O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

Max 22/04/2021

É um livro que explica os tipos de príncipes que ocorreram na história e que encontramos em vários livros que gostamos. Mas não sigam esses passos como pessoa, eles ensinam a ser um grande manipulador sem coração ...com sucesso.

Côrtes 29/12/2022

Legal
Interessante, livro um pouco complexo, porém ótimo para se refletir sobre outra época e até possível a tentativa de analisar o livro no contexto atual.

Gigi 26/05/2021

com a mistura filosófica, política e histórica, traz uma análise acerca do comportamento de um líder, tornando-se, portanto, excelente opção de leitura a quem busca entendimentos de marcantes eventos passados, mas que, ainda sim, mostra-se uma sabedoria um tanto contemporânea

Rodrigo 04/01/2021

Esse foi na marra
Esse livro me lembra A Arte Da Guerra
Por abordar um tema muito específico
No caso de A Arte da Guerra o livro trás intrusões que só me seriam úteis se eu fosse um general . E O príncipe trás um testo parecido que só séria útil se eu fosse um príncipe
Penso que as pessoas tem tendência a romantizar esse tipo de livro por ser um clássico. Mas tanto A arte da Guerra como o príncipe não foram escritos para abranger um grande publico , sim é específico para pessoas em posição de liderança.

Ingrid.Pardinho 27/12/2020

Essencial para compreender os principados
Ainda que seja uma obra difícil de digerir em vários momentos, ela se coloca como um reflexo da sociedade do período em que foi escrita. Entretanto, acredito ser importante considerar que ela é pertinente no contexto mencionado. Logo, é necessário ter cautela para não cair em anacronismos.

Marcelo 24/01/2023

Manual
Este livro é um manual que traz relato histórico sobre as ações, com uma discussão de causas e consequências, relativas a procedimentos realizados por diversos príncipes ou senhores feudais, que governavam seus reinos.
Maquiavel é muito sincero em sua reflexão e análise que usa cases históricos, como Alexandre Magno, mas também contemporâneos ao seu tempo e espaço na itália e fora dela.
Em sua dissertação explora desde questões relacionadas ao uso da guerra e força, passando pelo relacionamento com a nobreza, burguesia e o povo, aproveitando para relacionar o poder da religião, seja como um poder autônomo, seja como um ator importante, e mesmo sobre a própria personalidade dos chamados príncipes (nomenclatura generalizada para os vários senhores apresentados).
Infelizmente, questões como as colônias americanas, escravidão, o aparecimento de outras religiões e o próprio movimento do renascimento com o desenvolvimento tecnológico, são posteriores a seu tempo e não são explorados.
A carta final ao livro demonstra sua submissão hierárquica a um destes senhores e mostra um pouco de sua importância à época dentro de algum nível de nobreza.
Para mim, não funcionou muito bem, mas quem tem interesse em conhecer alguns bastidores históricos de alguns guerreiros, príncipes, reis, imperadores ou nobres menores pode achar interessante. O áudio é rápido e é adequado com narração única sem problema. Acredito que não teria conseguido terminar se fosse tentar ler ou seria, no mínimo, bem sofrido

caiozin 05/05/2021

lamentável
papo reto menó, melhor ser temido do que amado tlgd, ideia de bandido bom memo
Michelle 05/05/2021minha estante
KKKKKKKKKKKK

Amanda.Bauer 16/05/2021minha estante
Oxi. Que aleatório kkkkkkk

amanda 16/06/2022minha estante
só verdade verdadeira, mermão! ??????

Gabriela 03/08/2023

Um livro escrito há anos atrás ainda mostra muito a realidade do povo . Sinceramente acho que todo político tira proveito desse livro para manipular. Infelizmente o povo não quer acordar para realidade.

Brenda Viana 17/03/2021

"É melhor ser temido do que amado."
Maquiavel foi um homem a frente do seu tempo. Sua visão científica-política é expressa na obra.
Uma das idéias centrais do livro é a política sem escrúpulos, apresentando sua visão de que o que a move é a manutenção do poder. Não se importando se para isso fosse necessário romper com os valores morais impostos pela Igreja e sociedade.
O ápice do livro é a questão da crueldade, onde para Maquiavel, o amor poderia se romper e com ele a gratidão. Já o temor, não. Resultando assim na formação de súditos fiéis. Onde para ele era melhor ser temido do que amado, uma vez que quem ama traí e quem teme, não.
Um clássico atemporal!

Hema 17/06/2022

Eu queria gostar muito dele. Mas eu percebi que estava me esforçava, e não estava obtendo nenhum resultado
Nandi :) 17/06/2022minha estante
KSKSKSKSKSKSKSKSKSKS

Nandi :) 17/06/2022minha estante
É tão ruim assim?

Hema 18/06/2022minha estante
Eu não gostei,mas ele não é o meu estilo de livro. Então pode ser isso também

Nandi :) 18/06/2022minha estante
Ah, sim

Philippe.Dantas 26/06/2022minha estante
Tô nesse barco aí também ??

elfojonas 26/08/2022

Uma lição para líderes
Esse livro me é curioso, tentei lê-lo pela primeira vez há uns 12 anos atrás, e naquela época não me fez sentido e abandonei a leitura.

Hoje, mais velho, bem como ocupando posição de liderança onde trabalho, o livro parece que foi feito para mim.

Incrível como um livro de 1513 ainda é atual, logicamente adaptando-se alguns pontos.

O livro é todo sobre política, meios de se chegar ao poder, como mantê-lo, como perde-lo, exemplos de boa e péssima gestão.

Tirei várias lições nessa leitura, das quais bem empregadas me auxiliarão em minha jornada profissional e pessoal.

Paulo Niedner 05/07/2020

Sine qua non para qualquer estante
De difícil leitura, com estrutura frasal subirdinativa e uso considerável de termos, antes, comumente usados no oficio de escritor, o Príncipe elenca os principais conceitos, pautados em exemplos comuns à época, na carta à Médici em como deve-se comportar o senhor de um principado perante à ambivalência de seus súditos e reinos adjacentes.
Gio 05/07/2020minha estante
Ainda não tive coragem de ler, mas tenho um exemplar aqui em casa. É verdade que a frase ?os fins justificam os meios? não existe no livro? Que, na realidade, ele nunca disse isso?

Paulo Niedner 05/07/2020minha estante
De fato a frase não está presente no livro. Creio que sua gênese deu-se dada a necessidade de resumir a obra em apenas uma sentença. Levando em consideração o distanciamento do homem ordinário, dadas as necessidades políticas expostas na obra, tem-se a origem da frase e, também, o uso do termo maquiavélico, de conotação pejorativa.

Gio 05/07/2020minha estante
Entendi! Me disseram isso esses dias, mas fiquei na dúvida. Muito obrigada!!

Dan 05/07/2020

Não dá para concordar com tudo !
Maquiavel consegue ser bem atual em algumas análises feitas ao príncipe. Alguns escritos concordo plenamente, outros deixam uma pulga atrás da orelha e outros não tem como concordar. Deixo a leitura para análise de vocês, mas de antemão é um livro que recomendo. As poucas análises que concordo são bem necessárias para a vida política e para quem assessora um político que no livro Maquiavel chama de ministros. As análises feitas a muitos anos atrás demonstram o quanto necessitamos conhecer as abordagens de antes para que possamos ou não utilizá-las ou adequa-las ao presente. Super interessante !

Caroline762 16/12/2022

Experiência não muito boa
Li por pura obrigação do meu professor de Filosofia, odiei pq não tava entendendo nada, talvez volte a ler.
Eu sei que não é horrível, só pelo fato de ter que ler pra outra pessoa, não curti muito.