O Universo Contra Alex Woods

O Universo Contra Alex Woods Gavin Extence

Resenhas - O Universo Contra Alex Woods

Le_lopes____. 24/04/2024

Não sei como explicar esse livro...
Gostei bastante da história, da trajetória do Alex e do amadurecimento dele no decorrer do livro, ele teve que ser muito forte pra tomar as decisões que ele tomou.
Também não sei o que teve a ver ele ter sido atingido por um meteorito, essa informação não fez muita diferença pra história tirando o fato dele ter tido epilepsia.
Sobre o final, fiquei um pouco agoniada, mas até que não foi tão trágico assim.

Erica 12/07/2023

Muito boa a amizade do Alex com o Sr. Peterson!
E não consigo entender qual o problema em apenas respeitar a vontade das pessoas.
O Alex estava totalmente certo!

Mapa de personagens:

Alexander Morgan Woods, o protagonista
Rowena Woods, sua mãe
Sr. Peterson, um vizinho
Dr. Patel e Dr. Enderby, médicos de Alex
Dra. Monica Weir, astrofísica
Elizabeth Fitzmaurice, a amiga Ellie

Sra. Griffith, Fiona Fitton, John e Barbara Blessed, Sophie Haynes, Gregory Adelmann - pessoal do clube do livro

Rafa 08/05/2023

O Universo contra Alex Woods é um livro sobre viver, mas também sobre morrer. É um livro de pessoas diferentes, aquelas excluídas, que se encontram. Um livro sobre NÃO ser o que as pessoas esperam que você seja. Enfim, é um livro sobre muita coisa. Ao entrar na mente de Alex, você sente as emoções junto com ele. E sente também o universo contra ele, porque sim, o universo é contra Alex Woods.

Alex sofreu o mais incomum dos acidentes: foi atingido por um meteorito. Depois disso sua vida muda completamente e ele descobre um novo mundo dentro de si. A vida real volta e ele enfrenta diversos desafios que corroboram com o encontro de Alex com sr. Petterson. Novamente sua vida muda completamente e uma amizade nasce desse encontro. Mas como o universo é contra Alex Woods, haverão muitos momentos e decisões difíceis para ele.

Ana 23/02/2023

Começamos a história em um ponto bem crítico da vida de Alex: o menino, de apenas 17 anos, foi preso tentando atravessar a fronteira carregando uma boa quantidade de maconha e as cinzas de um velho, o Sr. Peterson. Para entendermos esse ponto da história, Alex resolve nos contar tudo o que aconteceu desde o início, quando um meteoro atingiu sua cabeça aos 11 anos de idade, quando estava fazendo uma visitinha ao banheiro de sua casa. A partir daí, vários fatores acontecem em cascata com sua vida.

Desde a sua infância até a adolescência, Alex passou por muitas coisas, e eu gostei muito mesmo de acompanhar os acontecimentos da vida do Alex, por mais que a narrativa tenha se tornado arrastada e monótona em algumas partes. O mais incrível de acompanhar, na minha humilde opinião, foi o crescimento da relação de Alex com o Sr. Peterson e como isso construiu a sua personalidade.

Alex sempre foi uma criança diferente, mas depois do acidente com o meteorito, passou a ter crises de epilepsia. Como consequência, acabou tendo que sair da escola (na verdade ele praticamente não podia sair de casa, para vocês terem noção da gravidade da coisa), e quando voltou, começou a sofrer bullying. Nem preciso comentar o quanto me identifiquei com ele, e quantas pessoas mais também sentiram o mesmo. O Alex é daqueles tipos de personagens que a gente gosta de cara: apesar de ser super inteligente, vai mal na escola por diversos fatores; é um leitor voraz, possui um caráter incrível e uma ingenuidade comovente.

Os personagens secundários também são incríveis: a mãe do Alex é uma cartomante, e eu me divertia horrores com ela. O Sr. Peterson é, de longe, o meu personagem preferido na trama. Coisa mais linda a forma como ele gostava do Alex, apesar de ser carrancudo boa parte do tempo. As coisas que ele falava me faziam refletir muito sobre a sociedade e sobre mim mesma.

O Universo Contra Alex Woods, apesar de tratar de um tema sério e polêmico, a eutanásia, consegue ser casual e divertido. Fiquei admirada com a forma que Gavin conseguiu manter a narrativa leve mesmo com o tema pesado. Acho que as circunstâncias improváveis em que Alex se envolvia, a conspiração do mundo contra ele e os diálogos engraçados, com certeza contribuíram para que o livro não possuísse uma carga dramática maior. O mais importante é que o livro nos faz refletir bastante até onde nós mesmos temos poder sobre a nossa vida e o que podemos fazer com ela.

site: https://www.roendolivros.com.br/

Gisele113 04/02/2023

O livro começa no final então eu já amei!
Para definir este livro eu usaria a expressão "Sad Comfort" porque já faz um tempo desde que terminei e ainda sinto o que senti quando terminei.
Quando estava na metade, entendi todo o significado do livro, e a partir daí foi impossível parar e não se emocionar!
Um livro fácil de ler com uma trama bem inusitada que vai te fazer pensar...e chorar!!
Não leia spoilers ou sinopses, apenas mergulhe na história!

kelly 04/09/2022

LEIAM ESSE LIVRO!!!
que livro incrível, é extremamente interessante, Alex é muito bondoso o que comove muito, e sempre tende a fazer o melhor pelos outros. eu amei.

Mike Willian 16/08/2022

"Acho que a integridade pode se mostrar de várias formas...
...e às vezes você pode quebrar as regras e ainda agir com integridade."

Alex Wood é um garoto que foi atingido por um meteorito quando criança. Essa peculiaridade foi o princípio dos acontecimentos que sucederam suas experiências.

É uma história sóbria que aborda grandes assuntos com clareza e simplicidade. Uma história sobre amor gratuito, empatia e compaixão.

Traz diversas reflexões sobre a vida, como a morte, o universo, o início, o fim, propósitos, fundamentos, ética e moral, de forma muito bem ilustrada e sensata.

É uma leitura extremamente satisfatória e bem-feita.

bardo 14/07/2022

Talvez o maior elogio que se possa fazer a este livro é, ele cumpre com louvor àquilo a que se propõe, homenagear o escritor Kurt Vonnegut. Qualquer um que já tenha lido as obras mais conhecidas do autor vai reconhecer elementos caros a este, inclusive essa deveria ser uma advertência, o livro contém spoilers das principais obras de Kurt. As Sereias de Titã, Matadouro Cinco e Café da Manhã dos Campeões são citados aqui, inclusive com trechos. Além disso o livro é também uma história que o próprio Vonnegut poderia ter escrito. Somos apresentados a Alex um pré-adolescente que é atingindo por um meteoro dentro de casa, somos apresentados a ele entretanto, muito depois desse ocorrido, quando ele é parado por um policial e se põe a nos contar sua história. O que começa como uma divertida e sarcástica história de formação aos poucos vai tomando contornos de uma história densa e profunda sobre amizade e princípios. Classificar esse livro como Young Adult talvez não se aplique já que ele se propõe a tratar de temas espinhosos, a despeito do tom bem humorado, do meio para o fim a trama adquire um peso que descontados os absurdos propositalmente incluídos nada tem de superficial. É uma bela homenagem a Vonnegut, à amizade e ao poder transformador da leitura.
PS:Recomendo fortemente pegar o lenço ao se aproximar do terço final.

Ana Lu 10/07/2022

o que dizer desse livro??? ele é surreal de bom
O Alex me encantou de uma forma que não sei explicar, o Gavin conseguiu escrever uma história fantástica que tráz filosofia, ciências, discussão de teologia,TUDO de uma forma excepcional.
O Isaac e o Alex construiram no decorrer do livro uma amizade tão linda de se ver e as reflexões que eles têm são mto boas e me deixaram muito reflexiva, acho q marquei umas 300 frases desse livro.
Eu ri muito e me identifiquei com a história pq tenho um vizinho que é igualzinho ao Isaac e somos mto próximos kkkkkk, refleti pra caramba e não vou mentir que caíram umas lágrimas em alguns momentos.
Foi uma experiência literária muito maravilhosa e me sinto muito grata por ter lido esse livro, com certeza vai ser um favoritado.

PS: Dps de ler fiquei doida para conhecer mais das literaturas do Kurt

Agatha | @pa.pi.ro 05/07/2020

Resenha feita no instagram literário @pa.pi.ro ! Uma análise da obra sem conter spoilers.

Carolina165 06/06/2020

"É sempre mais fácil seguir o que todo mundo pensa. Mas ter princípios significa fazer o que é direito, não o que é fácil. Significa ter alguma integridade, e é algo que você controla. Ninguém mais pode controlar isso". Pág. 133
O livro começa pelo final, com Alex em uma situação embaraçosa; mas não sabemos como ele foi levado à essa situação. Isso vamos descobrir no decorrer da leitura.

Esse livro foi bem diferente do que eu esperava, embora eu não saiba exatamente o que eu estava esperando. Só sei que até o momento em que estou escrevendo esta resenha eu ainda estou em dúvida em relação a qual nota dar a ele.

Acho que eu estava esperando, pela sinopse e título, que depois de o Alex ser atingido pelo meteorito, vários acontecimentos mirabolantes e situações diferentes e inusitadas aconteceriam na vida dele. Mas na verdade o foco foi a amizade dele com o Sr. Peterson.

Todos os acontecimentos não foram surpresa para mim, pois já estava tudo na sinopse. Algumas coisas não gostei. Outras, porém; quero levar para a vida.

A leitura foi muito fluida, porém os últimos capítulos foram meio arrastados. Nos últimos capítulos o tema eutanásia foi tratado de forma explícita e detalhada; o que causou certa angústia. Foram páginas angustiantes e de enorme peso emocional.

Esse livro trata de:
Amizades verdadeiras,
Fazer e saber decidir o que é certo,
Fazer escolhas difíceis,
Olhar através de um outro ângulo.

Enfim, foi uma boa leitura; mas preciso digerir melhor, e quem sabe voltar aqui e editar esta resenha, pois no momento me faltam as palavras certas para definir esta leitura.

Ah, já estava me esquecendo...essa capa é linda mas não é aleatória. Tem tudo a ver com a história. Essa capa é nada mais, nada menos, que Glastonbury Tor, a montanha de sete níveis em cujo pico fica a Igreja de São Miguel. Descobri isso por acaso no google, mas gostei muito, rsss.

Fellipe 31/05/2020

Inesquecível! [SPOILER NO FINAL]
No começo, parecia ser um livro chato... Não imaginava que iria gostar tanto! É engraçado como o autor dá spoilers do final durante a obra. Você já sabe o que vai acontecer, mas quer saber tudo o que levou isso a acontecer. É um livro cativante! Mesmo se tratando de alguns assuntos sérios, é um livro divertido, e um tanto irônico. Fico pensando em quais seriam as chances das coisas que aconteceram com o Alex acontecerem na realidade... Tipo, não é um livro fantástico ou surreal, já que mostra coisas que poderiam, sim, acontecer... Mesmo assim, penso, para acontecer tudo isso com alguém, deveria ser alguém com muita sorte, ou com muito azar, se é que me entende. É um livro surpreendente, e houve momentos em que me perguntei: "Como esse livro chegou a esse ponto?". Como li em alguma das resenhas do livro, é uma amizade improvável, e achei isso muito bonito, eles eram important noes um para o outro, e procuravam entender um ao outro e suas decisões, a um nível acima do normal, hehe, quem já leu, sabe. Acho que já falei demais, não imaginava que iria entrar pra lista dos meus favoritos...

?ALERTA DE SPOILER?

Cadê o beijo de Ellie e Alex? Eu shippei desde que ela entrou na história, e esperei até o final do livro pra ver se

Dan 20/05/2020

Esse livro deveria ser mais conhecido
O Universo contra Alex Woods começa de um jeito e vai por um caminho totalmente diferente, me emocionou e me fez pensar sobre muitas coisas. Se passaram dias desde que terminei e mesmo assim ainda penso sobre ele e ainda sinto o que senti no dia que terminei, eu não sei explicar de outro jeito a não ser um "triste conforto". Só lendo para entender kkkkk. Esse livro deveria ser mais conhecido, ele tem muito a oferecer.

Bart 17/02/2020

O universo contra Alex Woods
*Gavin Extence*

Esse livro me pegou de surpresa, julguei a capa, achava que fosse bem infantil... e não é... o escritor nos entrega um livraço que nos faz pensar até onde nós ajudaríamos quem realmente amamos. O tema já apareceu em outro livro que virou filme de romance trágico... não vou falar sobre isso...

A trama gira em torno de Alex Woods que se envolveu num acidente com um meteorito (foi atingido na cabeça... leia) aos 11 anos, vc acha que o livro vai tomar um rumo, e é surpreendido por outro totalmente diferente (não costumo ler a sinopse, isso é uma faca de 2 gumes)... o rumo que nós tomamos junto com a historia me tirou p/pensar no quanto nós temos liberdade, e o que podemos fazer com ela de fato nos piores momentos de nossa vida... Alex não entra pelo viés da religião, mas vai cativar o leitor com sensibilidade e respeito.

A trama tem palavrões , drogas, amizade, rebeldia, morte e questionamentos que colocam mts pessoas em cheque.
Um p$#@ de um livro excelente.
Ps. Alex cresce durante a trama, e nós com ele.

Matheus Figueiredo 11/06/2019

O UNIVERSO CONTRA ALEX WOODS
Uma leitura surpreendente que te prende do começo ao fim no desenvolvimento da história.
Uma linda amizade entre Alex e Sr. Peterson.