Orange Is The New Black

Orange Is The New Black Piper Kerman

Resenhas - Orange Is The New Black

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Boo 07/08/2016

Ah, como eu fui iludida...
Este livro conta a história de uma mulher chamada Piper Kerman que fez sucesso a partir de uma serie produzida pela Netflix com o mesmo nome dado ao livro.
A jornada da protagonista nos é contada de forma engraçada e cativante, porém não é tudo o que imaginei ser.
No fim desta leitura, consegui concluir que me encantei SOMENTE pelo enredo da série, a emoção dos personagens, a drama envolvida e toda a confusão que acontece ali.
Portanto a Piper (a Kerman e não a Chapman) não me admira tanto, pois já vi fatos de presidiárias que cometeram delitos bem mais graves, sofreram muito mais e possivelmente teriam bem mais coisas para contar mas que nunca foram notadas por isso.
Mas recomendo sim este livro, somente se você não conhecer a série, é claro.
alissonferreira.c1 21/09/2016minha estante
É por isso que a série é inspirada e não baseada. Se fosse pra o livro ser a mesma coisa da série, nem era necessário ler.
Eu achei interessante porque vi além da história da Kerman. Eu parei e analisei os questionamentos levantados pela autora e isso me fez pensar, pesquisar e questionar também o sistema carcerário, que pune de forma errada quando deveria estar reabilitando infratores para devolvê-los para a sociedade como cidadãos, aptos a viver e trabalhar, inclusive, como qualquer outra pessoa.

Boo 01/10/2016minha estante
De certa forma, concordo que também me questionei sobre os pontos que a autora levantou no livro e isso foi sim bastante produtivo. Mas é como disse, criei expectativas para ver uma mulher batalhadora, sofredora e injustiçada como muitas das conhecidas na série (sim, eu preciso citar a série pq aqui no Brasil, conhecemos o ponto de vista da Netflix antes do livro) e o problema foi que isso não aconteceu.
Contudo, o livro é bom, somente se você não conhecer a série, vale lembrar!

Clau 21/09/2015

Resenha
um livro muito bom de ler, vc acaba sentindo na pele o que ela passou na prisão, os medos, angustias, mas tbm alguns momentos de alegria e companheirismo! Valeu apena a leitura.
Cih 09/10/2015minha estante
estou louca para começar a ler,gostei da tua resenha.

babisenberg 22/11/2015

interessante
Nunca vi o seriado e não sei se me intetessaria, mas o livro foi bastante interessante. Gostei dos relatos ora sérios ora engraçados. Uma realidade sobre a qual dificilmente pensamos. Valeu a leitura.

Gabriela2993 08/05/2022

Como uma grande fã da série foi interessante apreciar a obra que deu origem a uma coisa tão grande, fazer as conexões entre quais personagens do livro inspiraram a série e coisas do tipo.

Tatah 03/09/2017

Diferente da serie a historia original é bem diferente ,não a romance entre alex e piper é bem mais puxado pra o drama e amizade ,é um otimo livro.
Fui com muitas expectativas para ler este livro pois oque mais me atrai na série são as personagens as historias das prisioneiras, e neste livro temos o foco todo voltado apenas para a personagem piper com apenas seu proprio ponto de vista é uma historia apesar de louco é um tanto normal piper é bem recebido e não sofre rejeição da partes de outras prisioneiras.

Antonio Maluco 16/10/2017

Emocão a 1000
foi legal ler o livro que deu origem ao seriado da netflix e bem parecido com o livro em questão

Gramatura Alta 25/01/2018

ORANGE IS THE NEW BLACK é o livro que inspirou a série de mesmo nome da Netflix. Escrito pela autora Piper Kerman, o livro é um relato e uma maneira que ela encontrou para não se esquecer dos desafios que ela enfrentou durante o período que passou presa. A série, atualmente, já conta com cinco temporadas e está no processo de gravação da sexta, que deve ser lançada no próximo ano.

Eu fui uma das pessoas que assistiu a série antes de tomar conhecimento do livro, e esta é uma das minhas séries favoritas. Piper, a protagonista que possui o mesmo nome da autora do livro, é presa por ter se envolvido com o tráfico de drogas de um cartel internacional e, ao longo de quinze meses, ela terá que passar por todos os desafios que se pode encontrar num presídio feminino. Em ambos, livro e série, são discutidas questões polêmicas e recorrentes nos dias atuais, tais como os direitos da população carcerária, os julgamentos discriminatórios nos tribunais, racismo, lesbianismo, violência sexual e a desumanidade por parte de grande parte dos agentes penitenciários para com os presos.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a semelhança entre o conteúdo do livro e o que é representado na série. Enquanto eu lia, era bem fácil lembrar exatamente a cena na série, e as alterações feitas são bem sutis. Exceto uma delas.

No livro, a ex-namorada de Piper chama-se Nora (Alex, na série) e ela é apenas citada em algumas poucas partes dos primeiros capítulos e depois da metade do livro. Enquanto na série, ela aparece desde o início e é uma das personagens de maior destaque junto a Piper. Isso me decepcionou bastante, porque Alex e Piper formam um casal ao longo de quase todo o desenrolar da série, porém é compreensível, uma vez que a adaptação da Netflix também precisava inserir outros detalhes que fizessem os fãs quererem acompanhar cada episódio, além das questões sociais discutidas.

Acredito que, por não ter esta parte do romance retratado na série como um dos tópicos principais da narrativa, o livro não me agradou tanto quanto poderia, porém este também não era o objetivo da obra. Um dos detalhes que eu gostei no livro é que, por mais que seja um relato que envolve bastante sofrimento e violação da humanidade, a história se desenvolveu de maneira bastante fluída e pouco cansativa, sendo que, por mais que me desagradasse o fato de que Piper não ficaria com Nora (Alex!, Alex!, Alex!), a história estava tão bem construída, que estive curiosidade de saber o que aconteceria até o final.

Infelizmente, ORANGE IS THE NEW BLACK é um dos livros que não entra na minha lista de livros favoritos, como já disse acima, não porque não seja um livro bom, ele é muito bem escrito, mas acredito que eu esperava mais da história por causa da série.

site: http://www.gettub.com.br/2018/01/orange-is-new-black.html

Gio 30/12/2015

"Comer, Rezar, Amar" na prisão
Orange Is The New Black é como "Comer, Rezar, Amar" na prisão. Nesse livro divertido, crítico e surpreendente Piper Kerman conta como passou 15 meses de sua vida em uma penitenciária norte-americana, depois de sua condenação por tráfico de drogas. Piper conta sua rotina, suas visões, as histórias de suas loucas, determinadas, guerreiras e perdidas colegas de prisão.
O livro é uma verdadeira lição. Piper tem sua vida virada do avesso e ainda sim, com muita coragem, se redescobre, tira novos conhecimentos de cada situação inesperada. Por exemplo como fazer um cheesecake de prisão!
Mas Piper também denuncia o beco sem saída dos sistema carcerários, que não proporcionam a possibilidade de uma vida pós-prisão e ressalta a importância do apoio de amigos e familiares.
Vale muito a pena ler!! (e depois assistir a série, também ótima)

site: https://www.instagram.com/p/ta_VfVyt_R/?taken-by=monlivre

Kristine Albuquerque 10/09/2018

Privilégios.
Eu já comecei essa leitura com um pé atrás por saber que suas personagens e situações diferem do que acontece na série. Não que eu realmente esperasse que fosse tudo idêntico, afinal o livro foi apenas uma inspiração para o roteiro da série, que não tem por pretensão ser um retrato fiel de um episódio real; mas depois de seis temporadas o apego às personagens é mesmo inevitável, então era necessário esse exercício de distanciamento.

Recém-formada em uma faculdade de prestígio nos EUA, Piper está mais disposta a viver aventuras e conhecer pessoas diferentes do que ter um emprego e uma vida formal. Trabalhando como garçonete, conhece Nora (saudades Vause) e logo elas começam uma relação. Não demora para que Piper também se envolva com o "trabalho" de Nora - tráfico de drogas internacional e lavagem de dinheiro. Após alguns meses, Piper se arrepende e volta para sua antiga vida, mantendo um trabalho fixo e logo conhecendo Larry, que viria a ser seu esposo. Quase dez anos depois, após uma longa jornada burocrática no sistema judiciário norte-americano, Piper é condenada a cumprir pena em uma prisão federal. Tudo isso acontece nos capítulos um e dois, e a partir daí passamos a acompanhar o cotidiano dela na prisão.

Por ser uma autobiografia, o foco se mantém na vivência da Piper e nas suas percepções da rotina na prisão. Mesmo ao narrar vivências de outras mulheres, isso não muda muito. E é esse ponto que me faz preferir a série, por diversificar o protagonismo e explorar as diferentes realidades daquelas mulheres.

Além desse cotidiano exposto, a autora também intercala reflexões, questionamentos e críticas ao sistema prisional e suas inúmeras falhas, incluindo dados que corroboram esses argumentos. A realidade brasileira é bem diferente e não seria justo compará-las, mas certamente as reflexões cabem aqui também.

Em uma visão mais particular, Piper sabe de seus privilégios e fala sobre eles de forma natural, mas às vezes arrogante também. Alguns termos que ela utiliza, ou situações em que ela se esforçava para confirmar/demonstrar ser politicamente correta ou uma cidadã de bem, me fizeram torcer o nariz para ela. Felizmente, em boa parte do livro ela é uma pessoa legal, divertida e consciente (ou quase).

A leitura é rápida, apesar de em alguns momentos captar tão verdadeiramente aquela rotina que se torna algo cansativo. Outra questão que percebi foram as mudanças rápidas entre parágrafos, quase como se, ao juntar as partes escritas para compor o livro, não houvesse tanta preocupação em conectar aquelas cenas. Mas isso é bem pequeno mesmo, e claro que há uma cronologia, mas ainda assim foi algo que não pude deixar de notar. Mais um ponto que não posso deixar de comentar são as lacunas em algumas frases, faltando palavras. Não sei se foi falha na tradução ou na revisão, ou em ambos. Não prejudica a compreensão do texto, mas ainda assim.

Enfim, o livro é bem interessante sim, principalmente para quem gosta da série, mas também para quem se interessa por memórias e biografias, vidas em privação de liberdade, sistema prisional e vivências de mulheres. Não é complexo e nem se aprofunda no tema, mas é um ponto de vista dentre vários possíveis. Certamente vale para que se conheçam realidades diferentes da nossa.

* Nota: 3,5 / 5
* Atualmente, Piper Kerman vive no Brooklyn com seu esposo e faz parte de uma associação penitenciária feminina.
Natália Lemos 11/09/2018minha estante
aaaaii eu queeeero

Kristine Albuquerque 11/09/2018minha estante
é uma leitura muito válida Natália, fica a dica!

The 12/08/2015

Bom!
O livro narra basicamente a vida de Piper Kerman entre seu envolvimento com uma mulher e a vivência por conta disso com o submundo do narcotráfico e sua estada na prisão devido ao seu crime anos mais tarde. No meio dessa narrativa Piper aponta as falácias do sistema prisional americano, a humanidade daquelas mulheres encarceradas, alguns de seus dramas, a total falta de preparação para que as mulheres verdadeiramente se reintegrem, além do seu próprio amadurecimento e crescimento pessoal com o entendimento e reflexão sob as questões que a levaram até ali e os impactos do crime que cometeu sobre o mundo.
É interessante pela apresentação de outro universo, desmistificando o estereotipo existente e apontando para muitas falhas que precisam ser corrigidas.
Recomendo especialmente para quem tem relação com o Direito Penal.
Não chega a ser um livro incrível, mas é bom, encontrei alguns erros na edição, parece que comeram algumas palavras na escrita, mas da pra ler.

Isabella 25/07/2015

Muito Bom
Comprei o livro antes de começar a ver a série mas só fui ler depois que tinha começado a terceira temporada.
Gostei bastante da história, mesmo sendo diferente da série; gostei como é contado de verdade a vida na prisão pela visão de Pipper, muito interessante e bem inteligente, vale muito a pena ler para quem quer uma leitura diferente de romances comuns.

Lis 17/05/2024

Apenas uma resenha qualquer :)
Bom, eu ja tinha assistido a série na Netflix antes de ler o livro mas, mesmo assim foi uma ótima leitura, tirando algumas coisas que me encomodaram porque me deixaram meio perdida como os nomes das personagens e algumas cenas que tiveram na série mas, no livro não.

Karen Araki 03/10/2014

Orange is the New Black
Quando eu ouvi pela primeira vez sobre Orange is the New Black não me chamou muita atenção, então nesse mês de setembro adquiri a assinatura do Netflix estava vendo alguns filmes e séries das quais eu gosto, foi quando decidi dar uma chance ao OITNB, pois dessa vez gostei da sinopse e gostei do trailer. Qual foi minha surpresa ao me deparar com uma série muito bem escrita, com um elenco excelente que nos mostra o ambiente dentro do sistema prisional feminino nos EUA. O entrosamento do elenco é muito evidente e o que me chamou a atenção foi que a série não mostra um estereotipo que muitas vezes é mostrado em filmes e em séries, na qual os personagens sempre tem que mostrar a sua beleza normalmente sendo bonitos e com corpos maravilhosos, nem todas as personagens são bonitas e todas usam o uniforme, com isso acaba mostrando os seus encantos e suas peculiaridades de um jeito que não fique somente no que a pessoa está vestindo, depois da primeira temporada fiquei apaixonada pela série e logo parti para assistir a segunda temporada que a netflix, já tinha disponibilizado, enquanto eu assistia a segunda temporada resolvi comprar o livro na qual a série é baseada.
Bom o livro conta a história de Piper Kerman uma mulher de classe média, que está noiva e que de um dia para outro tem sua vida mudada de cabeça para baixo, ao ser condenada a passar 15 meses de sua vida dentro da prisão, por um crime que ela cometeu há 10 anos atrás, sendo que o crime que ela cometeu foi ajudar a sua ex-namorada a levar uma mala de dinheiro derivado do tráfico de drogas para outro país. O livro é contado em primeira pessoa e mostra uma parte da vida de Piper passada na prisão, alguns nomes conhecidos na série como Pennsatucky, Crazy Eyes e Big Boo acabam aparecendo, outros nomes são bem diferentes dos da série mas ao ler as características dos personagens o leitor acaba reconhecendo se for fã da série. Achei bem interessante como a autora conta como é o sistema prisional americano, onde ela ficou presa por 15 meses em uma cadeia de prisão mínima. O leitor se depara com situações do cotidiano retratadas de uma forma diferente e peculiar. Além disso a autora conta algumas das histórias de suas companheiras de celas e o porque delas terem sido presas. A série é baseada nesse livro, portanto não espere que tudo seja igual ao descrito no livro, pois não é assim, eu gostei mais da série, mas o livro também é muito bom.A criadora da série e os roteiristas estão de parabéns por retratarem o "orange is the new black" baseado no livro. Eu recomendo ler o livro e assistir a série.

Ana Paula 02/01/2015

O que levou essa loura de olhos azuis a parar atrás das grades?!
Piper Kerman é uma garota com seus vinte e poucos anos, recém-formada em uma prestigiada faculdade dos EUA, uma garota como outra qualquer que você irá se identificar. Após a graduação na faculdade, sentia uma necessidade de experimentar novos rumos e conhecer pessoas diferentes que deixasse a sua vida mais prazerosa. Despertou um interesse em se relacionar com uma mulher mais velha, seu jeito engraçado e egoísta chamou a sua atenção e juntas tiverem um breve romance e desse relacionamento levou a se envolver indiretamente com tráficos de drogas e viajar pelo mundo.

Kerman sabia onde estava se metendo e chegou uma hora que deu um basta em tudo isso e se afastou de Nora - a mulher que havia conquistado o seu coração. Em seguida, conheceu Larry com quem conviveu por sete anos até surpreendentemente ser abordada em sua residência pela polícia pelo envolvimento com tráfico internacional de drogas. Por essa ela não esperava. Preste a casar a sua vida ali desmoronou e teve que adiar todos os seus planos pra cumprir a sentença criminal do seu pequeno delito.

O medo de ir para uma prisão federal a deixou apavorada, não sabia o que a esperava, como se comportar e o comportamento das detentas que já viviam na prisão de Danbury. Porém, no livro, Kerman sempre relatou suas companheiros de celas como mulheres sensíveis, amorosas e companheiras uma com as outras, estavam sempre pronta para ajudar e dar conselhos a quem precisava.

O jeito prestativa, calma e sua inteligência chamou atenção das demais detentas, conquistando a sua confiança e fazendo amizade com muita facilidade, sempre muito querida por todos. O maior desafio que enfrentou dentro da prisão foi controlar a mente pra não enlouquecer dentro de um mundo insano e esquecido que é o presidiário.

Quando se aproximava da sua saída da prisão, e finalmente poderia ter a sua vida normal de volta, eis que em seu caminho surge a mulher que a colocou nessa situação. A princípio, Piper espumava de raiva e desejava voar em cima de Nora, mas com o tempo percebeu que ambas estavam no mesmo barco e nenhuma e nem outras eram piores ou melhores, cometeram o mesmo erro juntas o que acabou levando a perdoa-la, afinal ela estava preste a ser solta e não valia a pena se envolver em confusão e correr o risco de aumentar a pena criminal.

O livro inspirou o canal Netflix a produzir uma série baseada nas histórias verídicas de Kerman, na qual leva o mesmo nome, mas é bom ressaltar que é completamente diferente, começando pela Nora - na série o personagem Alex Vause é interpretado pela atriz Laura Prepon - que quase nunca é mencionado no livro, ela passa a mencionar com frequência no penultimo capitulo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6