O Salmão da Dúvida

O Salmão da Dúvida Douglas Adams

Resenhas - O salmão da dúvida

1 | 2 | 3 | 4

Rodrigo.Alves 01/09/2019

Agora sim, até logo, e obrigado pelos peixes
Este sim, de fato é a obra final do autor. Um compêndio que nada mais faz do que simplesmente nos dar uma boa sensação e um pouquinho do quero mais do que Douglas Adams deixa pra trás. Fora as histórias inacabadas, o Salmão da dúvida nos apresenta vários devaneios do autor, casos pitorescos e muitas correspondências dele para com jornais, revistas e outros veículos de mídia. Se você nunca leu nenhum livro de Douglas Adams talvez pare nas primeiras páginas e nada disso te faça sentido algum. Mas, se por um acaso, você já teve o prazer de se deleitar com as maravilhosas obras dele como o guia do mochileiro das galáxias, Dirk Gently entre outros, com certeza vai sugar até o tutano terminado com aquela pontinha de angustia no coração por saber que não vamos mais poder aproveitar nada novo desta mente maravilhosa.
Ricardo 16/09/2019minha estante
Triste é saber que um gênio como o Douglas Adams nos deixou tão cedo. Mas seu legado é eterno.

Roberto 25/09/2019

O Salmão da Dúvida | As Confissões de Douglas Adams
Douglas Adams é uma das figuras mais instigantes da ficção científica, não só pelo seu texto, mas por ter um comportamento despreocupado e honesto com os fãs e, aparentemente, a própria carreira. Tendo O Guia do Mochileiro das Galáxias como a maior referência em sci-fi cômica, é curioso saber mais sobre os bastidores da criação de Adams.

O Salmão da Dúvida é o livro póstumo do autor, que morreu aos 49 anos em 2001, e reúne várias anotações, entrevistas e manuscritos. A edição brasileira, lançada em 2014 pela editora Arqueiro, segue o modelo do original, com uma introdução feita pelo escritor Stephen Fry. A obra consiste de três partes, intituladas obviamente como A Vida, sobre algumas histórias de vida do autor; O Universo, com algumas observações divertidas do tipo que só Adams conseguia; e a conclusão com E Tudo Mais, onde fica a parte mais interessante para os fãs, com uma versão diferente do conto Young Zaphod Plays it Safe, intitulado Perfeitamente Seguro na versão traduzida, e alguns capítulos até então inéditos sobre uma possível nova aventura envolvendo o detetive holístico Dirk Gently, chamada de O Salmão da Dúvida. Adams, como sempre, ficou na duvida sobre a história e passou um tempo em conflito sobre continuar uma narrativa para Gently ou talvez transformar a nova obra em mais uma entrada no Guia. No fim, a obra ficou inacabada — o que faz do título um tipo de piada feita pelo próprio Adams.

E outra coisa surpreendente, mas praticamente inofensiva, é como toda essa informação foi encontrada no computador do autor. Adams passou anos zombando a tecnologia e a dependência das pessoas nas máquinas, mas com o passar dos anos, assumiu uma relação saudável com o monitor e o teclado, utilizando seu Macintosh para quase tudo envolvendo escrita. Foi em seu computador que manteve os capítulos inéditos, comentários sobre sua infância e o tamanho do nariz, assim como um ensaio filosófico sobre a existência de Deus.

O livro abre com anotações de Adams para o editor e um relato sobre os tempos de escola e o impacto que os Beatles tiveram na sua infância. Há pequenas menções à Graham Chapman, o integrante do grupo de comediantes Monty Python, onde Douglas participou brevemente colaborando nos roteiros e fazendo bagunça com a equipe. Aqui aviso logo que esta não é uma biografia; O Salmão da Dúvida engloba o universo do autor do seu próprio ponto de vista, o que é ótimo mas também sofre um pouco com a ausência de contexto. Se você já não segue o trabalho do escritor, vai ficar um pouco perdido. Indico a leitura de Não Entre em Pânico, da editora Novo Século, uma biografia de Douglas Adams escrita por ninguém menos que Neil Gaiman. Ela foca bastante na criação da série Mochileiro das Galáxias, e o texto de Gaiman é tão leve que tudo pode ser lido em um dia. Também existe a biografia Wish You Were Here, de Nick Webb, mas essa ainda não tive a chance de ler.

Voltando ao livro, Douglas faz questão de contar mais uma vez um incidente conhecido dos fãs, envolvendo um jornal e um pacote de biscoito. Felizmente, é uma piada que não perde a graça. Entre as opiniões do autor, descobrimos o que ele pensa sobre cachorros, visitas inesperadas e vídeo-games, sem contar uma lição humorada (mas SÉRIA) sobre a execução apropriada para uma excelente xícara de chá:

“Os americanos nunca conseguem entender por que os ingleses dão tanta importância ao chá porque a maioria deles NUNCA TOMOU UMA XÍCARA DE CHÁ DECENTE. Mas para dizer a verdade, a maioria dos ingleses também já não sabe preparar um bom chá e prefere beber café instantâneo barato”

É uma pena não termos a continuação da nova aventura de Dirk Gently, mas é uma alegria ler um pouco do que estava preparado, principalmente com a louca premissa envolvendo o desaparecimento de apenas metade de um gato. O conto envolvendo Zaphod não é tão divertido, mas quem sou eu para reclamar de qualquer coisa nova no universo do Guia ¯\_(ツ)_/¯

Douglas Adams pode não ter vivido o suficiente, mas é um dos maiores gênios da comédia. Suas séries literárias (Guia e Dirk Gently) são algumas das mais lembradas e adoradas da ficção científica, e sua contribuição para a cultura pop e o humor é incalculável, bem maior que 42.

Daubian 30/03/2019

Melhor conversa que nunca tive
Douglas Adams deveria ser a pessoa mais legal de todos os tempos. Ao ler este livro, uma coletânea de textos reunidos postumamente mostra um outro lado do autor. Nele se mostra um lado empolgado por tecnologia, amante da natureza, criativo, afligido por prazos, tímido, ousado, sagaz... são tantas emoções que durante o livro eu chorei, gargalhei e até perdi o ponto do ônibus de tão interessante (2 vezes). E com a certeza que se fosse o Douglas teria transformado esse evento em um relato sensacional. Ele tem uma forma de ver o mundo que encanta, surpreende. É divertido, inteligente e com um toque aleatório que deixa a realidade melhor que ela é. Douglas disse que se arrepende de nunca ter visto os Beatles tocarem, mas ele viveu como se tivesse visto ao vivo. Eu ao ler este livro criei um laço impressionante, como se ele estivesse falando comigo e eu entendo suas sutilezas e estranhezas. É como se eu tivesse tido um papo interessantíssimo com uma pessoa talvez melhor que sua obra. O livro é como a melhor conversa do mundo com uma pessoa que nunca vi na vida. Só tenho a agradecer.

Alberto 07/12/2015

Ótimo livro, e um mergulho na vida e na mente do autor.
Havia lido a série "O Guia do Mochileiro das Galáxias" e gostei muito do humor do autor, seu humor e sua forma de escrever. Quando li "O Salmão da Dúvida" achei que seria como uma continuação, mas me enganei. É um livro que fala mais sobre o autor, sua vida, suas influências, suas obras e seu modo de pensar. Acabou me despertando o desejo de conhecer as outras obras do autor, o que eu farei em breve.
Muito bom o livro, os textos nele inseridos e as histórias. Fica apenas o gostinho de "quero mais", mas que terei de me contentar lendo apenas os livros já publicados pelo mesmo, uma vez que ele veio a falecer com apenas 49 anos.

HanSoled 24/12/2022

Como sentir saudades de quem você nunca conheceu.
Ler as memórias e trabalhos não publicados de Adams é como falar com um amigo que você nunca teve, mas que sempre esteve ali. Entre ensaios sobre a existência de Deus e reflexões sobre a pergunta "Por quê?", a gente acaba encontrando um sentimento estranho: Saudade. Não saudades dos livros que nunca mais serão publicados, ou das piadas que já lemos nos que já foram, mas saudades do próprio Adams. Com tantas histórias pessoais, você acaba criando um vinculo de amizade com ele, uma amizade divertida e gostosa, com alguém que parecia ser uma pessoa boa e leve, o que, ao menos pra mim, não era de se esperar da mente que escreveu O Guia e Dirk Gently's, ambas obras que apesar de humorosas, tratam de temas pesados e muitas vezes se arrastam em tangentes deprimentes.
Sou suspeito. Como um grande fã de Adams, talvez meu coração seja um pouco mole, mas chorei diversas vezes em textos que não deveriam ser tristes, pois me senti lendo cartas póstumas de um melhor amigo em potencial... Tudo em "O Salmão da Dúvida" é muito pessoal, direcionado, parece uma conversa, parece procurar uma réplica amigável para começar uma discussão divertida que geraria boas risadas, mas que nunca mais vai. A sensação de perda ao terminar esse livro é avassaladora, são memórias felizes de uma vida celebrada, mas que vai fazer falta, e nunca será substituída.
Até mais, e obrigado pelos livros, Adams.

Samantha @degraudeletras 18/06/2014

ADAMS, Douglas. O salmão da dúvida. 1°ed. São Paulo: Arqueiro, 2014.
Sabe aquela sensação de querer reler o livro antes mesmo de terminar a leitura? Pois é, nunca tinha acontecido comigo também.

“O salmão da dúvida” é um dos lançamentos da Editora Arqueiro, que recebi de parceria, e traz uma compilação póstuma de escritos em que Douglas Adams, autor da fantástica e aclamada série “O guia do mochileiro das galáxias” (Editora Sextante), estava trabalhando antes do ataque cardíaco que tirou de nós um escritor e entusiasta da ficção e comédia inteligente.

Esse livro é dividido em três partes (a vida, o universo e tudo mais – óbvio), que foram tiradas das três partes do livro “O salmão da dúvida”, trabalho inacabado de Adams, que são: “The old salmon”, “The salmon of doubt” e “LA/Rhino/solar ranting”.

Mesmo com o estilo de capa do Mochileiro, esse livro mais serviria como um pequeno almanaque sobre Douglas Adams, pois conta com entrevistas, artigos, contos, crônicas e os mais diversos pensamentos do autor. Conhecer um pouco mais sobre ele da maneira como foi organizado o Salmão tornou-se uma experiência de leitura realmente encantadora.

O mais divertido e apaixonante desse livro é a forma como ele estimula o pensamento do leitor, conduzir textos filosóficos de maneira inteligente e divertida não é algo comum de se ver por aí, mas Douglas Adams faz isso: te põe para pensar e se divertir, conversa sobre ciência e tecnologia como se estivesse fofocando com as amigas, te fascina. Além de escritos, o Salmão traz títulos de livros e músicas que serviram de inspiração para o autor durante sua vida (claro que marquei todas as referências para procurar depois).

Como a Editora Arqueiro comentou na época de divulgação do lançamento, esse é um grande (enorme e quase infinito) presente para os fãs do autor e também para aqueles que apenas curtiram a série do Mochileiro (pra eles se apaixonarem perdidamente por Adams também). Com toda certeza do mundo, o livro já foi favoritado no skoob e está na lista de futuras releituras.

site: http://www.wordinmybag.com.br/

Tamie 10/06/2020

Como fã do guia do mochileiro das galáxias sempre achei que o salmão da dúvida fosse mais um livro da série, e por muito tempo ansiei em colocar minhas mãos em uma cópia. Ao finalmente começar a ler o livro, para minha surpresa, não era nada daquilo que eu imaginava, mas acredito que seja a melhor de todas as obras, porque nos permite conhecer melhor o grande autor que foi Douglas Adams. Uma pena sua vida ter sido interrompida tão subitamente; a humanidade perdeu uma grande mente.

NelM4n 29/12/2015

Um pouco da vida, do universo e tudo mais de Douglas Adams
É impressionante como certas pessoas conseguem ter um grande impacto na cultura pop, com algo inesperado, novo, que pula de surpresa após você abrir a porta afim de assustar quem entra e que ainda fica rindo e dizendo "te peguei". E uma dessas pessoas sem dúvida é Douglas Adams. Com este livro você consegue entender o porquê. Recomendado para aqueles que já leram algumas de suas obras, se por um acaso você ainda não leu algum livro dele recomendo fortemente que procure pelo "Guia do Mochileiro das Galáxias" na livraria mais próxima, não sabe o clássico que está perdendo! Um pena que DNA tenha morrido de maneira totalmente inesperada, todavia, sua marca na cultura mundial fica, influenciando filmes, quadrinhos, jogos e até mesmo outros livros. Resta aproveitar o que ficou.

Guilherme.Ballas 01/04/2016

Descanse em paz Adams.
Muito bom conhecer um pouco do criador da série O Mochileiro das Galáxias.
Saber sobre os pensamentos dele com a religião, Deus, avanços da tecnologia, música, histórias de quando era "pequeno" e aventuras pelo mundo, escrevendo ou em prol de alguma ONG de animais é muito legal e aproxima você do escritor.
O ruim de ler breves páginas com Zafod Beeblebrox e Dirk Gently é saber que nada mais daquilo vai acontecer. Nada que tente seguir a mesma linha do Adams vai ser igual (veja o filme do mochileiro).
Realmente uma triste perda.

Taty Vasconcelos 12/09/2015

Autor extraordinário
Como começar a falar de uma maravilha dessa?
O salmão da duvida em algumas partes é como se fosse o próprio diário de Douglas Adams, sua vida, suas historias, seu jeito de pensar,o seu humor critico, ele é demais.
Se vc já gostava do autor antes, agora vai passar a admira-lo ainda mais.
Fiquei tão triste em algumas partes, como quando ele falava sobre algum lugar que ele viajou e gostaria de voltar a visita-lo, ai vc pensa que ele nunca pode voltar,serve de lição para nós não deixarmos nada para depois.
Depois dessa leitura, a pessoa tem uma ideia do grande autor e da pessoa incrível que perdemos...
Leiam o livro! É o meu mais sincero conselho

Josi 18/08/2017

Saudoso
Douglas Adams é um cara que você gostaria de ter conhecido. Nesse livro póstumo, a homenagem prestada por todos que fizeram parte dessa empreitada reflete o quanto o autor era amado e o porquê de sua obra ser tão genial. O posfácio do Dawkins é uma das coisas mais lindas que ja li um amigo escrever sobre o outro. É palpável a aura de despedida. Sofrido, mas bonito.

Rairujo 20/02/2023

A VIDA, O UNIVERSO, E TUDO MAIS.
Demorei um pouco para escrever uma resenha, eu precisava assimilar esse livro.

Em parte a decepção que eu tive foi culpa minha, a história por trás da escrita desse livro é tão encantadora que esperei algo completamente diferente.
Antes de tudo, O Salmão da Dúvida é uma espécie de acervo do Douglas Adams, uma coleção de textos que ele deixou antes de morrer.
Mas sobre o livro, foi uma leitura extremamente cansativa. Ele é cheio de ensaios sobre tecnologia, e como eu sou um pouco ignorante no assunto muitas vezes precisei parar a leitura para pesquisar coisas como: "O que é um HyperTalk?". Eu claramente não era o público alvo desse livro rs.
É realmente uma pena não ter entendido totalmente o tom sarcástico e humorístico do Douglas Adams.
As partes mais interessantes do livro foram quando o autor falou sobre seu gosto musical, seus projetos ecológicos ou suas viagens para lugares exóticos (Maggie e Trudie vocês estarão para sempre no meu coração), eu amei! Foi como se finalmente eu e o Douglas tivéssemos alguns interesses em comum.
O livro contém algumas partes do que seria o Salmão da Dúvida original, mas por ele estar incompleto, foi difícil seguir uma linha de raciocínio ou se prender aos personagens.
Em certas partes do livro, principalmente nas entrevistas, eu sentia que estava conversando com o próprio autor, foi uma experiência interessante.
Enfim é uma pena que o Douglas Adams não esteja mais entre nós, mas felizmente ele deixou uma parte dele para ser lida, questionada e apreciada.

P.S. Essa é minha primeira resenha, me desculpe qualquer erro.
Espero que gostem! ;?-?)

Paulo Silas 01/11/2014

Douglas Adams mais de perto. É o que este livro transmite ao leitor.
Fruto da reunião de ensaios, artigos, histórias inacabadas, contos e entrevistas, a obra acerta em agradar os fãs do autor.

Dentre os diversos artigos que compõe mais da metade da obra, o leitor pode contar com o constante humor absurdo de Douglas Adams, o qual escreve sobre tecnologia, o seu ateísmo e as razões de o ser, sua paixão pelo evolucionismo, pelo humor e pela escrita (quando discorre também sobre os motivos do período de pausa em escrever romances).
Seu envolvimento e histórias com Richard Dawkins, Pink Floyd, Doctor Who e Monty Python também estão presentes no livro.

"Perfeitamente Seguro" é um conto solo do personagem Zaphod Beeblebrox, cuja leitura serve como amparo à saudade da série "O Guia do Mochileiro".

Finalmente, "O Salmão da Dúvida", história inacabada, cujos capítulos foram encontrados nos computadores do autor e reunidos para o lançamento do livro, é bom até o ponto em que é interrompido bruscamente, justamente quando a história começa a ficar interessante, o que é uma pena, já que o leitor ficará para sempre na angústia da curiosidade, matutando o rumo que a história poderia seguir.

A vida, o universo e tudo mais de Douglas Adams estão presentes, de forma sucinta, em "O Salmão da Dúvida".
Leitura indispensável para os fãs.

Daniela.Flores 06/12/2018

Melhor parte: Dirk Gently
Na minha opinião, é uma obra importante para conhecer o autor Douglas Adams, pois contém entrevistas e escritos dele. Mas, se o objetivo da leitura não for conhecê-lo com profundidade, pode ser bem maçante. A aventura de um dos personagens do Guia do Mochileiro das Galáxias achei chata. A parte que mais gostei foi o trecho da aventura do detetive holístico Dirk Gently. Apesar de estar inacabada, ela dá muita vontade de continuar lendo, seja pelas inusitadas ocasiões que são apresentadas, seja pela participação de um mamífero que não sabia onde estava, ou um gato sem a metade, prende muito a atenção. Os personagens peculiares que compõem as narrativas de Dirk Gently conseguem ser mais criativos do que os do Mochileiro (apesar de talvez não serem tão carismáticos para os fãs do Mochileiro).

Bruno 19/09/2014

50/50, esperava mais
Quando fui ler o livro eu já tinha em mente que ele não seguiria uma estória linear, mas sim fragmentos de estórias e textos do DNA. O começo é ótimo, tem muitos textos engraçados e que nos faz conhecer um pouco mais sobre o Adams. O que me deixou sem vontade de ler foi um texto ali pelo meio do livro, que falava sobre o universo e Deus e etc, que me cansou muito e cheguei até a pular. Esperava que o livro continuasse com suas histórias da vida de Adams, mas dai surge as estórias de Dirk Gently que eram muito bizarras porém arrancavam um riso ou outro.
No geral, foi um livro meio sem sentido, só uma leitura qualquer.

site: www.adamyoungwrites.tumblr.com

1 | 2 | 3 | 4