O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

Luiza.Matos 06/02/2020

OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS.
Para mim foi uma leitura difícil, não pelo o contexto, mais pela parte de interpretação, eu não estou habituada a ler sobre administração governamental ou política.
Sai da zona de conforto com esse livro. Há muitas partes boas que ajudam nun desenvolvimento pessoal e reflexões acerca do mundo.

Bela 27/06/2021

Game of Thrones da vida real
Me senti assistindo a série com tanta intriga e morte entre as famílias italianas pelo poder. As dicas dadas pelo Maquiavel ao Lourenço Medici se aplicam até hoje nos governos atuais, fui analisando todos os presidentes brasileiros durante a leitura kkkk. É um guia poderoso para nós, cidadãos, ficarmos cientes das técnicas sujas usadas pelos chefes de Estado.

Tainara.Carvalho 02/04/2020

Realista e maquiavélico.
Em o Príncipe, Maquiavel reúne diversos conselhos, de acordo com a experiência que a sua carreira como diplomata e outros cargos políticos lhe permitiram ter, de como um governante deve agir para se manter no poder.
Apesar da escrita objetiva, é um livro denso. Precisei reler vários parágrafos para tentar entender sobre o que o autor se referia.
O fato de o livro ter sido escrito em 1513 e de Maquiavel pautar os seus conselhos com base nos governos daquela época e anteriores a ela também contribui para que o leitor se sinta um pouco perdido, já que ele cita e faz referência a governos e governantes específicos que muitos eu, particularmente, não conheço.
O livro contém diversos trechos homofóbicos e machistas, o que também pode ser ?justificado? pela época em que foi escrito.
Apesar de considerar que muitos dos conselhos dados por Maquiavel não são mais aplicáveis aos governos atuais, já que não vivemos mais em uma monarquia e o exército não tem mais tanto poder e influência, ainda é possível utilizar alguns dos seus conselhos não só na posição de governante como em outras áreas da vida.
Acredito que o que mais me decepcionou nesse livro foi que, diante da sua fama de ?manual dos governantes?, eu esperava que ele trouxesse conselhos de como os governantes deveriam agir, mas ele é apenas uma descrição de como eles de fato agem.
O Príncipe não nos mostra como o governo deveria ser, mas sim como ele é. Diante disso, acredito que não deveria ser lido como manual, mas sim como uma análise crítica.

lenattog 10/06/2024

Irmao
Bro just say ure homosexual it's not that fucking hard for god sake ?? u don't want either be feared or loved u want to be fucked

Côrtes 29/12/2022

Legal
Interessante, livro um pouco complexo, porém ótimo para se refletir sobre outra época e até possível a tentativa de analisar o livro no contexto atual.

Thainara Ramalho 15/01/2022

O príncipe
"Para bem conhecer o caráter do povo, é preciso ser príncipe, e para bem conhecer o do príncipe, é preciso pertencer ao povo."

vfrauzino 09/01/2022

Uma obra de circunstâncias
Maquiavel escreve sua obra para lidar com um momento específico na Itália... Ele não era a favor dos principados, mas uma República não era a solução viável naquele momento. Em seu livro, Maquiavel descreve as dinâmicas de poder e idealiza uma independência à política, que romperia seus laços com a moral e religião. Acho interessante o capítulo VII, onde ele expõe as dificuldades e a rápida degeneração do estado quando ele ?é concedido por alguém ou por dinheiro ou pelas graças de quem o concede?.
Uma leitura importante que marcou a filosofia e ciência política moderna.

Heroadambr 08/06/2024

A política
Um livro antigo mais que retrata o atual modo operandis do cenário político nacional e internacional.

Dan 05/07/2020

Não dá para concordar com tudo !
Maquiavel consegue ser bem atual em algumas análises feitas ao príncipe. Alguns escritos concordo plenamente, outros deixam uma pulga atrás da orelha e outros não tem como concordar. Deixo a leitura para análise de vocês, mas de antemão é um livro que recomendo. As poucas análises que concordo são bem necessárias para a vida política e para quem assessora um político que no livro Maquiavel chama de ministros. As análises feitas a muitos anos atrás demonstram o quanto necessitamos conhecer as abordagens de antes para que possamos ou não utilizá-las ou adequa-las ao presente. Super interessante !

elfojonas 26/08/2022

Uma lição para líderes
Esse livro me é curioso, tentei lê-lo pela primeira vez há uns 12 anos atrás, e naquela época não me fez sentido e abandonei a leitura.

Hoje, mais velho, bem como ocupando posição de liderança onde trabalho, o livro parece que foi feito para mim.

Incrível como um livro de 1513 ainda é atual, logicamente adaptando-se alguns pontos.

O livro é todo sobre política, meios de se chegar ao poder, como mantê-lo, como perde-lo, exemplos de boa e péssima gestão.

Tirei várias lições nessa leitura, das quais bem empregadas me auxiliarão em minha jornada profissional e pessoal.

Pedro 16/08/2020

Interessante
Possui passagens que podemos aplicar em nossa vida. E é interessante ver os pensamentos e o contexto histórico da época

Caroline762 16/12/2022

Experiência não muito boa
Li por pura obrigação do meu professor de Filosofia, odiei pq não tava entendendo nada, talvez volte a ler.
Eu sei que não é horrível, só pelo fato de ter que ler pra outra pessoa, não curti muito.

Gigi 26/05/2021

com a mistura filosófica, política e histórica, traz uma análise acerca do comportamento de um líder, tornando-se, portanto, excelente opção de leitura a quem busca entendimentos de marcantes eventos passados, mas que, ainda sim, mostra-se uma sabedoria um tanto contemporânea

xLeoSaraiva 12/04/2022

"[...] o homem que quiser ser bom em todos os aspectos terminará arruinando entre tantos que não são bons".
É difícil resumir em poucas palavras o impacto que esta leitura pode provocar no(a) leitor(a). Sendo um clássico da literatura mundial publicado há quase 500 anos, O Príncipe aborda uma série de questões do campo político que ainda refletem nas relações sociais dos dias de hoje.
Com um estilo de escrita profundamente frio e direto, Maquiavel, na qualidade de analista político, expõe uma série de reflexões que servem como uma espécie de "guia" aos gestores públicos, vulgo os "príncipes". Ao longo de poucas páginas, o autor desenvolve uma estratégia argumentativa baseada principalmente na exposição de axiomas e no uso de exemplos históricos que ilustrem determinada matéria do debate político. Sob essa condição, e com certa redundância, Maquiavel reforça sua autoria ao passo que aprofunda o discurso mediante exemplos concretos com quais embasa sua tese.
Além de apresentar os conceitos famosos de "virtude" e "fortuna", o autor elabora uma dissertação persuasiva que justifica e legitima o absolutismo monárquico, o uso da violência pelo Estado, a exploração de colônias, o fomento à guerra e entre outras práticas.
Sem dúvidas, esta leitura é capaz de oferecer uma chance para que se conheça diretamente o trabalho de um autor tão mitificado dentro do debate político. É com base nessa afirmação que eu o recomendo e passo a colocá-lo na minha lista de livros favoritos. Um fenômeno!

SARAIVA, L.