Villette

Villette Charlotte Brontë

Resenhas - Villette

Maria Erenita 26/12/2021

Demorei, mas terminei!
Uma estória que se arrasta muito, em alguns pontos. A leitura nao me prendeu. De todas as leituras das irmãs Brontë, esta foi a que menos gostei, mesmo assim, é uma boa leitura! Trata da solidão. A personagem traz reflexões sobre viver sozinha, resiliência. Ela está cercada de pessoas com quem não consegue interagir, por diversas razões, tais como religião, personalidade, princípios e cultura.0

badwitch 28/01/2022

sei la viu
não consegui me conectar com a Lucy e nem com os outros personagens... achei algumas partes vagas demais e e não rolou muita coisa pra um livro de quase 800 páginas

Janaina Beserra 19/04/2022

Adorei!
Na minha opinião Charlotte Brontë é uma das melhores escritoras femininas! Com certeza é um livro que pretendo reler ?
A história me tocou muito! Lindamente envolvente e triste. A escrita na minha opinião é muito envolvente.
Villete conta a história da jovem Lucy Snowe. Pobre e orfã para cidade fictícia de Villete,procurar uma vida melhor.
Vai parar em um pensionato/escola de Madame Beck,onde primeiro vira uma espécie de babá das filhas da senhora,depois professora de ingles. Lá ela sobressai por conta de sua inteligência,e chama atenção de monsier Paul,primo de madame Beck.
Bom, a obra é recheada de outras histórias,que prende a nossa atenção. Com outros personagens,cuja as vidas se entrelaçam, com a de Lucy.
Minha nota é 10 ????

Jess 26/04/2022

Como lidar com a solidão de espírito?
Demorei mais do que gostaria pra fazer essa resenha, mas vamos lá. Villette é a última obra escrita por Charlotte Brontë, publicada antes ainda d'O Professor, e próximo da sua morte. Tendo lido todas as suas outras obras anteriormente, consigo visualizar que Villette foi o fechamento perfeito pra uma escritora que começou muito boa, e que encerrou se consagrando. Acompanhamos as memórias de parte da vida de Lucy Snowe, uma jovem inglesa órfã de família que se vê completamente sozinha em certa altura da vida, e decide desbravar o continente mudando-se para Villette, uma cidadezinha no litoral francês. Em pouco tempo é empregada em um pensionato interno para mulheres como professora, sendo comandada de perto por Madame Beck, a diretora.

Entre encontros com o passado, desavenças com colegas e afastamento de suas alunas, Lucy está longe de ser a mulher apática ou desinteressante que os outros personagens enxergam. É uma moça de sentimentos profundos, sensibilidade aflorada e uma complexidade que atiça totalmente a nossa vontade de descobrir mais. Possuindo a característica inerente de todas as protagonistas femininas da Charlotte, Lucy não aceita vida fácil nem conforto em forma de esmolas: uma mulher que batalha pelo pão que come, que segue seus princípios em prol do teto acima da cabeça, e que não se deixa levar por leviandade ou por intolerâncias desmedidas, no caso de ser protestante num lugar de católicos.

Confesso que o começo foi mais lento e difícil de passar, e o final me deixou revoltada mais pelo sentimento que me causou, quem leu entende. Ademais, por ler em um clube de leitura trouxe só mais cultura e encanto nesse livro pra mim, já que as meninas adicionaram demais à história do livro, principalmente com informações tiradas da própria biografia da Charlotte, como ela tinha um apreço e um zelo extremos com essa obra em especial, onde ela colocou tudo de si.

Pseudônimo Bettina 14/08/2022

Uma decepção
Eu tinha expectativas muito altas em relação ao livro, mas... não deu. Gostei muito da história, do enredo, mas, Infelizmente, não terminei, porque não sou capaz de ler um livro onde a protagonista xinga a Fé Católica de forma tão feia e arrogante como acontece nessa obra. Um livro no qual a personagem principal diversas vezes insulta os Santos (chamando-os de coisas como farsantes vaidosos e falsos místicos), fala mal de Roma (usando do nome de Deus para isso), faz zombarias ao Papa e etc. Para que ninguém venha dizer que é a isso era só a opinião dela e que ofensas não acontecem, sinalizo que leia lá pelo cap. 10. Pelo menos foi até onde eu consegui ler, então não sei se acontece ainda mais para a frente. Nenhuma expressão cultural desculpa um desrespeito assim: Não entendo o motivo de uma escritora vir e insultar seus leitores, independentemente de quem ela seja. Não critico as irmãs Brontë nem seus fãs, de jeito nenhum, mas quero fazer a advertência para que nenhum dos meus venha a ficar tão triste quanto eu fiquei quando precisei abandonar um livro que eu esperava que seria perfeito.

Gabi 18/01/2023

Villette é um verdadeiro deleite! Acompanhar a jornada de Lucy foi com certeza uma das melhores experiências que a literatura me trouxe. A medida que a personagem conversa conosco, a narrativa se torna fluida e o tempo passa num piscar de olhos. Esse foi o meu primeiro contato com a escrita de Charlotte Bronte e eu estou completamente apaixonada pela forma que ela abordou a solidão de Lucy, não necessariamente só o lado ruim de estar sozinha no mundo e ter que lidar com as adversidades por si mesma, o que me cativou foi justamente ver como a Lucy conseguiu alcançar sua felicidade e prosperar graças a sua inteligência e coragem. Não irei entrar no tópico das relações românticas pois todo mundo deveria ter a experiência de descobrir por ia mesmo. Villette é uma obra de arte!!!

Val | @livre_se_clube 23/01/2023

Leitura reflexiva
Lucy Snowe, protagonista do romance, apresenta sua história de vida, suas dores, desilusões e esperanças vivendo completamente sozinha e superando as dificuldades de uma existência solitária e carente de afetos. Romance bem construído em primeira pessoa.

ogatoleu 03/03/2023

Ambíguo
Tenho sentimentos muito contraditórios sobre esse livro kkk em alguns momentos o achei uma leitura fluida e emocionante; em outros, uma leitura densa e estacionária. Por vezes, achei seus personagens complexos e realistas; outras vezes, os achei estereotipados e novelescos.

Nesse sentido, a introdução de Villette pela editora Martin Claret, escrita pela professora Lenita Esteves, que li após a conclusão do livro, me ajudou a condensar o que sinto a respeito dele. Lenita vê os personagens, cujas oscilações de caráter são abudantes ao longo da obra, como algo enriquecedor para a sua história, refletindo o modo como "na nossa convivência com as pessoas, vamos transformando nossas opiniões sobre elas". Somado a isso, segundo a professora, temos em Lucy Snowe uma narradora ambígua e não confiável.

Essa é uma forma de analisar o romance. Seriam, contudo, os plot twists e inconsistências da trama produtos de um mero sensacionalismo, ou mesmo uma falta de planejamento da autora? Só nos resta ponderar.

O fato é que Villette não fica aquém de outras obras das irmãs Brontë. É uma narrativa surpreendentemente revolucionária para a época, que dá protagonismo a uma protagonista feminina forte e determinada, ainda que desprovida de beleza e fortuna. Acompanhamos essa personagem principal improvável de um romance enquanto ela enfrenta dilemas e situações que pelas quais simplesmente não passaria caso fosse bela e rica (destino paralelo exemplificado na figura da srta. Paulina de Bassompierre).

Em minha experiência particular, no fim das contas, achei Villette, por soturno que seja, um romance de conforto. O volume de páginas da história me garantiu, por um bom tempo, uma companhia empolgante o suficiente para que eu me motivasse a ler uma porção dele todos os dias e viajasse à época retratada enquanto bebericava um chá ou café bem quentinho. Fico em parte meio triste porque terminou, mas também ansiosa para ler outras obras das Brontë :)

Marcela 12/03/2023

Indicar ou não indicar?
Eu serei sincera, não considero esse livro para todos. Contudo, para aqueles que serão capazes de se comunicar com essa obra, nossa, saibam que vocês sofrerão, amarão e se encantarão pela escrita e narrativa da Charlotte Brontë! Nunca me identifiquei tanto com um personagem, o bem e o mal.
Que história imprevisível! Eu amei ler esse livro. Devo confirmar que essa é a minha segunda tentativa de leitura, a primeira acabei achando a história cansativa, mas eu retornar me permitir não "correr" e sim contemplar o passei concedido pela autora. Uma dica, não leia esperando um Jane Eyre, pois certamente irá se frustrar.

Eli.Nascim7 06/01/2024

Charlotte sempre à frente de seu tempo
Foi uma leitura meio fria no começo e quando achei que estava pegando o ritmo, vinha aquelas passagens que não fazem muita diferença na história, enfim. Apesar da dificuldade continuei e posso dizer que valeu muito a pena, conhecer Lucy Snowe me fez estar dentro de Villette e imersa nas memórias da protagonista, por mais que seja um livro de época, ele aborda muitos assuntos que hoje fazem parte da nossa cultura, mas que naquela época eram vistos como "anormais", a depressão, a solidão, a religião, a independência feminina e a diferença de classes são descritos em várias passagens e é isto que me faz amar a Charlotte Brontë, creio que o livro tem muito da vida pessoal da autora. A única crítica que tenho do livro são os plots twists que deixaram a história muito previsível.
E esse final eu amei e odiei ao mesmo tempo, muito bonito como foi feita a descrição mas ainda não consigo aceitar, não se tornou um dos meus favs mas mereceu um 5.

Rafaela2255 14/02/2024

[Lido em 2023]
Eu AMEI este livro. Simplesmente não tenho palavras para dizer o quanto amei, é tão bom. Eu me identifiquei muito da protagonista. O romance me emocionou tanto. A escrita é tão boa.
Poderia dizer várias coisas que me fizeram o achar tão bom mas eu simplesmente não tenho palavras para explicar todos os pontos que amei deste livro.