O Herói das Eras

O Herói das Eras Brandon Sanderson

Resenhas - O Herói das Eras

Emerson 29/11/2021

Com o autor aprendi que pobre é tudo burro e incapaz.
Um bom livro que é prejudicado por uma mensagem extremamente perigosa, seja ela intencional ou não. Uma mensagem elitista, preconceituosa e paternalista. Onde pessoas que tem a intenção de escravizar outras pessoas da forma mais violenta possivel, são tratadas na obra como honradas e bem intencionadas.
clara.acalegari 01/12/2021minha estante
que kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Emerson 11/12/2021minha estante
Exatamente isso ai

clara.acalegari 18/12/2021minha estante
Você entendeu nada da história jesus amado

Emerson 20/12/2021minha estante
Ou você é incapaz de aceitar alguem ter uma opinião diferente da sua

clara.acalegari 20/12/2021minha estante
Tu literalmente disse que aprendeu com a história que todo pobre é burro e incapaz

Emerson 20/12/2021minha estante
kkkkk claro eu com certeza levei essa lição pra minha vida acreditando piamente nisso. É so você ler o resto do que escrevi e não apenas o título e ta la o que eu achei de ruim nesse livro

clara.acalegari 24/12/2021minha estante
Mas você não percebe que a representação que Ruína faz na história é justamente o do ciclo de ódio? Rashek nunca foi tratado como honrado, só enfatizaram que ele foi influenciado por esse ciclo de ódio que persegue todos da história, por manipulação da Ruína. O povo de Rashek era oprimido justamente pelos ascendentes dos Skaa, e é claro que havia aquela faísca de ódio dentro dele por conta disso. Com Ruína na mente dele através da Hemarlugia, ele apenas alimentou essa faísca até virar o fogo que se tornou. É apenas uma representação mais metafórica e direta do que os ciclos de ódio representam no mundo das guerras na vida real: os oprimidos querem oprimir os opressores, e anos depois os novos oprimidos vão reverter essa opressão pros opressores novamente, e isso simplesmente nunca acaba. Outras obras abordam isso: Shingeki no Kyojin (Eren resolvendo matar todos os marleianos), Os Jogos Vorazes (a presidente do Distrito 13 resolvendo matar crianças da capital)... o próprio Kelsier matava Nobres indiscriminadamente, e a Vin discordava completamente disso, por isso que ela mesma matou Ruína: ela que deu um fim àquele ciclo. Ela mesma às vezes matava 300 nobres de uma vez em um ataque de fúria, e logo ficava completamente arrasada com aquilo, implicando que aqueles atos eram influenciados por Ruína. No final, quando Vin mata ruina, sazed vira o Deus Harmonia, mostrando o fim de um ciclo e o início de outra era.

clara.acalegari 24/12/2021minha estante
Imagina se as coisas seguissem do jeito do Kelsier, os Skaa governando o Império Final e escravizando os Nobres como vingança? A confusão que isso viraria? Nada contra o Kelsier, ele é apenas outra vítima de Ruína, mas você concorda que as coisas não melhorariam assim? Você viu como aquele líder Skaa queimava as pessoas de Sangue nobre, ele é o exemplo perfeito disso.

Rashek queria sim segurar ruína ao máximo, não deixando que ele simplesmente destruísse tudo, mas isso não faz dele um herói. Qualquer pessoa gostaria de impedir o fim do mundo. Mas é fato que ele é outra vítima de ruína.

Emerson 24/12/2021minha estante
Mas quem disse que a alternativa é skaa escravizando nobre? A coisa não chegou nem nesse nivel ainda. O que o livro 3 investe é num debate absurdo sobre se o melhor pros Skaa nao era justamente ser mesmo escravizado daquela forma extremamente opressora do que serem livres. E o pior, sem apresentar um argumento minimamente eficiente contra esse raciocinio, culminando numa cena ridícula de um skaa implorando de joelhos pro senhor soberano voltar. Qualquer semelhança com todo o argumento de que a melhor coisa pros negros do passado era serem escravos não é mera coincidência. A sua ideia de que um governo Skaa fatalmente seria um de perseguição aos nobres so corrobora o quanto ele trratou porcamente esse povo na obra dele. Claro que algo assim poderia tranquilamente ser apresentado, mas o minimo que eu esperaria era ele ao menos citar algum exemplo de comunidade Skaa que conseguiu pacificamente apos sua libertação. Mas não. E o pior, ainda introduzir um general ze ruela qualquer que assumidamente deseja retornar ao regime do Senhor Soberano. (aquele mesmo extremamente opressivo onde o cara vai, toma sua filha, estupra ela e depois mata, e cuja vida dos skaa vale menos que papel higiênico usado) e mesmo com esse pensamento nefasto, é tratado como "nobre", "honrado" e "bem intencionado" opressão violenta no dos outros é refresco mesmo. Um governo skaa que persegue nobres é condenavel (e é mesmo) mas um cara que quer o retorno da opressão violenta dos skaa nao é assim tão ruim. Mas claro, a maioria dos leitores vsi se colocar no lugar dos nobres ou brumosos. Eu queria ver se pensariam assim caso se colocassem no lugar de um skaa. Fora que a passada de pano revisionista sobre o senhor soberano é patética e desnecessaria. Se ele queria fazer esse personagem ser mais cpmplexo, nao deveria ter criado uma sociedade tao opressora pra começo de conversa. Mas eu tenho certeza que todo mundo que acha isso razoavel consegue se ver de boas num cenario onde sua irma ou filha e levada pra ser estuprada e morta enquanto sua propria vida vale menos que bosra de gato

clara.acalegari 24/12/2021minha estante
O Cidadão literalmente implantou um regime autoritário onde qualquer pessoa com sangue ou apoio nobre acabaria sendo queimado vivo. Você realmente não lembra disso? O debate investido no 3° livro sobre alguns Skaa desejarem que o Senhor Soberano voltasse é baseado no próprio regime conservador e autoritário que Rashek implantou, onde ele era tratado como um deus, escravizava o povo Skaa e em troca mantinha a ordem (o que, inclusive, também é retrato em jogos vorazes ? o Snow dizendo que ele mantinha Panem em ordem, em troca dos sacrifícios que os distritos faziam). A grande diferença é que O Senhor Soberano foi o Imperador por MIL anos. Os Skaa não tinham educação, nunca conheceram a liberdade ou a sensação de ter direitos. Eles tinham medo, principalmente do desconhecido, e o mundo no 3° livro estava literalmente ACABANDO. Imagine: aquele que sempre diz ser seu Deus morre, o mundo em seguida começa a acabar, é muito lógico que eles achem que a culpa é da morte de Rashek. Em NENHUM momento é dito que aquele pensamento é certo, pelo contrário, os personagens ficam o tempo todo tentando relembrar que a liberdade chegaria e tudo daria certo. Eu NUNCA disse que um governo Skaa só daria certo através da violência, o Fantasma é literalmente Skaa e virou imperador no final???? E de qual general você tá falando? O pai do Elend que todo mundo odeia?? Não sei kk

Mas sim, eu condeno totalmente o que o Rashek faz, mas ninguém sente empatia por ele e nem o próprio livro

Emerson 24/12/2021minha estante
Eu lembro sim, tanto que disse que o que aconteceu é condenável. Acontece que os Skaa são uma puta população gigantesca e tratar todos como se agissem da mesma forma só mostra a fraqueza da abordagem do autor a esse respeito. Sim, podia ter skaa opressor, skaa que queria o regime de volta, mas não ter um unico exemplo positivo sobre esse povo após a libertação, é uma abordagem fraca, pobre e paternalista

clara.acalegari 24/12/2021minha estante
O livro não é paternalista, mas existem personagens no livro que são (como Yomen). Os Skaa não eram paternalistas, eles eram vítimas da alienação social. O livro nunca defendeu a volta do Império Final, até porque as mensagens que o livro passa refletem o pensamento dos personagens principais, e nem Vin, Sazed, Trevo, Kelsier, Fantasma, Brisa ou Elend (apesar da insegurança dele) acreditavam que um governo sob o Senhor Soberano seria melhor. A abordagem dos sentimentos dos Skaa em quererem que Rashek voltasse é justamente uma crítica à alienação, os oprimidos acreditando que merecem menos do que possuem direito desde que tenham o mínimo. Além da questão ÓBVIA do medo deles:

O homem, que dizia ser seu Deus, é morto pelo povo Skaa.
Logo em seguida as brumas ficam mais espessas, mais cinzas começam a cair, o mundo começa a acabar e Skaa são mortos pela bruma.
Não é extremamente lógico que eles relacionem essas duas coisas? Juro, qualquer pessoa juntaria conseguiria ligar uma coisa à outra.

Eu concordo completamente que o Sazed foi infeliz em dizer que existia um homem bom no fundo de Rashek, foi um comentário desnecessário. Você está certo nisso.

No final, todos têm um pouco de Ruína e um pouco de preservação dentro deles mesmos. O problema é que com Ruína dentro da mente de Rashek, ela prevaleceu. No final, todos eram vítimas de um mesmo deus.

Emerson 25/12/2021minha estante
Mas eu não disse que os Skaa eram paternalistas. Eles são tratados pela obra de forma paternalista. E sim, o livro não defende a volta do Imperio, por isso acho que não é uma coisa intencional, mas ao tratar de modo tao caricato e generico os Skaa e retrata-los como gado em forma de gente, investindo num debate real na história sobre se o melhor pra eles não seria continuarem a ser escravos do Imperio, sem apresentar um conclusão definitiva que não, (pois a resolução foi o Sazed virando Deus e resolvendo tudo magicamente) pra mim virou uma abordagem paternalista sobre eles. Uma critica a alienação so serve quando você cria ao menos um exemplo bom de pessoas conseguindo superar essa alienação. Não foi o que o livro 3 em si mostrou.

clara.acalegari 25/12/2021minha estante
Entendi sua opinião, apesar de discordar não irei discutir porque você finalmente chegou em um bom ponto. Você acha que a questão foi mal desenvolvida e entendo isso completamente. Feliz Natal :)

Emerson 25/12/2021minha estante
Feliz natal

Patricia Lima 06/06/2020

O Herói das Eras
Eu estava muito ansiosa para descobrir o que aconteceria no final, mas ao mesmo tempo, eu estava lendo muito devagar, sem pressa, por não querer terminar o livro.

Eu tive aquela sensação de estar me despedindo de uma história que eu amei tanto, e que agora estava terminando. Mesmo tendo a segunda era de Mistborn, essa primeira história estava se despedindo de mim.

Foi uma sensação estranha, mas no fim foi uma leitura que eu aproveitei muito, o livro não me decepcionou, eu criei várias teorias ao longo da leitura, por isso ficava muito curiosa pelo final. E aconteceu tanta coisa, tantas sensações também.

Primeiro, eu comemorei com coisas muito legais nas cenas de ação do final. E ficava temendo muito pelos meus personagens queridos. E daí veio reviravoltas surpreendentes em relação a eles, que me fizeram sofrer, me fizeram aplaudir e amar meus heróis.

E a grande solução dos problemas desse universo foi algo que eu nunca imaginaria, e foi algo que soava muito bem pra história, se encaixava com tudo que tinha acontecido.

Aliás isso foi uma das coisas que mais gostei na conclusão, o quanto cada revelação foi se encaixando, até com coisas que vínhamos acompanhando desde o primeiro livro, coisas que passaram despercebidas.

A construção desse mundo é maravilhosa, eu sou extremamente apaixonada por essa trilogia.
Se tornou uma das minha favoritas, no top 5, e a melhor que li em 2019.
Gi Ferraz 07/06/2020minha estante
qual é a ordem de leitura desses livros? alguém sabe?

Patricia Lima 07/06/2020minha estante
1. O Imperio Final
2. Poço da Ascenção
3. O Herói das Eras

Gi Ferraz 07/06/2020minha estante
obrigada!

L D 29/07/2020minha estante
Eu senti o mesmo, tentei demorar o máximo possível nesse livro para não me despedir dos personagens logo, principalmente daqueles que eu meio que já sabia que morreriam. Quando terminei foi uma sensação estranha, fiquei muito triste pelas mortes mas os sacrifícios não foram bobos.

Mas ver cada coisinha se encaixando... aquilo foi incrível.

Nathan Souza 25/01/2021minha estante
Queria tanto arrumar esse livro físico. Não acho mais em lugar nenhum... É o único que falta. Já li os dois primeiros e fico aqui namorando as resenhas desse último. Kkkk

L D 26/01/2021minha estante
Poxa Nathan, nem em livraria independentes? Aqui foi o mesmo, procurei que procurei nas 3 grandes e nunca tinha o segundo e o terceiro, era necessário esperar chegar, procurei numa livraria independente aqui perto da minha casa e o livro tava lá pronto pra levar!
A Leya desistiu dos direitos de publicação e tradução do Brandon há alguns anos então faz até sentido que haja essa falta. Sonho com o Elantris físico mas só encontro usado ou no exterior.

kecso 04/01/2022minha estante
Adorei o final TB. Realmente varias coisas que passaram rapidamente antes foram aproveitadas nesse livro. Terminei a história com um final feliz, afinal, o herói das eras foi a pessoa ideal quando paramos para analisar sua trajetória

Belizário 15/01/2023minha estante
Nossa, você descreveu exatamente como me senti também. Rsrs

Gis De Wain 23/01/2017

Crise existencial
Faz mais ou menos uma semana que terminei. Nem sei meu nome, nem quem sou, nem o que faço nesse mundo. Foi incrível.
Rafael Michalski 24/01/2017minha estante
Hahaha

Renan 24/01/2017minha estante
Estou na metadeeeeeee ....hahaha

Gis De Wain 24/01/2017minha estante
Prepara o espírito pq nossa senhora, estes dias fui reler as epígrafes chorei tudo de novo... Hahahahahaha

jrokii 28/01/2017minha estante
Livro muito foda! Final muito foda!

Felipe Augusto 06/02/2017minha estante
kkkkkkkkkkkkk

Julio.Franca 14/03/2017minha estante
Também não contive as lágrimas, começaram ao final do encontro de Elend com Marsh, daí não pararam mais... Que final!!! Acho difícil encontrar uma outra história dessas... Brandon Sanderson que que vc fez meu caro?!!! Rsrs

Gokuafricano 12/02/2017

2º melhor fantasia de 2016
Em votação Herói das Eras foi o melhor livro de 2016, não havia lido ainda e questionei no grupo do Facebook porque Chamas do Paraíso não ficou em 1º, depois de ler não mudei de ideia, mas entendo a devoção por Mistborn.
Como em seus outros livros de Sanderson é genial. Todas as pontas soltas são unidas neste livro, se conseguir “para de ler desenfreadamente” e teorizar (o que é difícil as vezes pois o livro te prende demais) descobrira muitas fatos antes de serem descritos, e a sensação de acertá-los é ótima. Prestar atenção nos parágrafos em negrito antes de cada capítulo é essencial para isso.
Acho incrível como Sanderson conseguiu fazer 2 ótimos finais nos livros anteriores e ainda assim guardar tantas surpresas neste, talvez seja a maior qualidade do escritor, os finais surpreendentes e muito bem escritos (não que as outras sejam ruins).
Gosto muito de listas e considero o Roda do tempo a melhor fantasia que já li, seguido por Cronica do Matador de Rei, Cronicas do Gelo e do Fogo e em 4º Mistborn, penso que nos outros livros o conteúdo total sobressai, mas os finais de Mistborn são melhores.

Vinícius 21/04/2017minha estante
Qual grupo ?

Gokuafricano 21/04/2017minha estante
Taverna do livros

Vinícius 01/05/2017minha estante
É algum grupo que deixaram em modo secreto? Procurei pra entrar e não encontrei

Gokuafricano 09/05/2017minha estante
Cara nem eu achei o grupo, acho que apagaram. Mas entra nesse aqui que é ótimo: https://www.facebook.com/groups/LivrosFantasiaeAventura/?fref=ts

Luan.Barbosa 30/11/2023

PERFEIÇÃO
Quando cheguei ali nos 60% do livro a narrativa virou uma escada gradual de fortes emoções. Perto do fim já não existiam páginas pro autor resolver o problema dos personagens e quando faltavam umas 15 páginas pro livro acabar ele foi lá e mostrou que tinha sim kkkkk.

Há tempos não me envolvia tanto com um romance e vejo que o Brandon Sanderson faz jus ao renome que conquistou.
gabytes 01/12/2023minha estante
? Alô é da polícia do skoob?

Luan.Barbosa 01/12/2023minha estante
Pq to levando hate de uma influencer?

gabytes 02/12/2023minha estante
Sinta-se honrado ?

clara.acalegari 04/02/2024minha estante
O famoso sanderlanche

Rodrigo.Macedo 22/01/2024

Final épico
A marca do Sanderson, pra mim, é a sua capacidade de manter o leitor imerso na leitura.

Nesse terceiro e último volume as coisas estão acontecendo o tempo todo e com todos os personagens. Não tem um núcleo chato.

Todos os pontos bem amarrados. Personagens queridos tendo finais gloriosos.

Por falar em glorioso, fiquei um pouco incomodado com a grandiosidade do final. Acabei me desconectando um pouquinho no fim. Essa questão de Deuses abstratos lutando é estranho. Foi épico até demais. Mas a história não poderia ter outro caminho.

O mundo de Vin, Kelsier, Elend e tantos outros deixará saudade. Legal saber q aqueles que morreram puderam se encontrar num lugar diferente, seus espíritos. E ficaram sabendo que suas lutas não foram em vão.
João 23/01/2024minha estante
Achei um excelente final, e muito bem amarrado.

Rodrigo.Macedo 23/01/2024minha estante
Foi bem amarrado mesmo. Estou pensando em ler Caminho dos Reis.

João 24/01/2024minha estante
Sim, Stormlight Archive é a obra prima do Sanderson. Estou curioso para ler, mas todo livro da série é um calhamaço gigantesco de mais de mil páginas. Vai demandar meses de leitura kkk

Rodrigo.Macedo 24/01/2024minha estante
Kkkkk sim

Lílian 26/01/2022

Um final épico para uma saga incrível.
O terceiro e último livro do Primeiro Ciclo de Mistborn é grandioso do início ao fim.
A trama reune tantos elementos envolventes, que é quase impossível piscar.

Os pontos são amarrados de modo muito criativo e condizente à trajetória de cada personagem. É um fechamento que, com certeza, desperta emoções complexas. Eu fiquei tocada, mas achei ótimo. Aí vai de cada leitor.

A saga veio sempre num ritmo crescente e o final não decepciona, ao contrário, só eleva ainda mais a qualidade da história de personagens tão marcantes e bem desenvolvidos como Vin, Elend, Sazed, Kelsier, Fantasma e companhia.
Ander 28/01/2022minha estante
FINALMENTE O 5 ESTRELAS APARECEU UUUHUUUL

Lílian 28/01/2022minha estante
Siiim! É um dos melhores desfechos que já li para esse tipo de saga.
Acho que você vai gostar muito! Doida pra ver sua resenha. Avia, menino! ?

Ander 31/01/2022minha estante
ótimo, agora volta no primeiro e segundo livro e dá as 5 estrelas que eles merecem, obrigado hahahaha

Lílian 31/01/2022minha estante
Haha! Eu mudei a nota do segundo faz tempo, porque tava 3,5 mas foi engano mesmo, porque eu achei que valia 4,5. Agora estão certinhas! ?

Fernando Lafaiete 25/05/2017

Uma finalização excelente que deixa claro que livros de fantasia não são sub-literatura.
**Esta resenha NÃO possui spoiler de nenhum livro da trilogia.**

Já começo dizendo que para leitores que utilizam o termo pejorativo Sub-literatura para se referirem à livros de fantasia por acharem estes livros muito rasos e por acreditarem que eles não trazem nenhum tipo de reflexão para os leitores, eu só digo uma coisa: Leiam esta trilogia (na verdade leiam qualquer coisa do autor) e depois disso eu duvido que continuarão tendo esta visão míope. E por favor, parem de utilizar este termo, pois o mesmo só serve para fermentar o preconceito literário.

A trilogia Mistborn deixa evidente o quanto Brandon Sanderson é talentoso. Ele nos apresenta todos os elementos que um bom livro de fantasia deve ter. Ou seja, um worldbuilding impecável, sistemas de magia complexos e fascinantes, personagens memoráveis, cenas de ação de tirar o fôlego, milhões de mistérios e reviravoltas e uma protagonista feminina sensacional.

Excelência e equilíbrio são as palavras que podem definir esta série. Política e religião são os alicerces que dominam toda a narrativa. Aliás, a maneira a qual o autor trabalha a religião é muito respeitosa. Mas não se preocupem, pois o foco não é somente na religião e na política, pois como eu disse, equilíbrio define a maneira de escrever de Sanderson.

Ele nos mostra que a fé muitas vezes cega as pessoas, impedindo que elas enxerguem a verdade mesmo ela estando bem diante de nossos olhos. Mas ele também nos mostra que a fé é mais do que necessária e que ela caminha lado a lado com a esperança. Pois como pode haver esperança se não houver fé?

A construção dos personagens é mais um ponto positivo. Brandon Sanderson cria qualquer personagem bem, sendo homem ou mulher. Ele não cria personagens femininas somente para taparem buracos na história e muito menos para serem salvas pelos personagens masculinos.

Vin é o poder feminino em pessoa. Ela é forte, determinada, extremamente inteligente e muito bem humanizada pelo autor. Ela gosta de usar vestidos e gosta de bailes, mas não se enganem, ela não é frágil e deixa muito claro que não aceirará ser tratada com indiferença apenas porque é mulher. Isso fica evidente principalmente quando ela decide arregaçar as mangas e partir para a porrada.

As cenas de ação são mais do que bem escritas e imersivas. Elas são excelentes e é impossível não ficar chocado com o talento do autor em descrevê-las. Bom seria se todo autor de fantasia escrevesse tão bem quanto ele.

Elend também é um bom protagonista, mas ele me irrita bastante. Eu o acho muitas vezes incompetente e um líder mediano. Mas como não amá-lo depois deste final? Fica impossível terminar esta trilogia não gostando deste personagem. E a relação dele com a Vin é muito bem desenvolvida.

Apesar de amar esta trilogia e ter gostado muito deste livro eu o acho inferior aos anteriores. Eu ainda acho o primeiro o melhor de todos, e achei este terceiro muitas vezes lento. Muitas respostas óbvias demoram para ser entregues logo para o leitor e isso me incomodou. Pois eu não estava a fim de ficar acompanhando coisas as quais eu já havia sacado. E uma determinada situação a qual a Vin se encontra uma boa parte do livro também me irritou. Mas isso aconteceu porque eu não gostei de ver a personagem a qual eu endeuso, naquela situação. (Não falarei mais nada para não dar spoiler)

Não é à toa que Brandon Sanderson vem sendo considerado um dos melhores escritores de fantasia da atualidade (inclusive pelo próprio George Martin). O cara realmente tem o domínio da escrita e não tenho dúvida que muito de seus livros serão considerados futuramente clássicos da literatura fantástica.

Tudo é aprofundado e nada é citado de maneira rasa (religião, política, preconceitos, questões sociais, corrupção). Livros deste tipo me fazem pensar o seguinte, seguindo o raciocínio do meu primeiro parágrafo. Pessoas que só leem clássicos devem ser consideradas superiores intelectualmente (em questão de reflexões literárias, tendo o foco naquilo que se lê)?

Este livro abrange tantas questões sociais e filosóficas, que eu não consigo entender como muitas pessoas conseguem achar livros de fantasia (de maneira generalizada) superficiais. Pois não são só livros desta trilogia que trazem questões que podem gerar debates interessantes e importantes. Existem muitos livros do gênero tão bons quanto. Enfim... Se você ainda está com dúvida se deve ou não ler está trilogia, eu só posso te pedir mais uma vez: Deem uma chance. É muito Bom!

"Criamos coisas para observá-las crescer... Para ter prazer em ver o que amamos se tornar mais do que antes. A vida de uma pessoa é mais do que o caos de sua passagem." (Um pequeno trecho tirado de uma frase da Vin na p. 652)
Rafa Ferrante 25/05/2017minha estante
Só me deixou mais ansioso para começar essa série.

Fernando Lafaiete 25/05/2017minha estante
Leia Rafa... muitas vezes os livros ficam lentos, mas vale muito a pena!

Phelipe Guilherme Maciel 26/05/2017minha estante
Sub-literatura... Patrick Rothfuss, JRR Tolkien, Stephen King, Isaac Asimov, George RR Martin, Neil Gaiman, Lewis Carol, Bram Stoker, Mary Shelley mandam beijos... haha

Esta série eu quero muito ler.

Fernando Lafaiete 26/05/2017minha estante
Concordo plenamente com você Phelipe... eu sempre cito esses autores quando me dizem que eu deveria parar de ler fantasia porque são livros de sub-literatura. E leia mesmo... Brandon Sanderson é o cara!

João 15/12/2023

Mistborn: Primeira Era, Livro 3
Qualquer leitor de fantasia hoje minimamente antenado já está cansado de ouvir o nome Brandon Sanderson, e a sua tão falada Cosmere. Depois de ter lido três livros do Brandon, (e gostado) sentia que faltava algo a mais. Algo que realmente justificasse para mim todo esse gigantesco hype em cima do autor. E esse algo a mais se chama "O Herói Das Eras".

A genialidade nesse livro, como cada peça foi se encaixando uma atrás da outra, toda emoção e desespero contidos faz justificadamente o nome do autor já está entre os grandes nomes da fantasia de todos os tempos.

Em "O Herói Das Eras", Brandon Sanderson entrega um dos melhores finais que eu já tive o prazer de ler/assistir. Impossível não se arrepiar e se emocionar. Como vou sentir falta desses personagens...
Nazli.Dias 15/12/2023minha estante
Estou ansiosa pra ler essa saga

João 15/12/2023minha estante
Tenho certeza que vai curtir

Rodrigo.Macedo 16/12/2023minha estante
Uhull.. parabéns pela conclusão. Estou animado.

João 16/12/2023minha estante
Final excelente

Rene 01/09/2017

Excelente
Depois dos três livros devorados, posso dizer que é excelente. Tudo se encaixa perfeitamente, cada detalhe está ali por um motivo, nada é à toa.

No final fica a pergunta: o que acontece agora, depois de tudo pronto?

E me passou a seguinte frase pela cabeça: e Deus descansou no sétimo dia. Não tem como não imaginar isso, como ocorreu uma evolução, como as coisas poderiam ter sido e como são hoje.

É a segunda obra de Brandon Sanderson que leio (Elantris foi a primeira), e posso dizer que virei fã. Mesmo os livros sendo longos, não os considerei chatos ou cansativos; cada página trazia informações novas, debates, questões, dúvidas, medos.

Pode não ser perfeito, claro, mas considerando que gosto pessoal não se discute, eu gostei.
Mika Busch 03/09/2017minha estante
Comprei a trilogia semana passada, fiquei empolgada agora com sua resenha positiva.

Rene 21/09/2017minha estante
Opa, já começa a ler. Espero que goste, depois me fala, assim podemos discutir um pouco sobre o livro.

Mika Busch 26/09/2017minha estante

Rene 29/09/2017minha estante
Que foi? rss

Julia Ledra 07/08/2023

É a segunda vez que eu leio esse livro e ainda não superei essa história.
Ainda fiquei chocada lendo algumas revelações, ainda fiquei traumatizada com algumas cenas e ainda estou apaixonada por como o Brandon Sanderson cria as histórias dele.

Essa foi uma conclusão tão satisfatória pra essa série que eu não sei nem por onde começar a falar sobre ela. Tudo está interligado, todas as revelações foram sendo construídas ao longo dos 3 livros e eu amo que essa trilogia é extremamente complexa e inteligente.

A história conclui muito bem a trilogia, amarra quase todos os pontos e deixa só aquele gostinho de quero mais (que inclusive é saciado com os livros subsequentes do universo do Cosmere).

Sinceramente, é uma das melhores histórias de fantasia que eu já li e já tenho vontade de reler a série inteira de novo hahaha
Ellen 07/08/2023minha estante
Moça pelo amor de Deus, aonde você conseguiu comprar?

Julia Ledra 07/08/2023minha estante
Eu comprei pela Amazon, mas comprei em 2016/2017, hoje tá super difícil de achar ?

Gi Ferraz 07/08/2023minha estante
eu amo demaiss

rkive 07/05/2024

Brandon sanderson me fez virar católica
Finalmente finalizei o último livro da trilogia e acredito que apesar de toda a história ter uma estrutura muito boa, ainda tem certos pontos que me incomodam.
o começo de "o herói das eras" foi bem lento porque tem muitas coisas desnecessárias e diálogos que não agregam em nada e são facilmente esquecíveis assim como os diálogos de "o poço da ascensão", outra coisa que me incomodou é que constantemente eu ficava cansada lendo as cenas de luta, pois muita das vezes não tinham lá muita coisa de diferente, então as únicas lutas que me deixaram eufórica verdadeiramente foram as lutas finais, lutas essas que entregaram tudo!
em relação aos personagens acho que muitos da trupe original não tiveram tanto destaque quanto mereciam, especialmente o ham que teve um episódio traumático no livro passado e nesse ele simplesmente está melhor sem muita explicação.
sobre o casal principal, vin e elend, não consigo gostar deles como casal... os dois tem uma dinâmica super interessantes separados, mas quando estão juntos acho que eles não tem muita química.
agora sobre a estrela principal de todo esse circo: sazed ???? simplesmente o MELHOR PERSONAGEM DE MISTBORN!
mesmo que a crise existencial de todo o trabalho dele nesse último livro tenta sido desnecessariamente longa, ele é um personagem super carismático e consegue entreter mesmo com seus longos pensamentos sobre religião.

apesar de tudo, o desfecho fechou todas as pontas e conseguiu me deixar de queixo caído com aquele final surpreendente.
Paola 12/05/2024minha estante
Onde vc achou o último livro????

rkive 16/05/2024minha estante
amg eu achei em epub no telegram

Paola 18/05/2024minha estante
Eu tbm skakksks

Debs 13/05/2022

Não foi mentira e eu não estou conseguindo digerir esse fim.
Brandon, não sei se um dia vou conseguir te perdoar por fazer isso com meu coração. Te odeio mas te admiro horrores, me destruiu mas o quanto essa história me prendeu e me deixou embasbacada não tem explicação. Uma fantasia de respeito como todas as outras que li de sua autoria. Nunca tinha lido nada parecia com esse universo. Cada personagem, cada detalhe foi UAU. Teve fins que eu particularmente odiei, confesso. Queria um final diferente pq sou leitora de romance também ok? Haha, mas não nego que o fim foi inesperado e surpreendente. LEIAM, é só isso que posso dizer, vocês precisam conhecer Kelsier, Vin, Elend, Brisa, Ham, Trevo, Fantasma e Marsh. Corre e depois me agradeçamos
Thaíssa Pereira 13/05/2022minha estante
Olá,eu criei um Instagram literário e ficaria muito feliz em ter você por lá! Se puder seguir ficarei grata @livros.por.thai muito obrigada!! Boas leituras ?

Karencriss 01/07/2022minha estante
Minha parte leitora de romance DEVASTADA. Mas a parte que ama fantasia aplaudindo

Debs 01/07/2022minha estante
EXATAMENTE. Morri junto com o romance haha

Jaqueline 16/11/2017

Simplesmente maravilhoso
É a primeira vez que leio livros desse autor e fiquei agradavelmente surpresa. É um livro gostoso de ler, com personagens maravilhosos e carismáticos, e com uma excelente trama repletas de reviravoltas inesperadas.
O autor nos apresenta um novo mundo, sujo, cheio de fuligens, onde as poucas plantas que existem mal tem cor e onde as pessoas sofrem e são escravizadas em uma sociedade controlada por um deus opressor e uma nobreza egoísta e aproveitadora. Nesse contexto surge um importante personagem, Kelsier, disposto a quebrar todo o sistema de opressão e escravidão existente, em um perigoso plano de matar o deus criador de desse governo chamado Senhor Soberano.
Cassio.Slongo 17/11/2017minha estante
ta no meu top 5 essa trilogia..me surpreendeu tbm

Jaqueline 20/11/2017minha estante
Estou aguardando ansiosamente a próxima trilogia, vi que será lançada esse ano na Comic Con Experience, que acontece em dezembro, em São Paulo.

Cassio.Slongo 21/11/2017minha estante
Não vi na sua relação de lidos, te indico 'CRONICAS DO MATADOR DO REI" para ler. É uma trilogia com 2 lançados já, se vc gostou de Mistborn vai curti ele com certeza. ;) (Cronicas é o meu Top 1)

Tamirez | @resenhandosonhos 02/08/2018

MISTBORN #3: O Herói das Eras
Quando eu comecei a ler Mistborn em 2016, eu ainda não tinha tido contato com nenhuma obra do Brandon Sanderson, e foi uma agradável surpresa encontrar um mundo tão interessante criado. Depois disso, mesmo tendo passado por Elantris e Coração de Aço, outras ótimas estruturas de worldbuilding, eu ainda não estava preparada para o que iria acontecer no final dessa história.

Caso você não saiba, esse “universo” foi criado para ser desenvolvido em três eras. Três trilogias distintas que teriam centenas de anos entre uma e outra, mas que habitariam evoluções da consequência dessa primeira. Então, ao concluir esse livro, encerro a primeira era de Mistborn, e certamente estou pronta para receber a segunda. Lembrando que elas se ligam entre si pelo universo, mas podem ser lidas separadamente. São histórias fechadas e com conclusão. E que conclusão.

Se tem algo que posso dizer é que Sanderson sabe muito bem amarrar suas pontas. Herói das Eras é praticamente um livro de revelações e encaixes. Cada novo capítulo traz uma informação muito relevante e que responde alguma pergunta que está pairando sobre a narrativa. E, por favor, leia com muita atenção os textos que antecedem o inicio de cada capítulo. As transcrições dos diários e passagens são muitíssimos importantes e em alguns casos dão o spoiler do que virá no capítulo a seguir, já deixando o leitor com a descoberta na ponta da língua.

“Vin… flutuava. Não estava adormecida, mas tampouco se sentia exatamente acordada.”

Outra coisa é que esse livro vai despedaçar o leitor peça por peça. Se você chegou até aqui, sabe que o autor não tem nenhum problema em matar personagens, deixando bem claro isso no primeiro livro com o adeus de Kelsier. Então se prepare, porque muitas cabeças vão rolar.

Acho que mais do que a história central e o conflito envolvendo a estrutura do mundo, esse é um livro sobre as pessoas que o habitam. Elend se tornou um nascido da bruma, é forte, porém não teve tempo para dominar seus poderes completamente. Agora, como imperador, e com o peso do fim do mundo o assombrando, ele questionará cada decisão. É incrível ver com o personagem tem momentos que variam da completa certeza a uma indecisão pulsante. Venture sempre foi, ao meu ponto de vista um dos mais lineares dentro da trama. Ele manteve uma postura “correta” por dois livros e aqui finalmente é possível ver mais dele. Algo que seus devaneios levantam e que fazem o leitor pensar também, aliado às descobertas da história é: será que o Senhor Soberano era realmente um homem mau? Ou será que ele só fez o que achou ser o certo naquele momento?

Vin, por outro lado, parece mais segura de si, enquanto se mantém duvidosa de outras coisas. Ter tomado a decisão que tomou no poço custou um preço sobre a personagem e, claro, teve consequências que ela agora corre para remediar. Porém, o conflito de Vin é muito mais “psicológico ou mental”. O espectro da bruma, Ruína, suas dúvidas, tudo isso a permeia muito mais em pensamento. Pensamentos esses que agora são a única forma de manter segredo contra o novo inimigo, já que ele é onipresente e pode ver, ouvir, e alterar tudo o que não estiver escrito em aço.

A relação dos dois personagens é sólida como já havia se mostrado no segundo livro, porém houve uma mudança com o nivelamento de Elend. Ambos sabem que o futuro depende de suas ações, então há um acordo silencioso sobre um não por tudo a perder para salvar o outro. O que, pra mim pelo menos, é algo que eu acho ótimo, pois esse tipo de plot onde tudo se quebra por amor não funciona mais comigo há um bom tempo.

“A vida de uma pessoa é mais do que o caos de sua passagem. Emoção, Ruína. Essa é a sua derrota.”

Sazed, que também tem destaque, está bastante quebrado com a morte de Tindwyl e se desprendeu de suas mentes de metal, fator que moveu o personagem anteriormente e que é ligado a sua “função no mundo” como o último guardador. Há também uma busca incessante por se conectar a uma crença, uma religião que lhe devolva o sentido, e é muito interessante acompanhar todo o processo do personagem.

Já Fantasma, o olho de estanho que parecia sem função anteriormente, ganha certo espaço aqui para agir de uma forma diferente. Ele ficou encarregado de ir até um cidade que possui um dos depósitos e espionar o governante de lá, que possui um pulso firme e uma doutrina própria, falando em nome de Kelsier. Eu ainda não sei como me sinto com a evolução do personagem e ao fato da posição em que ele termina o livro, mas acho que tem mais a ver com meu relacionamento com ele do que qualquer outra coisa.

E, como narradores, também temos o kandra TenSoon, que nos relevará mais mistérios sobre essa “raça” e sua sociedade, e que teve alguns dos meus capítulos preferidos; e também Marsh, o inquisidor. Ele quer acabar com a própria vida, mas não detém o controle total do seu corpo com Ruína ativo, o que o coloca em uma batalha interna por todo o livro.

“Cada religião tinha suas pistas, pois as crenças dos homens continham esperanças, amores, desejos e vidas do povo que havia acreditado nelas.”

Enquanto o final devastou levemente meu coração, acho que também não poderia ter sido diferente para causar o mesmo impacto. E levando em consideração os planos do autor, faz realmente sentido como tudo se encerrou. Tiveram momentos de descoberta incríveis que fizeram com que eu me sentisse muito burra por não ter sequer cogitado aquilo antes. Tiveram coisas “blow my mind” e, acho que como fã do gênero e das estruturas, um dos momentos mais legais foi descobrir a lógica de criação de cada um dos seres e realmente montar uma “ciência” sobre o universo.

Foi uma jornada que mesmo com livros grandes, não foi longa. Eu sequer cogitei terminar essa trilogia esse ano, mas depois de O Poço da Ascensão eu realmente precisava saber o que iria acontecer. E mesmo tendo algumas leves ressalvas em alguns pontos de ritmo, acho que o fechamento todo encaixado da história refuta a necessidade de se prender a isso e coroa o final da trilogia como uma experiência muito foda.

O Brandon Sanderson ainda tem várias história para contar e títulos que não saíram por aqui, então ainda há muito o que ler e já estou ansiosa pelo que virá. Uma das séries dele que tenho mais curiosidade e que ainda não saiu por aqui é a Stormlight, e devemos aguardar a segunda era de Mistborn ainda esse ano pela editora Leya como lançamento da CCXP 2017.

site: http://resenhandosonhos.com/mistborn-3-o-heroi-das-eras-brandon-sanderson/
Ana Claudia 03/08/2018minha estante
Essa resenha acendeu minha vontade pra ler esse livro, vontade essa que tinha morrido ao acabar o segundo. Eu sinceramente fiquei muito fula com a Vin no segundo livro, ela estava muito irritante pro meu gosto, e a transformação do Elend me deixou full pistola pq eu realmente gostava do fato de ele, dentro de uma sociedade que preza tanto pela alomancia, ser um cara que lutava pra estar no topo mesmo sem ter um pingo desse poder.

Fagnner0 04/01/2023minha estante
Esse livro é tão maravilhoso. Valeu a pena cada segundo ter conhecido Mistborn. Obrigado.