Catching Fire

Catching Fire Suzanne Collins

Resenhas - Catching Fire

Liz 26/10/2011

Katniss nunca pensou que seu ato de coragem no final dos últimos Hunger Games fosse influenciar a população de Panem a iniciar uma rebelião, a dar uma esperança de que seria possível sair dos braços sufocantes da Capital. Revoltas começam a estourar em todos os lugares, comprometendo a estabilidade do país e de diversos setores de produção, o que não agrada muito o presidente Snow. Devido a isso tudo, ameaças de morte à ela, à sua família e a seus amigos fazem Katniss sentir saudades dos tempos em que era pobre.

Apesar de eu ter dado a mesma nota para os dois primeiros livros da série, Catching fire é bem melhor do que o primeiro, superando todas as minhas expectativas. Enquanto o foco de The Hunger Games era, claro, o reality show, no segundo volume a história fica mais complexa e profunda, dando mais atenção aos problemas de Panem e também revelando coisas curiosas sobre o país, como, por exemplo, o destino do Distrito 13.

Além disso tudo, os personagens também são melhor explorados, principalmente Katniss, claro. Passei a me afeiçoar bastante com alguns; eu adorei conhecer melhor o Haymitch, passei a gostar muito mais dele. Também gostei de ter visto mais o Gale e conhecido sua família. De ver Cinna mais algumas vezes e olhar de perto o amor de Peeta por Katniss. Continuo tendo esta como personagem favorita, apesar de ela estar chata em algumas passagens – se bem que reclamar disso não é legal, porque qualquer um tem permissão de ficar chato com tanta coisa para ter que enfrentar.

Uma coisa que eu gostei bastante foi o triângulo amoroso criado entre Katniss, Peeta e Gale. Eu geralmente não gosto muito de romances desse tipo, mas neste fiquei bem interessada e também dividida, ora torcendo por um, ora por outro. Peeta às vezes me enjoou com sua perfeição irritante, mas na maioria das vezes conseguiu me conquistar. Gale também é um ótimo garoto, corajoso e apaixonado. Sinceramente, se fosse algum outro livro com isso não sei se teria agüentado muito, mas Collins o desenvolve de um jeito tão bem feito que é impossível não gostar.

A reviravolta que acontece pouco depois da metade do livro é simplesmente arrebatadora, fiquei um bom tempo mastigando a novidade antes de conseguir voltar ao livro. Não conseguia saber se ela me agradava ou não. Não vou dizer o que é, mas sim que no começo achei um saco. Quase como se eu estivesse lendo o primeiro livro de novo. Tinha várias coisas legais acontecendo, mas o meu interesse quase que escapou. Mas levou pouco tempo, o livro voltou a ser tão bom como era antes, e eu voltei a grudar nele a ponto de passar aulas inteiras lendo-o. Até que chegou o final. Ah, o final. Muito melhor que o do volume anterior, que deixava brechas, mas não obrigava a leitura imediata do próximo. Já neste outra reviravolta acontece, questionários inteiros surgem, e é impossível não querer saber o que vai acontecer a seguir. Eu não me conformo por não poder comprar o último livro logo.

Tomara que Mockingjay seja pelo menos tão bom quanto Catching fire. Enquanto isso, eu recomendo a série The Hunger Games para todo mundo. Espero que, com o sucesso de Collins, surjam mais livros assim, que divirtam, mas ao mesmo tempo passe alguma mensagem, alguma coisa que valha a pena discutir.

Beatriz 02/07/2023

Jogos vorazes 2
O começo a chatoso mas logo depois fica bem dinâmico, já tinha assistido o filme então estava ansiosa pra tudo acontecer rápido o que não acontece, mesmos sim gostei bastante!

Ester.Frickes 05/09/2023

É bem legal!!
Quando eu li esse segundo livro, fiquei feliz por ver uma trilogia que não consegue fazer livros tão empolgantes como o primeiro. Nada mais a falar sinceramente

Capítulo Quinze 19/01/2019

Catching Fire - Em Chamas (#2 Jogos Vorazes)
Como foi o único livro que achei na livraria do aeroporto e não fico sem um livro, pelo menos não durente viagens, resolvi comprar mesmo já tendo visto o filme algumas vezes, e já sabendo toda a história. Bom, o que achei? MARAVILHOSO! Catching Fire versão livro é dez milhões de vezes melhor que versão filme. No filme, pelo menos eu, vi uma Katniss mais fria desde o começo, não apenas durante ou depois dos jogos. Eu amava, ainda amo a Katniss óbvio, mas confesso que não gostava muito da personalidade dela, o jeito como ela afastava todo mundo e parecia não ter muitas emoções.
Mas no livro, eu mergulhei na cabeça e pensamentos da menina em chamas e vi um lado totalmente diferente. Uma Katniss que se importa sim, e que faz de tudo para manter vivos, aqueles que ama, nem que seja sacrificando sua própria vida. Não vou dizer mais nada, se não vou me empolgar e contar tudo aqui. Só digo que se você é fã da série mas nunca leu os livros, só assistiu aos filmes, LEIA AGORA por favor!!!!!!

eli 13/05/2020

...
mano........ tudo o que eu falei na resenha de jogos vorazes ta valendo pra esse aqui também, mas a diferença é que esse é melhor.

Júlia 17/05/2020

make him pay for it
a sequencia eh tao boa quanto o primeiro livro???!!! o desenvolvimento dos personagens foi maravilhoso. cada detalhe, cada movimento das peças foi tao bem calculado... e o melhor de tudo eh que a adaptaçao faz jus a obra.

Andressa Braga 17/07/2020

Achei que a história demorou um pouco pra se desenvolver no início do livro. Apesar disso, achei excelente.

J 22/08/2020

Eu acho que esse é o meu livro favorito da coleção, porque enfim Finnick ?

jardel.pstk 02/12/2021

Depois do primeiro livro em que surge uma faísca, a personagem resolve seguir em frente com seu desejo de liberdade.
Mesmo reprimida e ameaçada, não desiste. Ao contrário, busca mais força e aliados para continuar sua batalha em busca da justiça.

Helô 24/12/2021

Ai meu coração. Eu AMO esse livro. Acho o ritmo simplesmente perfeito, a construção da trama é incrível desde o comecinho e a intriga política é DEMAIS. Vai fazer dez anos que eu li essa trilogia pela primeira vez e ainda não superei. Não sei nem se algum dia vou conseguir superar.

Emily 17/01/2022

o melhor da trilogia
a trilogia jogos vorazes por si só é maravilhosa, mas esse segundo livro pra mim é o melhor, tem momentos felizes, momentos tristes (muitos!) e o crescimento da Katniss é muito bem construído. Ela vai de adolescente que salvou a irmãzinha pra uma mulher que coloca a cara a tapa pra desafiar o presidente. Segunda vez que leio e continuo recomendando, leitura fantástica!

woocisco 21/01/2022

O livro é uma boa sequência da saga Jogos Vorazes, a leitura flue bem e o desenvolvimento da história não é maçante. O conflito amoroso de Peeta, Gale e Katniss se torna mais presente e tenso ao longo da história, mas todos nós sabemos que o Peeta é melhor.
Muito bom ?

Pam 11/02/2022

Perfeito
O que falta no primeiro livre está compensado nesse, as batalhas são ferozes e os personagens são incríveis. A Katniss é maravilhosa, como a Feyre, sempre que se encontra em uma situação difícil ela já pensa em se matar, acho incrível.