O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

Lucas Lobo 25/06/2021

É melhor ser amado ou temido?
É um livro bem reflexivo, que te ensina sobre política, liderança e como se manter no poder.

Bônus - Eu gosto de saber as últimas palavras de pessoas que morreram e vou deixar aqui as últimas palavras de Nicolau Maquiavel.

"Desejo ir para o inferno e não para o céu. No primeiro lugar desfrutarei da companhia de papas, reis e príncipes, enquanto, no último serão apenas mendigos, monges e apóstolos. Melhor no inferno pra discutir questões de estado com todos os grandes espíritos, do que no paraíso com aquele monte de pobres coitados."

- Nicolau Maquiavel
elle carmo 30/06/2021minha estante
lembrei de um personagem do john green, ele adora últimas palavras.

Lucas Lobo 30/06/2021minha estante
Por causa dele mesmo que comecei a gostar de últimas palavras, e depois que vi num jogo as últimas palavras do primeiro imperador romano.

Dai Solyom 29/01/2024

Atemporal
Não vou gastar muitas palavras com esta resenha.

Uma obra muito importante e relevante, atemporal, com modelos políticos que são usados até a presente data.

Visão nua e crua da realidade de quem governa.

Instrumento de controle de massa e manutenção do poder.

Quem sabe um dia a sociedade evoluirá e não iremos mais utilizar esses sistemas de controle.

Eu não estou dizendo que eu concordo, mas infelizmente funciona, a única forma de alterar esse sistema é através do estudo e a fuga da alienação.
Cafeína 30/01/2024minha estante
Me revolta a maneira como o livro é usado hj, não pq ele não funcione, muito pelo contrário, maquiavel sabia das coisas até demais, o que nos falta é entender como esse não é o caminho a ser seguido

Dai Solyom 30/01/2024minha estante
Talvez vamos precisar de mais 5 séculos para começar entender a essência humana, mas o que esperar de alguém que trata alguém mal só por ser diferente? Dividir e conquistar

Marcus 20/08/2018

o que disse machista
Daria 5 estrelas se no penúltimo capítulo ele não fizesse a analogia da sorte com a mulher dizendo ser necessário bater para dominar.
Fora as passagens homofóbicas sobre reis efeminados que perdem o poder, algo presente até hoje, após 500 anos. Ninguém vê uma bicha ou travesti num cargo elevado de poder.
Contudo, há muitas partes boas que ajudam num desenvolvimento pessoal e reflexões acerca do mundo.
Iago 15/09/2018minha estante
Na verdade, é um manual de coml se governar, e se de fato eles perdem o cargo até hoje, é sinal de que Maquiavel foi bem sucedido na sua obra a respeito da manutenção do poder.

Vitor.Canestraro 27/12/2018minha estante
O que ele disse era totalmente visível aquele tempo. Ele disse o óbvio, era assim que se funcionava, não tinha como ele escrê ver diferente. Se bem que hoje em vários casos ainda se vê tal funcionamento...

Dja 15/06/2023

Bom livro
Não é exatamente o melhor livro do mundo , mas ele fala na proposta que começou , dissertando todas as formas de se tornar um príncipe e como se manter no poder. Maquiavel fez de sua obra um verdadeiro ensinamento , mas que se torna maçante por sua leitura difícil
Gladstonier 01/07/2023minha estante
Para entender melhor Maquiavél é preciso entender a concepção calvinista de Depravação Total, Maquiavél entendia que o homem era tão corrupto quanto poderia ser, de modo que era necessário considerar essa corrupção nas tomadas de decisões. Com essa base, é possível ler toda a obra de Maquiavél.

Gladstonier 01/07/2023minha estante
PS.: Maquiavél é anterior ao Calvinismo, apesar de algumas visões de mundo serem similares.

Joao.Paulo 04/08/2018

Livro não é legal
Livro antigo que fala dos príncipes que governavam os países antigos da europa. Com muito sacrifício consegui chegar até o final... não recomendo a leitura.
Vitor.Canestraro 27/12/2018minha estante
É um livro sobre sobre política. Deve por praxe agradar a quem gosta de política

Zaira Verena 24/01/2018minha estante
Tenho esse livro em casa e não sabia que era interessante. Vou ler assim que puder.

Danilo Vicente 14/10/2017

Terrível
A linguagem é arcaica. O texto é chato. Mas não para por aí. As ideias de Nicolau Maquiavel são péssimas. Não que sejam más, com maldade. É que são ridículas. Não surpreende que o tal "Príncipe", a quem Maquiavel dedica o livro de supostos ensinamentos, não tenha obtido sucesso. Só há dois conceitos dele que fogem ao século 16, quando escreveu o livro: fazer o mal de um só vez e o bem em parcelas e a "crueldade proveitosa", aquela que só é necessária uma vez.
Vitor.Canestraro 27/12/2018minha estante
De onde usou que são conceitos péssimos se tantos políticos bem-sucedidos o tinham como referência? Pode pesquisar se dúvida de mim. Maquiavel está na política até hoje, mantem-se atemporal

clara 14/03/2022

esse é o primeiro livro sobre política que leio, achei que ia demorar bastante 'pra ler mas me cativou muito, a escrita e a narrativa não são cansativas, apesar de ter momentos que tinha que reler o mesmo parágrafo umas cinco vezes pra entender, além de ter sido uma compra é tanto porque ele é de capa dura e foi só 18 conto, muito bom?
NathDuda 14/03/2022minha estante
Esse livro ou ele é amado, ou é odiado. Procrastino muito para começar a lê-lo exatamente por isso kkkk mas acho que é sinal para iniciar a leitura dele, anda aparecendo para mim em todo canto hsusjsu

Luciano Luíz 19/07/2017

O PRÍNCIPE de MAQUIAVEL é um documento histórico obrigatório para quem não apenas gosta de estudar História, mas também ver como é um verdadeiro manual de conduta do poder que mesmo sendo tão antigo, ainda tem muito, mas muito de atual em pleno século 21. Aqui vemos as estratégias que um príncipe tem de seguir para o bem e para o mal na intenção de atingir seus objetivos. Incrível como boa parte do texto se encaixa perfeitamente aos nossos dias e ali podemos testemuhar não apenas ações políticas, mas até mesmo comerciais.
A edição de bolso que li foi da editora Martin Claret e nela contém notas de Napoleão. Muito bacana ver o quanto esta figura histórica elogia, critica, zoa e tudo o mais a obra de Maquiavel. Pode-se ver com vasta facilidade o ego em ação...
Lá por 2006 eu havia dado uma fuçada nas primeiras páginas, mas deixei de lado. Desta vez a leitura foi prazerosa e valeu cada página.

Nota: 10 (tanto por Maquiavel quanto pelos comentários de Napoleão Bonaparte que dão a impressão de que é o que acontece hoje em dia nas redes sociais: alguém faz um post e aparece outrem para falar à respeito)

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/
Pedro 19/11/2017minha estante
undefined

GH 12/02/2017

O Príncipe

Lançado postumamente, O Príncipe de Maquiavel é talvez a obra mais importante referente a política (tanto que é presente na boa coleção de livros essenciais), pois, através da analise do próprio autor que é concomitante a própria história, ou seja, há veracidade em seus textos, estamos diante de argumentações exemplificadas diante de fatos.

Em sua essencial, o livro faz uma abordagem e uma espécie de manual de como se tornar Príncipe, mas que analogicamente podemos, sem levar tudo ao pé da letra, trazer para casa, para o trabalho, para um grupo de trabalho enfim, para uma administração no geral. Através de palavras enérgicas e por oras impactantes, nos deliciamos, na medida do possível, com a boa escrita.

Como é visto Maquiavel não mede palavras para especificar o dever do Príncipe quanto a seus subordinados. Exemplos e conselhos duros serão visto com frequência na leitura.

''Daí surge uma questão: se é melhor ser amado que temido, ou temido do que amado. A resposta poderia ser que se deve querer ser as duas coisas, mas, como é difícil uni-las em uma pessoa, é muito mais seguro ser temido do que amado, quando uma das duas coisas tem que ser dispensada. Isso deve ser dito em geral sobre os homens, que são ingratos, volúveis, falsos, covardes, avarentos e, enquanto eles estão ganhando, estão com você.
[...] E os homens têm menos escrúpulos em quem amam do que temem, pois o amor é preservado pelo vínculo da obrigação, que, por serem homens maus, é quebrado quando necessário; mas o medo os mantém unidos, devido ao pavor do castigo, que jamais vai embora. '' (Pág. 133)

O livro é algo sintetizado e o mais simples possível para todos lerem, segundo o próprio autor ao nos introduzir a leitura. É classificado pelo mesmo como um ''Opúsculo''. E apesar de o livro estar recheado de ensinamentos ou conselhos, talvez um tanto como autoritário, não há como negar toda sua genialidade e, mesmo sendo um tanto bruto, há espaço para metáforas dele próprio que pode ser usada em todos os ramos e momentos da vida.

''Tendo o príncipe necessidade de saber usar bem a natureza do animal, deve escolher a raposa e o leão, pois o leão não sabe se defender dos laços (das armadilhas) e a raposa não sabe se defender da força bruta dos lobos. Portanto, é preciso ser raposa, para conhecer as armadilhas, e leão, para aterrorizar os lobos. '' (Pág. 141)

Num dado momento, Maquiavel, como no fragmento acima, nos demonstra a importância de certa versatilidade para de tornar alguém de impacto e influenciador mas, na mesma tonalidade onde ele diz ser necessário as qualidades acima, na página seguinte ele discorre sobre como, caso não as possua, é necessário parecer que as possua e cita como exemplo Alexandre VI que, segundo Maquiavel, não fez nada se não enganar os homens.

''É, portanto, desnecessário que um príncipe tenha todas as qualidades anteriormente mencionadas, mas é bastante necessário que ele dê a impressão de possui-las. E ainda ouso a dizer que tê-las e sempre usá-las é danoso, enquanto aparentar ter essas qualidades é útil. '' (Pág. 141)
Israel145 12/02/2017minha estante
Boa resenha, GH.

Tay 20/12/2021

Demorei horrores para terminar esse livro, foi uma indicação do meu professor de faculdade. Leitura um pouco complicada.
Gleison Marques 20/12/2021minha estante
Li no ensino médio e ao finalizar joguei ele na parede só do ódio de ter sido obrigado a ler ?

Rafadferrari 29/06/2020

Agradeço muito por ter nascido em uma democracia depois de ler esse livro.
(Não que as coisas tenham mudado muito)
Gabriel_Oliveira 10/08/2020minha estante
Sim, a nossa democracia ficou mtt mais saborosa depois dessa leitura

Manu 25/02/2021

Ninguém come somente aquilo gosta
Da leitura aos ensinamentos, e estes são diversos neste livro. Maquiavel trata de política, história, filosofia, moralidade e nos mostra as muitas ações do homem no decorrer dos diversos anos, antes e depois dele. Atemporal é só o princípio para tentar definir essa obra. Com um tom de pessoal ele nos mostra o que é preciso para ter, e manter, uma posição de poder.
Entender como uma leitura somente política é deixar passar muito dessa escrita. A vida nos é apresentada sob nova ótica, pois assim como não saboreamos somente aquilo que queremos, a leitura nem sempre será uma gostosa aventura.
O príncipe não é confortável, no entanto é necessário. Seja maquiavélico também, converta o entendimento, e assim inicie o seu principado.
Flavia.Santana 27/02/2021minha estante
Resenheira ??

Rafaela 03/04/2018

Frases que gostei
"Para conhecer bem a natureza do povo é preciso ser príncipe, e, para conhecer bem aquela do príncipe, é preciso ser povo." Pág. 8. O príncipe, Nicolau Maquiavel.

"O desejo de consquista é coisa verdadeiramente muito natural e comum entre os homens; e sempre, quando os homens fazem o que podem, serão louvados ou não criticados; mas quando não podem e querem fazê-lo de qualquer modo, aqui está o erro e o motivo da desaprovação que recebem" Pág. 18. O príncipe, Nicolau Maquiavel.

"Aquele que depende menos da fortuna tem-se mantido mais longamente."Pág. 28. O príncipe, Nicolau Maquiavel.

"Um príncipe sábio deve jamais estar ocioso em tempos pacíficos, mas com astúcia fazer-se cabeça, para bastar a si mesmo na adversidade vindoura, de modo que, quando nascerem as mudanças, encontre-se preparado para resistir-lhes. " Pág. 67. O príncipe, Nicolau Maquiavel.

"Os homens têm menos pudor em ofender alguém que se faça amar que se faça temer, porque o amor é mantido por um vínculo de obrigação mútua, o qual, por serem homens maus, é rompido nas ocasiões adversas aos interesses próprios. Todavia, o temor é mantido pelo medo da punição que não te abandona jamais." Pág. 74. O príncipe, Nicolau Maquiavel.

"Os homens, em geral, julgam mais pelos olhos que pelas mãos, porque ver cabe a todos, sentir a poucos. A maioria vê o que tu pareces, poucos sentem aquilo que tu és." Pág. 79. O príncipe, Nicolau Maquiavel.

"A melhor fortaleza que há é não ser odiado pelo povo, porque, ainda que tu tenhas fortalezas, e o povo te tenha em ódio, elas não te salvam. " Pág. 97. O príncipe, Nicolau Maquiavel.

"Quando tu vês o ministro pensar mais em si do que em ti, e que todas as ações procura o que é útil a si mesmo, estás diante de um mau ministro e jamais poderás confiar nele." Pág. 105. O príncipe, Nicolau Maquiavel.

"Quando qualquer um pode dizer-te a verdade, faltam-te o respeito." Pág. 106. O príncipe, Nicolau Maquiavel.
Rafaela 18/04/2018minha estante
undefined

Pri Paiva 25/11/2020

O livro de cabeceira das monarquias.
Certeza de que todos os principados existentes no mundo atual já leram esta obra de Maquiavel.

Podemos considerar esse livro como sendo uma "arte da guerra" feita para monarquias.

Muito pode-se aprender com as observações que o autor expõe. Nela, Maquiavel sugeriu as condições necessárias para que um soberano absoluto fosse capaz de conquistar, reinar e, principalmente, manter seu poder.

A obra foi dedicada à Lourenço de Medici. Um estadista italiano, soberano de facto da República Florentina durante o Renascimento italiano. Conhecido como Lourenço, o Magnífico por seus contemporâneos florentinos, foi um diplomata, político e patrono de acadêmicos, artistas e poetas.

A leitura pode ser um pouco cansativa a quem não gosta muito de assuntos monárquicos, que não é o meu caso. Mas, com certeza, mesmo não curtindo muito estratégias políticas, o Príncipe vai te prender devido às ótimas observações feitas por Maquiavel que dão uma visão bem mais profunda e pertinente ao assunto.
Juba 25/11/2020minha estante
Para leituras assim, que também não são o meu gênero; e esse me deixava cansado, só terminei porque foi um desafio pra mim mesmo. Nesses casos só pegaria de novo, no formato audiobook.