Libertada

Resenhas - Libertada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jany 03/04/2019

Libertada
Esse livro abalou minhas estruturas, tocante triste e profunda história, sem palavras para expressar, chorei muito com essa leitura.

Karina 31/08/2018

Lendo esse livro, eu acredito que o ser humano consegue sim, ser um monstro e ser capaz das piores atrocidades que possam existir. O relato da Michelle é muito forte, me fez sentir a angústia, tristeza e cada perda que ela forçadamente teve. É indescritível! Esse foi o livro mais difícil de toda minha vida. Eu espero que ela consiga alcançar genuinamente a felicidade e que um dia consiga rever seu filho.

Raquel.Euphrasio 26/05/2018

Um livro forte e sobre força. Apesar de lido o livro todo de uma vez. Essa é uma história difícil de se ler, é difícil não sofrer lendo essas palavras. Como pode existir um ser humano tão horrível assim, capaz de tanta crueldade, violência, maldade... a autora por varias vezes disse nos pilotar de detalhes o que me leva a crer que é ainda mais cruel. É uma leitura pesada, triste, chocante... com esperança. (Aos sensíveis a alguns assuntos, essa história pode não ser para você.)

Lilian 19/10/2017

"LIBERTADA" Michelle Knight Uma década de escuridão, uma vida recuperada.
Libertada é uma história crua onde acompanhamos o relato de uma das mulheres que passaram 11 anos sequestradas numa casa em Cleveland EUA nas garras de um maníaco sexual. Relato do quanto a maldade neste mundo é real.

O sequestro de Cleveland também inspirou um filme e tem no youtube, além de várias noticias da época e documentários sobre o caso .
Em 2002 Michelle Knight foi sequestrada pelo pai de uma conhecida quando parou numa loja de conveniência para pedir informações. Michelle estava á caminho de uma audiência de custódia para tentar recuperar a guarda do filho de 2 anos.
Com uma promessa de carona por parte de Ariel de Castro, Michelle entrou na picape onde ele disse que passaria na casa dele para lhe mostrar uns filhotinhos de cachorro para ela levar um ao filho .
Quando Michelle entrou na casa imunda e subiu ao quarto do andar de cima foi jogada ao chão e agredida por Ariel de Castro que a prendeu com cordas e a suspendeu a centímetros do chão, onde ficou quase 2 dias nessa posição.
Desesperada, Michelle implorava para o homem solta-la pois teria que ir a audiência para recuperar seu filho. Levada ao porão da casa, Michelle não tinha ideia que ficaria ali por meses sendo torturada e estuprada sem direito a tomar um banho que fosse.

Novamente levada ao quarto de cima, Michelle não perdia as esperanças do homem solta-la e após mais alguns meses foi levada a tomar um banho, estava imunda e ela só tinha 2 minutos para a higiene, o homem não deu-lhe roupas e Michelle ficou nua todo o ano seguinte sendo abusada sexualmente e moralmente de todas as formas possíveis, passando frio e fome .

Em 2003 mais um sequestro, Amanda Berry foi levada para esta mesma casa, mas foi impedida de manter contato com Michelle por longos meses.
Em 2004, mais um sequestro e Gina de Jesus também foi levada a casa dos horrores onde permaneceu no porão e semanas depois juntou-se ao mesmo quarto onde Michelle se encontrava nua. As duas mantiveram um relacionamento mais próximo e uma dava força a outra por todos os anos seguintes. Michelle engravidou 5 vezes e era espancada pelo homem e impedida de se alimentar por semanas para abortar a criança. No ano de 2006 Amanda deu a luz a uma menina com a ajuda de Michelle numa piscina de plástico levada ao quarto pelo homem, a criança foi chamada de Jocelyn e também ficou reclusa na casa junto com as três mulheres.

Os anos passavam e quando a menina já tinha 6 anos, o homem esqueceu de fechar uma das portas onde se abria uma pequena parte onde Amanda colocou o braço para acenar e gritar por socorro, um vizinho ouviu os gritos e junto com outro senhor quebrou o vidro da porta retirando Amanda que saiu com a filha nos braços e ligou para a policia.
Quando a policia invadiu a casa em maio de 2013, encontrou Michelle e Gina presas no andar de cima e as libertou.
O homem foi preso naquele mesmo dia junto com seus irmãos numa lanchonete.

O livro conta o relato de Michelle Knight desde que se lembra de sua infância, onde era abusada por um parente e sua adolescência sofrida, onde chegou a fugir de casa e ser ''avião'' para vender drogas. Engravidou aos 18 anos de um colega de classe e nunca conseguiu terminar o colegial. Michelle só queria conseguir um emprego e recuperar a guarda do filho quando deu de cara com um psicopata que a manteve no inferno por longos 11 anos.

O sequestro de Cleveland foi noticia no mundo todo e aos poucos a história horrenda foi sendo desmantelada pela imprensa, mas nada chega aos pés do próprio relato de uma das vitimas mais torturada dentro daquela casa. Michelle quando chegou ao hospital após exames descobriu que estava a beira da morte, perdeu uma das audições do ouvido e foi preciso uma cirurgia de reconstrução de face por causa das inúmeras agressões que sofreu daquele homem. No relato de Michelle ela apenas duas vezes citou o nome do sequestrador e apenas se dirigia ao menciona-lo como o ‘’ homem ou cara’’ .
Uma das cenas mais emocionantes que me arrancaram lágrimas foi a cena da invasão da policia dentro daquele inferno onde Michelle Knight só acreditou que eram policiais ao ver os distintivos de tanto sua mente ter sido aterrorizada pelo psicopata, ela pulou no pescoço da policial sorrindo e não queria solta-la. Gina de Jesus saiu de um armário e chorou. As duas se juntaram a Amanda Berry na ambulância e não tinham palavras .
O filho de Michelle foi adotado por uma família que enviou fotos do menino com 13 anos á ela e pediram privacidade para proteger o garoto, e Michelle concordou pela felicidade do filho se manter no anonimato para não atrapalhar a vida do menino.

Cynthia Souza Brasil 30/09/2017

Sempre que leio sobre esses livros me deparo o quão cruel as pessoas podem ser. É inacreditável, revoltante, pungente e humilhante ler e pensar que isso realmente aconteceu, mas ao mesmo tempo fico admirada com a força dessas pessoas de lutarem por sua liberdade e contar seus horrores de forma tão clara que nos comove e nos faz querer fazer algo de bom sempre, pois não basta viver somente tem que amar uns aos outros porque nunca sabemos o que se passa no nosso lado.
Recomento - historia incrível de sobrevivência, libertação e acima de tudo amor ao próximo, em nenhum momento Michelle deixou de pensar nos outros e isso foi lindo na sua jornada.

notmuchcompany 04/09/2017

"Você faz ideia do que é acordar e se dar conta de que ninguém vai te estuprar naquele dia? Como é maravilhoso ver a luz do sol entrando pela janela? Como é bom andar por aí sem uma corrente pesada presa ao punho ou ao tornozelo? É incrível."

Lu 22/08/2017

"Libertada" vai nos contar um pouco da vida da vida de Michelle Knight. Mulher com infância difícil, afastada da família e com um filho pequeno, Michelle foi sequestrada em 2002 por um motorista de ônibus escolar que era pai de sua amiga. Um ano depois, Amanda Berry juntou-se a Michelle, depois Gina DeJesus também apareceu no cativeiro. Juntas, essas três mulheres sofreram por mais de uma década nas mãos de um homem sem escrúpulos.

Vira e mexe eu estou em um momento bom da vida que me permite ler um livro cruel e real como "Libertada". É um momento em que não estou muito feliz, nem muito triste ou deprimida, estou me sentindo bem comigo mesma e sei que não vou ter pensamentos negativos ou destrutivos depois da leitura, sei que nesse momento, eu lerei o livro, conseguirei compreender e absorvê-lo dentro de mim.

"Se a picape e o quintal de Ariel eram imundos, bem se comparavam à casa."

A narrativa de Michelle é muito agradável de acompanhar apesar das atrocidades que narra. Ela não perde tempo com detalhes que deixariam o livro denso, difícil e complexo de ler. O livro já conta com milhares de momentos difíceis da vida de Michelle tanto antes de ser sequestrada quanto durante e depois de seu sequestro. São relatos extremamente pessoais que nos faz sentir ainda mais próximos da autora. Conhecemos seus pensamentos mais profundos e orações para um Deus que ela ainda não sabe se, realmente, existe ou não.

"Fiquei deitada no colchão, batendo os dentes. Ele não me deu nenhuma roupa pelos quatro meses seguintes."

Enquanto lia, ficava imaginando o que levava uma pessoa a sequestrar a outra e mantê-la por mais de onze anos em cativeiro, sob uma rotina de subserviência e terror. Imagino que uma pessoa assim nasce doente. Também ficava me imaginando no lugar de Michelle, se eu teria tanto sangue frio para aguentar o que ela aguentou, se eu seria tão forte para aguentar tantos anos sendo humilhada e machucada.

"Depois de quase oito meses sem tomar banho, eu estava um nojo. Minha pele branca parecia marrom. Eu tinha manchas de sangue seco, sujeira e mijo por todo o corpo.(...) E eu nunca me acostumei com o meu fedor. Era tão forte que às vezes me dava vontade de vomitar."

Michelle, sem dúvidas, é uma mulher de garra que se prendeu a imagem de seu filho para continuar vivendo. Mesmo sendo submetida aos maiores atos de tortura, ela sempre mantinha em mente que seu filho precisava dela, que ele esperava por ela lá fora e um dia os dois se encontraria novamente.

"Ouvimos passos pesados - dois pares de pés. É agora, pensei. Meu corpo tremia. Eles vão achar a gente e matar as duas. "

Esses livros sempre me fazem pensar em como a humanidade é doente, como as pessoas fazem mal aos outros sem sentirem remorso por isso. Ler "Libertada" me fez ser ainda mais grata por ter minha família e, acima de tudo, ser grata por ter minha liberdade.

(resenha postada originalmente em 04/12/2016)

site: http://lumartinho.blogspot.com.br/2016/12/libertada-michelle-knight.html

Riva 02/02/2017minha estante
Não sei se há ranking para os piores sequestradores, mas ainda acho que o Jayce e o da Natasha são infinitamente piores que esse! Como eu já disse, são seres que na hora de encarar alguém da mesma força ou que tenha força superior são covardes, pois preferem o suicídio a encarar seus atos. As pessoas me perguntam por qual razão leio esses tipos de livros, e a resposta é simples: não dá para fingir que isso não acontece! Muitas vezes as vítimas estavam no local errado na hora errada e mais nada!

Riva 02/02/2017minha estante
Você vai trocar esse livro?! Tenho interesse!

Claudia Cordeiro 02/02/2017minha estante
Ainda não, esse tb é para tentar fazer minha filha ler. Os 2 livros sobre estupro, se não aprender assim.....

Claudia Cordeiro 02/02/2017minha estante
Spoiler .......................................................................................................................................esse cara tb se matou.

Ok! Então vou solicitar de outra pessoa! Beijos

Bjs!

Isadora.Secchi 03/02/2017minha estante
Se você gosta de livros dentro dessa temática, indico o livro "vida roubada" Da Jeycee Dugard. Ela ficou 18 anos mantida em cativeiro e alguns anos atrás escreveu um livro sobre a sua experiência... Muito bom também!

Riva 03/02/2017minha estante
Já li esse livro e fiquei estarrecida!

Claudia Cordeiro 03/02/2017minha estante
Vou ver... mas ainda estou "em recuperação" desse livro... credo, viu!

Isadora.Secchi 04/02/2017minha estante
Esse da Jaycee é bem pesadinho também :/ Mas é bem bom...

Prof. Angélica Zanin 27/11/2016

Sobrevivendo ao caos
Muito triste a história de Michelle Knight contada por ela mesma com a assistência da escritora Michelle Burford. De uma família pobre e totalmente disfuncional, chegou a morar nas ruas de Cleveland, mãe solteira de um garoto que lhe foi tirado pelo conselho tutelar, até que foi sequestrada por um porto-riquenho que a manteve em cativeiro e lhe impôs todo tipo de abuso mental e físico. No entanto, o amor por seu filho ajudou-a a permanecer viva e a sobreviver ao caos. Hoje, Michelle se dedica à culinária, ainda vive em Cleveland e narra sua experiência de dor e sofrimento. É um exemplo de coragem e uma comprovação de que "aquilo que não nos mata, fortalece-nos".

Tammy 18/09/2015

Libertada (Livreando)
Quem se lembra do sequestro de Cleveland, que ganhou os noticiários mundiais em 2013, onde 3 mulheres conseguiram sair do cativeiro depois de mais de 10 anos sendo torturadas? Esse fato faz parte da história de Michelle Knight, que nos apresenta através do seu livro como foi o dia a dia enfrentado dentro do inferno que Ariel Castro montou.

"Lágrimas sempre escorrendo do meu rosto, esperando que isto termine logo e que alguém venha me salvar, mas parece que isto nunca vai ter fim. Não entendo como alguém pode ser tão sem coração." p.123

Michelle era uma jovem de 21 anos quando foi sequestrada, mas a sua tortura já havia começado antes mesmo de aceitar a carona de Ariel Castro. Mãe de um garoto de 2 anos, perdeu a guarda do seu filho depois que o namorado de sua mãe fraturou a perna de Joey em um momento de fúria. Se não bastasse isso, viveu anos sendo abusada por um de seus familiares durante anos, sem contar a ninguém, por medo de morrer. Mesmo passando por tudo isso, nada se compararia com o que estava prestes a enfrentar a partir do dia 23 de agosto de 2002.

Os relatos descritos por Michelle mostram o quão sádico foi seu sequestrador e o quanto ela foi forte por conseguir passar por tudo o que passou. Temos uma visão mais aprofundada dos acontecimentos e momentos de completa revolta por tudo o que teve que passar. Dias sem comer, meses sem tomar banho, confinada e acorrentada em um lugar completamente imundo, sendo estuprada e torturada quase que diariamente.

"Uma coisa é alguém partir o seu coração; pode ser ainda mais doloroso ficar olhando o coração de outra pessoa ser esmagado. Durante todo o tempo que divivi o quarto com Gina, meu coração foi partindo ao meio de tantas maneiras diferentes que seria impossível contá-las. Acho que nunca vou conseguir superar o que nós duas passamos." p.120

Ela ficou sozinha vivendo esse terror por aproximadamente 2 anos, depois chegaram Amanda Berry e Gina DeJesus, e ainda assim, Ariel sentia prazer em lhe castigar mais do que as outras. Durante o cárcere, engravidou cerca de cinco vezes, e em todas elas sofreu abusos e torturas que levaram a cada aborto. Depois de anos nesse inferno, é até compreensivo que se perca a esperança ou atente contra a própria vida, mas ao contrário disso, Michelle e suas companheiras nunca deixaram de acreditar que um dia isso iria acabar e que a liberdade chegaria.

"Sobreviverei a este pesadelo horrível com meu coração ainda no lugar, minha alma intacta, e sairei dele sem uma só cicatriz." p.127

Durante a leitura, é preciso ter nervos de aço em alguns momentos, entrar na história e vivenciar todos os acontecimentos não é tão fácil assim, Michelle relata o máximo que pode e pausa quando as memórias ficam dolorosas demais, mas é forte o suficiente para seguir contando a sua visão dos acontecimentos. Com vários textos reflexivos e totalmente comoventes, Libertada além de uma biografia, traz a luta pela esperança e pela vontade de viver e mostra a superação onde todos pensam ser impossível.

site: http://www.livreando.com.br/

Vanderni 16/07/2015

Nunca em toda a minha vida li algo semelhante a esse livro, a não ser talvez o livro "Esperança", que narra a história das outras duas garotas vítimas de Ariel Castro, Amanda Berry e Gina DeJesus. Até nesse último livro, consigo ver a diferença. As outras duas vítimas escreveram um livro juntas, tinham famílias que passaram anos atrás delas, fazendo barulho, distribuindo panfletos, aparecendo na televisão, sem nunca desistir delas. Ambas tiveram infâncias felizes, se comparadas com Michelle.
Michelle foi a esquecida, uma sobrevivente desde a infância. Sofri com ela desde o início. Ainda bem que li o livro "Esperança" antes e já estava com o coração e o estômago parcialmente preparados. Se não fosse assim, não sei se teria continuado a ler o livro "Libertada".
E o que me resta é esperar, desejar e orar para que as três consigam superar essa crueldade abominável que sofreram, que consigam viver plenamente após toda essa dor. E para Michelle, especialmente, desejo que ainda consiga conhecer Joey e fazê-lo saber que ela nunca desejou abandoná-lo, que nunca o esqueceu, que sempre o amou.
Um dia de cada vez, Michelle! Segue em frente... torço por você!

ValGouveia 17/10/2014

Tenso e intenso
Comecei a ler este livro para um desafio e que foi totalmente impactante. Pensei em desistir quase na metade da leitura, mas fiquei firme. Porque desistir? Porque achei a história forte demais, achei pesada, triste, sofrida. Mas segui em frente.

Quando escolhi o livro, achei que a pior parte do livro seria sobre o cárcere, os 11 anos que Michelle, a personagem e também autora do livro passou encarcerada, após ter sido sequestrada. Pensei que fosse mais um daqueles casos de crianças/pessoas que tinham uma vida "normal" antes de serem sequestradas e passaram por todos os horrores sob o domínio de um sequestrador. Mas, mais uma vez me enganei.

A vida de Michelle nunca foi "normal". Depois de viver por muito tempo dentro de um veículo com os pais e vários irmãos, encontram uma casa para morar. E com eles, vão vários familiares. Michelle passa a ser abusada sexualmente por um dos parentes, desde bem pequena. E isso dura por anos! Ela consegue fugir por um tempo, quando passa a traficar drogas, mas é encontrada pelo pai, que a leva de volta. E os abusos continuam.

Com 16 anos, Michelle conhece um garoto, de quem tem um filho. Mesmo com todas as dificuldades, Michelle cuida do filho da melhor forma possível, mas um dia, o namorado de sua mãe, quebra a perna de Joey e ele é retirado de seus cuidados pela assistência social.

E quando Michelle está procurando um endereço, para uma reunião com uma assistente social, é sequestrada por Ariel, pai de uma de suas amigas. E então, começa o terror. Ela é estuprada, espancada, abusada de todas as formas imagináveis e inimagináveis também. É espancada em todas as vezes que engravida no cárcere (5 vezes), abortando em todas elas. Depois de um tempo, passa a dividir o cárcere, com duas outras adolescentes, que passam pelos mesmos horrores que ela.

Michelle fica encarcerada por 11 anos. E eu, a todo momento me perguntava: "como ela suportou passar por tudo aquilo?", "Porque a vida de Michelle foi tão sofrida, desde criança?".
Perguntas que ela mesma se fazia e mesmo sem obter respostas, nunca perdeu a fé em Deus, nunca deixou de acreditar n'Ele e pelo amor incondicional que sentia pelo filho, suportou todas as atrocidade as quais foi submetida.

"Às vezes me pergunto qual a finalidade de toda essa dor que vivi? Por que Deus não pode tornar possível que nunca passemos por dificuldades? Um dia, no céu, vou ter que perguntar isso a Ele. Mas por enquanto, o único sentido que posso dar a tudo o que aconteceu é esse: todos nós enfrentamos dificuldades. Podemos não querer isso, mas enfrentamos. Mesmo não entendendo minha dor, preciso transformá-la em algum tipo de propósito".

O livro é chocante, comovente, triste, intenso e tenso. Chorei, me senti muito mal, mas continuei lendo. Esse foi o livro de não ficção mais forte que li em toda minha vida. É um livro triste, mas não é um livro ruim, é uma história de superação e de coragem. Indico muito a leitura.

site: http://valgouveia.blogspot.com.br/
Oliveira 30/08/2016minha estante
Olá boa noite! Acha que me consegue dizer algum site onde possa ler o livro online ou alguma livraria onde o possa comprar? As lojas da minha zona, nenhuma delas têm o livro e eu gostaria imenso de o ler! Aguardo resposta, obrigada e boa noite! :)

Carolina.Teodoro 10/11/2016minha estante
Oliveira, esse livro tem disponível no lê livros.

1 | 2 | 3 | 4 | 5