O Coração das Trevas

O Coração das Trevas Joseph Conrad

Resenhas - O Coração das Trevas

Marcio 25/03/2022

A treva !
A leitura desse livro, para além da história, é uma experiência de leitura diferente do habitual. A forma com que o autor escolheu para contar o livro exige do leitor atenção aos mínimos detalhes e um certo mergulho nas descrições para que você entenda o que está se passando ao redor. Você se sente junto com o protagonista semi cerrando os olhos para enxergar atrás da névoa e das trevas o que vem a seguir: o horror, o horror!

Ramon 13/05/2021

Criei expectativas demais, mas vale a leitura!
Em todas as resenhas vi muito falar sobre a expedição de Joseph Conrad ao Congo e sobre o uso dessa experiência na escrita desse livro. No entanto não foi isso que eu vi.

Claro que há um contexto interessante sobre os povos primitivos e algumas de suas manifestações de repulsa - justificáveis - aos estrangeiros. Porém o livro tem uma história interessante e uma escrita boa, que leva a conhecer Marlow e Kurtz, os dois personagens centrais.
Como dito anteriormente o livro é ótimo e inspirou o também excelente filme Apocalypse Now, mas não vi como um retrato histórico citado nas resenhas lidas por mim.

Andre.S 17/04/2021

O horror!
Finalmente li esta obra que inspirou o filme ?Apocalypse Now? de Francis Ford Coppola. Livro denso, difícil e brutal. Nele encontramos a narrativa do personagem Marlow narrando uma expedição subindo o Rio Congo rumo ao coração da África em busca do personagem Kurtz. Para mim penso ser necessária uma releitura no futuro. Por hora achei bom.

Rachel Lucena 29/04/2021

Li umas resenhas muito boas sobre o livro é fiquei interessada, mas não curti a leitura pôr que não é um gênero que me agrada muito.

Cássia 03/02/2020

null
O coração das trevas é de longe o clássico mais complexo que eu já li. É o tipo de livro que poucos conseguem entender e menos ainda conseguem gostar. Mas, os que conseguem compreender essa obra apesar da complexidade, vai no mínimo aplaudi-la.

Phelippe 29/07/2021

O horror! O horror!
Coração das trevas nos traz a história de umas das colonizações europeias a África, especificamente ao Congo. Em sua primeira viagem como capitão de uma navio, Marlow, o narrador da história, nos leva para uma viagem por meio de um rio, onde os horrores da pior colonização africana são relatados. É nas trevas da selva, que os homens brancos, se tornam, bárbaros e selvagens, matando os povos que ali moram, roubando suas terras, explorando a mão de obra, matando os animais, em busca de marfim.
De acordo com um dos textos de apoio, é possível que a história, seja do próprio autor, que por um tempo foi para África.
Um livro difícil de se ler, não por contar de forma realista as mazelas do homem, mas por descrever o horror de suas ações, quando estes se acham superiores a outros povos.

O livro é escrito em forma de novela, dividido em apenas três capítulos. Esta edição da DarkSide, além de ser muito bonita, traz ainda textos de apoio e notas de roda pé.

Malu 29/06/2023

Coração das Trevas
Livro denso sobre a colonização do Congo pelos belgas, sob as palavras de Marlow.. a ótica da violência, da desolação, da escravidão e da loucura...
O horror... o horror...
A leitura que muitos não gostam, mas necessária para quem quer saber mais sobre o colonialismo europeu na África e suas devastadoras consequências..

Litchas 19/02/2020

Achei um pouco sem graça... tirando um ou dois parágrafos interessantes... o livro Vitória do mesmo autor é mais instigante

Jansen 22/05/2023

Uma obra de vulto, muito densa e cruel. Um pouco do que os colonizadores extraíram e deixaram no continente africano principalmente. Tiraram suas riquezas e escravizaram seu povo, deixando a miséria e desespero por todo o lugar em que passaram. E hoje não é diferente, os povos civilizados e ricos, continuam a explorar e castigar todo um continente. Malditos sejam!
Marlow vai nos mostrando o comportamento insano dos dois belgas, estúpidos e de má índole, que representam a nação belga e, principalmente seu monarca Leopoldo II.
Um documento no formato de um romance para conhecermos os males do domínio de um povo sobre outro através da força. Não somos mais pré-históricos.

Marcos5813 16/06/2023

Mais adverbial que o tempo
"O Coração das Trevas" é um livro, novela, romance, o qualquer que seja, o hiato entre poder e esperança. As palavras andam em seu ritmo, no compasso certeiro entre adjetivos, verbo e nomes, escritas em corpos tortuosos, sedentos, no coração da mata vil, mais adverbial que o tempo, do mesmo hiato entre esperança e poder. Belo livro! Bela obra!

Karine.Campos 05/03/2020

Quando vi o coração das Trevas no estande da Editora Aleph na Bienal de Pernambuco eu confesso que não tinha ideia do que se tratava o livro e na verdade achava até que era um livro de terror (não me apedrejem por isso) por isso quando comecei a leitura da obra fui totalmente surpreendida.

No livro conhecemos a história do marinheiro Marlow que viaja para o centro da África em um período histórico no qual aquele continente era dominado pelos europeus que buscavam fortuna através da exploração do marfim.

Durante sua viagem Marlow empreende uma busca por um grande explorador da região o enigmático Kurtz, que é amado e odiado naquela região.

Mas dizer que Coração das Trevas é apenas uma viagem pelo coração da África é reduzir a força desse livro. Ao acompanhar Marlow sentir muito mais do que a busca pelo Kurtz havia uma busca por ele mesmo e talvez uma busca pelo que há de mais sombrio na alma humana...

Ver como o explorador branco se comporta diante do negro fez meu coração sangrar... Na verdade o negro não é visto nem como um ser humano normal, como vemos na seguinte citação: "e de quando em quando eu tinha de cuidar do selvagem que era o foguista. Era um espécime melhorado; sabia acender uma caldeira vertical. (...) Olhar para ele era tão edificante quanto ver um cachorro como uma paródia de canção e chapéu de plumas andar nas patas traseiras."

Então por que ler uma obra dessa, foi algo que me perguntei assim que terminei a sua leitura... Eu só posso pensar na seguinte resposta: Por que podemos ver o passado cruel no qual do imperialismo, colonização e o racismo no continente africano e em especial no Congo e aprender para não repetirmos esse tipo de atitudes tão covardes e cruéis... E também para nos mostrar que independente de cor não somos superiores a raça nenhuma. Somos todos humanos!

Texto: @kacau_campos
Autor: Joseph Conrad
Editora: @antofagica

#resenhasamigasdaliteratura #coraçãodastrevas #josephconrad #leitorasemrecife

Jezzy 29/04/2021

Pela eliminação dos bárbaros
O Coração das Trevas é um dos livros mais instigantes que eu já tive o prazer de ler.
Joseph Conrad é um mestre da literatura, e não a toa, essa novela é considerada uma de suas obras primas.

Marlow retorna para nos narrar mais uma de suas jornadas de descobrimento - do planeta, das culturas, das pessoas e de si próprio.
Dessa vez, a bordo de um navio que espera a hora da maré alta para zarpar do porto do Rio Tâmisa, ele conta para nós, seus ouvintes e camaradas, a incrível história de quando ele foi capitão de um navio de água doce, no majestoso Rio Congo.

Ele nos fala sobre o magnetismo que o rio - ainda inexplorado pelos europeus- exercia nele quando criança, nos conta das circunstâncias das quais se valeu para chegar até o rio quando adulto, e então nos hipnotiza narrando a vivência de estar lá.
Eu senti o cheiro e o poder do rio, eu senti o coração ser tomado pelas trevas infinitas e primais, eu tremi diante dos tambores nativos, e eu amei Kurtz assim como Marlow o amou.
E eu me questionei profundamente sobre os grandes homens e seus grandes ideais.

É uma novela composta pela narrativa que apresenta, e pelas narrativas que não nos permite desvendar. Eu fechei o livro muitas vezes para imaginar o porquê de algo, ou a continuação de uma estória.
E também fechei o livro muitas vezes pra pesquisar sobre a Partilha da África e Ásia, o Congo Belga e etc.

Obs.: O filme Apocalypse Now é uma adaptação desse livro. O contexto do Congo Belga é substituído pelo do Vietnã, mas o resultado final é o mesmo (dentro do possível entre um livro e um filme) em relação as realidades e críticas que a história se propõe a apresentar.

Patricia 27/03/2021

Embora eu tenha adorado o livro, devo admitir que esperava mais. Isso devido à fama do mesmo. Mas após terminar a leitura, eu percebi que o motivo pelo qual ele não teve tanto impacto em mim é justamente devido à importância dele na cultura de forma geral. Ele já foi tantas vezes usando como base para outras histórias, sejam literárias sejam cinematográficas, que ele acabou não sendo uma novidade em si. Mas ainda assim, foi impossível não mergulhar no livro, de me sentir dentro daquele barco, subindo e descendo o rio. A busca do protagonista se tornou a minha, assim como o seu anseio em conhecer pessoalmente o lendário Kurtz. O racismo mostrado no livro infelizmente não foi surpreendente. Surpreendente de verdade é perceber que ainda hoje tem pessoas que pensam como esses personagens.

Joao.Gabriel 24/01/2022

O livro tem uma narrativa densa, pesada. Não só pela escrita, mas também pela atmosfera construída no enredo.
Gosto muito das escolhas estilísticas que Conrad faz ao longo do livro, enriquece demais, apesar de deixar mais rebuscado e certas vezes difícil de continuar.

O narrador da história é o próprio protagonista, Marlow.
É um livro muito lindo, mas pesado, brutal. Tão brutal que não consegui absorver o impacto totalmente, o que certamente vai render uma releitura, em breve.