Eu, Christiane F., A Vida Apesar de Tudo

Eu, Christiane F., A Vida Apesar de Tudo Christiane Vera Felscherinow...

Resenhas - Eu, Christiane F., a vida apesar de tudo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mayara 09/12/2014

História comovente e que te prende do começo ao final do livro!
Eu nunca tinha lido biografias até o primeiro livro da Christiane e, como adorei demais e o classifiquei como um dos meus favoritos até hoje, decidi que teria que ler esse segundo. Ele não decepciona nem um pouco e tem momentos que dá pra sentir tudo o que ela passou na própria pele. Até quem não tem um histórico como o dela se identifica com pelo menos uma parte do livro. São quase 300 páginas que parecem 10 de tanto que ele te prende. Sem dúvidas, mesmo não sendo uma mulher com bons exemplos e boas histórias a contar, a Christiane tem o meu maior respeito e eu admiro o que ela tem a contar, admiro como enfrentou todas as situações. RECOMENDO MUITO, SEM MAIS!!!

Iza 08/01/2023

Voltando ao passado
Li Christiane F. 13 anos, drogada e prostituída quando jovem e agora conheci um pouco mais da sua depois do lançamento do livro. Realmente é uma história triste e chocante. Vale a pena conhecer

Sandro 24/12/2016

Marcante, dramático e bem humorado.
Definitivamente Christiane não é uma pessoa que passa desapercebida, ela é marcante, provocante e é quase impossível ser indiferente à sua presença. Pelo menos esta é a Christiane que vi saltar das páginas do livro. Este livro trouxe uma verdadeira jornada à sua mente e como ela viu e lidou com todos os eventos ao longo de 35 anos após o primeiro livro. Em suas palavras: "não sei como ainda estou viva". Durante as narrativas, ela revela o quanto as pessoas são preconceituosas e mesquinhas, e como isso reflete na vida de quem é o alvo destes comportamentos.

srlucast 13/11/2022

Não aprendeu nada com a vida
É difícil julgar essa mulher, ela adolescente era mais interessante, ela desceu pro fundo do poço, não há glamour algum nessa biografia dela e ela ainda se arrasta no fundo desse poço cheia de sequelas.
Ela fala muito da vida dela pós livro e filme, as sequelas brabas dos anos de uso de drogas. Hoje ela não usa mais droga mais ela bebe, é triste.
Eu provavelmente obrigaria os meus filhos adolescente a lerem o primeiro livro, esse aqui eu não sei não..

Livroseliteratura 07/11/2016

Bom livro
35 anos separam essas duas histórias, protagonizadas por Christiane, aquela que poderia ter sido uma garota alemã comum, com sonhos a serem concretizados e a felicidade a lhe estampar o sorriso.
_
Christiane, no entanto, conheceu o sombrio mundo das drogas, fato que mudou o seu destino e deixou marcas indeléveis, não apenas no seu corpo, mas na sua alma.
_
No primeiro livro (Eu, Christiane F., 13 anos, drogada, prostituída...), foram colhidos depoimentos tanto da própria Christiane, quanto de sua mãe e de alguns colegas (aqueles que sobreviveram). Christiane rompeu o silêncio opressivo que, na época, muito mais que na atualidade, marginalizava os (meramente) viciados em drogas.

O enredo foi adaptado para a película, retratando de forma impactante a adolescência de Christiane. Mas, na minha opinião, o desfecho de ambos (livro e filme) divergem na mensagem passada ao público.
_
35 anos depois, Christiane, já mãe, porém jamais uma ex toxicômana, novamente decide compartilhar suas dores, medos, batalhas, vitórias e derrotas.
(Eu, Christiane F., a vida apesar de tudo)

A segunda biografia não deixa a desejar em emoção e impacto e um livro não pode ser dissociado do outro.
_
São duas leituras que valem a pena, farão brotar sorrisos, lágrimas, angústia e até uma certa revolta.

site: https://www.instagram.com/p/BGo6-yfDh9Y/?taken-by=livroseliteratura

Ana 03/01/2015

Para prender o fôlego
Quem leu "Christiane F., 13 anos, drogada, prostituída", com certeza, não irá se decepcionar com essa continuação. Logo no início, sabe-se que as drogas continuaram fazendo parte da vida de Christiane, porém, em nenhum momento ela se porta como vítima ou foge das suas responsabilidades. Para o leitor, é um momento de se emocionar com a vida de uma mulher tão rica em emoção e sensibilidade. Por mais questionáveis que tenham sido os caminhos trilhados por ela, é impossível não se identificar com ela que, como todos nós, busca encontrar uma forma de superar as dificuldades encontradas. E, como ela mesmo faz questão de ressaltar, quem diria que ela chegaria aos 51 anos de idade?

Sara 25/01/2015

O livro me surpreendeu da metade para o final, no começo tive a sensação de ser apenas uma breve continuação da vida de drogas que levava, porém depois Christiane se aprofunda mais na sua vida e acaba comentando casos mais polêmicos como abortos, a perda da guarda do filho ... Acabou sendo uma ótima história de vida que de cera forma agrava algo a vida de quem lê.

JehRelogi 28/09/2015

Nada mudou....
Depois de 30 anos, Christiane F. retorna para contar um pouco mais sobre sua vida e o que aconteceu com a menina ao se transformar mulher. Muitos pensavam que talvez ela já nem fizesse mais parte desse mundo, tomada como estava pelas drogas e prostituição, mas é aí que ela ressurge, deixando claro que sua existência, mesmo que turbulenta, ainda continua.

Eu, Christiane F. A Vida Apesar de Tudo, assim como o livro anterior, é uma série de relatos narrados pela por ela a jornalista Sonja Vukovic, com quem conseguiu travar uma relação de confiança, apesar de sua imensa dificuldade.

Começamos o livro com ela falando sobre seu atual estado de saúde, os tratamentos a que se submete e aos que não pretende de forma alguma utilizar em si, em seguida ela vai nos inserindo na sua nova vida, nos bastidores do filme que a lançou para o mundo e as relações que começou a travar com os mais variados tipos de pessoas, até se ver mais uma vez afundada nas drogas, descobrindo novos recantos onde viria a obter o material que precisava para se manter “de boa”, mas não somente na Alemanha, como em outros lugares da Europa.

"Fibrose. Com 51 anos, estou à beira da cirrose. Desde 1989 meu fígado está permanentemente inflamado. Tenho hepatite C, genótico 1A, a mais agressiva da Europa. Não tenho ideia de onde nem quando contraí. Transpiro o tempo todo, é insuportável, estou sempre encharcada, mesmo a 10 graus negativos. E no verão não posso usar blusas de mangas curtas por causa das infames feridas vermelhas que tenho nos braços. Chamam isso de angioma estelar. p. 33"

Também passamos a nos envolver com suas relações afetivas e os medos que sempre a cercaram, até que ficou grávida e decidiu ter a criança, uma vez que já havia abortado anteriormente. Ter um filho mudou um pouco mais a visão que ela tinha da vida, não que tenha deixado as drogas por completo, mas ela pensou no bem da criança e passou a se tratar, pelo menos o vício mais forte, a heroína. Por mais maluca que pudesse ser, em nenhum momento colocou a vida do feto em risco, mesmo após que ele nasceu.

Porém, nem tudo foi como ela imaginava que seria, continuo a se envolver com pessoas que não deveria e isso a levou a perder a guarda do filho, um sofrimento que ela descreve como a pior dor que já sentiu. Sim, apesar de tudo, ela amava seu filho acima da própria vida.

Vários são os trechos em que ela reflete sobre a vida, o papel da família, o que é ser mão e todas as loucuras porque passou. Podemos perceber facilmente o quão desestruturada foi sua infância e como que deixou a cabeça dessa mulher de hoje com mais de 50 anos. Ela percebe tudo que acontece ao seu redor e não confia em ninguém.

Há trechos da narração que sentimos um certo incomodo. Em muitos momentos parei e refleti: Ela não está tendo alucinações? Ela não deveria estar internada em um hospital psiquiátrico?

É quase impossível acreditar que ela passou por tudo o que está descrito nessas 265 páginas, na verdade, o real nisso tudo é a doença e o filho, porque o resto parece que partiu da imaginação de uma drogada. Mas quem somos nós para dizer o que é verdadeiro ou falso? Até porque ela não está internada em local algum, então tudo que ela descreve são coisas que aconteceram de verdade em sua vida.

Mas infelizmente, quando leio, ainda vejo aquela menininha de 13 anos. Não consigo visualizar um amadurecimento de verdade, algo que me surpreenda. Ela ainda tenta se justificar usando desculpas visivelmente imaturas e infantis. Mas quem sou eu para julgar essa mulher? Só ela sabe pelo que passou e pelo que ainda passará. Apenas fico aqui torcendo para que não tenha uma morte dolorosa e que viva o resto dos seus dias com um pouco de alegria, ao lado do filho que ama e dos cachorros que tanto lhe agradam.

"Todo mundo, é claro, detesta isso. Não conheço um junkie que se sinta contente de voltar. É preciso mentir tanto para tanta gente que você acaba ficando bom nisso. Mas a principal vitima dessas mentiras é você mesmo. "É a última vez." "Só mais uma vez." E no fundo o drogado sabe que algo em sim mesmo e na sua vida não bate bem. p. 160."

site: http://garimpeiradelivros.blogspot.com.br/2015/09/christiane-f-vida-apesar-de-tudo.html

Laís 26/08/2016

Christiane F. 35 após o primeiro livro...
35 após o sucesso estrondoso do primeiro livro, que contava a história de uma jovem de 13 anos que se prostituia para sustentar o vicio em heroina, Christiane F. resolve desabafar sobre a pressão que sofreu da mídia e de jornalistas que não a deixavam em paz devido ao sucesso de seu filme.
Christiane conta como passou a vida apesar do vício das drogas, e como conseguiu se manter por tanto tempo com o dinheiro da venda de seu primeiro livro.
Uma história de vida triste e um pouco pesada, mas que nos faz refletir o modo como tratamos pessoas com vícios e o quanto este mal está na nossa sociedade, apesar de muitas vezes tentarmos não enxergar. São pessoas doentes, pois o vício as fazem dependentes mas que não deveriam ser tratadas como escória.

Nena 13/02/2016

Trinta e cinco anos depois do enorme sucesso do relato da vida da adolescente alemã q se prostituía para sustentar seu vício de heroína, a protagonista dessa narrativa volta a chocar e conta o q aconteceu depois da repentina fama. Ela narra q nunca conseguiu largar as drogas, adquiriu algumas doenças graves, perdeu a guarda do único filho, sua relação com os amigos, seu rompimento com os pais, seu amor por animais, suas prisões, seus abortos. A triste história da garota perdida para as drogas continua, sempre de forma trágica e melancólica. Conta com acervo de fotos. “Os livros são a minha automedicação. Na imaginação, sou livre, sem limites e sem deveres, posso fazer e deixar que façam o que bem entender, sem decepcionar ninguém. É bom para mim. Acredito que o corpo se sente bem quando a alma está em boa saúde e vice-versa. A leitura me ajuda. Mas essa sensação agradável desaparece assim que a história acaba” (Christiane F.)

Karina 08/03/2015

Recomendo
Boa leitura, envolvente. Supre a curiosidade de saber o que aconteceu nesses 30 anos com o mito Christiane F.
O lado negativo de sua história foi ter cometido muitas atitudes estúpidas no decorrer desse tempo mesmo ficando claro o tempo todo da leitura que por consequência de sua infância de vazio emocional e violência doméstica. Não foi preparada pela vida a enfrentar problemas com a devida auto confiança mas aprendeu desde cedo que era melhor se anestesiar diante das dores, isso por meio das drogas.
Mas o positivo disso tudo que não se faz de coitada diante das diversas besteiras que fez, assume erros e consequências.
Emocionante a tentativa de dar a volta por cima ao ter o único filho.
O primeiro livro obviamente é mais impactante e melhor escrito.
Achei o enredo deste livro um pouco confuso e repetitivo em alguma situações, mas não deixou de envolver e super recomendo.

Marcia.Martins 10/01/2016

Eu, Christiane F; A Vida apesar de tudo
Ótimo livro, mostra como a influência das pessoas pode mudar o rumo de nossas vidas!

Dani Cruz 22/04/2015

Christiane Vera Felscherinow
Uma história de vida incrível, dolorosa, triste mas de superação, afinal, como a própria personagem principal disse: "Quem imaginaria que eu chegaria aos 51 anos?". Sua história nos faz refletir, inclusive, sobre as políticas de repressão à droga utilizadas hoje em dia. Mesmo naquela época, há mais de 30 anos, já era possível perceber que a imposição da abstinência para pôr fim ao vício, não era um alternativa eficaz. Também podemos notar como um ambiente familiar desequilibrado pode prejudicar uma jovem e ser determinante no seu futuro.

Quando li Christiane F., 13 anos, drogada, prostituída... ainda estava no ensino médio e mesmo que a história fosse antiga, eu conseguia contextualizar aquela situação e depois de alguns anos, em um passeio pela livraria, tive a grata surpresa de encontrar esse livro contando sua história desde a adolescência à idade adulta. Comemorei o nascimento de seu filho, chorei quando o mesmo foi tirado dela e suei em cada página ao saber as sequelas que o vício havia deixado.

Christiane é o rosto de uma geração, não cabe a nós, diante de situações como essa, julgar. Muito pelo contrário, a leitura de seu livro causou em mim um grande senso de compreensão quanto a sua situação. Seus problemas são atuais, e na nossa década, penso ser ainda pior, pois o tráfico de drogas é mais intenso, violento e mais pessoas se prejudicam com isso. Por fim, ler suas experiências de vida foi de grande aprendizado, pois sua vida nunca foi fácil... nem de longe.

Sara 07/09/2015

Uma história contada em dois momentos de vida
o segundo livro de Christiane F, escrito após 30 anos do primeiro. Como aprendi com essas duas leituras. "Observar o vício é observar as relações". São livros q me aproximaram muito de uma realidade, e me ajudaram a entender coisas que talvez não conseguisse antes. " Não julgo os outros em função das condições em que vivem. E gostaria muito que fizessem o mesmo comigo" (Christiane F). As duas leituras são importantes.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6