Geek Love Eric Smith

Resenhas - Geek Love

Mari Siqueira 20/06/2014

Identificação total *---*
Identificação total. Eu terminei a leitura de Geek Love com a impressão de que Eric Smith têm me observado esses anos todos e decidiu publicar um livro sobre a minha vida. Sério O_o'. Separei tantos quotes inteligentes e engraçados que foi difícil selecionar apenas dois para fazer parte da resenha. Se você se identifica como nerd, geek ou alguém inadequado aos padrões da sociedade moderna, esse é um livro para você.

A forma como Eric constrói o livro é bem peculiar e sua diagramação é magnífica, repleta de ilustrações em estilo 16-bit que deixam qualquer fanático por games babando. Não é uma história a ser narrada, mas sim um bate-papo entre o autor e o leitor. Com passagens cheias de referências a cultura geek, não é um livro para qualquer leitor, afinal, as grandes sacadas do livro se dão quando o leitor entende as metáforas de Eric. Essas metáforas podem ser entendidas com maior facilidade, em sua maioria, por: geeks, nerds, leitores, gamers, etc., pessoas que tem alguma ligação com o tema. Mas se ao iniciar a leitura você se sentir perdido, não desista: o Google está aí para te ajudar.

Por ser uma nerd assumida, eu sei bem o quanto a cultura nerd vem sofrendo transformações. Há alguns anos, ser chamado de nerd era motivo de vergonha, nos fazia sofrer bullying e eu vivi muito isso. De tempos para cá, a moda geek chegou e trouxe novos adeptos ao estilo. E apesar de não ser fã de modismos, num país cheio de modismos inúteis, um pouco de conhecimento não fará mal.

Muito World Of Warcraft, Call Of Duty (minha paixão gamer eterna), videogame, Minecraft, Mario Bros, Sonic, filmes clássicos, Game Of Thrones, Batman, Senhor dos Anéis, Harry Potter, códigos html, linguagem de internet, livros, antigos programas de tv, Doctor Who, Deadpool, bandas desconhecidas (como Dashboard Confessional que é minha paixão alt' rock eterna) em meio a conselhos amorosos fazem desse um livro um guia de sobrevivência do nerd que procura sua 'alma-gêmea' ou seu 'player2'.

Eric ensina o passo-a-passo da conquista nerd de uma forma engraçadíssima, com muitas metáforas e mostrando como, principalmente, os jogos eletrônicos podem nos ensinar valiosas lições de vida. Essas lições foram convertidas em dicas do que fazer e do que não-fazer-de-maneira-alguma para subir de level, enfrentar o mestre e salvar a princesa ou o príncipe. Desde o Start até o Game Over os relacionamentos seguem um padrão que nos permite programar ou prever qual código ou estratégia nos fará vencer. É assim no mundo gamer e é assim na vida real.

É uma leitura mais do que recomendada, e apesar de ser um livro destinado a um determinado público-alvo, nada impede que um noob leia ao lado do google. Aliás, se você está por fora desse universo, comece jogando CoD BlackOps II. Você me encontra na PSN: @marisiqueira182 ;) Brincadeira! Mas se quiser, pode adicionar mesmo, nerd gamer mode on. Lá, você encontrará muitos amigos, gente bacana e talvez até uns paqueras. Por focar no lado romântico, eu gostei mais ainda e claro, como já encontrei o meu player1 - porque eu sou o player2 dele *-*' - não utilizo mais essas dicas, mas teriam me sido bem úteis antes do meu príncipe encantado derrotar o Bowser e me salvar. São dicas valiosas, que tem que ser passadas para a frente. Adorei, precisa ser lido, entendido e colocado em prática. Saudações élficas e boa sorte no jogo do AMOR

site: http://loveloversblog.blogspot.com

Cássio F B 20/10/2021

Geek Love
Eu botei em prática o que este livro me falou e todas as mulheres com quem eu falava se afastaram de mim. 10/10

Rayra Mirelem 18/12/2022

Resumindo o livro em uma frase: auto-ajuda (divertido) nerd para garotos adolescentes.

Como não sou fã de auto-ajuda e não sou um garoto adolescente, a leitura não me conquistou, porém, achei bem interessante as citações da cultura nerd, e a diagramação está muito linda.

Jung Angel 29/07/2014

E o que achei:
A narrativa do autor é divertida e de fácil entendimento, a construção que ele cria para seu texto está de parabéns, pois percebe-se não só o conhecimento, mas o trabalho de pesquisa (isso se ele fez,haha) para criação de Geek Love.

Um leitura não só para os Geeks, mas para aqueles que estão curiosos. Não que você vá entender tudo com esse livro sobre os Geeks, mas com certeza vai se divertir com a escrita do autor.

P.S: Se a resenha ainda não estiver online no blog, não se preocupem que logo será publicada. A resenha/opinião aqui no skoob é um resuminho da resenha completa que será ou já foi publicada no blog.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

Bruna 20/04/2015

Hoje temos resenha, mas é diferente, de um livro diferente dos que costumo ler e resenhar. Geek Love é um livro não-ficcional que funciona como uma espécie de manual de comportamento amoroso para os nerds, escrito por um super nerd. Risadas e diversão é o que aguarda o leitor que se aventurar pelas 200 páginas desse livrinho, impresso num tamanho e formato semelhantes aos dos pocktet books.

Geek Love, o manual do amor nerd, é isso mesmo que o título diz: um manual. Ele é dividido em sete capítulos que dão dicas (e em alguns momentos narra passo a passo) para os nerds se relacionarem amorosamente, desde a busca pela amada até o comportamento em um namoro sério. O livro pode ser visto como uma espécie de auto ajuda, porém, a tom de humor adotado impede o leitor de ficar muito sério ou reflexivo durante a leitura.

A linguagem é direta e dinâmica. O autor fala diretamente com o leitor, a quem chama de Player 1, e vários termos e expressões do universo nerd são utilizados a todo momento. Como eu não sou tão nerd assim, fiquei confusa com algumas expressões, principalmente as relacionadas a game ou HQs. E, apesar de falar claramente com um leitor masculino, nosso Player 1, as dicas do autor podem ser adaptadas ao universo feminino, e tem uma sessão especial para as garotas nerds.

Logo no início, o autor descreve os vários tipos de nerds, e descobri que eu estou lá! Assim como a maioria das pessoas que estão lendo esse post. Existe uma breve sessão falando do Nerd dos Livros (*-*), e mais para frente, há dicas de como flertar em livrarias, :).

A diagramação do livro é o seu grande diferencial e principal ponto forte. Ele é todo ilustrado! E usa imagens relacionadas ao mundo nerd, sendo os games os principais elementos. O livro tem 208 páginas, mas suas dimensões são pequenas, 18x12,5 cm, o que o aproxima de um pocket book. A letra é um pouco pequena, mas não me incomodou, pois encaixou perfeitamente com o formato gráfico do livro. A capa é super fofa, o que torna todo o elemento visual do livro realmente encantador.

Apesar de ser um livro divertido e pequeno, não os aconselho a fazerem uma leitura rápida, pois isso pode torna-lo cansativo, uma vez que não há uma história a ser contada. Pelo menos comigo foi assim, não rendeu quando tentei ler no meu ritmo normal. Achei meu ritmo ideal ao ler apenas um capítulo do livro por dia, o que tornou a leitura mais agradável e nada cansativa. Como eu disse, quem não conhece bem o universo geek, pode ficar perdido em alguns momentos, e isso foi a única coisa que me incomodou, mas foi algo que se repetiu por todo o livro.

Indico a leitura não apenas para os aficionados do mundo Geek. Esse livro tem dicas válidas e super divertidas, e pode se apreciado por todos.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2015/04/resenha-geek-love-eric-smith.html

Marian 07/08/2014

"Nunca desista, nunca se renda!"
O tipo de livro que Leonard Hofstadter, Howard Wolowitz e principalmente, Rajesh Koothrappali deveriam ler se fossem reais. Ah! Sem esquecer o também necessitado dono da loja de quadrinhos, Stuart. Tá! E talvez o Barry Kripke, também precise. (MUITO)

** Saindo do modo Off-line e entrando no modo On

Smith ensina de forma genial como finalmente parar de viver a vida no Single Player Mode, e encontrar um Player 2 para chamar de seu. =)
O livro flui de maneira fácil, leva o leitor a se inserir em certas ocasiões de forma hilária.
Ou seja, nada como sair da jogada comum, aprender a passar com louvor pelo nível de dificuldade, receber a pontuação mais alta, e enfim, chegar a merecida fase avançada. Afinal, não há como negar que até os Nerds querem perpetuar seus genes pelo processo reprodutivo tradicional dos Homo sapiens. (Essa foi ótima! *Rs)
Depois desse livro, o Player 1 aprende que apesar do Game Over sempre existir e não ser coisa do passado, você pode sempre apertar a tecla Continue e tudo vai ficar bem.
Se você não for do tipo que ama Tecnologia, Jogos, Quadrinhos, Séries, Animes, Mundo de Fantasia, Personagens Heroicos e não seja um pouco esquisito, talvez fique meio perdido com a linguagem peculiar usada pelo autor no livro.
Agora se você for Nerd ou Geek, ou quem sabe um pouco dos dois, vai amar esse livrinho. (Que por sinal é lindo!)
E como diz Smith:
"Espero que sejamos todos sortudos o suficiente para encontrarmos uma pessoa especial, que ela se torne a Hermione de seu Rony, a Vampira de seu Gambit, ou quem sabe, a Pepper Potts de seu Tony Stark."

Tamirez | @resenhandosonhos 06/09/2018

Geek Love
Não é a toa que o subtítulo desse livro é “O Manual do Amor Nerd”, porque ele é exatamente isso, um guia para nerds aprenderam a namorar e encontrar o seu Player 2. E ele é todo em linguagem nerd e cheio de sacadinhas que você só vai entender se for um verdadeiro nerd. Na verdade, mesmo você sendo um nerd, se você não for meio old school, é capaz de perder algumas piadinhas, já que o autor não é tão novinho assim.

Geek Love é do autor americano Eric Smith e foi publicado aqui no Brasil pela Editora Gente em 2014. E sim, ele é um auto ajuda, mas é o auto ajuda mais bacana que você vai ver na sua via. Com um passo a passo super detalhado e cheio de cenários diferentes para uma mesma situação, o autor conduz você, a quem ele chama de Player 1, por todos os estágios da “conquista”, até que você tenha dominado a arte de namorar e, seu Player 2 tenha sido devidamente encontrado e conquistado.

Claramente o autor escreveu esse livro pensando nos garotos e se refere quase sempre no masculino para os leitores, porém, nada impede que mulheres nerds o leiam e aprendam muito também, principalmente se seu alvo também for nerd :D

A diagramação é amazing e é toda feita com gráficos 16 bit, com páginas personalizadas e formato diferenciado. Ele tem pouco mais de 200 páginas e como é todo bonitinho e a escrita super fluida a leitura vai que é um risco e quando se percebe o livro acabou e você tem vontade de ficar abraçado com ele pra sempre.

Se você é fã de StarCraft, Diablo, Pokémon, O Senhor dos Anéis, Call of Duty, Star Wars, Star Trek e World of Warcraft vai se sentir em casa, agora se você é como eu, e não é TÃÃO nerd assim, talvez as vezes perca a piada ou, como foi o meu caso, divirta-se tentando descobrir o que diaxo o autor quis dizer com certas coisas. E posso dizer algo pra vocês, foi suuuuper divertido ler esse livro. Dei altas risadas e é claro, posso ter aprendido uma coisa ou outra.

O livro é bem didático e nos conduz por todos os estágios, incluindo opção de situações e até mesmo sugerindo diálogos e dando dicas de como se portar. Conforme o nível do relacionamento avança, mudam os capítulos, até que você já esta craque. E tudo isso com muito bom humor!

Achei a ideia do Eric Smith realmente esperta e como boa Diretora de Arte, com toda certeza vou usar essa diagramação como referência para algum futuro trabalho, porque gente, é muuuito, muuuuito amor

site: http://resenhandosonhos.com/resenha-geek-love-eric-smith/

Gabyh 02/04/2019

"O que este livrinho desafiará você a fazer, Player 1, é acessar as lições tradicionais de namoro no sistema operacional do atual mundo do romance."

A primeira coisa que se percebe nesse livro é como ele tem referências, em cada página do livro você vê tantas referências - mas acredite, é possível superá-las, eu mesma não entendia todas -, mas é exatamente esse ponto que faz com que seja um livro divertido e verdadeiro, sem uma história linear - mais um guia mesmo - mas que é completamente gostoso de ler, pois trata um assunto um tanto sério - relacionamentos - de uma forma simples que cativa os leitores e os aproxima do mundo do namoro - que nos dias de hoje pode ser cheio de tecnologias e barreiras que antes não existiam. O livro mesmo permite que seja lido de forma sequencial ou da que mais lhe interessar.

Em cada capítulo o autor procura ir orientando o leitor - Player 1 - através de situações comuns no momento de se conquistar um companheiro - Player 2 -, apesar de ser um livro escrito grande parte voltada para meninos e formas de conquistar uma garota, grande parte das dicas são ajustáveis de acordo com o seu gênero, por se tratarem principalmente de dicas em um contexto geral, apresentando ainda algumas páginas extras que contam dicas sobre o assunto que vem sendo tratado no capítulo.

O livro se mostra exatamente aquilo que ele propõe ser: um manual. Dando ao leitor várias dicas de como se aproximar das pessoas, o que comer, o que vestir, o que dizer, o que não se deve dizer. No geral, o livro não dita regras para levar um relacionamento da forma correta, mas procura dar dicas de como agir em situações comuns, não que ele deva ser seguido a risca, mas mostra ao leitor como encontrar a sua própria maneira de se tornar um namorado em potencial, assim como formas que não seriam muito legais de agir com outra pessoa.

A leitura do livro acontece de forma bastante natural, no decorrer das páginas não é difícil se ver envolvido em uma leitura informativa e divertida. A diagramação do livro também ajuda na leitura fluida, em cada página vemos a numeração com o estilo pixel, como ilustrações em 8-bits.

Karina 05/09/2015

Leitura divertida
O livro é muito gostoso de ler, embora seja voltado para meninos o livro possui ótimas dicas para todos os genêros e até para relações de amizade.
Cheio de referências nerds muito divertidas e de leitura bem fácil, é daqueles livros legais pra levar na mochila e ler enquanto espera num consultório, no ônibus, etc.
A versão em português tem uma quantidade um pouco desagradável de erros, precisa de uma nova revisão, mas ilustrações e diagramação são ótimas.
Não é um livro que vai mudar a vida de ninguém, mas rende algumas horas de boa distração, mesmo para quem já tem um player 2. ❤

Isabella.Metello 13/03/2020

Auto-ajuda ?
Foi o primeiro livro de auto-ajuda que li, li com 15 anos, foi divertido, tem uma linguagem muito boa, mas dou 3 estrelas não pelo livro em si, mas porque aqui descobri que talvez eu não gosto de muito de auto-ajuda, se eu gostasse seria 5...Se você gosta de auto-ajuda e é geek, vai amar

Gabriela Crisch 14/03/2022

Nerds também amam
Eu gostei muuito da identificação com o livro kkk serio
Não sou fã de romances e autoajuda mas esse conseguiu misturar os dois sem ficar enjoativo!
Gosto das referências apesar de não conhecer nem metade delas, mas principalmente as de The big bang teory me fizeram ter um respeito pelo autor digamos assim
Que inclusive foi quebrado quando ele deu um baita spoiler de harry potter no final do livro :( (ainda não sei se de fato é spoiler mas se for grrr)
As dicas se aplicam a relacionamentos amorosos e amizades, sendo que o autor da dicas sobre autoconhecimento e como manter relações saudáveis respeitando os respectivos espaços das pessoas envolvidas, assim como aspectos essenciais para a continuação de um relacionamento amoroso e seu início
Vale ressaltar que é um livro em que o autor se direciona aos meninos e isso eu curti muito também, acho que falta atualmente esse local de acolhimento e bate papo entre os homens sobre essa temática da forma como foi desenvolvida, justamente por aquele clássico "homem não chora" e outros erros que limitam o potencial dos meninos de serem grandes partidos para suas players 2

Karina 08/02/2015

Interessante e ideal para geeks... Para noobs não vai ser tão legal, pois não irá entender a maioria das referências.

Andréia 15/01/2015

Resenha Geek Love - www.starbooks.com.br
O livro tem uma capa fofa, diagramação bem trabalhada com belíssimos detalhes internos, mas não curti a leitura. Eu sabia que Geek Love - O Manual do Amor Nerd não era muito o meu estilo de livro, mas sempre dizem para dar oportunidade ao novo, não é mesmo? E Eu esperava me enganar e ficar de fato encantada com o livro, o que não ocorreu.

Como o próprio título diz, trata-se de um manual que ajuda nerds a encontrarem um par, tem dicas bacanas, então acho uma leitura super válida para rapazes (que são o público alvo) e até para moças. O livro também faz o leitor abrir o olho para o fato de que quando você está um relacionamento às vezes é necessário ceder e ter empatia, ou seja, se colocar no lugar do outro para saber o que um determinado comportamento seu irá ocasionar ao próximo.

Sabe aqueles livros de auto ajuda bem leves, repletos de dicas e que muitas vezes nem parecem que são de auto-ajuda? Então Geek Love é esse tipo de livro. O autor dá várias dicas sobre interação, o que se deve fazer quando for puxar conversa com uma pessoa do sexo oposto, quando você for ao primeiro encontro, o que usar, o que fazer, o que não fazer entre outras coisas.

Narrado em primeira pessoa o autor fala diretamente com leitor nomeando-o como ''player 1''. Geek Love é cheio de referências a vários jogos e filmes, e confesso que fiquei meio dispersa por não conhecer e saber do que se tratava certas obras citadas; e em certas partes parecia que o autor estava falando com nerds desesperados e que nunca falaram com outras mulheres excetuando a própria mãe.

Enfim, o livro é interessante, só que não é compatível comigo, acho que se eu o tivesse lido quando tinha uns 14/15 anos teria curtido a leitura. Mas tenho certeza que você irá extrair ótimas dicas desse livro para empregar na sua vida.

site: http://www.starbooks.com.br/2014/09/resenha-geek-love-o-manual-do-amor-nerd.html

Marcos 10/09/2014

Geek Love é um livro de não-ficção que tem por objetivo ajudar jovens nerds a arrumarem uma namorada. Para isso, Eric Smith usará de referências da cultura pop e nerd para ajudá-los nessa árdua tarefa. Para começar, teremos que identificar que tipo de nerd o leitor é. Assim, passaremos por diversos estilos, como os fãs de games, de quadrinhos, os Tecnogeeks, os nerds acadêmicos, etc. Confesso que fiquei mais classificado como o nerd dos livros (pq, né? rs). Depois o autor dá dicas de como fazer uma saudação que conquiste a garota e de locais por onde a paquera pode acontecer.O livro segue nesse ritmo, englobando desde o início até um possível término de relacionamento no futuro. Todo o texto está recheado de referências da cultura nerd, como O Senhor dos Anéis, Doctor Who, Star Wars, etc.

O projeto gráfico é, sem dúvidas, o ponto alto desse livro. O início dos capítulos e todos os detalhes da arte estão incríveis, muito coloridos e com referências claras a jogos de videogame clássicos, como Mario Bros e Pacman. Confesso que esperava mais desse livro. Ao ler a sinopse, achei que seria um livro de humor, com um texto mais leve e divertido. Quando comecei a ler, percebi que se tratava de uma espécie de "autoajuda nerd", ou seja, um livro de comportamento mascarado com temáticas desse universo. Por isso a leitura demorou a fluir e cheguei ao final do livro com uma sensação de alívio por ter terminado.

Recomendo a todos que gostam de livros de autoajuda e que se identifiquem com o universo nerd.

Confira a resenha completa, com fotos do livro, em:

site: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2014/09/resenha-geek-love-de-eric-smith_10.html
Dayanne Soares 16/06/2015minha estante
Eu fiquei um pouco irritada com a tradução do livro, doía nos ossos a quantidade de erros de português. Também tive a sensação de alívio quando terminei, pois meus amigos ficavam rindo de mim. (-_-)