O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

Myh 27/04/2021

Talvez mais outras vezes
O Principe foi um livro que comecei ler por conta de Arte na guerra e pra falar a verdade não me adaptei muito à leitura, não abandonei, mas espero daqui uns anos ler novamente pra tentar entender melhor. Não achei complexa, achei chata a leitura

Luis 12/06/2020

Esqueça o ano do livro
Substitua alguns nomes, algumas nomenclaturas, transfira o pensamento de Maquiavel para os tempos modernos e o livro se torna muito atual. Leia com calma, pois não se trata de uma leitura suave e fácil. Boa leitura a todos.

Julia Felipetto Guerra 15/03/2023

Estudante de direito e seus livros hahah
Mas recomendo super, curto e rápido de ler
A linguagem é um pouco mais complexa do que de costume, mas da pra pegar o jeito

Leandro.Santana 14/09/2020

Clássico
O que dizer de um livro escrito em 1525 e depois de quase 500 anos se mantém popular e atual? Naturalmente que o contexto em que Maquiavel escreveu O Príncipe já não é mesmo. Contudo, ao invés de oprimir a população na ponta da espada, o governante o faz retirando-lhes direitos; expropriações e butins tornaram-se assaltos aos cofres públicos; adversários (ou inimigos) não são executados, mas caluniados e difamados por milícias digitais; intrigas palacianas foram substituídas por encontros fora da agenda. Basicamente, os princípios proposto para que o príncipe mantenha-se no poder a qualquer custo mantêm-se atuais, mudaram-se as práticas a eles vinculadas. Por isso, optei por reproduzir um trecho que revela a contemporaneidade de Maquiavel:

?Porque aí está uma regra geral que nunca falha: um príncipe que não seja por si mesmo sensato não pode ser bem aconselhado, a menos que tivesse sorte de depender de um único homem, prudentíssimo, que o governasse em tudo. Nesse caso, é até possível que fosse bem aconselhado; mas duraria pouco, porque seu governador em breve tempo lhe tiraria o Estado. Todavia, aconselhando-se com mais de um, o príncipe que não for sensato nunca chegará a um consenso das opiniões, não saberá articulá-las por sua própria conta; quanto aos conselheiros, cada qual pensará em seu interesse particular, e o príncipe não saberá corrigi-los nem entendê-los: e não pode ser de outro jeito, porque os homens sempre lhe parecerão maus se por alguma necessidade não se tornarem bons

Lucas 24/02/2023

Ser raposa para as armadilhas e leão para aterrorizar lobos.
Uma das virtudes essenciais para ser um príncipe.

Saber viver em equilíbrio de comportamento e imposição de ideias.

Uma abordagem sobre comportamento e estilo de vida baseado na forma como um príncipe deveria se comportar e viver, com base, nos ladrões mostrados por Maquiavel.

Lições muito importantes de vida e até mesmo referências bíblicas em todo o livro refente a tipos de principados e príncipes exemplares que apareceram nas escrituras.
Como Davi e Moisés.

Livro muito bom. Vale a pena a leitura.

Mari 26/11/2021

Ótima obra. Achei super acessível a escrita, principalmente por ser um livro de 1500. Ele é super atemporal, Maquiavel traz diversas estratégias, que com certeza para política da época e até mesmo de hoje em dia é útil. Não acredito que Maquiavel seja horrível, pois se olharmos o contexto histórico e onde ele se encontrava da pra entender o porque dessa obra.

Guilherme.Fernandes 21/02/2023

Obra marcante, um marco para a política moderna!
Impressiona a genialidade de Maquiavel, é uma obra que ultrapassou barreiras, principalmente por conta de seu caráter atemporal. O autor, no período que escreveu, redirecionou seus conselhos aos principados, contudo, boa parte de seus escritos se encaixam em regimes de qualquer tipo, visto que a temática principal é a liderança. Diante disso, enfatizou-se um fato na trama, questionamento esse que deixarei em aberto, e aí, para você, é melhor ser temido ou amado?

Marcelo 05/02/2022

Política nua e crua?
Em O Príncipe, Maquiavel é simples, e objetivo em seus ensinamentos sobre como um governante deve ou não se portar, leitura clássica, super necessária.

Pablo.Lorran 24/03/2023

Um clássico que realmente supera a expectativa.
Já fazia um tempo que eu queria ler este livro.

É um livro que vai direto ao assunto desde a primeira página.

Para quem não está acostumado com a forma da escrita ou até mesmo o ritmo da leitura, pode estranhar no início?

Eu comecei estranhando, com o tempo peguei o ritmo.

É um livro sem muitos pontos. Cheios de ?vírgulas?, ?e? ou ?ou?. Então já vá se preparado.

Escrita completamente antiga, porém bem simples de entender.

O conteúdo em si, não deixa a desejar hora nenhuma, e pelo menos para mim, algumas vezes tive que reler para absorver melhor.

Nota 4, pois o modo que é escrito não me prendeu muito.

Felipe.Colen 04/03/2023

Importante mas não muito interessante
Achei uma leitura chata e irritante, talvez por ter criado a hábito de leitura a pouco tempo e me sentir desnorteado na leitura de clássicos. Pelo que entendi, o príncipe retrata as técnicas lícitas ou não, para se obter sucesso no governo do Estado. É carro chefe para o ensinamento da teoria política, mas não deixou de ser uma leitura chata pra mim.

Raíssa 09/05/2021

Maquiavel escreve O Prinicpe para Lorenzo de Médici em busca de uma Itália unificada. Para isso, ele descreve e analisa os reis/principes passados do seu próprio país como também analisa outros reis da história da europa(apenas as que eles conheciam na época).
Nessa edição também há notas de Napoleao Bonaparte e uma carta escrita para um amigo em que o livro é mencionado.
Nicolau descreve friamente como funciona (e funcionou) a política. Chega a ser assustador como dá para ver vários governos das últimas décadas nele.

Rhana 05/04/2022

Muito interessante
Foi uma leitura surpreendente, mostrou um ponto de vista muito diferente do que estou acostumada a ler. Esse ponto de vista me assustou um pouco, já que Maquiavel faz jus a palavra maquiavélico.
Compensa muito ler, para descobrir outras perspectivas, mas vá para essa leitura de mente aberta e entendendo a época história do livro, por que sem isso fica sem lógica e ofensivo (um exemplo são as frases machistas). Foi uma experiência bem diferente, mas interessante.
Ps: Acredito que o livro pode ser lido por todas as idades, mas para melhor compreensão do texto indico para +12

Paulin 20/09/2020

Teoria política
Didático, astucioso e sincero. É assim que Maquiavel pode ser definido nessa obra.
Ele descreve como deve ser um bom político, digo, um bom príncipe, apesar de não apelar para o lado idealista, mas cedendo mais para um tom realista-pessimista.
O príncipe para aquela época, bem como nas mãos do nosso autor, era a figura do governante maior do povo, da majestade estadista. E ele não poderia se comportar como qualquer outro, tinha determinadas regras morais e éticas a seguir se quisesse permanecer no governo como uma figura forte.
Maquiavel revolucionou o campo da Teoria Política por propor e refletir sobre essas condutas e comportamentos dos monarcas, dos políticos.
Seu texto não é amplo, mas aborda temas centrais da política (da época e que também estão em vigor hoje, no moderno cenário político) como a fragilidade presente na bondade desenfreada, a boa escolha de seus conselheiros, o uso de armas para a manutenção da segurança do Estado, o uso da força e até da violência em situações oportunas, a premiação e a punição públicas de cidadãos que cometam realizações extraordinárias (como quem inventa um artefato ou um conjunto de ideias que estejam a serviço da sociedade ou alguém que cometa um crime bárbaro), etc.
Maquiavel traça medidas que o príncipe pode utilizar para, sempre, colocar ordem no Estado, mesmo que, para tal, precise recorrer à violência, ao uso da força e da crueldade. Daí nosso termo ?maquiavélico? e a ideia de ?os fins justificarem os meios?.

Gio 13/04/2022

carambaa
Eu literalmente não estava esperando nada dessa leitura, achei que fosse ser mais teoria acadêmica difícil de entender e que só iria precisar pras provas e trabalhos, mas não tem nada mais atual do que as reflexões feitas nesse livro, técnicas que inclusive atuais governantes usam até hoje para tentar governar suas nações e a leitura é muito tranquila, fácil de entender sem precisar ficar parando pra pesquisar, grifei quase o livro todo!

Débora 21/09/2020

atemporal
Não é atoa que "O Príncipe" é uma das leituras bases para compreender o realismo estatal. Não achei a leitura complicada, pois ele sempre traz exemplos e liga seus pensamentos em todo decorrer da obra. Sem dúvida alguma é um livro atemporal, entretanto, Maquiavel ensina de maneira calculista como manipular o povo, a elite, o exército e outros principados (estados) a favor da glória do líder estatal, deste modo, temos como exemplo o famoso ponto destacado no livro que é: um príncipe não precisa ser amado, mas deve ser temido e nunca odiado. Em alguns momentos, algumas pontuações dele me fizeram pensar em questões cotidianas, mas isso porque eu tenho mania de tornar tudo em autoajuda. Por fim, acredito que é um obra essencial para compreender a postura dos políticos passados e atuais, apesar de que acredito na necessidade de uma nova forma de fazer política, a história nos proporciona o direito de fazer diferente.