Indesejadas

Resenhas - Indesejadas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Prof. Angélica Zanin 24/08/2019

Vítimas inocentes
Li até o fim, mas não foi fácil. Um bom enredo, porém repleto de personagens que apenas complicam a trama. Não criei laços com nenhum deles, embora a minha preferida tenha sido, claro, a investigadora Fredrika. Crianças são sequestradas e mortas, na Suécia, e uma equipe de policiais se ocupa da investigação. Estavam a procura de um assassino frio e com muitos distúrbios emocionais, já eram duas crianças mortas e duas mães desesperadas. Lento de ler, frio como o espaço onde se passa a ação, tampouco o desfecho me causou surpresa. Difícil abandonar uma leitura, mas essa apesar de não indicar, li até o fim.

Lina DC 08/08/2019

"Indesejadas" é o primeiro livro da série Fredrika Bergman & Alex Recht, uma série policial que teve um início espetacular com esse livro.
O enredo é dividido em três partes: Parte I - Pistas Falsas; Parte II - Sinais de Fúria e Parte III - Sinais de Recuperação. A história é narrada em terceira pessoa e os capítulos indicam os dias da semana.
O livro apresenta várias perspectivas. Temos uma perspectiva de um homem, chamado de "Ele", que inicia sua história na infância e percorre até os dias atuais da história. Um homem minucioso, brutal e que adora colecionar "bonecas".
Alex Richt é um policial há mais de 25 anos. Com 55 anos de idade, ele já viu de tudo em suas investigações e é reconhecido por seu talento e trabalho árduo. Quando o caso de uma garotinha desaparecida surge, ele acredita que é uma situação simples de resolver, provavelmente um problema de custódia, já que os pais estão se divorciando. Sua equipe, formada por Fredrika Bergman e Pider Rydh acaba entrando em conflito durante o caso. Isso se deve pelo fato de que Fredrika Bergman é uma civil, que tem formação acadêmica e uma mente analítica, mas sem experiência de campo e dificuldades em interagir com as pessoas e Pider é um policial em ascensão que quer impressionar Alex, mas que ao invés de fazer isso trabalhando arduamente, prefere dificultar a vida da colega de trabalho, fazendo comentários depreciativos e reclamando da sua presença na equipe.

"Alex gostava de trabalhar com pessoas que, como ele, tinham um senso particular de vocação no trabalho. Gostava de trabalhar com quem tinha a mesma intuição que ele e um discernimento bem desenvolvido para o que era fato e o que era absurdo.

Frederika sente que não é bem-vinda e também não tem confiança de que lidar com casos tão terríveis seja possível. É uma mulher inteligente de 34 anos de idade que consegue analisar rapidamente detalhes que os demais membros da equipe não enxergam, mas que vai amadurecendo conforme a trama se desenvolve, aprendendo a lidar com algumas nuances do novo trabalho.

"Num momento parece que está tudo bem, que sabemos onde estamos pisando, mas no outro o gelo cede e afundamos na mais insondável escuridão."

O caso é muito bem construído e tem aspectos assustadores. Lilian é uma garotinha que estava no trem expresso de Gotemburgo até Estocolmo, viajando com sua mãe Sara, até que desaparece misteriosamente do trem. Ninguém viu a garotinha ser levada e não conseguem explicar como isso aconteceu. O caso vai ganhando notoriedade conforme os dias passam e não há novidades no caso, além dos investigadores descobrirem que o pai de Lilian é um homem com uma veia agressiva e que Sara estava decidida a se divorciar do marido.

"Ela retirou com cuidado os pedaços de isopor. A princípio, não conseguiu entender o que tinha recebido. Seus olhos procuravam algum tipo de contexto que pudessem compreender. Cabelo. Um monte de cabelo castanho, ondulado e de comprimento mediano. Emudecida, Sara tocou o cabelo, revelando o que havia por baixo. Foi quando instantaneamente entendeu de quem era aquele cabelo e soltou um berro alto e animalesco."

"Indesejadas" é uma trama impactante, com personagens carismáticos e um caso impactante, todos elementos necessários para um livro se tornar inesquecível.

"O telefone escorregou de sua mão e ela fechou os olhos na esperança de que o mal desaparecesse. A última coisa que viu foram os sapatos vermelhos, no chão, ao lado da mala."

Bruna.Saczk 21/05/2020

Fraco
É o primeiro livro da autora, então vamos dar um desconto. Os personagens são muito bem construídos e inclusive, acho que esse é o defeito. O enredo teve por foco a vida pessoal da polícia sueca e jogou pra escanteio a história do assassino.
Spoiler principal: o Peder é um saco.
Mesmo assim, a leitura é bem fluida e a trama é boa de acompanhar, apesar do desfecho fraco.

Taynara Lima / @taaynaralima 29/06/2019

Vale a leitura!!
Ele é bem diferente dos suspenses que costumo ler. Demorei um pouco pra me acostumar com a narrativa da autora. É um pouco mais lenta do que estou habituada, mas nada que deixe o livro sem graça, muito pelo contrário, dá vontade de descobrir logo o que aconteceu.

Um adendo: nunca vi uns detetives tão tapados quanto nesse livro, misericórdia kkkkk

Denise 02/06/2019

Indesejadas
Gostei. Leitura flui bem rápido eu achei os detetives meio burros, mas gostei da escrita vou ler mais um da autora pra avaliar melhor.

Guynaciria 15/04/2019

Esse é o tipo de thriller que vai te tirar o fôlego, fazendo com que você fique juntando cada peça que é fornecida, no intuído de formar uma teoria válida para o que está acontecendo na história.

Indesejadas é o primeiro volume de uma série de livros da autora sueca Kristina Ohlsson.

A trama se inicia com o sumiço de uma criança de 6 anos, em um trem que estava indo para  Estocolmo. Ninguém sabe como a garota sumiu, se ela saiu sozinha ou foi levada enquanto a sua mãe Sara estava fora do trem, presa em uma situação alheia a sua vontade.

Alex Recht, inspetor renomado assume o caso, ele inicialmente se prenda ideia de que o sumiço de Lilian tem a ver com uma suposta briga pela guarda da criança, infelizmente essa teoria se mostra invalida. A partir desse ponto a história se bifurca em duas linhas de investigação, que vão prender a atenção do leitor.

A cada novo crime cometido, os investigadores Alex e Fredrika, vão analisando as poucas pistas deixadas por esse assusto criminoso. É interessante observar que a autora não apresenta o criminoso diretamente em nenhum momento, mas temos uma ideia da sua motivação através da observação de seus cúmplices e de seu passado.

O livro é bem escrito, com uma diagramação confortável, a edição está belíssima, inclusive saiu uma nova capa recentemente para essa obra.

Para quem gosta de um bom suspense policial, esse livro não vai decepcionar. Recomendo à leitura.

Guynaciria 15/04/2019

Mariana Helt 23/02/2019

Resenha de Indesejadas - Kristina Ohlsson
Eu amo livros com esses temas e Indesejada não foi diferente. O livro já começa nos deixando louca para entender tudo, e depois no meio da história, quando você já sabe o que está acontecendo é quase impossível parar de ler. A autora não nos dá brecha para saber quem é o responsável pelos assassinatos e nos faz torcer torcer por Fredrika que faz de tudo para descobrir quem é o "Homem".
Dei 4 estrelas por que quando enfim o "Homem" é descoberto, sua história não é contada com detalhes para nos fazer entender o motivo de tudo, e sim corrida, como se ele não fosse super importante na historia. Senti que a autora correu e não deu o devido final para uma história tão boa que tinha tudo para ganhar minhas 5 estrelas.

Monique.Araujo 30/07/2018

Como eu amo livros assim
Escrito em 3 pessoa onde existe um crime, uma criança desaparece em uma viagem de trem. Durante a investigação aparece vários suspeitos e elementos. Pra mim o livro foi otimo pela escrita e pelo fechamento. Porem existem pontos que não são explicados e achei que a autora se perdeu em tantos elementos que ela colocou talvez para confundir mesmo. E tambem muitas coisas repetitivas. Mas no geral e por ser primeiro livro dela achei otimo. Vale muito a leitura

Leila 11/04/2018

Tenso
Lilian, uma garotinha de seis anos some misteriosamente em um trem. Parece que uma série de coincidências conspirou para que isso acontecesse. A mãe saiu para telefonar, enquanto o trem fazia uma parada, e perdeu o trem. O funcionário que estava de olho na menina teve que afastar-se por alguns instantes para resolver uma confusão em outro vagão e, neste instante, a menina sumiu. Mas não foram meras coincidências. Tudo fazia parte de um plano: sequestrar Lilian.

Nossa heroína é a investigadora Fredrika, que sente o preconceito dos colegas policiais por ser mulher e por ter estudado mais que os outros. Parece que o livro quer mostrar bem esse aspecto do preconceito contra as mulheres. Já no início das investigações, percebemos que Fredrika é mais inteligente e perspicaz que os colegas. A analista criminal percebe detalhes que eles deixaram passar, mas fazem questão de ignorá-la.

Peder é colega de Fredrika. Além de ser um completo idiota, se acha o “fodão”. Trai a esposa deprimida (após dar a luz a gêmeos) com uma colega de trabalho e ainda acha que é o coitadinho da história. Alex é o chefe da equipe. Também é um pouco machista, mas não aprova o comportamento de Peder.

A equipe toda fica chocada quando a criança é encontrada morta e, logo depois, outra criança é sequestrada. No decorrer da investigação, quando passam a ouvir mais o que Fredrika tem a dizer, a equipe fica mais entrosada e a própria história fica mais interessante. As picuinhas iniciais entre os investigadores tornam a leitura chata e cansativa, fazendo com que o livro demore um pouco para "engrenar". O que o leitor quer é saber mais sobre o caso investigado e não sobre as disputas de ego entre os membros da equipe.

Tão importante quanto descobrir quem é o assassino é descobrir o porquê. A partir de uma frase dita pelo assassino, logo deduzi o motivo. Sobre a identidade do assassino, ao longo da narrativa, encontramos várias pistas e algumas nos enganam. Quando você pensa que desvendou o mistério, ocorre uma reviravolta. A autora conseguiu me enganar direitinho...

No final, o caso é resolvido, mas as questões pessoais dos detetives, não. Acredito que os próximos livros, além de trazer um novo caso, continuarão contando sobre a vida dos personagens. Ainda não decidi se lerei outros livros da série. Gostei da leitura, mas não achei tão empolgante, faltou um pouco de ritmo. Talvez o próximo livro melhore nesse aspecto.

Resenha publicada no blog Meus Livros e Sonhos:

site: http://meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

criscat 10/12/2017

Mais um autor, no caso, autora policial nórdica publicada aqui no Brasil. Afinal, não existem apenas Stieg Larsson e Jo Nesbø. Há uma variedade de outros autores que, mesmo não sendo tão famosos, produzem literatura policial de qualidade. E Kristina Ohlsson é uma delas. O livro tem, sim, alguns defeitos que acredito que possam ser creditados ao fato de ser a primeira obra da autora. Mas nada que desagrade tanto o leitor a ponto de fazê-lo abandonar a leitura.

site: http://www.cafeinaliteraria.com.br/2017/06/19/indesejadas-de-kristina-ohlsson/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6