A Profecia

A Profecia David Seltzer

Resenhas - A Profecia

Murasakibara12 27/04/2024

Não foi pra mim
Eu entendo que o escritor é um americano de certa condição que escreveu no anos 70, mas achei tudo muito esteriotipado, personagens com pouca profundidade, mesmo sendo pra um filme a la tv aberta. Do meio pro final tem uns momentos muito bons de suspense e terror, mas o começo é difícil de engatar e o desenvolvimento é meio nebuloso e a escrita peca nas vozes narrativas.

Junior Melo 25/04/2024

Narrativa simples, às vezes até corrida demais, em certos momentos chega a deixar confuso as passagens de tempo, não da pra saber se a história se passou entre uma semana ou seis meses.

A história em si é muito boa (assim como sua adaptação pro cinema, um clássico do horror). Muita imagética e temas do livro moldaram a cultura pop. Damien entra pra cultura como o filho do tinhoso e todas mães do mundo fazem o sinal da cruz quando vêem o 666 em algum lugar.

Maisa 21/04/2024

Enrolei pra terminar de ler mas no geral é muito bom, achei que daria mais medo.
E aquele final hein........

Adriana Scarpin 14/04/2024

Nunca fui muito fã de A Profecia do Richard Donner, me parecia um filme mediano se comparado a outras obras-primas satanistas como O Bebê de Rosemary ou O Exorcista. Mudei levemente minha opinião na última vez que o vi, ainda está longe de ser uma obra-prima, mas é um filme honesto entre muitos que surfaram no sucesso de O Exorcista nos anos 70, especialmente pela direção do Donner que soube capitalizar nas cenas das mortes, pois são o ponto alto do filme.
O livro foi escrito inversamente, Seltzer escreveu o roteiro e só depois novelizou o filme, por isso também faz sentido eu ler o livro só depois de ver o filme. Como era de se esperar, é um livro mediano, se o pico do filme são as cenas de morte, a descrição delas no livro não são tão intensas quanto o que Donner fez.
Um dos motivos de não gostar muito do filme é porque achava toda a coisa satanista muito tolinha, o problema é que as coisas tolinhas do livro/filme foram retiradas diretamente da Bíblia, então tenho que culpar a mitologia judaica-cristã por isso, né.

esrtwhille 01/04/2024

Maligno
A atmosfera da leitura é densa, e parecia que em qualquer momento algo muito ruim aconteceria. Katherine e seu marido, o embaixador Jeremy Thorn, sonhavam em ter um filho, então no dia 6/6/1976 ela dá a luz, mas seu filho nasce morto. Thorn, com medo da mulher se afundar na depressão, aceita a sugestão do padre de adotar uma criança que nasceu no mesmo momento, porém a mãe morreu no parto. Damien cresce como uma criança normal e super saudável, mas situações bizarras o acompanham, seja em sua festa de quatro anos, ou no zoológico, onde sua presença faz os animais terem atitudes singulares. O que você faria se seu filho fosse o centro de algo maligno?

O horror aqui envolve a vida diária. Tudo se dá em meio a um ambiente familiar, berço de onde talvez esteja concentrada a força maligna da dita profecia. A Profecia é um daqueles livros que não querem deixar mensagens de esperança aos leitores. A história é contada friamente e nós entendemos que, talvez, na briga de bem e mal nem sempre a humanidade consegue fazer alguma coisa. Porque ela é facilmente manipulada.

Heloiza71 26/03/2024

O pior pecado do autor, foi ter pressa.
Estava achando o livro maravilhoso, tava numa ressaca literária de meses e conseguindo ler ele de boa. Até que me chega um pouco depois do meio do livro. A sensação que eu tive lendo, a partir desse momento, foi a mesma de quando nossos pais estão com pressa pra sair de casa e ficam nos apressando. Me senti quase intrusa e me perguntando "Espera, o que tá rolando aqui?". Momentos que poderiam tomar uns três capítulos do livro, só tomam um, e (dentro desses capítulos) têm mortes que, sei lá, tem três estrofes de cinco linhas cada?? O pior é que a escrita do autor é boníssima, leria fácil esse livro com umas 400 páginas...

Clio0 20/03/2024

A Profecia é o livro que romanceou a ideia do Apocalipse religioso com o filho do diabo. Não estou dizendo que não houve histórias pregressas, mas esse foi o grande marco das produção do século XX.

Um casal tem seu bebê trocado na noite de seu nascimento, em seu lugar Demian é criado por Robert e Catherine que não tem ideia de quem ele é. Com o passar dos anos, seus pais começam a notar pequenos sinais e é então que temos a famosa trama.

Robert é um homem que não quer acreditar que está no meio de uma guerra divina, mas que está suficientemente preocupado para investigar. O amor por seu filho é o que o leva a tais atos, a ânsia de de encontrar uma maneira de protegê-lo da influência do Diabo através dos empregados e amigos - todos satanistas.

Embora haja um certo apoio - mais pelo ponto de vista - de outras religiões, fica claro que essa é a narrativa de alguém se descobrindo o pai do anticristo. Tópicos como aborto, pedofilia, abuso e tortura são recorrentes, porém não banalizados.

É uma boa leitura, principalmente para os fâs do gênero que vivem encontrando referências.

Maria290 05/03/2024

666, the number of the beast
Ah, assim, realmente é um livro bem sinistro, atende ao que propõe no quesito terror, mas não é nada demais também...
Nos últimos capítulos a história realmente fica bem interessante e você não consegue parar de ler, mas o começo é meio chatinho.
Foi legal ler algo que foge ao meu costume, mas é, foi meio cansativo também...
Algumas partes são meio confusas e os personagens são tudo uns doidos... mas é, legal

deardebs180 02/03/2024

Igual ao filme
Li o livro muito tempo depois de ter visto as duas adaptações para o cinema. Como esperado seguia a linha do filme, ainda assim gostei muito da introdução do livro contando sobre o casal e as questões internas entre eles. Recomendo a versão dos anos 70 que não por acaso é uma trilogia, a de 2006 não considerei boa pq o ator que interpretava o menino não passava aquele ar de inocência necessário para fazer-nos acreditar na inocência dele.

Nelson.Junior 14/02/2024

🤬 #$%!&
Que merda, o livro é bem aterrorizante, pqp o final foi do 🤬 #$%!& . Não esperava esse final, esperava um final mais feliz. 🤬 #$%!& , agora queria saber oq acontecerá...

skuser02844 18/01/2024

Vade retro satana
Um livro antigo mas que prende por ser do tamanho certo.
O filme original e o livro são basicamente a mesma coisa.
Recomendo

Leonardo1217 23/12/2023

Curti
Fiquei um pouco decepcionado com o final, mas a expectativa foi toda minha! No geral é um livro muito bem escrito e com a história ótima

Wander.Santos 15/12/2023

O livro é bem frenético, tô acostumado com King dando muitos detalhes, que estranhei o fato de não ter muito. Mas a história passa veloz, e o final eletrizante.