O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

Mauricio186 14/09/2019

Ciência Política ou Retórica?
Este deve ser um dos livros mais resenhados da história. Vou me limitar a uma observação: o método que Maquiavel usou em sua composição é tipicamente retórico, como um advogado que cita casos cuidadosamente selecionados para compor um argumento. Não há nada ali que lembre uma pesquisa científica moderna, seja do próprio autor ou de outros. Aliás, o estilo lembra bastante os Ensaios de Montesquieu, apesar das diferenças filosóficas entre os dois.
Só quis registrar essa observação pela insistência de tanta gente (incluindo bons intelectuais) de tratar essa obra como uma "descoberta" ou um conjunto de "verdades objetivas" sobre a natureza humana ou sobre as leis da política. A obra é genial, mas é uma divagação renascentista, não um artigo científico.
Mauricio186 15/10/2019minha estante
Quis dizer "os Ensaios de Montaigne", naturalmente.

ssam 11/02/2023

Um livro para os que desejam poder
"Os homens sempre serão maus se, por uma necessidade, não se tornarem bons."

O Príncipe é um perfeito exemplo de como é preciso entender os erros do passado para não cometê-los no futuro.

Maquiavel divide em capítulos curtos tudo que é preciso um príncipe saber para governar de forma próspera. Ele analisa a história de diversos impérios e grandes nomes afim de extrair delas os padrões, erros e acertos. É também perceptível o porque esse livro pode, por muitos, ser considerado imoral, visto que Maquiavel não incentiva somente bondade para se manter no poder.

É de fato uma obra atemporal...com ele podemos entender desde como grandes nações caíram em ruínas ou prosperaram sob seus governantes, até como os governos atuais ainda funcionam assim. É um livro sobre como funciona a mente ambiciosa e a busca por poder.
P3te3rr 11/02/2023minha estante
Maquiavel e seus planos maquiavélicos...

Zaira Verena 24/01/2018minha estante
Tenho esse livro em casa e não sabia que era interessante. Vou ler assim que puder.

Tay 20/12/2021

Demorei horrores para terminar esse livro, foi uma indicação do meu professor de faculdade. Leitura um pouco complicada.
Gleison Marques 20/12/2021minha estante
Li no ensino médio e ao finalizar joguei ele na parede só do ódio de ter sido obrigado a ler ?

Róger 03/12/2023

"Os príncipes devem atribuir a outros aquilo que pode gerar reprovação e manter para sí aquilo que resultará em graça..."
Impressionante como a essência do poder nunca muda, embora posamos não concordar com os meios para atingir o fim, temos que concordar que os fundamentos são os mesmos nos dias atuais...
O livro aborda vários pontos que vemos todos os dias na política atual... Como diria Cersei Lennister "poder é poder..."
O poder tem um custo caro e o livro incentiva a agirmos deste modo, mas o conhecimento em sí não é perigoso, mas sim o que fazemos com ele....
"Devemos ser maus o suficiente para saber fazer crueldades e bons o suficiente para não ousar faze-las..."
DudaCosmy 03/12/2023minha estante
que resenha top vou até seguir

Doug 14/11/2022

Nicolau Maquiavelli ??
O livro "O Príncipe" é sem sem dúvidas... Como posso dizer? Um guia, um verdadeiro manual de como e quando um governador deve agir e tomar certas medidas para manter e preservar o poder em suas mãos. Maquiavel cita alguns casos que nos remetem as dias contemporâneos, como por exemplo o caso do Príncipe César Bórgia, que era um governador cruel, mal, mas que no fim adotou as medidas certas. No livro livro Nicolau se questiona: É melhor ser amado, ou ser temido? O próprio responde: "Na impossibilidade de ter as duas é mais adequado que o Príncipe seja temido, pois assim ele não terá que sofrer com a ganância do homem!

Obs:
1. Quando Maquiavel fala "O príncipe" ele está se referindo aos governantes, isso incluem até mesmo alguns papas.
2. Aparentemente essa obra teve um foco no Príncipe Giuliano de Médici.
3. Maquiavel teve 6 filhos. ?
Filipe 01/01/2023minha estante
sobre a segunda observação, o autor unificou todo o seu conhecimento e presenteou este livro ao monarca da época para ganhar seu apreço, ele mesmo sendo alguém muito envolvido na politica.

Danilo Vicente 14/10/2017

Terrível
A linguagem é arcaica. O texto é chato. Mas não para por aí. As ideias de Nicolau Maquiavel são péssimas. Não que sejam más, com maldade. É que são ridículas. Não surpreende que o tal "Príncipe", a quem Maquiavel dedica o livro de supostos ensinamentos, não tenha obtido sucesso. Só há dois conceitos dele que fogem ao século 16, quando escreveu o livro: fazer o mal de um só vez e o bem em parcelas e a "crueldade proveitosa", aquela que só é necessária uma vez.
Vitor.Canestraro 27/12/2018minha estante
De onde usou que são conceitos péssimos se tantos políticos bem-sucedidos o tinham como referência? Pode pesquisar se dúvida de mim. Maquiavel está na política até hoje, mantem-se atemporal

vero 05/09/2022

Esse livro é basicamente uma carta através da qual é ensinado a um príncipe como se deve conquistar e manter um reino.
Nele há frases e trechos interessantes, e até bonitos; mas, em sua maior parte, apresenta ideias absolutistas e absurdas.
Através dessa leitura podemos perceber como algumas dessas práticas e ideias ainda estão presentes na política atual.
Um livro histórico, mas que deve ser lido com certo olhar crítico e para estudo.
Gustavo 12/10/2022minha estante
Amiga, eu discordo um pouquinho. Na verdade, eu acredito que O Príncipe seja muito mais como ocorre do que uma receita para injungir alguém a conquistar um poder e se manter nele. Porque os ideais de Maquiavel eram muito dualistas porque ele pode ver a monarquia e a república.

e há boatos de que ele era um republicano kkkk e não um monarquista.

Manu 25/02/2021

Ninguém come somente aquilo gosta
Da leitura aos ensinamentos, e estes são diversos neste livro. Maquiavel trata de política, história, filosofia, moralidade e nos mostra as muitas ações do homem no decorrer dos diversos anos, antes e depois dele. Atemporal é só o princípio para tentar definir essa obra. Com um tom de pessoal ele nos mostra o que é preciso para ter, e manter, uma posição de poder.
Entender como uma leitura somente política é deixar passar muito dessa escrita. A vida nos é apresentada sob nova ótica, pois assim como não saboreamos somente aquilo que queremos, a leitura nem sempre será uma gostosa aventura.
O príncipe não é confortável, no entanto é necessário. Seja maquiavélico também, converta o entendimento, e assim inicie o seu principado.
Flavia.Santana 27/02/2021minha estante
Resenheira ??

Rafaela 03/04/2018

Frases que gostei
"Para conhecer bem a natureza do povo é preciso ser príncipe, e, para conhecer bem aquela do príncipe, é preciso ser povo." Pág. 8. O príncipe, Nicolau Maquiavel.

"O desejo de consquista é coisa verdadeiramente muito natural e comum entre os homens; e sempre, quando os homens fazem o que podem, serão louvados ou não criticados; mas quando não podem e querem fazê-lo de qualquer modo, aqui está o erro e o motivo da desaprovação que recebem" Pág. 18. O príncipe, Nicolau Maquiavel.

"Aquele que depende menos da fortuna tem-se mantido mais longamente."Pág. 28. O príncipe, Nicolau Maquiavel.

"Um príncipe sábio deve jamais estar ocioso em tempos pacíficos, mas com astúcia fazer-se cabeça, para bastar a si mesmo na adversidade vindoura, de modo que, quando nascerem as mudanças, encontre-se preparado para resistir-lhes. " Pág. 67. O príncipe, Nicolau Maquiavel.

"Os homens têm menos pudor em ofender alguém que se faça amar que se faça temer, porque o amor é mantido por um vínculo de obrigação mútua, o qual, por serem homens maus, é rompido nas ocasiões adversas aos interesses próprios. Todavia, o temor é mantido pelo medo da punição que não te abandona jamais." Pág. 74. O príncipe, Nicolau Maquiavel.

"Os homens, em geral, julgam mais pelos olhos que pelas mãos, porque ver cabe a todos, sentir a poucos. A maioria vê o que tu pareces, poucos sentem aquilo que tu és." Pág. 79. O príncipe, Nicolau Maquiavel.

"A melhor fortaleza que há é não ser odiado pelo povo, porque, ainda que tu tenhas fortalezas, e o povo te tenha em ódio, elas não te salvam. " Pág. 97. O príncipe, Nicolau Maquiavel.

"Quando tu vês o ministro pensar mais em si do que em ti, e que todas as ações procura o que é útil a si mesmo, estás diante de um mau ministro e jamais poderás confiar nele." Pág. 105. O príncipe, Nicolau Maquiavel.

"Quando qualquer um pode dizer-te a verdade, faltam-te o respeito." Pág. 106. O príncipe, Nicolau Maquiavel.
Rafaela 18/04/2018minha estante
undefined

Amanda Ayres 14/05/2023

Choque de realidade.
Durante a minha experiência lendo o livro mais famoso de Maquiavel, um grande nome do período renascentista, eu percebi que grande maioria dos livros ?geniais? apenas falam o que acontece. Maquiavel fala sobre a política na sua forma mais crua e nua, por isso é um livro tão bem escrito e revolucionário.
Pumps 14/05/2023minha estante
Bom saber!Tenho esse livro.Ainda não li.

GH 12/02/2017

O Príncipe

Lançado postumamente, O Príncipe de Maquiavel é talvez a obra mais importante referente a política (tanto que é presente na boa coleção de livros essenciais), pois, através da analise do próprio autor que é concomitante a própria história, ou seja, há veracidade em seus textos, estamos diante de argumentações exemplificadas diante de fatos.

Em sua essencial, o livro faz uma abordagem e uma espécie de manual de como se tornar Príncipe, mas que analogicamente podemos, sem levar tudo ao pé da letra, trazer para casa, para o trabalho, para um grupo de trabalho enfim, para uma administração no geral. Através de palavras enérgicas e por oras impactantes, nos deliciamos, na medida do possível, com a boa escrita.

Como é visto Maquiavel não mede palavras para especificar o dever do Príncipe quanto a seus subordinados. Exemplos e conselhos duros serão visto com frequência na leitura.

''Daí surge uma questão: se é melhor ser amado que temido, ou temido do que amado. A resposta poderia ser que se deve querer ser as duas coisas, mas, como é difícil uni-las em uma pessoa, é muito mais seguro ser temido do que amado, quando uma das duas coisas tem que ser dispensada. Isso deve ser dito em geral sobre os homens, que são ingratos, volúveis, falsos, covardes, avarentos e, enquanto eles estão ganhando, estão com você.
[...] E os homens têm menos escrúpulos em quem amam do que temem, pois o amor é preservado pelo vínculo da obrigação, que, por serem homens maus, é quebrado quando necessário; mas o medo os mantém unidos, devido ao pavor do castigo, que jamais vai embora. '' (Pág. 133)

O livro é algo sintetizado e o mais simples possível para todos lerem, segundo o próprio autor ao nos introduzir a leitura. É classificado pelo mesmo como um ''Opúsculo''. E apesar de o livro estar recheado de ensinamentos ou conselhos, talvez um tanto como autoritário, não há como negar toda sua genialidade e, mesmo sendo um tanto bruto, há espaço para metáforas dele próprio que pode ser usada em todos os ramos e momentos da vida.

''Tendo o príncipe necessidade de saber usar bem a natureza do animal, deve escolher a raposa e o leão, pois o leão não sabe se defender dos laços (das armadilhas) e a raposa não sabe se defender da força bruta dos lobos. Portanto, é preciso ser raposa, para conhecer as armadilhas, e leão, para aterrorizar os lobos. '' (Pág. 141)

Num dado momento, Maquiavel, como no fragmento acima, nos demonstra a importância de certa versatilidade para de tornar alguém de impacto e influenciador mas, na mesma tonalidade onde ele diz ser necessário as qualidades acima, na página seguinte ele discorre sobre como, caso não as possua, é necessário parecer que as possua e cita como exemplo Alexandre VI que, segundo Maquiavel, não fez nada se não enganar os homens.

''É, portanto, desnecessário que um príncipe tenha todas as qualidades anteriormente mencionadas, mas é bastante necessário que ele dê a impressão de possui-las. E ainda ouso a dizer que tê-las e sempre usá-las é danoso, enquanto aparentar ter essas qualidades é útil. '' (Pág. 141)
Israel145 12/02/2017minha estante
Boa resenha, GH.

02/11/2022

Li o livro pois o meu professor de Filosofia contou sobre a história de Maquiavel e eu achei muito interessante e resolvi me aprofundar. O livro tem uma leitura difícil e vc muitas vezes precisa reler de novo para entender. Mas o livro é muito bom para entender a época dele.
Max 02/11/2022minha estante
O livro é difícil mesmo!

yukicomelivro 24/07/2023

Gente, esse livro não tem nada haver com o Pequeno Príncipe ?

Fui ler ele e sem querer eu aprendi como manipular a população, dominar o estado, financiar um exército e governar como um tirano
nefertiticientista 29/07/2023minha estante
HAHAHHA

Beatriz 29/09/2022

O Principe
Não sou acostumada com livros dessa natureza, minha primeira leitura de Maquiavel e um verdadeiro aprendizado.

De forma acessível é descrito como funciona a política, como deve agir ao meio do principado, para que o poder do príncipe sempre prevaleça.
Faz uso de muitos exemplos. Defende a ideia de que fraternidade, amor, empatia causam a queda do governo, sendo mais vantajoso ser temido, mas nunca, odiado.
Martela sobre fortuna, esses motivos fez com que Maquiavel tenha fama de maligno, "maquiavelico".
Jessy Souza 29/09/2022minha estante
Achei incrível a resenha ?