Davi e Golias

Davi e Golias Malcolm Gladwell

Resenhas - Davi e Golias

1 | 2 | 3 | 4

Bruno 29/09/2016

Esse livro nos trás uma nova perspectiva para avaliarmos as situações que encontramos no dia-a-dia. Nos trás uma visão de que todas as dificuldades e limitações são, na verdade, oportunidades disfarçadas. O que devemos fazer é avaliar as situações de todas as perspectivas disponíveis até entrarmos a mais favorável.

eduardoin 05/09/2016

Colocando na balança vantagens e desvantagens da vida.
Em “Davi e Golias”, Malcolm Gladwell retorna a sua já consagrada análise de dados para tentar provar um ponto que escapa ao senso comum. Assim como “Turning Point” e “Outliers”, o autor aqui defende uma ideia, desfilando uma série de situações e análises para amarrar diferentes características do tema central. E como o título sugere, Gladwell busca mostrar que a visão comum de vantagens e desvantagens em diversos momentos não é correta. Seus exemplos – embasados em pesquisas – nos fazem repensar sobre a suposta vantagem de ser o mais forte, o mais numeroso, o mais inteligente, o mais adequado.

Assim como em suas demais obras, este livro explica sua teoria central por vários vieses, e neste processo acaba por apresentar histórias memoráveis. Além de Davi e Golias, destaco o tratamento de crianças com leucemia, a luta dos direitos civis nos EUA e os confrontos sectários na Irlanda do Norte.

Mais que ser um arauto da verdade, Gladwell é um excelente autor para apresentar novas formas de ver o dia a dia. Sua forma simples de apresentar novos olhares carrega seu maior benefício como obra: fazer seu leitor considerar novas abordagens e olhar o mundo por outro ponto de vista.

Deh 05/05/2016

Confrontos Diários
Um livro que mostra as diversas guerras que enfrentam-se diariamente todos nós. Guerras que inspiradas no confronto de todos os tempos entre o simples, mas temente Davi e o 'temível' gigante Golias que nos mostra que qualquer guerra é capaz de se vencer quando estamos firmes no Senhor!.

Su 28/01/2016

Esse é o segundo livro do Malcom que li. Depois de ler o primeiro, todos os outros entraram para minha lista de futuras leituras. Mas, quando faço isso sempre fico na dúvida. Será que esses livros são bons.
O livro começa com a descrição da luta entre Davi e Golias. O autor desconstrói a ideia que Davi tinha menos chance de vencer do que Golias. Ele nos diz que Davi se utilizou de uma arma bélica com grande poder de destruição, a funda. Assim, ele se utilizou de uma arma potente e atacou Golias de uma forma que ninguém esperava. Ele surpreendeu a todos.
Muitas pessoas de destaque também fizeram isso. Sabiam de forma clara suas limitações e se utilizaram delas para obter resultados positivos. Foi o que fez Vivek Ranadivé. Ele treinava meninas baixas que não tinham grandes habilidades no jogo de basquete. Mas, ele conseguiu levar essas meninas para o Campeonato Nacional dos Estados Unidos.
O autor dá outros exemplos de pessoas surpreendentes ao longo do livro. Teresa DeBrito, Caroline Sacks, David Boies, Emil “Jay” Freirech, Wyatt Walker, Rosemary Lawlor, Wilma Derksen e André Trocmer.
Amei o livro. Ele nos faz ver que o que a maioria das pessoas vê como algo desejável, como por exemplo, cursar uma faculdade de elite, pode atrapalhar os nossos objetivos. Enquanto o que achamos prejudicial, como a dislexia, pode trazer resultados positivos.
“O dinheiro torna a criação dos filhos mais fácil até certo ponto – quando deixa de fazer uma grande diferença. Qual é esse ponto? Os acadêmicos que estudam a felicidade sustentam que o dinheiro deixa de tornar as pessoas mais felizes a partir de uma renda familiar de 75 mil dólares anuais. Depois disso, o que os economistas denominam “retornos marginais decrescentes” entra em ação. Se sua família ganha 75 mil e seu vizinho ganha 100 mil, esses
25 mil extras ao ano significam que ele pode ter um carro mais sofisticado e comer fora com uma frequência um pouco maior. Mas não o torna mais feliz do que você, nem mais bem preparado para fazer os milhares de pequenas e grandes coisas que definem um bom pai ou mãe.”

“As dificuldades desejáveis, porém, têm uma lógica oposta. Em seus experimentos com o
TRC, Alter e Oppenheimer fizeram os estudantes se superarem tornando suas vidas mais
difíceis, forçando-os a compensar algo que havia sido retirado deles. Foi o que Boies também
estava fazendo quando aprendeu a ouvir. Ele estava compensando. Não havia escolha. Ele era
um leitor tão ruim que teve que lutar, adaptar-se e criar algum tipo de estratégia que lhe
permitisse acompanhar todos à sua volta.”
“Veja de novo o que MacCurdy escreveu sobre a experiência de estar na Blitz londrina:
Todos nós somos passíveis não apenas de ter medo, somos também passíveis de temer sentir medo, e o domínio do medo produz euforia. [...] Quando tememos entrar em pânico durante um ataque aéreo e, depois do ocorrido, exibimos aos outros pura calma exterior por estarmos agora seguros, o contraste entre a apreensão anterior e o alívio e a sensação de segurança atuais promove uma autoconfiança que é o pai e a mãe da coragem.”

site: http://detudoumpouquino.blogspot.com

Gustavo 08/08/2014

É um bom livro, porém, por já conhecer o autor por duas outras obras, criei uma expectativa muito alta. Em certos trechos achei o texto um pouco vazio. Mas são boas histórias e bons exemplos, ainda assim vale a leitura!

Edu Ribeiro 23/06/2014

Gigante é o autor
Já li alguns livros do Gladwell e nunca me arrependi. Neste não foi diferente, esbarrei nele por acaso em uma viagem e gostei muito.

Gladwell parte da história da luta de Davi e Golias como metáfora para as situações em que pessoas comuns precisam enfrentar desafios gigantes. O autor tem um jeito bem interessante de escrever, como se fossem artigos jornalísticos e, ao mesmo tempo, contação de estórias mescladas com pesquisas e estatísticas, mas que vão realmente envolvendo o leitor.

Recomendo!

1 | 2 | 3 | 4