Libertada Michelle Knight...

Resenhas - Libertada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

gio lerm 28/07/2020

Visceral e angustiante.
Posso ter dado cinco estrelas, mas esse livro não contém uma história avaliável. Não há, de maneira alguma, como dar nota a uma história tão íntima, real e violenta. A narrativa faz com que você se sinta frente a frente com Michelle enquanto ela te conta com detalhes tudo o que passou, não apenas durante os onze anos mantida em cativeiro, mas também anos antes em sua difícil infância e adolescência.

Uma história intensa que você para várias vezes para respirar fundo e tentar limpar a mente antes de continuar. A tarefa não é fácil, a vida de Michelle não foi fácil e a leitura é muito perturbadora.

Anna Cavaller 28/07/2020minha estante
Essa história me lembra 3096 Dias de Cativeiro. É uma história parecida, mas a vítima era Natascha Kampusch. Até mesmo assisti ao filme 3096 Dias, e mexeu muito comigo. Também sei que tem o livro, mas nunca tive coragem de ler. Assim como esse, Libertada, de Michelle Knight. Realmente são histórias muito fortes, que mexem muito com o psicológico. É inexplicável descrever tudo o que senti ao assistir ao filme. Acredito que esse livro não seja tão diferente.

gio lerm 28/07/2020minha estante
Oi, Anna. Lembra mesmo. Já li (e assisti) 3096 dias de cativeiro e é realmente... pesado. Mas vale muito a pena a leitura para quem tem estômago forte e não se importa com gatilhos.

Anna Cavaller 29/07/2020minha estante
É verdade, Gi!! Infelizmente não é qualquer pessoa que conseguiria ler algo tão forte, e tão pesado assim. Mas acho interessante como as histórias acontecem. A força dessas mulheres pra resistirem à essas atrocidades. São mulheres realmente fortes. Tanto fisicamente, quanto psicologicamente. Eu admiro essas mulheres pela força que tiveram em aguentar algo tão terrível. O melhor, é que cada uma delas conseguiu sobreviver pra contar suas histórias.

Diã 27/05/2022minha estante
Muito incrível o que vc escreveu: "não é uma história avaliável". É a história de uma criança, de uma mulher, de uma mãe, de uma vida de violações e dores. Muito triste.

lililoza 20/03/2024minha estante
Oi giovana! eu concordo tanto com o seu ponto de vista, tive que dar uma pausa nele, já tinha escutado falar sobre o caso, mas ele me perturbava tanto que eu não conseguia ler, agora lendo o livro dela, me faz sentir como eu estivesse com ela em cada dada situação, é surreal de angustiante!

Gessyka.Loyola 21/01/2024

Esse livro deveria se chamar "Ressuscitada".
Eu não tenho nem palavras pra dizer o quanto foi perturbador ler os relatos de Michelle Knight. Foram 11 anos de cativeiro, tortura, estupro, espancamento e terror psicológico.
É admirável que ela tenha sobrevivido.
Não tenho como descrever mais que isso, realmente é um relato assustador e angustiante, e que me faz pensar que neste exato momento pode ter outras Michelles por aí sendo mantidas prisioneiras por doentes psicopatas.
Sra. Star Wars 22/01/2024minha estante
Esse livro me deixou com essa mesma situação, até hoje eu arrepio só de lembrar da história, no ranking de mulheres guerreiras ela fica em primeiro lugar pra mim

ValGouveia 17/10/2014

Tenso e intenso
Comecei a ler este livro para um desafio e que foi totalmente impactante. Pensei em desistir quase na metade da leitura, mas fiquei firme. Porque desistir? Porque achei a história forte demais, achei pesada, triste, sofrida. Mas segui em frente.

Quando escolhi o livro, achei que a pior parte do livro seria sobre o cárcere, os 11 anos que Michelle, a personagem e também autora do livro passou encarcerada, após ter sido sequestrada. Pensei que fosse mais um daqueles casos de crianças/pessoas que tinham uma vida "normal" antes de serem sequestradas e passaram por todos os horrores sob o domínio de um sequestrador. Mas, mais uma vez me enganei.

A vida de Michelle nunca foi "normal". Depois de viver por muito tempo dentro de um veículo com os pais e vários irmãos, encontram uma casa para morar. E com eles, vão vários familiares. Michelle passa a ser abusada sexualmente por um dos parentes, desde bem pequena. E isso dura por anos! Ela consegue fugir por um tempo, quando passa a traficar drogas, mas é encontrada pelo pai, que a leva de volta. E os abusos continuam.

Com 16 anos, Michelle conhece um garoto, de quem tem um filho. Mesmo com todas as dificuldades, Michelle cuida do filho da melhor forma possível, mas um dia, o namorado de sua mãe, quebra a perna de Joey e ele é retirado de seus cuidados pela assistência social.

E quando Michelle está procurando um endereço, para uma reunião com uma assistente social, é sequestrada por Ariel, pai de uma de suas amigas. E então, começa o terror. Ela é estuprada, espancada, abusada de todas as formas imagináveis e inimagináveis também. É espancada em todas as vezes que engravida no cárcere (5 vezes), abortando em todas elas. Depois de um tempo, passa a dividir o cárcere, com duas outras adolescentes, que passam pelos mesmos horrores que ela.

Michelle fica encarcerada por 11 anos. E eu, a todo momento me perguntava: "como ela suportou passar por tudo aquilo?", "Porque a vida de Michelle foi tão sofrida, desde criança?".
Perguntas que ela mesma se fazia e mesmo sem obter respostas, nunca perdeu a fé em Deus, nunca deixou de acreditar n'Ele e pelo amor incondicional que sentia pelo filho, suportou todas as atrocidade as quais foi submetida.

"Às vezes me pergunto qual a finalidade de toda essa dor que vivi? Por que Deus não pode tornar possível que nunca passemos por dificuldades? Um dia, no céu, vou ter que perguntar isso a Ele. Mas por enquanto, o único sentido que posso dar a tudo o que aconteceu é esse: todos nós enfrentamos dificuldades. Podemos não querer isso, mas enfrentamos. Mesmo não entendendo minha dor, preciso transformá-la em algum tipo de propósito".

O livro é chocante, comovente, triste, intenso e tenso. Chorei, me senti muito mal, mas continuei lendo. Esse foi o livro de não ficção mais forte que li em toda minha vida. É um livro triste, mas não é um livro ruim, é uma história de superação e de coragem. Indico muito a leitura.

site: http://valgouveia.blogspot.com.br/
Oliveira 30/08/2016minha estante
Olá boa noite! Acha que me consegue dizer algum site onde possa ler o livro online ou alguma livraria onde o possa comprar? As lojas da minha zona, nenhuma delas têm o livro e eu gostaria imenso de o ler! Aguardo resposta, obrigada e boa noite! :)

Carolina.Teodoro 10/11/2016minha estante
Oliveira, esse livro tem disponível no lê livros.

Aline.Rodrigues 01/05/2021

Esse talvez tenha sido o livro mais difícil que já li
Esse livro foi muito difícil de se ler,porque tudo o que está escrito em suas páginas não são ficção,mas aconteceu de verdade,na vida de Michele Knigt.
Michele Knigt é uma mulher que ficou conhecida no mundo inteiro em 2013,ao ser Libertada junto com Amanda Berry e Gina de Jesus,após passarem 10 anos presas na casa do estuprador Ariel Castro,em Cleveland,EUA.
Com a diferença que Michele ficou 12 anos presa,pois foi sequestrada 2 anos antes das outras meninas.
Nesse livro ela conta toda sua história de vida.A sua infância que horrível,marcada por fome,pobreza extrema, violência doméstica e abuso sexual ( sim ela foi abusada por um parente na infância também,não só por Ariel no cativeiro )
A família da Michele era extremamente problemática,a mãe era uma péssima mãe,que além de não ligar pra menina,passava os seus afazeres pra Michele fazer,como cuidar dos irmãos mais novos e das tarefas de casa.
A adolescência da Michele não foi melhor que a infância dela,e em determinada época ela acabou engravidando.E esse foi um dos poucos momentos de alegria da jovem.
Porém por causa do padrasto dela e da mãe dela ela acaba perdendo a guarda do filho.E determinado dia ela está atrasada pra uma audiência de guarda do filho dela,ela acaba encontrando o monstro da sua vida:Ariel Castro,que era pai de uma amiga dela e ele se oferece pra lhe uma carona que vai sua vida pra sempre,e pra pior ainda do que já era.
Ariel a manteria em cativeiro na sua casa,por 12 anos longos,sofrendo as mais diversas torturas,estupros,abortos ( sim ela a batia nela de diversas formas,até ela abortar ) e todo tipo de monstruosidades que vocês possam imaginar.
Devo dizer que foi muito,mais muito difícil ler essas partes do livro,eu tremia de ódio em algumas partes,em outras eu chorava copiosamente.
Foi um livro que acabou com o meu emocional,porém eu precisava ler e saber o quanto a Michele Knigt é uma mulher incrível.
O que essa mulher suportou a vida inteira,poucas pessoas suportariam,outras teriam se matado,mas ela resistiu,e eu admiro intensamente a força de vontade de viver dessa mulher.
As outras duas vítimas Amanda Berry e Gina de Jesus também escreveram um livro e chamaram a Michele pra escrever o livro juntas,porém eu realmente entendo a Michele querer escrever um livro só pra ela.
A vida inteira dela,ela foi esquecida,relegada, esquecida.Esse livro é a sua libertação.
Só devo dizer o quanto eu admiro Michele Knigt,a sua força de vontade e a sua força.

Dilva 21/05/2023

Tenso
É uma história sobre determinação, apesar dos anos de sofrimento e privação, Michelle nunca desistiu de sair dali e reencontrar o filho. Só achei a escrita um pouco pobre.

Jaque.Barreto 02/02/2021

@irmaslendo

Imagina ser sequestrada e passar 11 anos em cativeiro sendo torturada e abusada de formas inimagináveis por um sociopata doente e pedófilo, então... É isso que acontece com a Michelle.

Nessa obra a Michelle fala um pouco sobre a sua vida e a sua trajetória que foi baseada em abandono, abuso e sofrimento... Acredito que esse histórico tenha possibilitado a sua sobrevivência dentro do cativeiro, pois resiliência chega ser uma palavra pequena perto de tudo que essa mulher enfrentou e sobreviveu sem deixar de ser uma boa pessoa e sem perder o amor pelo seu filho.

O que aconteceu com a Michelle, Amanda e Gina poderia acontecer com qualquer pessoa, pois o Ariel Castro utiliza um artificio muito convincente para atrair suas vitimas, ele é pai de uma amiga delas, e a filha fala bem do pai para as amigas.

Em certas situações onde o nosso alerta apita, acaba que ficamos ?sem graça? de bancar a doida e exigir a saída de um carro ou simplesmente não entrar com medo de ser mal interpretada, mas sexto sentido não falha e realmente não devemos confiar em estranhos.

O livro é pesado, cheio de gatilhos e muito forte, mas gostei de ler, senti que foi uma forma de cura para michelle e gostei de fazer parte dessa nova fase da vida dela, após tanto sofrimento, ela merece que pelo menos a sua versão da história seja conhecida.

Outra coisa importante que devemos ter em mente é que devemos sempre chamar a polícia em situações atípicas, pois essa suspeita nossa, pode salvar a vida de alguém!

Raffafust 05/07/2014

Depois de ler 3096 dias de Natascha Kampusch eu achei que outro livro do gênero jamais poderia me chocar. Ledo engano , Libertada é daqueles livros que te pegam de surpresa, mesmo que você já tenha lido na mídia sobre a história de Michelle Knight nada pode ser mais assustador do que a história contada pela própria vítima.
A vida de Michelle nunca foi fácil, desde pequena que a casa dela não era um lugar normal, seus pais moravam com mais de 15 outras pessoas da família dentro de uma pequena casa, ela tinha outros irmãos menores que tentava proteger dos descuidos de seus pais. Além de não ter roupas para usar e ser constantemente debochada na escola por causa disso, ela ainda fedia muito pois seus pais não lhe davam pasta de dente ou sabonete e quando tinham ela dividia entre os irmãos. Sempre mal vestida e cheirando muito mal, ninguém queria ser amigo dela . Para piorar a vida de Michelle ela tinha um tio que a estuprava.
Se a vida dela ainda seria pior, o pré cárcere não teve nada de mar de rosas. Michelle foi mal tratada, abusada, teve um filho e nunca se sentiu amada. Chegou a traficar por um tempo e estava em guerra contra o governo que havia lhe tirado a guarda do único filho Joey.
Mas nada poderia levá-la a imaginar que o pai de uma amiga sua , Ariel Costa, lhe ofereceria ajuda para lhe mostrar o local da entrevista de guarda de Joey e a levaria para casa dele iniciando assim seu pesadelo de 11 anos! Sim, esse foi o tempo que a jovem de 21 anos ficou em poder do louco motorista de ônibus, pai divorciado de uma de suas amigas.
Michelle foi estuprada, surrada e ele a deixou sem tomar banho por meses. Os maus tratos chegam a enjoar o estômago e revoltar o leitor.
Por mais que gente respire fundo e lembre o quanto essa moça teve garra para sobreviver nada se compara a agonia de saber que tudo isso existiu para ela e outras meninas que ele sequestrou depois e estuprou igualmente.
Gina e Amanda foram as adolescentes que ele manteve em cativeiro junto com Michelle, uma tinha apenas 14 anos e a outra 16 quando ele as pegou. Michelle engravidou do maníaco por mais de 5 vezes e ele a socou até perder as crianças todas as vezes!
O louco teve um filho com uma delas, a quem chamava de esposa! De origem porto riquenha Ariel não aparentava para a família ser o homem doente que prendia 3 inocentes dentro de sua imunda casa. Ele não tinha qualquer higiene com elas, as estuprava a todo instante.
Angustiante, chocante e verdadeiro, os horrores que essa moça viveu não podem se descritos , mas lidos e evitados. Como ela mesmo diz, a agonia dela e das meninas poderia ter sido diminuída com ligações para polícia caso alguém tivesse percebido algo diferente e ligado fazendo a denúncia! Já que muitos dos estupros foram no jardim da casa dele, ao ar livre.
Surpreendente, 11 anos de angústia contados em 188 páginas.

Silvio 12/11/2020

Horror, terror e outros "rror"; que livro pesado! Há muito mais terror nesse livro do que em qualquer livro de Stephen King & cia ltda.; deixa qualquer outro livro de "rror" no chinelo.
Como é possível um ser humano - se é que um demônio desses pode ser chamado de ser humano - causar tanto sofrimento a um semelhante??
O objetivo do cara é simplesmente destruir completamente as pessoas, sem nenhum motivo; é-lhe prazeroso aniquilar até a alma das pessoas.
Por outro lado, mostra como, às vezes, o ser humano pode ser forte, resistente. Uma pessoa durante onze anos num cativeiro, acorrentada, muito mal alimentada, ingerindo alimento estragado, espancada quase diariamente, estuprada até várias vezes ao dia, humilhada, sem higiene, ameaçada de morte, sofrendo cinco abortos devido a espancamentos, consegue sobreviver e não enlouquecer!!!
Nem mesmo os nazistas causaram tanto sofrimento.
Chocante, revoltante, visceral...

Salonni 02/04/2020

Visceral
Imagine ficar 11 anos mantida em cativeiro. Agora imagine ser mantida em cativeiro num lugar sujo, em condições subumanas. Imagine ser estuprada e violentada quase todos os dias por um homem sádico, sujo e asqueroso quase todos os dias? Essa é a vida dessa guerreira.

Eu não aguentaria passar por o que ela passou e as duas garotas que ficaram presas com ela.

Todos deveriam conhecer essa história.

Jess 02/05/2020

Libertada
A história é muito forte, bem triste e inacreditável em certos momentos de tão ruim que foi os momentos vividos pelas garotas. Triste saber como tem gente que sofre nesse mundo por conta de outra pessoa, um semelhante. A leitura é bem pesada, por conta da narrativa.

Mi 02/06/2022

meu deus o que falar desse livro? li depois que assisti o sequestro de cleveland e fiquei tão apegada ao caso que quando soube que tinha livro fui correndo baixar pra ler.. e gente, que livro difícil. foi a minha melhor leitura do ano até agora, mas também a mais difícil. tive que parar muitas vezes de ler pq são coisas muito dolorosas, Michelle passou por tanta coisa difícil e desumana naquela prisão que era a casa de Castro que tudo é muito sensível de se ler, principalmente por se tratar de uma mulher.
ela conta com detalhes tudo o que viveu naquele lugar e o que vemos no filme não é quase nada comparado.. super recomendo pra quem curte casos criminais! muito bom.

1 | 2 | 3 | 4 | 5