O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

V_______ 18/04/2022

O Príncipe
O mais célebre trabalho de Nicolau Maquiavel, o florentino que viveu entre 1469 à 1527, na conturbada região que hoje conhecemos como Itália, O Príncipe trata-se de manual destinado a qualquer um que queria governar, desde a conquista, governo e manutenção do poder, partindo do presuposto que os fins justificam os meios. Diferentemente de outras obras do gênero, Maquiavel não tece nenhuma utopia, o livro por ele escrito trás as coisas como ela são, por mais que seja cruel e desleal por diversas vezes, é assim que muitos governantes se comportaram antes, durante e depois de Maquiavel, isso inclui a atualidade.
O Príncipe é responsável por inaugurar o pensamento político moderno, e segue ainda hoje, cerca de 500 anos após sua primeira publicação, de suma importância, não só no âmbito político e histórico, já que pode ser aplicado no ambiente familiar e de trabalho, afinal como diz Hobbes, outro grande filósofo, "O homem é o lobo do homem". Brincadeira. Mas é sério.

Gabriel 22/04/2022

Válida Leitura.
Não é das leituras mais fáceis, um pouco cansativa. Acho repetitiva e cansativa os 3/4 iniciais do livro.
Em contrapartida, o último quarto fica muito bom.
Obra que vale reler em algum momento da vida, traz muitos ensinamentos e é muito legal ver a história pela perspectiva do Maquiavel.

Trechos que salvei:
- Quem se apoia no povo, com perdão da palavra, se apoia na merda. - Giorgio Scali
- O príncipe deve fazer-se temer, de modo que, se não conquistar o amor, fuja ao ódio, porque podem muito bem coexistir o ser temido e não odiado.
- Um senhor prudente, portanto, não pode nem deve manter sua palavra, quando isso se torna prejudicial e quando desapareceram as causas que o levaram a empenhá-la.
- Um príncipe prudente deve (?) escolhendo em seu Estado homens sábios e somente a eles deve dar a liberdade de falar-lhe a verdade é somente sobre aquilo que ele perguntar, e nada mais - mas deve perguntar a eles sobre todos os assuntos - e ouvir suas opiniões. (?). Excetuando esses, não deve querer ouvir mais ninguém, mas seguir a deliberação adotada a ser obstinado em suas decisões.
- Um príncipe, portanto, deve aconselhar-se sempre, ms quando ele quiser e não quando os outros quiserem.
- Justa é aquela guerra que é necessária e piedosa são aquelas armas quando nenhuma esperança resta, senão pelas armas.

Ellen 09/06/2021

Manual de Como Ser Maquiavélico
É um livro bastante reflexivo que expande nossa visão sobre a política e liderança. Algumas falas de Maquiavel são bastante repercutidas, mas para mim, elas só passaram a ter contexto agora. Uma dessas falas diz: é melhor ser temido, do que amado; muitas pessoas não entendem o real significado disso. Outra fala que achei interessante foi: Todos podem ver, mas poucos sabem sentir. Pra mim foi uma frase até motivadora, até chegar no final do capítulo 30 e ver o quanto várias de suas ideias estão ultrapassadas. Pois tudo isso era falado no contexto da época e, apesar de muitos governantes ainda seguirem "o manual" ao pé da letra escrito há uns 5 séculos, sempre há o que renovar. Ainda mais quando se trata de governar. Mas sim, vejo muito do que foi escrito por Maquiavel sendo feito até hoje.

Pedro Constant 17/11/2020

Resenha - O Príncipe
O grande tema do livro é até que ponto o bem pode levar ao mau e até que ponto o mal pode levar ao bem de uma perspectiva política. O autor aborda sua argumentação com diversas referências históricas de governantes de diversas eras. Ele define que o melhor caminho que um governante deve seguir é aquele que trás o melhor resultado para seu governo, não dando importância à ética e justificando-se nos resultados de diversos governantes.
Apesar do livro parecer um manual da tirania não significa que Maquiavel estava errado, em muitos casos a ética não resolve nada. O livro foi escrito em 1532, época em que a Itália não era unificada e enfrentava guerras constantes o que trazia instabilidade nos governos. Pra um líder que quisesse manter seu poder e proteger sua cidade seria muito útil aplicar o conteúdo do livro ou talvez fracassasse como muitos outros.
O livro é bem objetivo e dividido em capítulos curtos, difícil de ler, nada que atrapalhe muito o entendimento. Não achei tão atemporal como dizem, a maioria das questões abordadas são majoritariamente de uma política ultrapassada. Ainda assim trás problemas contemporâneos como conspirações, jogo de interesses, influência e popularidade, embora as abordagens já sejam ultrapassadas também.
Escrito por Maquiavel, figura interessante que ficou conhecido por ver a política como um jogo de poder, na edição que li ele fala um pouco de seu cotidiano. A famosa frase "os fins justificam os meios" se encaixa perfeitamente em "O príncipe" apesar de serem de autores diferentes.

Ingrid.Pardinho 27/12/2020

Essencial para compreender os principados
Ainda que seja uma obra difícil de digerir em vários momentos, ela se coloca como um reflexo da sociedade do período em que foi escrita. Entretanto, acredito ser importante considerar que ela é pertinente no contexto mencionado. Logo, é necessário ter cautela para não cair em anacronismos.

Anthony 04/01/2021

Didático
Uma obra universal, escrita de forma didática e aplicável facilmente em qualquer contexto que ocorra relações de poder.

rdomingueti 23/01/2023

Uma obra de fato atemporal!
Impressionante como um livro escrito há tantos séculos consegue possuir tamanha relevância na atualidade. Embora não concorde com a filosofia de Maquiavel, é inegável a sua presença e importância na política em si.

Zaqueu 30/04/2021

Grandes idéias postas em prática hoje
Leitura rápida mais com toda a certeza de que grande parte das idéias colocada no livro estão e foram praticados por "lideres" e governantes políticos.Em algumas partes é até assustador quando vemos que mesmo numa época distante isso está tão refletido nas nossas realidades do mundo atual.

caiozin 05/05/2021

lamentável
papo reto menó, melhor ser temido do que amado tlgd, ideia de bandido bom memo
Michelle 05/05/2021minha estante
KKKKKKKKKKKK

Amanda.Bauer 16/05/2021minha estante
Oxi. Que aleatório kkkkkkk

amanda 16/06/2022minha estante
só verdade verdadeira, mermão! ??????

Malu 23/05/2021

Hmmm
Não pretendo fazer uma resenha muito longa. Sou estudante de história e li a obra como uma fonte histórica. Ele é um livro perfeito para e entender o Homem Renascentista. O príncipe que Maquiavel escreve é a personificação do homem renascentista.

Gostei do livro, mas tenho dificuldade com a escrita de Maquiavel, no entanto o que pesou para mim foi a versão que li, pois é uma Versão comentada por Napoleão Bonaparte e esse cara me dá nos nervos.

Por fim, a obra de Maquiavel é muito interessante, sua visão política é intrigante, mas sua ?babação de ovo? é bem ridícula.

Marcelo 24/01/2023

Manual
Este livro é um manual que traz relato histórico sobre as ações, com uma discussão de causas e consequências, relativas a procedimentos realizados por diversos príncipes ou senhores feudais, que governavam seus reinos.
Maquiavel é muito sincero em sua reflexão e análise que usa cases históricos, como Alexandre Magno, mas também contemporâneos ao seu tempo e espaço na itália e fora dela.
Em sua dissertação explora desde questões relacionadas ao uso da guerra e força, passando pelo relacionamento com a nobreza, burguesia e o povo, aproveitando para relacionar o poder da religião, seja como um poder autônomo, seja como um ator importante, e mesmo sobre a própria personalidade dos chamados príncipes (nomenclatura generalizada para os vários senhores apresentados).
Infelizmente, questões como as colônias americanas, escravidão, o aparecimento de outras religiões e o próprio movimento do renascimento com o desenvolvimento tecnológico, são posteriores a seu tempo e não são explorados.
A carta final ao livro demonstra sua submissão hierárquica a um destes senhores e mostra um pouco de sua importância à época dentro de algum nível de nobreza.
Para mim, não funcionou muito bem, mas quem tem interesse em conhecer alguns bastidores históricos de alguns guerreiros, príncipes, reis, imperadores ou nobres menores pode achar interessante. O áudio é rápido e é adequado com narração única sem problema. Acredito que não teria conseguido terminar se fosse tentar ler ou seria, no mínimo, bem sofrido

Gigi 26/05/2021

com a mistura filosófica, política e histórica, traz uma análise acerca do comportamento de um líder, tornando-se, portanto, excelente opção de leitura a quem busca entendimentos de marcantes eventos passados, mas que, ainda sim, mostra-se uma sabedoria um tanto contemporânea

Tainara.Carvalho 02/04/2020

Realista e maquiavélico.
Em o Príncipe, Maquiavel reúne diversos conselhos, de acordo com a experiência que a sua carreira como diplomata e outros cargos políticos lhe permitiram ter, de como um governante deve agir para se manter no poder.
Apesar da escrita objetiva, é um livro denso. Precisei reler vários parágrafos para tentar entender sobre o que o autor se referia.
O fato de o livro ter sido escrito em 1513 e de Maquiavel pautar os seus conselhos com base nos governos daquela época e anteriores a ela também contribui para que o leitor se sinta um pouco perdido, já que ele cita e faz referência a governos e governantes específicos que muitos eu, particularmente, não conheço.
O livro contém diversos trechos homofóbicos e machistas, o que também pode ser ?justificado? pela época em que foi escrito.
Apesar de considerar que muitos dos conselhos dados por Maquiavel não são mais aplicáveis aos governos atuais, já que não vivemos mais em uma monarquia e o exército não tem mais tanto poder e influência, ainda é possível utilizar alguns dos seus conselhos não só na posição de governante como em outras áreas da vida.
Acredito que o que mais me decepcionou nesse livro foi que, diante da sua fama de ?manual dos governantes?, eu esperava que ele trouxesse conselhos de como os governantes deveriam agir, mas ele é apenas uma descrição de como eles de fato agem.
O Príncipe não nos mostra como o governo deveria ser, mas sim como ele é. Diante disso, acredito que não deveria ser lido como manual, mas sim como uma análise crítica.

niksaninfas 30/04/2021

" Ah mas (O príncipe) é atual.. e blá blá blá"
Achei a leitura bem legalzinha, confesso que dei muitas risadas com algumas semelhanças aos dias de hoje, mas indo a parte que interessa.. Ouvi muitas pessoas dizendo que ( O príncipe) era surpreendente por ser parecido com os dias de hoje e sei lá o que, mas as pessoas demoram cair a ficha que só se parece com os dias atuais porque nossos governantes vivem repetindo ou pelo menos tentam fazer aquilo que "da certo a séculos" e aí já viu segue o roteiro mantém tudo em ordem e tá de boa, porém tem uns que gostam de testar o limite da população e dos próprios aliados que acabam os abandonando e isso não é e nunca vai ser novidade, ninguém quer ter o nome atribuído a alguém que parece querer acabar com a sociedade. Mas enfim, acho que o livro é ótimo para termos a ideia do passado e como ele funcionava, mas se for usar esse livro pra algo político nos dias de hoje que seja para não fazer como era naquela época, até porque estamos em outro momento da história. Maquiavel tem razões em algumas coisas, da pra relevar mas não é tudo, está longe de ser, o livro não fala a atualidade de nada, os governos é quem repetem as mesmas coisas e nós também pois por quaisquer que seja a migalha de algo mínimo decente colocamos qualquer um como "rei".

Rodrigo 04/01/2021

Esse foi na marra
Esse livro me lembra A Arte Da Guerra
Por abordar um tema muito específico
No caso de A Arte da Guerra o livro trás intrusões que só me seriam úteis se eu fosse um general . E O príncipe trás um testo parecido que só séria útil se eu fosse um príncipe
Penso que as pessoas tem tendência a romantizar esse tipo de livro por ser um clássico. Mas tanto A arte da Guerra como o príncipe não foram escritos para abranger um grande publico , sim é específico para pessoas em posição de liderança.