Catching Fire

Catching Fire Suzanne Collins

Resenhas - Catching Fire

Cahzinha 16/05/2021

AMEI
o livro perfeito demais, meu favorito entre o primeiro e segundo cara.
ESSE FINAL-
MARAVILHOSO
Eu confesso que no começo as minhas expectativas tavam baixas pq achei que não iria ter muita história pra contar depois do 1. Mas esse livro se superou AAAAA

cee. 24/05/2021

"?We had to save you because you?re the mockingjay, Katniss,? says Plutarch. ?While you live, the revolution lives.?
The bird, the pin, the song, the berries, the watch, the cracker, the dress that burst into flames. I am the mockingjay. The one that survived despite the Capitol?s plans. The symbol of the rebellion."

jardel.pstk 02/12/2021

Depois do primeiro livro em que surge uma faísca, a personagem resolve seguir em frente com seu desejo de liberdade.
Mesmo reprimida e ameaçada, não desiste. Ao contrário, busca mais força e aliados para continuar sua batalha em busca da justiça.

Helô 24/12/2021

Ai meu coração. Eu AMO esse livro. Acho o ritmo simplesmente perfeito, a construção da trama é incrível desde o comecinho e a intriga política é DEMAIS. Vai fazer dez anos que eu li essa trilogia pela primeira vez e ainda não superei. Não sei nem se algum dia vou conseguir superar.

Emily 17/01/2022

o melhor da trilogia
a trilogia jogos vorazes por si só é maravilhosa, mas esse segundo livro pra mim é o melhor, tem momentos felizes, momentos tristes (muitos!) e o crescimento da Katniss é muito bem construído. Ela vai de adolescente que salvou a irmãzinha pra uma mulher que coloca a cara a tapa pra desafiar o presidente. Segunda vez que leio e continuo recomendando, leitura fantástica!

woocisco 21/01/2022

O livro é uma boa sequência da saga Jogos Vorazes, a leitura flue bem e o desenvolvimento da história não é maçante. O conflito amoroso de Peeta, Gale e Katniss se torna mais presente e tenso ao longo da história, mas todos nós sabemos que o Peeta é melhor.
Muito bom ?

Pam 11/02/2022

Perfeito
O que falta no primeiro livre está compensado nesse, as batalhas são ferozes e os personagens são incríveis. A Katniss é maravilhosa, como a Feyre, sempre que se encontra em uma situação difícil ela já pensa em se matar, acho incrível.

laura 24/02/2022

"Remember who the enemy is"
Em Chamas é o próximo nível de Jogos Vorazes.

No livro anterior os personagens eram movidos por medo e pelo instinto de sobrevivência, mas agora tudo muda.

Todas as lembranças dos jogos são muito recentes, os pesadelos e as emoções ainda estão em carne viva e a Katniss tá tentando viver um dia de cada vez, sob as ameaças do presidente, as consequências não intencionais dos seus atos e o risco que todos que ela ama correm.

Quando vê que todos seus esforços foram em vão e que todas as tentativas de fugir do seu destino vão machucar as suas pessoas mais próximas, ela finalmente aceita a posição da qual tanto tentou fugir: a centelha que deu início a uma revolução.

Se você não pode juntar-se a eles, vire-se contra eles.

(Spoilers)

"Para que os rebeldes não se esqueçam que até os mais fortes entre eles não podem superar o poder da Capital".

É assim que o presidente Snow anuncia que os tributos serão escolhidos entre os vitoriosos já existentes.

Sãos tantas coisas pra "desempacotar", não só nessa frase mas em várias outras cenas do livro, que não teria espaço suficiente pra falar. Mas isso mostra o quão a Capital vai pra defender a si mesma sem medir os custos.

É impossível não perceber a diferença entre os Jogos anteriores e esse Massacre. Até mesmo os fúteis e egocêntricos habitantes da Capital se sensibilizam e denunciam a injustiça que representam esses Jogos.

A mudança também é clara na Katniss, que tem seu medo substituído pela raiva e indignação, e ao mesmo tempo pelo desejo de proteger quem ela ama. Um dos pontos que mostra esse desenvolvimento da Katniss dos últimos Jogos para esses, é o fato de que ela decide fazer de tudo pra salvar o Peeta, mesmo que isso custe a sua vida. Seus motivos anteriores já não são os motivos de agora.

Não poderia deixar de mencionar o relacionamento da Katniss e do Peeta que evolui consideravelmente nesse livro. Principalmente quando o fator Gale é removido da equação, a Katniss se permite sentir tudo o que sempre esteve muito confusa, preocupada ou assustada para tentar entender, quanto mais enfrentar.

Os levantes nos distritos, a união dos tributos, o Plutarch, o plano por trás dos Jogos e como a grande maioria se arriscou e até se sacrificou por essa causa, pra salvar a Katniss, pra salvar o símbolo da revolução e contra atacar, me emociona tanto que me arrepio em todas as cenas.

E, por fim, o final. "Lembre-se quem é o inimigo". Essa frase é tudo pra mim. É essa fala do Haymitch que desperta a Katniss pro fato de que não são os tributos os culpados pelo massacre, mas sim quem os colocou lá. Quem os castiga crianças inocentes, permite que passem fome e os coloca uns contra os outros pra proteger seus próprios interesses egoístas. A crítica não poderia ser mais clara.

É surpreendente a forma como a Suzanne Collins criou todo esse universo e conseguiu manter o desenvolvimento da história a cada livro.

livia 11/12/2022

?Seu estilista acabou sendo profético na escolha de seu traje. Katniss Everdeen, a garota em chamas, você acendeu uma fagulha que, se não for contida, pode crescer e se transformar num inferno que destruirá Panem.?

?E você jamais, em hipótese alguma, será capaz de fazer coisa alguma alemão de viver feliz para sempre com aquele garoto.?

?Adormeço apenas para ser despertada por pesadelos que aumentam em quantidade e intensidade. Peeta, que passa grande parte da noite vagando pelo trem, ouve meus gritos enquanto luto para escapar da névoa proporcionada pelas drogas que apenas prolongamos horríveis sonhos. Ele consegue me acordar e me acalmar. Em seguida, deita na minha cama e me abraça até que eu adormeças novamente.?

?Vou voltar para a arena.?

?- Por que você fez isso afinal?
- Não sei. Para mostrar que sou mais do que uma simples peça dos jogos deles, talvez??

?Vestida toda de preto, exceto pelos pedacinhos brancos em minhas magas. Ou será que deveria dizer asas? Porque Cinna me transformou num tordo.?

?Talvez eu pudesse pensar assim também, Caesar. Se não fosse pelo bebê.?

?Esse não é um lugar para uma garota em chamas.?

?- Ninguém precisa realmente de mim
- Eu preciso. Eu preciso de você.?

?Meu arco aponta para o quadrado ondulante, a falha. A brecha na armadura. Deixo a flecha voar, vejo-a atingir sua marca e desaparecer, puxando o fio de ouro.?

?Eles não pouparam minha vida para me dar uma coroa de vitoriosa, mas para fazer da minha morte uma cerimônia tão lenta e pública quanto possível.?

?Tínhamos que salvá-la porquê você é o tordo, Katniss. Enquanto você viver, a revolução vive.
O pássaro, o broche, a canção, as amoras, o relógio, o biscoito, o vestido em chamas. Eu sou o tordo. O que sobreviveu apesar dos planos da Capital. O símbolo da rebelião.?

?Katniss, o distrito 12 não existe mais.?

periclecias 06/01/2023

ablabluble
o tanto que eu chorei lendo isso eu mi odeio odeio o mundo, mas é muito lindo de ver, os traumas da katniss sendo trabalhados muito bem tá todo mundo biruta e exausto e *morre*

ilostmyluv 06/01/2023

? #$%!& !!!!!!
perdoem o uso da linguagem acadêmica, mas é isso sabe.
tudo nesse livro é tão superior ao primeiro e sincero pra quem não le muitas distopias foi coisa de outro mundo. FINNICK E PEETA MEUS QUERIDOS!!! johanna, beetee, wiress e prim eu amo vocês tambémmmmm.
a katniss é o próprio espetáculo né, tadinha a coitada não sabia o que tava acontecendo mas sabia que tava acontecendo algo. o amor e o afeto que ela criou pelo peeta é uma das minhas coisas favoritas da trilogia toda.
o relicário me quebrou DEMAIS, peeta vc sabia oq estava fazendo, além da cena da pérola e ela descobrindo que ele tinha sido capturado pelo capitol...... heart wrenching.
tenho 99% de certeza que é o melhor da trilogia, mockingjay vai ter que se esforçar MUITO pra superar.