Indesejadas Kristina Ohlsson

Resenhas - Indesejadas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Challis 27/08/2014

Escrita ágil, leitura surpreendente
Indesejadas, o primeiro livro da escritora sueca Kristina Ohlsson me conquistou desde o início da narrativa justamente por causa da sua protagonista, Fredrika Bergman. É maravilhoso quando a literatura foge do infeliz lugar comum de colocar pouquíssimas mulheres como destaque em seus livros. E Fredrika não é apenas mais uma protagonista; ela foi construída de maneira primorosa. Ao mesmo tempo que é uma mulher atraente e dona da própria sexualidade, é cheia de habilidades, sonhos e medos. Seu passado se mostra triste, quando ela é impedida de se tornar musicista profissional por causa de um grave acidente. Depois de ser obrigada a abandonar seu maior sonho, o "destino" a empurra para a polícia. Lá, ela enfrenta muitas dificuldades pois desde o início era desacreditada por seus colegas de trabalho por ser mulher e não ter a "formação necessária" para a polícia. Mas aos poucos Fredrika vai demonstrando ter muito mais talento como investigadora do que qualquer pessoa imaginava, do que até mesmo ela imaginava.

E é desde Fredrika que Ohlsson mostrou ser uma feminista realmente disposta a tratar os problemas que envolvem mulheres. Ela usa os mais diferentes cenários e personagens para expor como o preconceito ainda está presente na sociedade, desde como as mulheres podem ser desacreditadas no trabalho até casos em que convivem com a violência doméstica.

Mas Ohlsson não se foca apenas nas mulheres. Todas as personagens foram construídas de maneira surpreendentemente complexa e humana. Elas não foram divididas apenas em vilões e mocinhos, mas todos demonstram possuir virtudes e defeitos, anseios e receios, diferentes formas de ver a vida.

Justamente por causa dessa complexidade é que o enredo não apresenta apenas uma via central, mas sim diferentes perspectivas, o que possibilitou a criação de diversas histórias secundárias, onde conhecemos o passado das principais personagens, acompanhamos o desenrolar de amores e traições e até casos extremos de pedofilia (comuns na literatura escandinava).

Quando tantos aspectos positivos se encontram com a escrita ágil e envolvente de Kristina Ohlsson, Indesejadas se torna um prato cheio para qualquer amante de literatura, principalmente para aqueles mais afeitos aos thrillers policiais. Neste seu primeiro livro a autora já mostrava ter um talento indiscutível e certamente será lebrada como um dos grandes nomes da literatura escandinava contemporânea. Mal espero poder ler os próximos livros da série de Fredrika Bergman e Alex Recht.

Leia a minha resenha completa:

site: http://www.acrobatadasletras.com.br/2014/08/resenha-indesejadas-de-kristina-ohlsson.html

Naty__ 04/10/2014

Indesejadas é o primeiro livro da série de Kristina Ohlsson e seu romance de estreia. A autora é sueca e cientista policial. Sua obra foi uma surpresa para mim; a história é angustiante e eletrizante. Não dá para largar o livro e não ficar curioso pelo o que acontecerá.

Fredrika Bergman é a protagonista da série, uma analista criminal que seus colegas de trabalho, Alex e Peder, não fazem questão de seu auxílio nas investigações, menosprezando sua qualificação profissional.

Em muitos momentos, o preconceito predomina. Na maioria das vezes, o leitor se apega com raiva de Alex e Peder, por tratar Fredrika como se não tivesse nenhuma utilidade no trabalho. Porém, ela mostrará que é capaz de fazer muito mais do que eles pensam e do que ela acredita.

As crianças não desaparecem, são as pessoas que as perdem (p.19).

Os três realizarão um trabalho incrível, mesmo tendo alguns desentendimentos. A autora se preocupou até nisso: em mostrar que em toda relação trabalhista existe uma intriga, mas que é possível ser resolvido. Ohlsson soube criá-los de forma a mostrar que os detetives são extremamente humanos e passíveis de erros.

Indesejadas é um nome intrigante e chamativo. A trama não poderia ser inferior ao título do livro. Sara está com sua filha Lilian na estação de trem da segunda maior cidade da Suécia: Estocolmo. Porém, Ela deixa sua filha dentro do trem e vai fazer uma ligação. Contudo, é surpreendida por uma jovem que está com o seu cachorro passando mal e resolve ajudá-la. Porém, algo surpreendente acontece: o trem parte antes do horário e sua filha fica sozinha no vagão. O desespero toma conta de Sara e ela se vê atada sem saber o que fazer.

A criança simplesmente desaparece do trem e a equipe de Alex é designada para desvendar esse caso. Quando a criança aparece morta, nua e com a palavra indesejada estampada em sua testa, o temor toma conta e o caso repercute na mídia.

De todas as pessoas doentes do mundo, nenhuma era mais repugnante do que as pessoas que violentavam crianças (p.84).

O crime é totalmente voltado para um suspeito e, de repente, todas as pistas são jogadas na mesa e eles se veem preso a outro suspeito. A trama é totalmente bem feita, criativa e o crime é surpreendente. Ohlsson deixa o leitor indignado, estagnado e preso em sua narrativa.

Não teremos apenas um crime, mas outros que nos deixarão receosos pensando em se tratar de um serial killer; será? A história é bem desenvolvida e a autora não deixa pontas soltas. Para tudo existe um motivo e isso faz com que a autora ganhe destaque em minha biblioteca.

A capa é muito linda, sombria, misteriosa e dá um aperto só de ver o par de sapatos de Lilian na foto. Ao terminar a obra, fiquei olhando a capa e divagando em tudo o que acontecera com a garota. Ohlsson soube me tocar até mesmo em pequenos detalhes. A diagramação é simples, mas deixa a leitura rápida. Notei pequenos erros de tradução, mas nada que desmerecesse a qualidade do livro ou que diminuísse minhas cinco estrelas à obra.

O mais importante não é o que você diz, mas o que você faz. Se eu não souber o quanto você me ama, se você tem que me dizer isso, é porque nosso amor não vale nada. Estou certo? (p.124).

Se vocês precisavam de um ânimo para ler este livro, se existia algum resquício de dúvida se vocês deveriam ler ou não, acredite: leiam! É totalmente surpreendente a resolução desse caso. Parabéns à autora e à editora Vestígio que já virei fã.

Lili 04/11/2014

Indesejadas
Sensacional! As páginas viram sozinhas! Aguardando ansiosamente o lançamento dos próximos aqui no Brasil!

Ju 22/01/2015

Indesejadas
A história começa com o desaparecimento de uma criança de 6 anos, Lilian, em um trem que viajava de Gotemburgo a Estocolmo, na Suécia. Durante uma pausa do trem, sua mãe, Sara, sai para fazer um telefonema e acaba por ajudar uma mulher desconhecida que estava com problemas com seu cachorro. Devido a isso, Sara perde o trem e Lilian segue sozinha a viagem. Sara segue o trem de táxi, porém quando ele chega ao seu destino e os passageiros começam a desembarcar, Lilian desaparece, deixando no trem seus sapatos e sua bagagem.

A equipe de Alex Recht, um respeitado delegado, passa a investigar o desaparecimento, porém ninguém parece ter visto Lilian deixando o trem sozinha ou sendo levada por alguém. Na equipe também estão Peder (que passei metade do livro lendo como "Perder", até me acostumar u_u) e Fredrika. Peder e os demais membros da equipe não levam Fredrika muito a sério, por ela não ser policial e sim uma civil formada em criminologia e especializada em crimes contra mulheres e crianças. Mesmo Fredrika não acha que tem vocação para o trabalho na polícia e o vê apenas como um trabalho temporário.

O principal suspeito do desaparecimento de Lilian é seu pai, Gabriel, de quem sua mãe sofria abusos físicos e havia se separado recentemente. Apesar de contestações de Fredrika, que enxerga algo além nesse caso, Alex e a equipe concentram todos seus esforços numa perseguição a Gabriel. Porém, quando Lilian é encontrada nua e morta no estacionamento de um hospital em outra cidade (após seus cabelos terem sido raspados e enviados juntamente com suas roupas para Sara) com a palavra "Indesejada" escrita na testa, as investigações tomam outros rumos e o caso se mostra muito mais obscuro e complicado do que imaginavam.

O que eu achei bem legal nesse livro é que acompanhamos a vida pessoal dos personagens, principalmente da equipe de Alex, podendo enxergá-los de forma mais humana, não só como investigadores. Vemos Peder em um casamento desgastado, após a esposa ter depressão pós-parto, tendo um caso com uma colega e Fredrika frustrada por ter tido o sonho de ser uma violinista profissional interrompido por um acidente quando era jovem. Além disso, é mostrado um pouco da vida de todos envolvidos no caso, das vítimas aos criminosos. Os capítulos são intercalados entre os diferentes personagens, e desde o início vamos descobrindo um pouco sobre os planos do homem que levou Lilian, apesar de não ser mostrado muito sobre ele e de ser tratado apenas como "o Homem".

Fiquei um pouco incomodada com a inflexibilidade e a lerdeza falta de percepção da equipe de Alex. Todos falavam que Fredrika não tinha jeito para ser policial porque não tinha intuição, porém ela era a única a encarar os fatos de uma forma mais profunda...

Resenha completa no blog

site: http://book-selfie.blogspot.com.br/2015/01/resenha-indesejadas.html#more

Literatura 13/04/2015

A face da crueldade
Indesejadas, de Kristina Ohlsson, 391 páginas, Editora Vestígios, é uma leitura tensa. A frase de capa do livro já me deixou intrigada sobre o que encontraria “Crimes brutais marcam um verão sueco”. Um outro ponto que me fez ficar alegra no livro, é que a história gira em torno de Lilian. Ai, gente, não é comum as personagens se chamarem Lilian, meu nome… no entanto, descobri que o livro pertence a uma série, já me deixou triste, pois sempre fico confusa com séries e ansiosa. Parece que o próximo livro nunca chega.

No que concerne ao enredo, a obra gira em torno do desaparecimento de uma criança, Lilian. Alex Recht, delegado, é acionado com sua equipe para resolver o caso. Então, junta: criança, assassinatos brutais… é de apavorar…

“De todas as pessoas doentes do mundo, nenhuma era mais repugnante do que as pessoas que violentavam crianças.”

Fredrika, que faz parte da investigação, é uma mulher que nunca realizou seus sonhos. Estar na polícia não foi bem escolha, mas falta de opção. E o local, ou colegas de trabalho, não a ajudavam. Ela sofre pelo machismo daqueles que desacreditam em seu potencial. E um enredo feminista surge do livro. Lógico que isso mais que me encantou, é difícil encontrar livros que tratem a mulher sob o olhar feminista. Empoderada. E para alegria geral na nação, empoderar-se significa empoderar outras mulheres, e é o que a investigadora se propõe a fazer. Só eu vi semelhança no nome da personagem com o de Frida?

.... leia a resenha completa em: http://www.literaturadecabeca.com.br/resenhas/resenha-indesejados/#.VSvuEPnF8Vs

site: leia a resenha completa em: http://www.literaturadecabeca.com.br/resenhas/resenha-indesejados/#.VSvuEPnF8Vs

João 24/07/2015

O sequestro de uma menina é o início de uma longa jornada de investigação para os policias inspetores Fredrika,Alex e Peder.Correndo contra o tempo para salvar a criança tudo desaba quando o corpo da menina é encontrado abandonado no estacionamento de um hospital.Na testa da menina escrita a palavra Indesejada!
As pistas são muitas mas nenhuma parece levar a algum lugar.Quando outra criança é sequestrada as coisas pioram ainda mais.O tempo é curto e o assassino muito esperto.
E por trás de tudo há um crime ainda mais monstruoso.

Indesejadas foi um dos melhores suspenses policiais que li esse ano.
O livro é excelente,a autora entende do assunto e faz cada capítulo do livro se tornar mais interessante com as muitas pistas lançadas numa jogada inteligente.
Os personagens muito bem estruturados,cada um com seu drama particular,o que torna o livro ainda mais interessante.
No final tudo explicado sem tentar fazer o leitor de bobo.
Só depois que li foi que descobri que é uma série da autora com os mesmos policiais.
Leitura de primeira!!

criscat 10/12/2017

Mais um autor, no caso, autora policial nórdica publicada aqui no Brasil. Afinal, não existem apenas Stieg Larsson e Jo Nesbø. Há uma variedade de outros autores que, mesmo não sendo tão famosos, produzem literatura policial de qualidade. E Kristina Ohlsson é uma delas. O livro tem, sim, alguns defeitos que acredito que possam ser creditados ao fato de ser a primeira obra da autora. Mas nada que desagrade tanto o leitor a ponto de fazê-lo abandonar a leitura.

site: http://www.cafeinaliteraria.com.br/2017/06/19/indesejadas-de-kristina-ohlsson/

Renata 07/12/2016

Não conhecia a história, a autora e nem a editora, foram três gratas surpresas.
A história policial, gênero que tem tudo para cair no mais do mesmo, é, na verdade, empolgante. Os personagens, longe de se enquadrarem no típico rótulo "mocinho" e "bandido", apresentam nuances, ninguém é tão perfeito, e ninguém está isento de um passado.
A escrita é linear, e o passado aparece na medida em que é descoberto, junto com os leitores. É o leitor segue junto construindo hipóteses de investigação, e ficando bravo com o "será que não percebem isso", "será que não percebem aquilo", isso por que a autora da indícios, mas ela também nos engana a safadinha.
Já Vestígio eu não conhecia, mas a leitura foi muito agradável, não deixou aquela sensação de tradução estranha, e em relação à revisão só umas duas coisinhas que chamam atenção, como um "concertar" quando o sentido era "consertar".
De um modo geral me arrependi de não ter aproveitado a promoção para comprar outros da Vestígio :(
Entretenimento de primeira.

P galera 28/01/2017

Parece previsível mas acaba surpreendendo
Aqui em Indesejadas teremos um serial Killer que sequestra crianças raspa a cabeça delas as despe e manda num pacote para a mãe o cabelo e as roupas das mesmas e logo após o corpo é encontrado com a palavra "indesejada" marcada no corpo
Esse é o primeiro livro da escritora senti que ela abusou demais nas entrevistas o que tornou um pouco cansativo mas ao mesmo tempo o livro te prende pela brutalidade como é realizado esses crimes e a polícia sueca está apavorada
Gostei bastante vou acompanhar a série

Michelly 23/04/2017

Indesejadas (Kristina Ohlsson)
"Indesejadas" é mais um dos livros publicados pela Editora Vestígio e assim como os outros livros da Editora, que eu tive a oportunidade de conhecer, traz uma história surpreendente e cheia de suspense. Para quem gosta do gênero policial, é mais um grande livro para adicionar a coleção.

O livro é o primeiro da série que traz como a investigadora Frederika Bergaman. Uma mulher que sonhava com a carreira na música, mas após um grave acidente teve de encontrar um novo caminho. O que ela não esperava é que o seu conhecimento acadêmico não seria valorizado e reconhecido. Ela era considerada apenas como mais um membro na equipe do lendário Alex Recht.

Em seu primeiro grande caso, Frederika terá que lidar com o desaparecimento de uma criança. Durante uma viagem de trem com a mãe, Lilian desaparece sem deixar pistas e sem que ninguém no vagão tenha percebido.

Ao descobrirem que os pais de Lilian estavam se separando e que o marido agredia a esposa há anos, todas as investigações são direcionadas para ele, que, convenientemente, está desaparecido desde o ocorrido.

Resenha completa no blog

site: http://www.dezoitoprimaveras.com.br/2017/04/resenha-indesejadas-kristina-ohlsson.html

Marla 24/04/2017

Resenha: Indesejadas – Kristina Ohlsson
A trama tem inicio com o desaparecimento de Lilian Sebastiansson, uma menina de seis anos, que viajava com a mãe de trem de Gotemburgo a Estocolmo. O veterano Alex Richt assume o caso juntamente com sua equipe, que é formada por Fredrika Bergman e Peder Rydh. Assim que interrogam Sara, a mãe de Lilian, Alex descobre que a jovem sofria violência doméstica por parte de seu ex-marido Gabriel Sebastianson que logo se torna o principal suspeito do sumiço da menina.

Convicto em seus instintos, Alex não vê outro caminho em que seguir nesse caso, diferente de Fredrika que enxerga algumas pontas soltas, que se mostram importantes, quando Lilian aparece morta e com a palavra Indesejada escrita na testa.

Seguindo essa linha de raciocínio, Fredrika passa a investigar pistas soltas que acabam por formar um quebra - cabeça que pode levar ao verdadeiro culpado. Agora eles precisam correr contra o tempo para encontrar o Homem, antes que ele faça uma nova vítima.

"" A primeira criança desapareceu em meados daquele verão de chuvas ininterruptas.""

Indesejadas possui uma trama instigante e bem escrita que é dividida em três partes e se desenrola durante uma semana. Na primeira parte a autora nos apresenta os personagens e tem inicio a investigação sobre o desaparecimento de Lilian, já na segunda a investigação toma um novo rumo e passamos a entender melhor a cabeça do criminoso que se denomina apenas como o Homem, e a terceira mostra as consequências da investigação e o rumo tomado pelos personagens.

Falando em personagens a trama e narrada principalmente por Fredrika, Alex e Peder, mas outros personagens como Ellen (a assistente que faz parte da equipe de Alex), Sara (a mãe de Lilian), Jelena (jovem misteriosa que tem ligação com o homem) e o Homem, também ganham a sua vez e contribuem para o desenvolvimento da trama.

Determinada e competente, Fredrika na adolescência tinha o sonho de ser violonista, mas uma lesão em seu braço acabou com ele, sendo assim ela se entregou aos estudos acadêmicos e acabou se tornando uma criminalista especializada em crimes contra mulheres e crianças. Alex sempre teve vocação para ser policial e com vinte cinco de profissão era considerado uma lenda entre os seus colegas, confiante e convicto em seus instintos, acaba não aceitando tão bem sugestões e isso acaba dificultado seu relacionamento com Fredrika. Peder era um bom policial, mas um tanto infantil e invejoso, no decorrer da trama ele vai amadurecendo e aprendendo a trabalhar em equipe, principalmente com Fredrika.
O interessante da trama e que acabamos descobrindo a identidade do Homem, ao mesmo tempo em que os personagens (Fredrika, Alex e Peder), assim como descobrimos também os motivos de seus atos.

A leitura fluiu sem problemas, graças á escrita envolvente da autora, que vai juntando as peças durante o decorrer da trama não deixando nenhuma ponta solta. Com um criminoso insano, personagens carismáticos e uma trama instigante, “Indesejadas” entrou para o time dos melhores romances policiais que já li. Recomendo com certeza!!

site: Louca por Romances - 23.04.17 - http://loucaporromances.blogspot.com.br/2017/04/resenha-indesejadas-kristina-ohlsson.html

Cassinha 02/08/2017

Indesejadas
Achei meio repetitiva a antipatia do Investigador Peder contra a civil Fredrika. A autora não precisava citar isso tantas vezes. No mais, mediano.

Ronaldo 15/08/2017

Há um grande destaque para a equipe policial que investiga os crimes, a autora explora a fundo a vida pessoal dos três detetives e acho isso bacana quando os personagens são interessantes, o que não é bem o caso. Fredrika, a protagonista é uma detetive competente, mas uma mulher apática. A trama policial é boa, mas também não é tão empolgante assim. O início é bem intrigante, o desaparecimento da criança e a maneira como ela é encontrada, com a palavra "indesejada" escrita na testa tem um apelo dramático muito forte. O final me frustrou bastante no que se refere à identidade do assassino. Esperava uma surpresa, que não aconteceu. Mas teve bastante emoção, com uma situação bem tensa nas páginas finais. O texto de Kristina é bem fluído, as páginas voam sem que se perceba, e talvez tenha sido por isso que terminei a leitura tão rápido. Não pela trama ser envolvente, mas pela escrita fluída, dinâmica, alternando os pontos de vista. A autora dosa muito bem as cenas de investigação com a vida pessoal dos personagens, além das rixas entre os investigadores.

Resenha completa no blog:

Bruna.Batista 05/09/2017

Incrível. Realmente Kristina Ohlsson é uma excelente escritora. A cada livro me surpreendo mais com suas histórias e seu jeito de escrever. Eu poderia jurar que são histórias reais tamanha é a riqueza de detalhes dos crimes. Não tinha lido algo tão bom ultimamente. Aconselho quem estiver na dúvida ou a procura de bons livros a ler os da Kristina porque são ótimos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6