Querida Sue

Querida Sue Jessica Brockmole

Resenhas - Querida Sue

Ysabelly.HAvila 28/02/2024

Querida Sue
Ai gente! Que livro lindo, que romance lindo, reviravoltas, medos, traumas, mortes ou não, brigas, drama?
O livro inteiro se dá por cartas trocadas, isso foi o que mais chamou a minha atenção, amei esse livro!!!!!!!!!!!!!

Jhosi 10/01/2024

Primeiro favorito de 2024 ?
Dificilmente eu me esqueço das sensações que um livro me trouxe quando o li pela primeira vez.

E a lembrança que prevalecia de Querida Sue era carregada de emoções. O que se provou totalmente certo novamente.

Um amor que nasce, cresce e se desenvolve em meio ao caos da Primeira Grande Guerra e da Segunda também. E tudo através de cartas.

Uma troca de cartas que começa de forma amigável e que, no decorrer dos anos, ganha força e se torna algo mais; torna-se aquilo pelo que o coração dos remetentes mais anseiam: a segurança de serem amados exatamente por quem eles são.

Um livro carregado de emoção, sentimento, descrições acertadas de personagens, cenários, momentos...

Um mergulho em um passado não tão distante que, no presente, é um respiro de satisfação!

Bruna.Caroline 28/12/2023

Que lindo
Ganhei o livro há anos e nunca tinha lido, muito legal a ideia de contar a história por cartas. Leitura tranquila e fluida. Vale a pena

hagabrielah 06/12/2023

Romance epistolar
"Querida Sue" é uma obra encantadora que nos leva a uma jornada através do tempo e das palavras, uma narrativa tecida habilmente por Jessica Brockmole. Ambientada em duas épocas marcantes da história, a trama desvela-se por meio de cartas, um meio de comunicação que transcende as barreiras geográficas e temporais.
A história se desenrola inicialmente em março de 1912, apresentando-nos a Elspeth Dunn, uma poetisa isolada na remota ilha de Skye, na Escócia. O encontro epistolar com David Graham, um estudante universitário americano, desencadeia uma troca de palavras que transcende a distância entre eles. Os personagens compartilham seus mais profundos segredos, desejos e preferências literárias, construindo uma amizade que se transforma em amor, mas é testada pela brutalidade da Primeira Guerra Mundial.
A narrativa se entrelaça com outra feita durante a Segunda Guerra Mundial, quando a filha de Elspeth, Margaret, enfrenta dilemas semelhantes. A história se desdobra a partir de cartas encontradas, envelhecidas pelo tempo, revelando uma busca pela verdade e conexões perdidas.
O ponto alto do livro reside na escolha perspicaz de utilizar o formato epistolar, conferindo uma profundidade emocional singular à narrativa. As palavras escritas tornam-se pontes entre os personagens e os leitores, criando um envolvimento íntimo com suas experiências e emoções.
A autora, Jessica Brockmole, exibe maestria ao capturar a atmosfera de épocas passadas, criando uma ambientação rica em detalhes que transporta o leitor para Skye e para os horrores das guerras mundiais. Sua escrita sensível e cativante revela-se uma lufada de ar fresco no cenário literário, explorando temas universais como amor, perda e a resiliência do espírito humano.
"Querida Sue" é mais do que uma história de amor, é uma celebração do poder das palavras e da capacidade delas de transcender o tempo. Jessica Brockmole entrega uma trama envolvente que ressoa muito além das páginas do livro, deixando uma impressão duradoura no coração dos leitores.

Gabi 12/10/2023

"Não sei o que fiz de certo na vida, mas eve ter sido alguma coisa muito digna, para eu haver conquistado você."

"Certa vez você me falou, há muito tempo, que era muito clichê dizer que se podia amar alguém para sempre. Existe alguma palavra que signifique "por mais tempo do que para sempre"? É por esse tempo que eu a amarei."

O livro é narrado através de cartas, e alterna entre o passado e o presente. Achei uma leitura muito fluida e emocionante! Adorei!

amandavsc 07/04/2023

Foi bom, mas só isso
Narrado através de cartas, Querida Sue conta a história de um amor que nasceu durante uma guerra, mas se perdeu em algum lugar no meio do caminho. Tantos anos depois, com a ascensão de outra guerra, sentimentos há muito esquecidos parecem ressurgir, e acompanhamos Margaret, a filha da protagonista, buscando respostas para as lacunas na história da mãe.

Apesar do potencial, algumas escolhas criativas feitas pela autora não me agradaram. É difícil entrar em detalhes sem dar spoiler, mas umas coisas aqui e ali me impediram de criar simpatia pelo casal e acabei não curtindo muito o rumo que as coisas tomaram e o jeito que a história terminou. Por se tratar de um romance epistolar, a leitura ficou um pouco cansativa pra mim do meio pro final, mas devo reconhecer que esse formato de narrativa me deu uma sensação de aproximação maior dos personagens e dos sentimentos deles. Achei o ritmo da história ok mas senti que acabou de forma meio abrupta, por tudo que aconteceu durante o livro, fiquei com a sensação de que o final podia ter sido mais amarrado.

Larissa963 30/12/2022

Preciso fazer uma resenha

Sardinha6 03/10/2022

Emocionante!!!
Um amor mais forte do que o tempo e a distância. Um romance à moda antiga, que sobrevive à separação e aos dramas da vida.

1912: Elspeth Dunn, uma poetisa de 24 anos, nunca viu o mundo além de sua casa na remota Ilha de Skye, na Escócia. Por isso fica empolgada ao receber a primeira carta de um fã, David Graham, um estudante universitário da distante América.

Os dois começam a trocar correspondências e fazem florescer uma amizade que, com o passar do tempo, se torna amor. Porém a Primeira Guerra Mundial toma a Europa e David se oferece como voluntário, deixando Elspeth em Skye com nada além de esperanças de que ele sobreviva.

1940: É o início da Segunda Guerra Mundial e Margaret, filha de Elspeth, está apaixonada por um piloto da Força Aérea Real. A mãe a adverte sobre os perigos de se apaixonar em tempos de guerra, mas a jovem não entende por quê. Então, durante um bombardeio, uma parede de sua casa é destruída e, de dentro dela, surgem cartas amareladas pelo tempo. No dia seguinte, Elspeth parte, deixando para trás apenas uma carta datada de 1915. Com essa única pista em mãos, a jovem decide ir em busca da mãe e, nessa trajetória, também precisará descobrir o que aconteceu à família muitos anos antes.

Querida Sue é uma história envolvente contada em cartas. Foi uma incrível leitura e muito fluída, recomendo demais!!! Espero que todos possam ter a mesma sensação incrível que tive ao ler esse livro!!!!

Isabella.Wenderros 01/07/2022

Um romance totalmente narrado através de cartas.
Em 1912, Elspeth Dunn recebe a sua primeira carta de um fã. Além de ficar surpresa com essa novidade, o que realmente impressiona é o endereço do remetente: Estados Unidos. Ela nunca imaginou que sua poesia pudesse ter ido tão longe saindo de Skye, na Escócia. Por uma questão de cortesia, ela decide responder e dias depois outro envelope chega. Assim começa uma relação – primeiro de amizade e admiração, mas que muda com o tempo – repleta de esperança e afeto.

David Graham é um jovem americano procurando o próprio caminho. Pressionado pelo pai a fazer medicina, ele sabe que esse destino não é onde se encaixa. Leitor voraz, fica fascinado pela poesia de uma autora desconhecida e decide escrever para a editora que publica suas obras. Conforme as cartas atravessam o oceano, o sentimento de pertencimento pelo qual sempre ansiou surge e cada página faz com que Elspeth – carinhosamente apelidada de Sue – se transforme no grande amor de sua vida.

Em 1940, Margareth Dunn está empenhada para que as crianças das grandes cidades sejam enviadas até o interior numa tentativa de evitar as bombas que caem sobre suas cabeças. No meio disso, ela precisa lidar com uma mãe cada vez mais ansiosa com aquela nova Guerra, enquanto percebe que sua amizade de uma vida toda pode estar se transformando em algo mais. Quando acontece uma explosão na rua de sua casa e cartas saem voando das paredes, Margareth descobre que existe muita coisa sobre o passado da própria família e sai em busca de respostas sobre si e sobre os pais.

Esse livro está na minha lista há muito tempo e não errei quando imaginei que iria gostar. Como a narrativa é toda epistolar, a leitura foi rápida e senti que realmente estava dentro desses personagens, de seus sentimentos e ideias.

A relação entre Sue e Davey foi lentamente me conquistando e só realmente percebi o meu nível de envolvimento perto do fim. Eles têm ótimas conversas, sinceras e espirituosas. Apesar de a protagonista ser uma mulher casada, Iain é alguém que fica tanto no pano de fundo da sua vida que confesso que eu praticamente esqueci sua existência pela maior parte do tempo. A sensação que tive foi de que esse casamento aconteceu exclusivamente pela profunda amizade entre Iain e Finlay, irmão de Elspeth. Mesmo no meio da Primeira Guerra Mundial, com todo aquele terror e confusão, quem mais sentia medo pelo homem era esse cunhado – não que fosse uma união sem amor e cuidado, mas era mais uma questão de que ambos estavam ali e se gostavam o suficiente para dar aquele passo.

Conforme Margareth vai tirando o véu que cobriu toda a vida da mãe antes de seu nascimento, eu fui ficando cada vez mais curiosa para entender o que tinha acontecido e, quando entendi, fiquei com tanta raiva do Davey! Tão decepcionada por ele ter tomado uma decisão tão grandiosa sem consultar a pessoa que mais seria afetada por ela e triste pelas consequências.

Nos últimos capítulos, não conseguir largar e torci muito para que tudo se ajeitasse. Foi uma leitura envolvente, emocionante e muito gostosa. O casal me prendeu com suas cartas e com esse amor que sobreviveu ao tempo, à guerra e aos percalços da vida.

Luciana 24/04/2022

É uma leitura bastante interessante.

O livro se passa em dois tempos: antes e durante da Primeira Guerra Mundial e durante a Segunda Guerra Mundial. O que nos faz ter plena noção dos períodos históricos. Além disso, toda a história é narrada por meio de cartas, o que potencializa o aspecto espaço-temporal e nos infiltra no íntimo de cada personagem.

Carol 17/04/2022

História através de cartas
Um livro todo baseado nas cartas escritas entre os personagens!.. Uma história de amor muito bonita, sensível e fácil de ler que se inicia por uma carta despretenciosa de um fã para uma poetisa. As cartas tem uma linguagem tão bonita, romântica que, para mim, ficou difícil não me envolver. Livro que me surpreendeu pela maneira como conta a história e pela história em si.

Graziele.Lima 24/01/2022

Bom romance de época
O livro é intercalado entre romance entre as duas grandes guerras. Bons personagens, leitura fluida e final aberto. Livro ideal para leitores que não gostam de romance hot. :)