O Coração das Trevas

O Coração das Trevas Joseph Conrad

Resenhas - O Coração das Trevas

Vania.Cristina 28/12/2022

Por dentro da loucura humana
Apocalipse Now é um dos meus filmes favoritos. Então foi com emoção que peguei esse livro do Conrad pra ler. Filme e livro realmente se encontram e se complementam, cada qual seguindo o seu caminho, o seu contexto, e se encontrando em muitos momentos. Acredito que o livro pode ser lido de duas formas: como a denúncia dos horrores de um momento histórico específico (mesmo que a partir de uma perspectiva do europeu branco), ou como uma viagem interior e exterior pela loucura, embalada pelos absurdos e contradições sociais da humanidade. Pra mim o livro é brilhante nesse segundo tipo de jornada. Inclusive, entendi porque a Darkside colocou esse título no seu catálogo: as descrições do ambiente são perturbadoras, incríveis, sensoriais e fantasmagóricas. Não é a África, o Congo, de fato, é um ambiente estranho, entre o real e o surreal, entre o fascínio e o terror, sob a perspectiva dessas pessoas que estão lá, totalmente fora do contexto, presenciando todo o absurdo e a loucura que foi o período colonial.
Lala 21/02/2023minha estante
Amei a sua perspectiva do livro!!

Tefi 27/12/2022

Visões sobre a colonização
O livro conta uma história dentro de uma história. Num barco, um dos marinheiros decide contar sua história de quando foi para a África, nas expedições de colonização. Ele conta o horror do local e, também, o horror imposto aos moradores.

Dividido em três partes, a história, de 1899, conta a visão da colonização naquele período.

Um dos pontos extremamente positivos dessa edição - e de todos os livros da antofágica - são os comentários e artigos sobre a obra ao final. Com eles, é possível entender a importância da obra para o seu período e se tem espaço para questionar a colonização, o imperialismo e o racismo.

É um livro que vale a pena a leitura, principalmente se for essa edição.

Sabrina 21/12/2022

O horror, o horror!
Aborda a dominação europeia sobre a África e os horrores cometidos pelo processo de colonização, nesse caso belga sobre o Congo. Pra reflexão sobre as atrocidades cometidas, o racismo, a exploração cruel, violenta e desmedida, a intolerância religiosa, a desumanização, a exploração e todo tipo de preconceito do homem branco que desde sempre sofre de complexo de superioridade. Vale complementar com material de apoio (artigos, filmes- Apocalipse now) pra aproveitar e engrandecer ainda mais a leitura.

Foxback 08/12/2022

Viagem Chata e Cansativa
Coraçao das Trevas é um classico que eu tinha muito interesse, entao, optei pela bonita ediçao da Darkside. Alem da historia principal ( um conto esticado ) possui comentarios adicionais sobre a obra, um " diario de viagem " do autor e uma mini biografia. E mesmo assim nao chegam a 200 paginas no total. Achei a leitura arrastada, um pouco confusa, preconceituosa ( "aceitavel" para a epoca...) e com alguns paragrafos de 2 a 3 paginas, um sacrificio. Talvez tenha que fazer uma releitura da obra mais adiante pois, sinceramente, nao vi nada que justifique o destaque que recebe. E inclusive indico, aos interessados, comprarem uma das varias ediçoes mais baratas que existem no mercado ou ate mesmo a versao digital.

Ariadne 02/12/2022

Esse livro é baseado nas memórias do próprio autor, que no fim de sua carreira marítima viajou pelo rio Congo como capitão de uma embarcação a vapor. Na época, o Congo era uma colônia belga, e era explorado de todas as formas possíveis pelo Rei Leopoldo II.

Antes de iniciar a leitura desse livro, eu dei uma lida em vários textos acerca do Leopoldo e de como ele disfarçou os horrores que cometia através de uma fachada humanista. Acreditem se quiserem, os europeus admiravam os belgas, pois eles “estavam em missão para ajudar os congoleses a se civilizarem” !!! (aqui a gente respira bem fundo pra não surtar nesse absurdo por si só)

Então, eu imagino que Joseph Konrad deve ter suposto que ao descer pelo rio encontraria um país pobre, sim, mas se encaminhando para a prosperidade através da ajuda benevolente que estava recebendo.

Não é exagero dizer que a experiência o marcou pelo resto de sua vida. Ao lermos Coração das trevas, é nítido que o relato carrega o choque de alguém que encontrou apenas o horror em sua forma mais primitiva. Uma brutalidade causada por homens que se diziam civilizados, vale ressaltar.

Esse não é, portanto, um livro fácil. A ganância e a exploração desenfreada, e o consequente sofrimento de um povo, tornam difícil a leitura. Os relatos são cruéis em suas palavras, tão cruéis quanto a natureza humana retratada. E a todo instante tive de me lembrar que deveria relevar algumas palavras e descrições datadas que o autor faz dos congoleses. 😖

O mais triste ainda foi perceber que não estamos tão distantes da realidade desse livro como eu gostaria que estivéssemos... O horror, o horror!!!

site: https://www.instagram.com/p/ClmBfEcug84/

Mariane 25/11/2022

Esse livro me deixou intrigada. Eu gostei da leitura porque achei bem diferente, mas em alguns momentos foi cansativa.

Natalia917 24/11/2022

Coração do cansaço...
Pra deixar bem claro, ele é um clássico. Coração das Trevas é um clássico inglês de 1900, logo eu não sinto que tenho o direito de dar uma nota a ele. Então se quiserem é só desconsiderar minhas 3.5 estrelas marcadas.

Começando de verdade, achei muito maçante, pela sinopse parece que irá acontecer muita coisa ao mesmo tempo, muita confusão e perigo, mas quanto mais vc lê menos parece que acontece alguma coisa. O final parece corrido como se quisesse acabar logo com certo personagem pra dar um final "Tcham".
Os personagens não são cativantes ao ponto de se apegar a eles e se importar pelo que estão passando tentando sentir o que eles sentem, eles apenas estão lá e você está aqui, completamente distantes, se é que isso faz algum sentido.
A história(Coração das Trevas + Diário do Congo) tem um total de 116 páginas que mais parecem 500 de tão maçantes, demorei 7 dias pra ler um livro de 100 páginas, o que normalmente eu faria em 2/3.
Resumindo: Muita repetição de adjetivos pros locais como "silenciosamente inescrutável", "névoa densa" e variações, pequeno mas mesmo assim lento e acontecimentos rápidos demais para serem aproveitados. Dá pra incluir nessa parte o racismo contido no livro, mas como foi escrito em 1900 e se passa na África já era de se esperar.
Basicamente, a introdução e o posfácio são mais interessantes do que a história em si.

Larinha 21/11/2022

Não tava esperando
Fiquei uns 3 meses enrolando pra ler esse livro já que a PROFESSORA da escola mandou ler... já sabem, ne? Mas para ser sincera, eu gostei bastante!! É uma história mais que tudo sobre PODER, e isso é muito interessante. Estava esperando algo mais violento, mas recebi algo angustiante, o que é inovador pra mim em livros. Sinceramente, não é o tipo de livro que eu compraria para ler só pela sinopse, não é o meu tipo de livro favorito... mas eu diria que foi uma ótima leitura! Traz a colonização africana numa perspectiva antes muito pequena em minha mente e foi muito peculiar desconstruir isso.

Michela Wakami 17/11/2022

O horror! O horror!
Um livro profundo e marcante, que com certeza ficará cravado em sua mente.

Uma leitura densa, mas que vale muito a pena ser feita.
Baseada em fatos vividos pelo autor.

Não deixe de fazer uma boa pesquisa sobre esse livro, após sua leitura, te ajudará a entender melhor a história.
Alan kleber 18/11/2022minha estante
Veja depois o documentário Grandes livros Discovery: Coração das trevas. É excelente.
Tem no youtube.

Michela Wakami 19/11/2022minha estante
Alan, obrigada pela dica.

Luã 15/11/2022

Conrad escreve de maneira magistral sobre a percepção do europeu sobre os povos ditos primitivos ou bárbaros do continente africano. Ele demonstra a todo momento como na realidade o coração das trevas não é a floresta fechada onde vivem tais povos, mas o dos próprios colonizadores que veem o próximo como inferior.

Samira 13/11/2022

Aquele do Apocalipse Now...
O livro é muito bom, um clássico principalmente porque trata de questões históricas... da divisão da África, massacre, colonização belga entre outros aspectos... então é um livro bacana para ser trabalhado em aula também para se falar de conceito de colonialismo e neocolonialismo...e foge um pouco dos livros didáticos padrão etc ..Excelente. Eu ainda não tinha lido agora vou usar bastante. :)

Neilson.Medeiros 06/11/2022

Tudo nessa história nos transporta para o sufocante espaço de uma selva escura e densa. A escrita de Conrad me surpreendeu de forma positiva. Tem uma elegância e uma poesia em cada detalhe de sua prosa. As sombras, o rio e as árvores parecem ser os protagonistas dessa história. Estão sempre à espreita, sufocando, lançando sobre os personagens uma cortina pesada. A expectativa de chegar até o centro do coração das trevas esbarra em um sentimento de atravessar uma neblina. Os horrores que a colonização levou para a África ficam cada vez mais evidentes à medida que Marlow penetra nas trevas. Os sussurros da selva nada mais são do que um eco de toda hipocrisia e crueldade disfarçadas no homem autoproclamado ?civilizado?. A viagem de Marlow para o coração das trevas se desdobra em tantas camadas de leitura, mas eu destaco essa jornada ao que temos de mais vil em nossa humanidade: o homem que explora o próprio homem, movido pela ganância e pela ideia de que está no centro de tudo.

Leticia924 02/11/2022minha estante
??

Renato Marcos 30/10/2022

O horror
Li o livro depois de muitos anos de ter assistido Apocalipse Now e ler a fala ?o horror?? com a voz do Marlon Brandon é uma experiência única