O Livro da Vida

O Livro da Vida Deborah Harkness

Resenhas - O Livro da Vida

Aline MSS 11/06/2023

Bom fechamento de trilogia
A trilogia foi bem fechada! Não teve um grande plot twist, mas os enfrentamentos foram bons.

A história é sobre vampiros adultos e trata sobre a criação das espécies (bruxas, vampiros e demônios). Mtas discussão genéticas, com viagem no tempo e um casal protagonista não mto "meloso".
O único ponto negativo da trilogia é o tamanho dos livros. Esse ultimo possui mais de 750 paginas no e-book e conta com alguns capítulos mto longos e q poderiam ser dispensados. De resto, é uma história interessante e com um bom fechamento.

Não recomendo adquirir os livros físicos dessa trilogia. Apostei nos e-books e acho q fiz mto bem!??

GabsOSilva 28/03/2024

Deborah Harkness foi surpreendente nos dois primeiros livros ao misturar história, ciência, romance e fantasia de uma forma extremamente inteligente e é claro, ela concluiu essa trilogia com um terceiro livro igualmente bom. Nesse último volume vemos a continuação da vida dos personagens, em uma luta para a resolução dos problemas enfrentados e a superação dos inimigos.

Sendo para mim o melhor livro da trilogia, ele traz um aprofundamento nos segredos tão bem escondidos, assim como um desenvolvimento maior de personagens secundários. Também vemos a superação de medos internos e os sacrifícios necessários para o bem da família.

Uma finalização digna para uma história tão bonita e que vai deixar saudades.

Camila.Santana 13/06/2020

Realmente amei demais essa trilogia,para falar a vdd foi a primeira vez que eu leio uma obra tão longa , e a história me prendeu demais e por isso adorei . Matthew e Diana Bishop que casal né meu povo ?

Denise 16/08/2021

O livro da vida
Adorei o livro! A trilogia terminou de forma brilhante, toda a história é muito legal vou sentir saudade desses personagens.

Baianaleitora 14/12/2020

Não acredito que é o fim...
"Eu achava que poderia encontrar uma cura. E também achava que poderia administrar os meus sentimentos. - disse Matthew. - Mas você se tornou tão vital pra mim quanto quanto a respiração e o sangue. Meu coração já não sabe onde eu termino e você começa. Soube que você era uma bruxa poderosa desde o momento em que a vi, mas como poderia saber que você exerceria tanto poder sobre mim?"

O terceiro e último livro da Trilogia das Almas se inicia imediatamente após a conclusão de "Sombra da Noite". A dor da perda e o luto ainda paira sobre todos, mas a guerra contra a Congregação e contra os inimigos do passado está muito perto de chegar ao seu ápice.

Diana e Matthew e todos que estão a sua volta terão que tomar decisões difíceis, eles não podem ter medo e não podem errar, pois não é apenas o futuro deles que está em suas mãos mas de todas as criaturas, sejam humanos, demônios, bruxas ou vampiros.

O que falar dessa conclusão gente? Mais uma obra prima da autora, dessa vez ela introduziu mais sobre a genética das especies com palavras de fácil compreensão para todos, e claro que ela não deixou a parte da alquimia e da história de lado, temas que por si só já deixam a leitura super interessante.

"Quando você realmente ama alguém, você ama aquilo que ele mais despreza em si mesmo."

Quero ressaltar também que em momento algum ela deixou o romance entre Diana e Matthew esfriar, ou os romances secundários, mesmo ali em meio ao caos e ao desespero eles nunca deixam de lutar pelo o que acreditam ser o certo e pela família tão linda que eles construíram juntos, já estou morrendo de saudades desses dois gente, um casal que não é perfeito, mas que com certeza é de verdade, pois a todo momento estão aprendendo coisas um com o outro, sem medo de serem julgados por seus erros e falhas.

?"Antes eu era apenas pó e sombras. Você me trouxe a vida. E não posso sobreviver sem você."

São tantas perguntas e tantas respostas que temos durante esse último livro que eu simplesmente não pude larga-lo até terminar a história. A Deborah concluiu a série maravilhosamente bem, nada ficou sem uma explicação, a ira de sangue, o manuscrito perdido, as mortes sem explicação, tudo super fechadinho e com uma mensagem no final que acho que vale pra tudo, não importa quem você é ou o que você é, no final, somos todos humanos e é isso o que realmente importa.

"Mais que isso, o ouroboros simbolizava nossa parceria. Eu e Matthew representávamos o casamento alquímico entre vampiro e bruxa, morte e vida, sol e lua. Uma combinação de opostos gerava algo mais sutil e mais precioso do que se poderia obter sozinho. Nós eramos o decimo nó. Inquebrável. Sem começo nem fim."

Se você é fã de fantasia ou fã de romance vem conferir essa trilogia, é a combinação perfeita entre os dois ??

Alessandra 01/12/2020

Lento e Cansativo !!
Meu Deus que livro chatoooooo.....
Caso você esteja esperando a resolução da história do Ashmole 782, saiba que isso só acontece em 90% do livro, ou seja, depois de 1.500 páginas lidas. Sinceramente a escritora se perdeu a partir do segundo livro e este terceiro desandou de vez. Foi uma mistura de histórias paralelas até chegar ao objetivo central da trilogia ( me cansei do Jack, da Sarah, do Chris, de todo o livro). Outra coisa que me incomodou demais foi a transformação do Matthew em um vampiro, submisso, sem paixão e perdido. Cadê aquele macho alpha do livro 01, que chegava e fazia o mundo parar ? LI os últimos livros arrastando só para saber o final que não é lá essas coisas.
Van 15/10/2021minha estante
Eu procuro esse
Livro pra comprar e nao acho ?

RhannaP 20/09/2022

Esse terceiro livro foi o mais demorado para mim. Fiquei mais de um mês para conseguir concluir, achei muito enrolado e isso me desestimulava a continuar com a leitura. Foi cheio de altos e baixos. Mas falando sobre a trilogia em si, eu achei muito bom. Foi uma história diferente e cheia de referências históricas, o que me conquistou logo de início.

Vivi 21/03/2022

Achei a terceira temporada da série meio corrida e confirmei a opinião após ler o livro. Muitos acontecimentos que não foram mencionados na série. Muitos pontos alterados também, mas acho que conseguiu manter a sua essência. Claro que devo dizer que o livro é melhor.

Cabral 01/04/2021

Decepcionante
O primeiro livro, A Descoberta das Bruxas, foi um livro interessante que apesar de não me prender, fez com que eu continuasse com a trilogia pelo enredo. Porém, a partir do segundo livro a história desanda.
Por ser um livro grande, a autora não soube trabalhar bem o enredo e há muita "encheção de linguiça", vários capítulos onde nada acontece. As coisas começam a andar no final do livro, praticamente.
O segredo do livro Ashmole foi decepcionante. Enfim, não foi uma boa leitura pra mim
Julinho 05/09/2021minha estante
Senti o mesmo que você, o primeiro é até acima da média entre os livros de fantasia... Agora as continuações...

Van 15/10/2021minha estante
Eu procuro esse
Livro pra comprar e nao acho ?

Alessandra 24/01/2021minha estante
Preciso comentar produção ? Affffff..... cheguei ao fim apenas com o seu incentivo !! Minha pior média de leitura !! 3 livros em um mês !!

Sassenach 29/08/2023

Em O Livro da Vida parece que se passaram séculos desde que Diana Bishop tocou pela primeira vez no manuscrito encontrado por acaso na biblioteca de Oxford, local onde costumava passar horas realizando suas pesquisas. Desde que se deparou com os escritos do alquimista Elias Ashmole, a vida de Diana nunca mais foi a mesma. Em O livro da vida, a Trilogia das Almas chega ao fim, dando sequência aos bem-sucedidos A descoberta das bruxas e de Sombra da noite. No livro, Deborah Harkness se prova uma alquimista literária, ao combinar de forma magistral elementos de magia, história, amor e ciência, numa incrível narrativa que atravessa tempo, espaço e geografia. O resultado é um romance de fantasia para todas as idades, capaz de atrair leitores diversos, de Harry Potter a Crepúsculo, passando por Game of Thrones. A protagonista Diana Bishop está de volta ao presente ? depois da longa temporada em plena Era Elisabetana, onde precisou se adequar aos costumes da época e aprender a conviver com uma nova personalidade de seu marido. Quando retorna, a historiadora não está sozinha. Matthew Clairmont a acompanha mais uma vez ? e está mais cuidadoso do que nunca com a amada. Não apenas por ser um vampiro e esta ser uma característica inevitável, mas por Diana Bishop estar grávida. Mais que isso, a renomada cientista está à espera de gêmeos. Diana nem bem retorna e já tem que confrontar mais uma consequência de sua descoberta, o famoso e amaldiçoado manuscrito Ashmole 782. Matthew e ela retornam à casa secular da família em Sept-Tours, onde reencontraram boa parte dos companheiros da primeira parte da história. O grupo, porém, está desfalcado e Diana precisará de muita força para enfrentar a nova realidade. Após tomar conhecimento da situação atual, a cientista só quer uma coisa: vingança.

Rafael Vinícios 31/01/2022

Resenha de O Livro da Vida
Seguindo minha tendência a reler fantasias que li anos atrás, reli esse aqui na expectativa pela terceira temporada da série adaptação dos livros. Devo admitir que eu não lembrava muitos detalhes e que eu me lembrava dele completamente diferente (?) do que eu estava esperando (?). Pois é, eu sei, realmente me perdi aqui.

Fora isso eu achei legal reler ele e relembrar. É realmente bem construído. Os personagens são bem construídos, os diálogos são bem construídos. Amei as cenas da Ysabeau e da Sarah socialmente trocando farpas. Interessante ver que até os personagens possuem tipos de humor diferentes. Detalhe que estou surpreso como o Matthew e a Diana são safados. Eu real não me lembrava das safadagens deles. Não é uma reclamação.

Triste que os personagens gls povo animado são meros coadjuvantes que foram colocados na história apenas para ajudar no desenvolvimento do personagem da mocinha e seu par romântico. Infelizmente não ganham muitas nuances e nem ficamos sabendo da história deles. Achei que tem alguns furos de roteiro nas tradições bruxas que foram perdidas e em como algumas situações são resolvidas "milagrosamente". A luta entre ***** e **** muito boba e sem ação nenhuma. Esperava tiro raio feitiços complexos porrada e bomba e recebi um poema.

Lembrete de parar de reler livros que eu gosto pois não tem como me decepcionar com eles se eu não reler. Apesar dos apesares eu ainda acho legal e recomendo tanto o livro como a série.
Patty 24/06/2022minha estante
Eu preferi a cena da luta do livro que da série, que teve absolutamente nada de tiro, porrada e bomba! Prometeram algo que não entregaram na duas situações, ao meu ver. Mas pelo menos no livro pareceu mais como um cenário de guerra.

Maria_ 05/03/2022

O LIVRODA VIDA DEBORAH HARKNESS
3 vol e conclusão da Trilogia das Almas.
Revelado o conteúdo do livro da vida. Personagens secundários mais bem desenvolvidos.

Equilibro e a estação de poderes e fraquezas.

Gostei muito. Porém o meu preferido continua sendo o 1°vol.

Recomendo.

Angie 20/03/2020

Com a conclusão da trilogia da alma tive a mesma impressão do segundo livro (sombra da noite), apesar da boa escrita da autora ela peca ao enrolar tanto no desenvolvimento da história. Alguns acontecimentos foram meio desnecessários e um em específico me deixou tão chateada que me fez não continuar a leitura do livro por um tempo. Fora isso é um bom livro, mas que poderia ser mais curto.