um menino dessa idade; a maneira como ele não compreendia as meninas, como se sentia estranho em seu próprio (e novo) corpo, a maneira como ficava dividido entre a infância segura e adolescência misteriosa.

“Achei que poderíamos fazer isto e, quando acabasse, teríamos algo que ninguém tinha: uma experiência que nos mantivesse juntos.” Página 178

A aventura é empolgante e você tem vontade de devorar o livro. Ele tem um toque gostoso de terror, com um clima sombrio que permeia todo a trama, mas ao mesmo tempo leve, e mescla esses elementos com ação, aventura e até mesmo um toquinho de romance, mas um romance muito bonitinho, ingênuo e delicado, como deve ser nessa época de descobertas. Nada arrebatado, nada exagerado. Simplesmente o primeiro amor, real e doce, como acontece na vida. Mas, mesmo assim, isso não supera a mensagem maior do livro, que é a de amizade. A jornada que os personagens passam não apenas os faz crescer e evoluir, como também amadurece sua amizade e a fortalece. O livro termina com o gostinho do fim de uma aventura e, apesar de parecer a última deles como crianças, é também o começo de novas aventuras. Porque a vida é cheia delas, não é mesmo?

Apesar do livro se centrar nos personagens de Poppy, Zack e Alice, é através das suas vozes que conhecemos os outros personagens, e há uma parte importante e emocionante dos familiares das crianças, especialmente na relação conturbada entre Zack e seu pai. No final, isso rende algumas cenas que quase me arrancaram lágrimas e que teriam me arrancado se eu tivesse a idade certa para o livro. Caprichado, cheio de ilustrações, divertido e delicioso, esse é um livro que com certeza vou guardar para meus filhos. Mas vale a pena também ser lido pelos adultos que nunca vão largar totalmente seu pedacinho de crianças.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-boneca-de-ossos