Malala

Malala Viviana Mazza

Resenhas - Malala

1 | 2 | 3 | 4

Cy 07/08/2016

"Malala - a menina mais corajosa do mundo" não é uma biografia propriamente dita. A autora se utiliza de documentários, entrevistas e do diário que a própria Malala escrevia à BBC para criar uma ficção. No entanto, eu comprei a ideia da Viviana Mazza. Em nenhum momento a obra tem a pretensão de ser considerada uma biografia, mas sim de recriar situações e os pensamentos da Malala, de forma que o leitor pudesse se aproximar e compreender melhor a difícil realidade do vale de Swat (neste caso). Apesar do título apelativo, o livro poderia se fundar em seu conteúdo. A narrativa é fluida, gostosa de se acompanhar; os capítulos são curtos, ideias para se trabalhar com adolescentes em sala de aula, por exemplo; e além disso, a história ficcional da Malala nos deixa com um gostinho a mais de vontade de conhecer melhor essa garota incrível.

Vitoria293 18/04/2016

Sobre Malala
Acredito que a autora, Viviana Mazza, cumpre muito bem o que promete com a escrita do livro. Ela deixa claro que inventou alguns personagens e só conheceu Malala depois de o ter escrito. Com uma profundidade coerente ao tamanho do livro, acredito que a jornalista conseguiu passar uma boa visão geral sobre quem é Malala, sua cultura. os atos principais que 'a menina mais corajosa do mundo' ousou cometer, além das consequências que ela sofreu por causa disso.

Gu Faggiani 17/02/2016

Garota Perseverante
É uma biografia pouco detalhada, mesmo assim podemos perceber o quanto os paquistaneses vivem aprisionados em suas próprias terras e como a cidade de Swat vive em constante conflito religioso. Malala é uma garota muito perseverante e corajosa.

Gildo 22/01/2016

Talvez a faceta mais tirana do extremismo islâmico seja a maneira como se tratam as mulheres. Com direitos reduzidos, elas pertencem a uma categoria inferior e devem sempre estar sob o comando dos homens. É uma realidade absurda para padrões ocidentais, em que o feminismo já queimou sutiãs há décadas e hoje vai muito além de pedir equiparidade de direitos. Mas no Oriente Médio, ser mulher ainda é um castigo.

Malala conheceu o Ocidente, depois que levou três tiros no Vale do Swat, no norte do Paquistão. O crime de Malala, que enfureceu os talibãs que atuavam na região, foi aparecer em jornais e programas de televisão, reivindicando o direito de estudar. Seu pai era diretor de escola e ela insistia em frequentar a sala de aula. Houve diversas proibições e a escola chegou a ser fechada mais de uma vez, 'mulheres não devem estudar', pregava o talibã. Nos intervalos em que o acesso ao estudo foi permitido, Malala aceitou participar de um documentário e tornou-se símbolo pelo direito à educação das mulheres paquistanesas. Era uma voz jovem, mas insistente. Quando voltava para casa, dentro de um transporte escolar, Malala foi abordada por um terrorista que chamava por seu nome. Foi alvejada três vezes, à queima-roupa. Transferida para um hospital inglês, recuperou-se e desde então, é um dos maiores símbolos mundiais dos direitos da mulher.

Hoje é vencedora do Nobel da Paz, a mais jovem premiada em toda a história. Neste livro, cujo título é um chamariz para adolescentes ,"A Menina Mais Corajosa do Mundo", o relato é um tanto fraco, realizado pela jornalista italiana, que se baseou em textos e documentários, sem nunca ter conhecido a personagem principal de seu livro pessoalmente. Mesmo assim, atendo-se a fatos e não a elocubrações, a história de Malala é contada. E o enredo é tão fascinante que é possível desconsiderar a fraqueza da narrativa. Belas ilustrações ajudam a compor o livro que é, acima de tudo, uma faceta de um mundo que o Ocidente insiste em ignorar.

Carlos 14/12/2015

Uma História Inspiradora
A História de Malala foi de grande inspiração para mim.
Uma adolescente assim como que fez coisas tão importantes para o País dela. Malala diferente de muitos adolescentes adora a sua escola e tem prazer em estudar, porém quando o Talibã ameaça não apenas fechar a sua escola mas privar as meninas de estudar, ela não fica calado. Ela levando a sua voz para defender tanto o seu direto de estudar quando as das demais meninas. E mesmo após ser ameaçada ela continua firme e forte. Malala e um grande exemplo que não se precisa lutar com armas ou violência. Malala lutou com a coragem das palavras e da educação, com força da verdade e da inocência. Malala acredita no poder transformador da educação e eu também.

Ohaninha 03/12/2015

Autenticidade?
Do começo ao final do livro, fiquei me perguntando qual seria a autenticidade de todo o relato no livro. Não nego que ele ajuda a visualizar a linha do tempo dos acontecimentos de Malala, mas, todo o tempo, eu me perguntava se a escritora estava inventando as falas para concretizar os relatos. A leitura é leve, bem simples e os capítulos são curtíssimos. Eu esperava bem mais.

livros.e.fofuras 27/11/2015

Inspirador
Boa a tarde! Tudo certo? Vim falar sobre mais um livro lido por aqui!
Malala a menina mais corajosa do mundo
Esse livro não é o diário da Malala, mas uma breve adaptação feita pela Viviane Mazza (autora) de vários documentários, entrevistas e o próprio relato dela. Mas é simplesmente maravilhoso, escrito de maneira leve e rápida! A partir desta leitura Malala é uma inspiração pra mim, me arrependo até de não ter lido antes sobre suas lutas e conquistas!
O livro tem uma escrita simples e flui tranquilamente! É possível lê-lo em um dia (super fácil)! Gosto das descrições simples do livro, com abordagens fáceis de entender e que não deixam de passar toda a emoção da história de Malala! As descrições de pessoas, lugares e situações pra mim, foram satisfatórias, até porque é uma adaptação. Principalmente com as ilustrações lindas nos capítulos! Que mesmo simples, são tocantes e especiais!
Gostei do tamanho do livro, da capa, da diagramação linda principalmente quando mostra o título do capítulo! ?? E no meu ver, esse livro pode ser lido por leitores mais jovens! A linguagem é simplesmente maravilhosa pra este público, o livro é pequeno e não tem aquela característica cansativa de algumas biografias! E fora que a história é inspiradora!
Logo leio o livro/diário da Malala e falo mais aqui! Mas este já é queridinho!

Paula 27/11/2015

Mais ou menos
Com certeza a história de Malala é inspiradora, mas achei o livro muito floreado.
O livro exibe muitos diálogos e até mesmo "pensamentos" de Malala, sendo que foi escrito por uma jornalista que sequer a conheceu quando estava escrevendo. Somente a conheceu depois do livro pronto, o que coloca em dúvida muitos dos diálogos, levando a crer que são interpretações da autora em suas pesquisas para escrever o livro.
Apesar de ser uma leitura simples e rápida, achei um pouco superficial.
Vou comprar o livro escrito pela própria Malala para poder ter uma opinião melhor.

Bruno 01/10/2015

Muito romanceado. Não dá pra saber a autenticidade dos diálogos. Foi criado? Malala que os descreveram?
A linha do tempo no livro não funciona muito bem. Em duas linhas, três meses se passam. Não dá pra entender muito bem.
Felizmente, nem uma escrita horrorosa dessa consegue estragar a história inspiradora da Malala! Que exemplo.

Tracinhas 20/02/2015

por Lídia Rayanne
Se você ainda não ouviu falar sobre Malala Yousafzai, com certeza esteve vivendo nas cavernas nos últimos anos. Com apenas 17 anos, a paquistanesa é a pessoa mais jovem laureada com o Prêmio Nobel da Paz (partilhado com Kailash Satyarthi, um ativista indiano dos direitos das crianças) além de ser conhecida como a garota que desafiou o talibã. Mas poucos são os que conhecem como ela realizou tal feito.

Uma das facetas da nossa sociedade é pintar personalidades como Malala com um “quê” de super-heróis. Como se todas as pessoas que lutassem pelos direitos civis tivessem nascido sabendo exatamente o que fariam, que mudariam o mundo. Apesar do subtítulo um tanto pretensioso, “Malala - A Menina Mais Corajosa do Mundo” aborda a história de Malala de uma forma completamente diferente, mais humana, quase sob uma perspectiva infantil. Logo no primeiro capítulo mergulhamos em seu mundo e conhecemos uma menina que, antes de pretender se levantar contra um sistema extremamente opressivo, queria apenas fazer o que toda criança no mundo deveria ter o direito: estudar.

Com uma narrativa suave, Viviana Mazza nos transporta para uma terra cheia de novas cores, sabores e costumes. Você meio que se sente como a própria Malala, caminhando pelas ruas de Mingora envolta em seu saadar enquanto caminha para a escola, evitando olhar no caminho para a Praça de Sangue. Tendo como base uma série de documentos e reportagens, a autora romantiza a história de Malala, tornando para o público mais jovem (e por que também não para os mais velhos?) compreensível o incompreensível: como um povo inteiro deixou-se subjugar por um regime radical que vai completamente contra aquilo que prega, e como uma garotinha foi brutalmente punida por isso.

Apenas feche os olhos por um minuto e imagine a coisa mais simples e básica do seu dia-à-dia. Como ir à escola (que você detesta, porque você não gosta de acordar cedo ou porque simplesmente tem preguiça); assistir a um filme ou simplesmente ouvir o CD de uma banda que tanto gosta. Até mesmo fazer a barba ou ir ao mercado. Agora imagine que todas essas coisas tão básicas e tão insignificantes se tornem proibidas, e que o simples ato de executá-las é encarado como uma afronta ao governo. E se você continuar afrontando-o, vai ser punido, ter o rosto queimado por ácido ou executado; seu corpo ficará exibido durante dias em praça pública para servir de exemplo para que os outros não façam o mesmo. E não estamos falando de nenhuma distopia. É uma história real. E só de pensar nisso é capaz de fazer o coração de qualquer ser humano se condoer.

Simples, porém riquíssimo, “Malala - A Menina Mais Corajosa do Mundo” é o tipo de livro que todas as pessoas deveriam ler e guardar em seu coração para sempre. Talvez só assim nossa geração — e as futuras — evitariam cometer o mesmo erro.

site: http://jatracei.com/post/108402549827/resenha-11-malala-a-menina-mais-corajosa-do
Nadja 30/04/2015minha estante
Amei sua resenha!

Carol179 07/06/2015minha estante
Bom dia! Adorei sua resenha, boa mesmo! Vc saberia me dizer se tem alguma diferença desse livro e do Eu sou Malala? Estou querendo ler mas não sei qual compro...

Lídia 18/01/2015

Apenas imagine

Ei, você aí que fica reclamando porque tem que ir à escola, já parou para pensar que tem gente que se arrisca para ter os mesmos direitos que você?

Tiemi 15/11/2014

Livro simples, de fácil leitura e bastante conciso. Contudo, prende o leitor do início ao fim, cheio de emoções e traz muitos aspectos da cultura paquistanesa, a qual é pouco conhecida no ocidente.

Leila 15/03/2014

História leve de leitura fluente.
Relata a história de uma menina paquistanesa que enfrenta em sua cidade o horror da guerra interna que ocorreu com os talibãs. Neste país os homens podem tudo e as mulheres nada. Malala na realidade lutou e continua lutando pelos direitos de igualdade no país, quando foi proibida de estudar ela enfrentou as autoridades talibãs, sempre tentando garantir o direito de pelo menos frequentar uma escola, com isso sofreu um atentado que quase tirou-lhe a vida, mas graça a proteção divina ela sobreviveu e se tornou mais forte ainda com a imprensa relatando o acontecido.

1 | 2 | 3 | 4