Coisas que Toda Garota Deve Saber

Coisas que Toda Garota Deve Saber Samantha Rugen

Resenhas - Coisas Que Toda Garota Deve Saber

Natalia Alencar 15/12/2009

Indico o livro para jovenzinhas de 11-14, no máximo. Basicamente, o livro fala sobre mudanças advindas da puberdade, estilo, estética, garotos, etc etc. Sim, o conteúdo é bem bobo e até parece meio fútil. Mas pra mim, serviu: eu fui a pré-adolescente mais bocó que já conheci, deu pra aprender algumas coisas que eu não sabia ou quera maior mitificadas (como o absorvente interno, ahueahuhe).

Porém, tirando por exemplo as meninas dessa faixa etária a minha volta, acho que o livro tá meio ultrapassado, sei lá. E também há muito mais fonte de informações hoje a que elas possam recorrer. Assim,acredito que pareça mais ingênuo e bobo aos olhos delas do que para mim. Ou talvez seja só impressão minha. =D

Enfim, alguns ensinamentos eu carrego até hoje, tipo o vestidinho preto, aheaiehaueiaheuaei. (y)
Andressa 24/07/2011minha estante
O livro também me serviu bastante nesse sentido. Mesmo que tenhamosum relacionamento aberto com nossos pais tem coisas que não gostavamos de perguntar. Serviu pra isso também, e claro, amei as dicas de maquiagem, usa até hoje!!!!

Alessandra 09/08/2011minha estante
eu comprei o livro quando tinha de 10 a 11 anos e foi útil. É bom as crianças terem algum conhecimento (apesar de hoje em dia já parecerem meio avançadinhas) mesmo que alguns falem que é óbvio o que está escrito, para muitas crianças não é.

Marcela 21/12/2011minha estante
Na minha pré-adolescência eu também era muito bocó. Li esse livro quando tinha uns 10/11 anos. Na época, minha professora o adotou como paradidático para as meninas, e o similar masculino para os meninos. Foi assunto de prova e eu achei um saco. Naquela tempo, eu achava tudo isso extremamente fútil e desnecessário. Achava que era "coisa de patricinha"... Hoje eu vejo o quanto eu era bobinha.
Para crianças e pré-adolescentes na faixa etária entre 9 e 12 anos, é recomendado, pois é o período mais conturbado da vida de uma garota. Você não sabe mais se deve brincar de boneca, ou comprar roupas e maquiagem. Com isso, você fica meio perdida e sem orientação e, algumas não se sentem muito à vontade de falar sobre isso com a mãe. O livro pode vir justamente para quebrar esse constrangimento desnecessário.
Depois dos 12, a própria vida encarrega-se de ensinar o que é óbvio para as garotas. Logo, não é mais necessário.

Melissa 24/02/2013minha estante
Eu era bem perdida tbm, concordo com o que você disse... é o livro para uma certa faixa etária e pronto. Mas naquela época me serviu de muita coisa, tipo como lavar o cabelo, parece tonto, mas era super importante naquela época... Eu realmente gosto desse livro, e recomendo par pré-adolescentes!

yas :) 20/05/2021minha estante
eu li mas assim, não gostei muito não

karina 16/11/2009

li,porém não sei mais de nada ,aposto que nem sou uma garota

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Maravilhoso

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Mel 28/12/2009

Esse livro é uma gracinha ^^
Ganhei da minha tia quando fiz uns 10 ou 11 anos, é destinado a garotas que estão entrando na adolescência, cheio de dicas sobre várias coisas, adoro *-*

Luiza Machado 01/01/2010

Um livro que fala sobre coisas óbvias e lógicas.

Mas o título faz muito sentido, afinal ele fala sobre coisas que toda garota deve saber (sobre o que já se sabe, ele não está mentindo ao dizer que toda garota deve saber tudo aquilo).

Não recomendado para maiores de 11 anos.
Francesca 20/04/2011minha estante
Eu acho que tem umas coisas que precisa se lembrar para maiores de 11 anos... é impossível se lembrar do livro inteiro para o resto da vida, uma vez ou outra tenho CERTEZA de que você vai olhar de novo

Luana.Cristina 10/06/2020

Um Livro Interessante...
Como prometido, a resenha do livro. Bem, eu na verdade conheci ele no momento que encontrei junto a vários outros livros usados. Não é bem para a minha idade, que estou praticamente saindo da adolescência... Mas como me chamou a atenção e não tinha serventia a mais ninguém, eu o trouxe para ver como era. Inclusive o livro esta novinho, da até dó de saber que seria mandado pra reciclagem...
Bem, como não é bem pra minha idade, grande parte das dicas eu já conhecia, mas é interessante alguns bônus que ganhei lendo ele. O livro nada mais é do que um guia divertido para meninas que estão entrando na fase adolescente, e não tem muita ideia do que vão enfrentar pela frente. Esse livro fala sobre muitos temas interessantes como: Hábitos saudáveis, menstruação, cuidados com a pele e com o cabelo, seu corpo, maquiagem, roupas e timidez ( o que foi bem útil pra mim).
Vi outras pessoas dizendo que não deixariam as filhas lerem esse livro, não vejo problema em deixar elas lerem, mas se eu tivesse uma filha, preferiria conversar com ela e explicar as coisas, ao invés de simplesmente deixar que ela aprenda com o livro... Muitas garotas não tem essa sorte, mas felizmente eu tive pessoas que me explicaram como funciona esse período da vida.
Resumindo, o livro é bem legal, porém, as explicações dele as vezes são muito confusas, então se você não tiver uma ideia do que ele está te falando algumas vezes, pode acabar ficando assustada sem entender...
Por exemplo, na parte sobre maquiagem, ele faz um passo a passo, mas explica de mais os detalhes no meio, o que acho bem fácil de confundir.
Em fim, é um livro bem legal, se você tiver curiosidade de ler, leia sim, acho que ajuda bastante a entender certas coisas, e o bom é que se você tiver alguma dúvida (se esqueceu de algum detalhe) pode recorrer ao livro...
Sei que minha resenha deve ter ficado bem ruim... Mas por hoje é só.

Thais 17/01/2021

Não cabe mais em 2021
Estava organizando a minha estante, que não via atualização aqui desde 2013, e me deparei com uma nota 5 pra esse livro.

Quando eu era adolescente, achei incrível, me deu várias respostas de forma divertida.

Mas olhando pra ele hoje, mais madura, com mais informação, e a cabeça muito mais aberta, entendo que ele reforça estereótipos e padrões que eu não gostaria de reproduzir e de passar para as jovens de hoje.
Pilar 27/01/2024minha estante
Sim, é o tipo de machismo sútil do qual nós sabemos nos defender.

Renatinha 26/05/2010

Esse livro é um auto ajuda para adolescentes, ele nos ensina a tomarmos nossas própria desições, termos as atitudes corretas para cada situação, e aprender principalmente sobre como cuidar de nós mesmas! Esse livro é bem interessante.

Ray 09/10/2022

Eu li esse livro quando eu estava na minha pré adolescência, e lembro que eu achei ele super mecanizado e interativo, é um help, um manual adolescente, a proposta é legal, mas não tem nada de um conteúdo inovador, mas é sim interessante para a faixa etária.

Juliana 28/12/2009

Bem bobinho, mas pra adolescentes é razoável. Mesmo assim não ajudou muito quando o li aos 14 anos... Bobinho mesmo.

Dani 02/09/2014

coisa que toda garota deve saber
Quem ainda tem esta na puberdade vai gostar deste livro ele ensina você a passar uma grande dificudade da sua vida, e quem não tem alguem para te alxiliar procure este livro nas livrarias.Todas as garotas de 9 anos vão querer ler ele te ajuda muito.
Espero que gostem. Dani
NatBelus 02/02/2016minha estante
Li quando tinha 10 anos e realmente AMEI. Hoje achei no armário e ri de novo com os desenhos.

Graci 10/01/2010

Um bom livro
Quando eu li este livro, eu estava entrando na minha pré adolescencia, então, com certeza, foi uma mão na roda...rs...
Claro que se eu lê-lo hoje, é tudo tão óbvil e fácil, que eu largaria a leitura no início, mas na época que eu li, fez uma grande diferença...

Com certeza, se eu tiver uma filha, farei questão de que ela leia quando chegar o momento.

Dioktoros 12/01/2010minha estante
Então é um manual de sobrevivencia para o mundo afora... rsrsrs

Na verdade mozao... quando a nossa filba nascer... acho que este livro ajudará em nada... tendo em vista que os adolescentes de hoje, nao sao como os da geração passada...

Lizzie 30/04/2012

Eu li este livro, como onze anos e na época me mostrou tudo o que eu precisava saber para minha "pré-adolescencia"

Keh 07/07/2013

Meu primeiro livro
O primeiro livro que ganhei foi este, da minha mãe quando eu me tornei "mocinha".
E eu, que vivia sem fazer nada, tinha tempo suficiente para seguir toodos os rituais descritos no livro. Hoje só faço os importantes! rssss
Mas foi mágico ganhar este livro.