Coração

Coração Natsume Soseki

Resenhas - Coração

1 | 2 | 3 | 4

Livia M. 21/04/2023

Corações em conflito trôpegos na ambiguidade das relações. Melancolia e culpa, história e curiosidades de uma cultura distante.
Devoção x desconfiança

4/7
Japão

Mille 21/04/2023

Meio confuso
A história é interessante e cheia de questionamentos ao longo da trama,mas teve coisas que eu simplesmente não consegui entender,achei meio confuso,mas não é um livro ruim.Vale a pena dar uma chance.

Rond 30/03/2023

Clássico oriental. Recomendo!
Kokoro é uma obra-prima da literatura japonesa que explora a complexidade humana de forma emocional e profunda. Embora possa não prender o leitor desde o início, vale a pena persistir na leitura para chegar ao desfecho emocionante e refletir sobre as lições que o livro tem a oferecer.

A obra de Natsume Soseki é assertiva, delicada e profundamente humana. Ao mesmo tempo em que traz à tona temas como traição, ela também apresenta uma riqueza de tradições, honra e emoções que a tornam uma obra de arte.

Embora a trama pareça simples, é a profundidade dos personagens e suas interações que tornam o livro tão interessante.

No entanto, devo admitir que a atração do jovem pelo Sensei pareceu boba e sem razão para mim, e o próprio Sensei não era um personagem fácil de admirar - ele era amargo e retraído, com pouca simpatia pelos outros.

psJay 25/03/2023

Talaricagem mata.
Não sei o que me levou a ler esse livro ? talvez o meu gosto pela literatura japonesa antiga.
Pelos dois livros japoneses que já li, notei que o meio do livro da uma esfriada, por mais emocionante e empolgante que o início seja.
E o resumo desse livro, é: talaricagem mata ? e deixa com depressão, quem foi o talarico.
FAtima311 16/07/2023minha estante
Resumiu perfeitamente. Tô rindo muito, rsrsrs

Marcos606 24/03/2023

Delicado ao abordar questões como a indignidade da morte, pecado e redenção, existencialismo, auto-recriminação e misantropia, é uma narrativa de tragédia que se desenrola no cenário da era Meiji.

Um misterioso homem de meia-idade, Sensei, conhece o protagonista casualmente e mantém um vínculo protegido de orientação. Sensei confessa os erros do passado em uma carta ao jovem, seu protegido aprende a olhar além do horror de retardar a morte corporal e aceitar a ordem natural das coisas. Uma investigação espiritual sobre a corrupção da alma humana.

Pericinoto 25/01/2023

Kokoro - Natsume S?seki
Kokoro, que em japonês pode significar ?coração, alma, mente, sentimento?, é um romance que lida com temas como amor, amizade, relacionamento pai-filho, culpa, religiosidade. No entanto, ao longo do trabalho os silêncios são muito mais eloquentes do que as palavras. Muito resta a ser dito.

Eu acho que é um romance bonito e que dá um monte de jogo para discutir tudo o que é deixado no tinteiro, como os traços que definem seus personagens. Este é definitivamente um romance que eu recomendaria aos meus amigos e conhecidos.

Albino 19/12/2022

Coração (não podia ser outro nome)
Todas as histórias sobre o fim da era meiji, no Japão, são fascinantes. Com Soseki não poderia ser melhor representado, desde a metáfora de um professor e um aluno, que foram conectados pelo coração, transpirando e transformando humanidade.
Falando de complexidade política sem falar de política, de amor, sem melancolia, um livro duro, sutil e enorme, uma leitura para se fazer com atenção e coração preparado.

Fabiene.Barbosa 24/11/2022

O primeiro livro de literatura japonesa que eu li e classifico como totalmente necessário!
A forma como o autor oscila entre individualidade e coletividade, além da cultura tradicional e a modernização é incrível. Um livro que fala de relações, de conflitos e tudo o mais que pode envolver um ambiente composto por sujeitos e culturas diferentes.

wickedeye 24/09/2022

Humano, demasiado humano
Natsume Soseki sabe muito bem transpassar sua imersividade em sua narrativa prosaica muito bem condensada e de teor extremamente humano. Os relatos de Kokoro conversam com a carne, a mente e a alma, são retratos de uma geração com uma confusão de identidade generalizada num dos momentos mais complexos vividos pelo povo japonês, onde não se sabia encaixar devidamente o íntimo da cultura com a nova leva de invasão e mescla vinda da cultura ocidental. Tendo vivido isso na pele, Soseki passa para o papel confissões extremamente humanas através de personagens de natureza divergente, de tempos diferentes com ideias a passar adversas mas que mergem muito bem para o contar de sua trágica história, sobre pessoas que se perderam ou que estão perdidas, com amarguras diversas e sonhos fraturados, com descrenças para com a humanidade e para consigo mesmo. Soseki condena o espírito de seus personagens, mostrando o declínio que os leva a completa falta de fé num amanhã próspero. Kokoro consegue te alcançar no íntimo dos pensamentos sem ser nenhum pouco intrusivo, com uma leitura que flui como estar lendo relatos de pessoas que estão pedindo ajuda à fuga de suas mentes. A força motiz destrutiva da existência amargurada do Sensei em contraponto com a figura passiva e simplória de seu pai afetam o nosso protagonista sem nome, sendo o representante de uma nova geração que viria em frente, mas ainda assim tendo a influência de duas visões tão diferentes que conversam em antítese de um período Meiji que é por fim sepultado.

Ana Paula Hoffmann 30/08/2022

Um clássico japonês, lido nas escolas do Japão, que nos leva para um passado no qual o país passava por um período de modernização e aumentava seu contato com o ocidente. A obra desvenda costumes do período e, em paralelo, as motivações internas dos personagens, explorando, antes de tudo, seus conflitos subjetivos e suas humanidades.

LaAs183 07/08/2022

Grata surpresa
Comecei essa leitura pensando que seria monótona, mas logo no início já fui completamente envolvida na trama. Estou cada dia mais fascinada pela literatura japonesa e esse livro, com toda a certeza, contribuiu bastante nisso.

Giuliane.Souza 04/08/2022

O Machado deles
O Natsume Soseki pelo que ouvi dizer é a leitura obrigatória no ensino médio no Japão ?. Mas que história hein! Muito legal a forma como ele retrata a era Meiji e como da para usar a história do professor e do "aluno" como uma metáfora para essa transição de períodos que o Japão passou. Para quem gosta de literatura japonesa é um dos imperdíveis esse aqui

Mandy 29/07/2022

Baita livro
Coração não é uma obra de grandes plots e acontecimentos, mas é nos detalhes, nas analogias e nos sentimentos dos personagens que se encontra sua grandeza.
O final inclusive é muito triste.

Klelber 28/06/2022

Coração
Esse livro é gigante. A forma como o autor desenha as personagens é profunda, cheia de nuances, e a grandiosidade fica na parte final do livro, surpreendente mesmo! Cinco estrelas!

Arieska 29/05/2022

Surpreendente
Mais do que a história do personagem principal, é a do Professor que nos comove e nos segura na leitura. Me emocionei em diversos momentos, mas principalmente na terceira parte da obra. Eu li tudo num instante, comecei assim que chegou e como foi originalmente escrito em formato para publicação em jornal diário os capítulos são curtos e rápidos de ler, nem vi o tempo passar.

1 | 2 | 3 | 4