Nosferatu

Nosferatu Joe Hill

Resenhas - Nosferatu

Bigas 25/10/2022

NOS4A2
Terra e natal na mesma frase? Nunca mais kkkk.
Enquanto lia, ficava tentada a pular as linhas para saber o que ia acontecer mais adiante, tamanha foi minha ansiedade. A forma como é descrita cada detalhe te faz imaginar todo o cenário e você se sente incluída nele.
É realmente uma obra magnífica, e apesar de ser meu primeiro contato com o autor, me impressionei muito.
Fiquei sabendo que há uma série baseada no livro e não perdi tempo, já comecei.
Recomendo o livro e logo na sequência a série, que apesar ser um pouco diferente, ainda é bem viciante.
E tenho que dizer, o Charlie na série é um galã de novela, se comparado ao que minha imaginação criou.

Luiz.Goulart 15/09/2021

Se King é o rei, Hill é o seu herdeiro
Se Stephen King é o rei das histórias de terror adaptadas para as telas, seu filho Jo Hill segue o mesmo caminho. Autor de mais de 10 obras de ficção, este livro também virou uma série de TV. Jo Hill segue sabiamente os passos do pai e constrói também um universo alternativo próprio de terror nos moldes dos de King.

Alineprates 11/09/2014

Uma obra-prima do horror, foi isso que pensei quando terminei Nosferatu, há muito tempo um livro de horror não de deixava assim pasma e maravilhada.

Em Nosferatu vamos conhecer Vic McQueen, ela é uma uma garotinha que tem um dom especial para encontrar objetos perdidos, mas para isso ela precisa usar sua bicicleta Raleigh, pedalar bem rápido e atravessar sua Ponte do Atalho. Essa ponte a leva exatamente onde o objeta está, ou seja a ponte a leva onde ela quiser, ela só precisa focar o pensamento nisso.
Paralelamente temos a história de Charles Manx, um sequestrador de crianças. Ele é o dono de um Rolls Royce Wraith 1938, cuja a placa é NOS4A2 (Nos-four-ei-two), ele rapta as crianças e usa o carro para levá-las a Terra do Natal. Também conhecemos Bing Partridge, o ajudante de Charles Manx, ele usa uma máscara de gás e ajuda Manx em seus "negócios", sonhando em uma também ir para a medonha Terra do Natal.

E assim vamos acompanhando Vic e Charles.

Em um determinado momento Vic, desesperada por respostas, encontra Maggie, uma jovem capaz de conhecer brechas do futuro através de seu caça-palavras. Ela conta a Vic que existem outras pessoas como elas, com esses dons especiais e menciona pela primeira vez O Espectro (o Rolls Royce) e Charles Manx, implorando para que Vic jamais o procure.

Um dia Vic, já adolescente e rebelde, sai em busca de encrenca e acaba encontrando exatamente o nosso sinistro vilão: Charlie Manx, essa é a primeira vez que a história deles se cruzam e esse momento causou em mim um pânico tremendo.

Eu achei incrível a forma como Joe Hill desenvolveu a história, pois vamos acompanhar a protagonista desde a infância até vida adulta e o leitor via presenciar as transformações da personagem e impacto que o seu primeiro encontro com Charles Manx causou em sua vida.

Já adulta a vida de Vic não é fácil ela é atormentada por ligações (que ninguém mais ouve) de crianças da Terra do Natal. É arrepiante, especialmente pelas coisas que essas crianças falam. MEDONHO!

O livro é recheado de ação e a cada encontro entre os dois a tensão se torna maior, pois o leitor já sabe da crueldade que Manx é capaz e isso faz com que fiquemos ansiosos e apreensivos, mas principalmente mortificados de medo, sem saber o que vai acontecer com a Vic. Acredite não há nada clichê nesse livro. É uma surpresa atrás da outra.
Joe Hill aborda o terror de forma crescente e aos pouco vai tecendo um trama sombria e viciante, que deixa o leitor aflito até o final.

Vale mencionar também que o livro é cheio de referências, algumas as próprias obras como quando Manx fala de Craddock McDermott de "A Estrada da Noite" , e da Chave de Lovecraft de "Locke and Key" e também faz referência as obras do pai com Pennywise, o palhoço de "It-A Coisa" entre outras menções como Harry Potter, Serenity e muitos outras. Existe inclusive um artigo em inglês do New York Times que cita a arma de Manx (aquele machado) e o relaciona com uma música dos Beatles, então se vocêc é daqueles que como eu adora esse tipo de coisa de procurar referências, messagens subliminares, Nosferatu é um prato cheio. Há também a placa do carro, NOS4A2 que não foi jogadoa a toa, já que inúmeras vezes se referem a Manx como um vampiro.

É possível perceber o grande salto da escrita de Joe Hill entre A Estrada da Noite e Nosferatu, o autor amadureceu e melhorou indiscutivelmente, tanto que Nosferatu concorreu ao prêmio Bram Stocker Awards, mas perdeu apenas para o pai que concorreu com Doctor Sleep e ganhou.

Eu amei Nosferatu, um dos melhores livros de horror que li e acho que Joe ainda via brilhar muito, também tem a quem puxar não? ;)

Ele soube criar um enredo original e único, criou personagens memoráveis e conseguiu humanizá-los de forma a encantar o leitor, além de nos levar para uma viagem sombria e arrepiante.

site: http://alinenerd.blogspot.com.br/2014/09/nosferatu-joe-hill.html#.VBHmCvldX5g

Carlos R. A. Amorim 22/05/2020

Prolixidade sem causa
A premissa pode até soar interessante, mas a história é fraca e mal escrita. Há uma enxurrada de palavras, e de acontecimentos e personagens que nada acrescentam à narrativa.
O livro tem 600 páginas mas é como se fossem 1000, tamanha é a inabilidade do autor em enxugar o texto.
Em geral, em livros que são extensos os autores se aproveitam para construir um aprofundamento maior na psiquê dos personagens e/ou construir um ambientação de mundo mais complexa e abrangente - como frequentemente vemos em livros de fantasia. Nesse livro, entretanto, o volume grande de páginas não traz qualquer correspondência com a densidade do enredo, que, ao contrário é bem simplório. Nem com o desenvolvimento de personagens, que é modesto.
A protagonista, Vic, é inssossa, artificial, e estereotipada para ser uma "pessoa problemática". Seus traumas e dilemas pessoas não cativam, nem convencem. Longe de parecer uma pessoa real que sofreu muito na vida, ela apenas parece uma menina mimada e chata como uma aborrecente rebelde sem causa.
O livro todo para mim foi anticlimatico, pois, na medida em que um autor escreve uma protagonista pretendendo que o leitor por ela se interesse e torça, nesse livro eu torci o tempo inteiro pelo vilão, que apesar de não ser um pessoa adorável, consegue ser menos desprezível do que aquela de quem nós deveríamos gostar.
Afora os personagens, todo o universo ficcional construído é pobre e cheio de lacunas e incoerências. As explicações para os eventos sobrenaturais são insuficientes, e não esclarecem nada, apenas retomam o que já se sabe desde a sinopse.
Se essa narrativa fosse somente um conto, de umas 50 páginas, poderia ter sido boa. A pequenez dessa história não justifica, nem sustenta, toda a prolixidade decorrente do excessivo número de páginas da obra.
O autor, a meu ver, foi incrivelmente malsucedido no processo de tornar uma premissa inovadora em um livro interessante,.e o que era potencialmente surpreendente, se tornou apenas arrastado e enfadonho.
Glauber 22/05/2020minha estante
É esse livro que gerou uma série?
Será que a série é melhor?

Peguei "Fantasmas do século XX" do mesmo autor. Fiquei curioso. Parece que no conto ele é bom. Mas ainda não li inteiro.

Carlos R. A. Amorim 22/05/2020minha estante
Sim. Saiu uma série na Amazon Prime. Assisti o primeiro episódio, achei bem melhor que o livro. A protagonista foi construída de um modo diferente e a história também difere.
Depois pretendo assistir até o final pra ver.
Em relação ao autor, ele já tem um relativo sucesso e outras obras que muita gente gosta. Essa inclusive muitos dizem ser a melhor dele, por isso que peguei pra conhecer. Mas pra mim foi uma grande decepção.
O que mais chamou a atenção foi a prolixidade do autor.

Sarita Helena 17/04/2021

Gostei muito da leitura, mas achei arrastada em alguns pontos. Tinha espectativas altas e não me decepcionei. Gostei das referências que encontrei durante a leitura.

Lucimar.Paiva 06/06/2021

Perfeito, achei que seria somente terror, mas além de eletrizante e lindo. Adorei do início ao fim.

Victor.sz_ 13/06/2020

Uma jornada entre estradas e pontes
Nosferatu é um livro sensacional, sua jornada se torna viciante desde o início, e entre estradas e pontes somos mergulhados em um mundo imagético fantástico e sombrio. Com personagens fantásticos, onde a única falha é não aprofundar-se mais neles, com mais vivências, diálogos, exposições da vida e pensamentos. Por ser um livro grande, certos personagens poderiam ter mais foco, e isso pelo fato da gente se apegar tanto a eles. Com uma protagonista sensacional e um vilão melhor ainda, a narrativa é cativante desde o início, e cada linha vale muito a pena.

Fabiana 08/10/2023

Bão
Não foi o que eu esperava(um terror de não deixar dormir).
Mas achei muito bom.
Angustiante, excelente imersão.
Vc se preocupa com os personagens e quando as coisas vão se encaixando, nada é previsível.
Primeira experiência com o autor e já anseio pelo próximo.

Enzo.Michimura 28/05/2021

NOS4A2
Eu estava com medo de ler Nosferatu. Achava que iria comparar muito com as obras do King, mas felizmente isso não aconteceu. O livro é uma misturada de suspense, horror e fantasia. Todos os personagens conseguem ser cativantes e o Charlie Manx é um vilão maravilhoso(tive ódio e carinho por ele ao mesmo tempo). Ansioso para ler mais obras do Joe Hill.

Coxinha 12/04/2024

NOS4A2 e Triumph
Um clássico moderno do terror, com personagens profundos e carismáticos. A história de Vic, Lou, Wayne, e Charlie é muito bem escrita por Joe Hill, o qual já tinha lido o livro Amaldiçoado/O Pacto ( o qual tem uma breve referência), nos fazendo simpatizar com seus heróis e odiar e temer seus vilões. A leitura foi bem fluída e prazerosa, mas o desfecho mesmo sendo bom, achei meio apressado. Uma ótima obra de horror, tendo na figura de Charles Manx, uma das encarnações mais psicopaticas de um vilão, pois o pior vilão é aquele que acredita piamente que o que faz é algo bom, o que é o caso dele. Um livro que nos faz pensar sobre como nossa imaginação é poderosa, um mundo a parte, mais que se vivermos só nele pode nos transformar, tanto pro bem como pro mal. Uma leitura recomendadissima pra quem curte terror, com muitas referências a Stephen King, pai de Hill, tanto a obras quanto na escrita.

_limamanu 14/03/2021

Razoável
Achei a história interessante e bem construída, porém não consegui me conectar, principalmente com os personagens.
Dos 75% pra frente tive que dar uma forçada pra terminar porque estava achando muito maçante.
Não me arrependo de ter lido, porém não leria novamente.

Fabby 27/11/2020

Nosforatwo
Obrigada, por criar a Maggie e o Lou.
Obrigada por criar a Vic e o Wayne e fazer com que eles dessem sentido a existência da Meg e do Lou.
Valeu pelo Nathan e o Hooper.

Filipe 02/09/2021

Que livro incrível.
O melhor romance que li do Joe Hill, aqui ele alcance todo seu potencial narrativo em uma historia original e surpreendente.
Charles Manx já pode figurar como um dos grandes monstros da cultura pop.
E para os fãs do seu pai, aqui temos uma história que se interliga com o universo do King em easter eggs pontuais que divertem qualquer fã do mestre.

Luana 04/07/2020

Recomendo a leitura
Uma excelente estória com uma narrativa e personagens bem envolventes. Achei o enredo bem original. O inicio é mais assustador, mas depois que a leitura avança ela se torna menos assustadora e mais excitante. Acheu o livro um tanto grande, dava pra ser menor... mas ainda assim o livro é muito bom.

Sandra.Pogalski 27/01/2022

600 fucking páginas de pura fantasia. Amei. Nas primeiras páginas me pegou de jeito, lá para 50% do livro achei que as vezes se repetiam a mesma cena em diversos capítulos, o que deu uma leve arrastada na leitura. Mas a construção da história é incrível ??