Nosferatu Joe Hill

Resenhas - Nosferatu

Gustavo Rodrigues 06/05/2021

Já tinha um tempo que eu enrolava pra ler Nosferatu, não sei exatamente o motivo. Hoje me arrependo, pois vejo que deveria ter lido antes. É um baita livrão.

Comecei com um pé atrás por Joe Hill ser filho do King. Fiquei com receio de querer comparar os dois autores e acabar não gostando tanto dessa obra, mas estava enganado. Sem sombras de dúvidas, Hill herdou o talento de S.K.

A história é envolvente demais, muito bem arquitetada e toda amarrada. Não há ponta solta, não tem coisa mal explicada. As vezes acontecem coisas que não são explicadas exatamente na mesma hora, mas ao longo do livro o autor vai soltando as explicações aos poucos.

O autor criou um vilão desgraçado de ruim. E a pior parte é que, as vezes, ele chega a ser até carismático. É difícil de explicar, mas acho que é um dos piores vilões que eu já vi. Ele tem uma ruindade latente, fora do normal.

Gostei muito das referências a alguns livros do pai que o Joe fez questão de usar. Citou It, Doutor Sono, entre outros. E sempre de forma sucinta, só percebe quem tá atento.

Se quiser ler um terrorzão muito bem feito, vai fundo que Nosferatu vale a pena demais ??

resenhasdajulia 13/12/2021

NOS4A2
Vic McQueen tem o dom de encontrar objetos perdidos quando sai com sua bicicleta e atravessa uma ponte imaginária.

Seus pais vivem brigando e, em um dia praticamente impossível de ficar em casa, Vic mais uma vez pega sua bicicleta. Mas, dessa vez, ela não encontra nenhum objeto, mas sim Charles Manx.

Manx é um homem de idade indeterminada e com uma aparência arrepiante. Ele dirige seu Rolls-Royce por aí, e captura crianças, levando-as para um lugar chamado Terra do Natal. Pelo nome, e pelo fato de sempre ser Natal, parece o paraíso, mas é justamente o contrário.

Vic consegue escapar dele mas, anos depois, Manx sequestra seu filho, Wayne. E agora ela deve resgatá-lo.

Foi o primeiro livro que li do autor e eu achei a escrita maravilhosa. Tal pai tal filho mesmo.

Gostei da história, mas sinto que não li em um bom momento e não aproveitei como deveria. Acho até que minha nota foi injusta, por isso pretendo reler algum dia.

Marcos 12/07/2023

Nosferatu
Vic tem o dom de encontrar coisas perdidas. Basta atravessar uma ponte velha com sua bicicleta. Certo dia, ao brigar com sua mãe, Vic sai em busca de problemas, e encontra o Espectro? um vampiro sequestrador de crianças.

Ao ser a única criança a escapar do Espectro, a vida de Vic mudou para sempre!

Ótimo livro! A ideia de ?poderes? relacionados a um objeto de apego é muito boa!

Destaque ao Espectro, a Vic e Wayne, personagens bem desenvolvidos.

Eu senti um pouco de barriga na história, além de uma ?falta de coragem? no final? mas é chatice minha, pois o final já é agridoce! Mas é certo que o final ?ruim? sempre é mais corajoso!

Baita experiência! Eu recomendo a leitura.
Flávia Menezes 12/07/2023minha estante
Olha, conseguiu! Saiu rápido a resenha! ??????

Marcos 12/07/2023minha estante
Ainda bem viu Flávia, achei que não daria tempooooo

Flávia Menezes 12/07/2023minha estante
Ainda bem que deu!! Uma coisa a menos pendente na sua agenda! ???

Marcos 13/07/2023minha estante
Sim kkkkkkkkk

Tatiane Buendía Mantovani 21/07/2014

Achei empolgante. Não só porque estava ansiosa para ler o livro em português, após o fracasso da tentativa de ler em inglês (quando só cheguei à página 140 e desisti), mas porque é um livro muito bem escrito, com algumas passagens agoniantes, mas muito envolvente.
Embora eu tenha lido muitos livros em inglês nos últimos tempos, com este em específico, tive muita dificuldade, talvez por causa das paisagens cheias de características oníricas ou da própria temática natalina ser bem específica, minha dificuldade de compreensão na língua original foi imensa, atrapalhando totalmente a compreensão e o envolvimento com a estória. Neste ponto, tenho de tirar o chapéu para a tradutora que foi muito feliz na adaptação!

Bom, quanto ao livro em específico. Conta a estóra de Victoria McQueen, que na infância descobre um misterioso dom. Este dom lhe permite viajar entre paisagens mentais e reais, proporcionando inúmeras oportunidades de encontrar coisas perdidas. Infelizmente, em uma dessas buscas, Victoria se depara com outro personagem com poderes semelhantes: Charles Manx, que a bordo de seu Rolls Royce Wraith 1938 (cuja placa é NOS4A2 - "nosferatu"), também transita entre o real e o imaginário, onde fica sua Terra do Natal.
Charles Manx é obcecado pela idéia do natal, e constrói um mundo imaginário onde é sempre dia de natal, onde só se ouvem músicas natalinas o tempo inteiro, as crianças são proibidas de ficarem infelizes e passem todas as manhãs abrindo presentes. Parece um paraíso, mas o mundo que ele idealiza tem um lado sombrio e mortal. Toma para si a função divina (?) de proporcionar isso (a força) à crianças que sequestra, por décadas a fio.

No decorrer do livro, acompanhamos a vida nada fácil de Victoria até a fase adulta, quando Charles Manx reaparece, em busca de seu filho querendo vingança por ela ter sido a única criança a ter sobrevivido a ele. Quando o garoto desaparece, só Victoria sabe quem é o culpado, e somente ela poderá ser capaz de detê-lo.

Menções relâmpago a Craddock McDermott, personagem do livro Estrada da Noite, do mesmo autor, além do Verdadeiro Nó, tribo vilões viajantes do livro Doutor Sleep, do Stephen King, além da menção a um curioso local imaginário chamado "Circo do Pennywise" :-)
Pedro 08/12/2014minha estante
Alem de menções a Casa da Arvore da Mente do O Pacto (surtei quando vi essa parte pq explicou coisas q nao tinha entendido do outro livro kk)

Mari 09/04/2015minha estante
também surtei nas menções (e o mapa!??!?!?!), e agora quero ler de novo os outros, pq, não sei, tenho que voltar nos lugares hahahha

comprido 11/12/2018minha estante
Você gosta de dar espoller

sheyla 22/07/2020minha estante
Valor

Maria 21/06/2021

Gente, o Joe Hill é muito bom DE VERDADE! Infelizmente eu ainda me pego comparando com o pai dele, porque a construção das narrativas são semelhantes (não tem como fugir). A forma que ele inventa um terror muuuuuito específico, é sensacional! Tive medo do Manx, de verdade.. fiquei apreensiva por vários momentos e comi as unhas no final. Uma parte do meio me deixou com um pouco de preguiça, mas passou também. Pode ler sem medo!
i a m o n 22/06/2021minha estante
Esse é top!!

Maria 22/06/2021minha estante
Demais!!

Daniel.Lopes @encontrameulivro 13/03/2022

Sou um novato em relação aos livros de Joe Hill. Nosferatu é um suspense bem interessante, me diverti muito durante a leitura e me assustei algumas vezes rsrsrs.
A história tem elementos das clássicas histórias de vampiros mas com elementos bem diferenciados, recomendo a leitura.

Pollyanna Reis 29/12/2021

NOSFERATU
Que tal um passeio para a Terra do Natal? Um lugar onde todo dia é Natal, com muita de diversão e brincadeiras. ? Mais não se engane, é uma passagem só de ida, e as brincadeiras são bem assustadoras, pois as crianças que habitam lá, são bem macabras (risos).

Charlie Manx é um cara bizarro que dirige um Rolls-Royce com placa NOS4A2, apelidado de Nosferatu. Ele leva crianças para a Terra do Natal, um lugar onde adultos não são bem vindos. Isso até ele conhecer Vic McQueen e sua fantástica bicicleta.

Que livro é esse! Que viagem! Genial e muito cruel. Nunca mais o Natal será o mesmo, depois de ter lido esse livro. ?

O autor acertou demais nesse livro, sua escrita é muito fluida e prende o leitor do início ao fim. São 608 páginas bem escritas, sensacionais e muito assustadoras.

A impressão é que estamos viajando na mente de um psicopata, um cara que de certa forma acredita está fazendo o correto.

Os personagens são bem trabalhados. A Vic é muito foda! Bing é um personagem que me tirou do sério, um cara patético e influenciável. Um personagem que faz o estômago da gente embrulhar literalmente. Já a Maggie, simplesmente ganhou meu coração. Gostei muito também do Lou e do Wayne.

Livro excelente! O único ponto negativo do livro, foi com o desfecho da Vic. As cenas de ação são muito boas, deixando o leitor no limite da tensão.

Finalizo indicando demais esse livro, que é envolvente, perturbador e viciante desde as primeiras páginas.

Layla.Ribeiro 28/03/2022

Um bom livro, porém criei muitas expectativas
Quando li o prólogo eu me animei mais e pensei esse livro vai ser muito bom, mas aí começa a falar sobre a protagonista e os dramas dela e o livro vai ficando muito chato, as partes do vilão é muito boa e quando chegava nas cenas dele, a leitura era rápida e aprazível , pra mim o erro do livro foi ter focado muito na protagonista que é extremamente chata, aliás o protagonista mesmo deveria ser Charles Manx, o vilão.
Daniele.kido 28/05/2022minha estante
Nossa pensei exatamente isso !!

Francisco 25/06/2021

Manx: o pior vilão que encontrei
Victoria McQueen "Vic" tem uma habilidade especial para encontrar objetos perdidos viajando em sua bicicleta e durante os anos 1980, ao afastar-se de sua Haverhill, em Massachusetts para uma região florestal conhecida como "Atalho", que a leva a locais que sempre almeja ir.

Nesse local encontra o Charles Talent Manx III, um perverso sequestrador de crique dirige um Rolls-Royce Wraith 1938 com uma placa escrita NOS4A2 com o qual leva seus passageiros até a Terra do Natal, onde é proibido ser infeliz. Contudo, Charlie alimenta-se de suas vítimas para manter-se sempre jovem.

Em 1996, ao passar pelo Atalho, com apenas dezessete anos, Vic encontra Charlie pela primeira vez com uma criança sequestrada dentro de seu Rolls-Royce. Charlie tenta sequestrar Vic, mas ela consegue escapar de forma bastante perspicaz.

Já em 2008, Vic tem um filho chamado Bruce Wayne e Charles Manx está em um estado comatoso no Presídio Federal de Englewood, no Colorado condenado à prisão perpétua. No entanto, Charlie foge da prisão mesmo depois de sua morte e autópsia e tem planos maléficos para Bruce e sua mãe deverá defendê-lo. Quando Manx sequestra Wayne, Vic deverá resgatá-lo.

Já li outros livros do autor e esse sem dúvida alguma é um dos melhores. Não é à toa que esse livro foi premiado com um Bram Stoker. A história é interessante, bem como a leitura não é difícil para os que estão habituados. Recomendo com certeza.

Cristopher - @cristopher_rx 28/03/2021

Recomendo a leitura!
Demorei de mais para ler esse livro por causa do trabalho e da faculdade, mas senão teria devorado o livro.
Para mim a leitura foi bem fluida, apesar de que o começo do livro ser bem confuso com esse poder da Vic de encontrar objetos, mas com o tempo o livro foi ficando bem fluido e foi tirando todas as dúvidas. Um vilão no seu Rolls-Royce que promote levar crianças para a Terra do Natal onde é proibido ser infeliz e uma mãe disposta a fazer de tudo para resgatar o seu filho das mãos do Manx.
Joe Hill conseguiu misturar a beleza do Natal e a inocência das crianças em algo bem aterrorizante.

Fernando Lafaiete 27/03/2020

Nosferatu: A distorção imaginativa assustadora de Joe Hill
******************************NÃO contém spoiler*******************************

Quão perigosa pode ser a imaginação de alguém? Uma pergunta simples, aparentemente inocente, mas que no mundo de "Nosferatu", obra de Joe Hill, pode ser tanto a salvação quanto a perdição de alguém. Escrita e descrita de forma a nos assustar e nos deixar apreensivos, o horror de cunho psicológico do autor de obras como "Amaldiçoado" e "Tempo Estranho", tem o poder de nos deixar pensativos quanto aos limites que separam o imaginário do real. Tecendo uma narrativa que subverte a significação de "Peter Pan" de J. M. Barrie e a mitologia vampiresca, o aclamado escritor cria um universo intrigante que parece saltar das páginas, nos envolvendo em acontecimentos fascinantes, ao mesmo tempo que nos desperta a repulsa proveniente de descrições no mínimo assustadoras.

Acompanhar Victoria McQueen, uma jovem audaciosa que possui o dom de criar uma ponte que a leva para onde quiser, é como voltar a ser criança onde dons mágicos pareciam ser a válvula de escape que precisávamos e desejávamos. Tudo seria apenas mágico, se tal dom não trouxesse consequências aterradoras e não a levasse ao encontro de um psicopata que possui um dom semelhante ao seu. De sequestros, estupros a uma terra que possibilita ser criança para sempre, Hill brinca com nosso imaginário, nos fazendo temer tanto a figura distorcida do papai noel, quanto o dom que todos nós possuímos; o  de imaginarmos além do mundo que habitamos.

Com referências a obras tanto de seu portfólio quanto o de seu pai, "Nosfetaru" tem o poder de agradar os fãs do gênero terror que almejam adentrar em um mundo em que ser criança pode ser um erro. Com menções honrosas a "IT, A Coisa" e a série "A Torre Negra", O romance de Joe Hill tem a capacidade de surtar os leitores que conseguirem captar tais ligações. Mesmo que o grande vilão da obra - o temível Charles Talent Manx - não tenha me amedrontado tanto quanto Pennywise, não consigo negar que o mesmo deixou sua marca como um ser horrível e perigoso o bastante para mantermos distância.

A construção narrativa, os personagens e o desenvolvimento criativo, demonstram a evolução clara do autor desde o lançamento de "Estrada da Noite", uma de suas obras antecessoras. A relação entre os personagens é bem alinhada e os diálogos bem inseridos, sendo perceptíveis a diferenciação psicológica de um para outro. Entretanto, devo mencionar que a abordagem e exploração dos personagens coadjuvantes, juntamente com uma breve estagnação narrativa do meio da obra para o final, fizeram com que eu percebesse a necessidade  de alguns momentos que poderiam ter sido encurtados, excluídos ou desenvolvidos de forma mais brutais, principalmente quando atrelados ao desenvolvimento da personagem central.

Abrir as páginas de "Nosferatu" e embarcar na assustadora criação de Joe Hill, me fez perceber o quão errado eu estava de ter desistido tão rapidamente de um autor como ele. A imaginação muitas vezes nos leva a mundos inexistentes e perigosos. Em "Nosferatu" o mais seguro é ficarmos no mundo real. Pois quando a imaginação de alguém perturbado não tem limites, o mágico pode ser o terror que nos espera.

"PS. Há também uma série de TV produzida pela AMC e protagonizada por Zachary Quinto e Ashleigh Cummings (Vi o trailer e não espero grandes coisas da série)"
Esdras 28/03/2020minha estante
Tá na minha lista já faz um tempão.
Se você gostou, certamente vou gostar também. =)

Fernando Lafaiete 28/03/2020minha estante
Pois é... temos gostos e opiniões parecidas. Eu gostei mesmo deste livro e acredito que você também irá gostar. Gosta do autor?

Esdras 29/03/2020minha estante
Sim. Eu li "a estrada da noite" e "o pacto(qua do ainda era esse título.rs)"

Lara 06/10/2020

Livro divertido,minha primeira experiência lendo Joe Hill,com certeza vou ler mais
Beto 06/10/2020minha estante
Qual é o enredo?

Alessandra Aranda 13/01/2021

Nosferatu foi o terceiro romance do autor americano Joe Hill, filho dos autores Stephen e Tabitha King. O livro foi publicado em 2013 e em 2014 aqui no Brasil.
Victoria McQueen desde criança tem um dom misterioso que não conta para ninguém com medo que não acreditem nela, ela mesma não entende muito bem. Esse dom permite que chegue em qualquer lugar do mundo ao cruzar uma ponte no bosque perto de sua casa com sua bicicleta, assim consegue encontrar coisas perdidas. Charles Manx também tem um dom especial, com seu Rolls-Royce consegue levar crianças para passear por ruas ocultas que conduzem a um assustador parque de diversões, a Terra do Natal. A viagem pela estrada cruel de sua imaginação transforma seus passageiros, tornando-os tão assustadores quanto o motorista.
Depois de uma briga com os pais, Vic sai em sua bicicleta com a intenção de encontrar encrenca e é ai que seu primeiro encontro nada agradável com Manx acontece. Anos depois, Victoria é a única criança a ter conseguido escapar de Charles, porém, ele não esqueceu e quer acertar as contas com a agora, Victoria adulta e busca atingi-la da pior forma possível.
Nosferatu é fascinante, por assim dizer. Com inúmeras reviravoltas cheias de emoções, muitas vezes nos pegamos segurando o fôlego sem perceber. É perturbador e fará com que muitos enxerguem o natal de outra maneira, mesmo que em alguns momentos consigamos até dar algumas risadas com o humor de Manx. Joe Hill mostra que seu talento foi herdado do pai, pois descreve uma viagem alucinante ao mundo do terror. Temos também menções as obras do pai, o que é bem legal para quem conhece os livros do Stephen King, principalmente Doutor Sono.
Recomendo muito! Foi minha primeira leitura do ano, começando com o pé direito.

site: https://www.instagram.com/_deestanteemestante/

Mariana.Moreira 06/11/2022

Nosferatu
Segundo livro que leio deste autor e só posso dizer que foi uma experiência incrível. Inegável o talento e a capacidade de envolver o leitor em sua história.

Nesse livro vamos acompanhar a trajetória de Vic, desde sua infância até a fase adulta, e como sua vida cruza com o cruel Charles Manx, um sequestrador de crianças.
Os dois personagens tem em comum a habilidade de atravessar uma ponte e a acessar um mundo diferente.
Personagens principais e secundário bem cativantes. Me fez sofrer e torcer por cada um deles, como também odiar o vilão.
Adoro a temática natalina e para mim o clima de Natal e crianças nunca mais serão os mesmos.