Um Planeta em Seu Giro Veloz

Um Planeta em Seu Giro Veloz Madeleine L'Engle

Resenhas - Um Planeta em Seu Giro Veloz

Eddie Saraiva 21/09/2020

Sempre tem um livro da saga que a gente meio que [???]
Um Planeta em Seu Giro Veloz, é o terceiro volume da saga Uma Dobra no Tempo, de autoria de Madeleine L'Engle.

Aqui temos um pulo grande no tempo [literal e figurativamente]. Nossa querida Meg está grávida de Calvin, seus pais estão mais unidos [mas o Sr. Murry ainda trabalha para Washington], Calvin está ausente devido a participação em um congresso; vemos uma participação maior dos gêmeos Sandy e Dennys, e até mesmo da Sra. O'Keefe [meio lúcida, meio lunática].

Enquanto tivemos no primeiro volume uma aventura que ignora as teorias e lógica de espaço e tempo; no segundo livro uma viagem para lugares onde dimensões e tamanhos não seguiam as leis da física; no terceiro volume temos um mergulho no quesito tempo e um leve vislumbre de espaço, mas especificamente, estamos falando de viagem no tempo, e vislumbres de futuros possíveis. Um mix de acontecimentos passados onde um PODE-TER-SIDO tem a possibilidade de acontecer e alterar toda uma linha do tempo, seja o presente de Charles Wallace, ou o futuro dos antepassados de duas famílias, que no "Quando" presente ameaçam a existência da humanidade.

Então, nós temos uma aventura focada em Charles Wallace, um Unicórnio e o Vento, todos eles sendo expiados por Meg e Ananda [o novo bichinho de estimação da família Murry]. A cada passo de Charles, Meg está observando-o por meio do desvelo que como acompanhamos no livro anterior é uma espécie de comunicação mais que psíquica entre dois seres. Por falar em palavras novas e interessantes, aprendemos aqui o "Adentrar", que é semelhante a um rito de possessão, mas o "hospedeiro" não pode influenciar e/ou interferir em atos e ideias do ser que está possuindo. E essa experiência de Adentrar é o que Charles Wallace realiza durante todo o enredo livro; adentrando em personagens de um passado longínquo para que possa entender os fatos na esperança de mudar o futuro [que é o presente dele].

Sempre em uma saga temos um livro que é desinteressante, as vezes considerado chato, ou complexo demais para que todos entendam. Ainda não consegui até o momento dessa resenha identificar se considero o livro chato, mas é certo que é complexo [ e com certeza vou ter que reler algum dia para entende-lo melhor]. Observa-se um amadurecimento do personagem de Charles Wallace em comparação aos livros anteriores, o jovem de intelecto mais que avançado, toma-se de um conhecimento de mundo e alheio.

Outro ponto que podemos observar [pelo menos eu kkkkk], as histórias do primeiro ao terceiro volume não possuem uma conexão das histórias. Os personagens e os antagonistas [que aqui também são os Ectroi, esses seres não gostam mesmo de um lugar feliz e calmo] se mantêm ao longo dos três livros. Agora é ler o quarto e quinto pra ter certeza que essa teoria é verídica.

Lobinha Sincera 02/08/2023

Acho que dos três livros da série esse foi o mais envolvente e maduro entre muitas aspas...trata de viagem no tempo e de alguns assuntos que são pesados

Leticia2513 23/03/2021

Um livro que, bem como os que o antecedem, traz um quente para o coração, com aspectos tão discretos sobre o cristianismo, e ainda sim tão perceptíveis, essa leitura faz com que pensemos um pouco mais nas relações entre seres humanos, principalmente de irmãos.

Júpiter 12/04/2023

Esse foi o livro da sequência que eu mais gostei até agora, em grande parte porque ele foi o único que realmente tem um enrredo bem estruturado, de modo que você tem um trabalhinho para entender tudo e mesmo no final acho que ainda ficou umas pontas soltas. Espero que os próximos livros sejam tão ou mais interessantes.

Fernando.Andrade 08/04/2021

Runas e unicórnios
A terra está ameaçada de extinção por uma guerra nuclear. Esse é o pretexto de mais uma aventura da família Murry.
Charles Wallace é o protagonista desta vez e Meg fica como observadora das ações do irmão mais novo.
Viagens no tempo para tentar evitar um Pode-ter-sido, ou seja, achar um ponto em que a história possa ser alterada e salvar a terra.
Como pulei do primeiro para este terceiro livro, demorei a me situar. O começo da história é um pouco confuso mas aos poucos você vai sendo envolvido na trama. Ao longo do texto a autora não se preocupa muito em situar o leitor em algumas situações e você tem que montar o quebra cabeça sozinho, o que alguns podem achar interessante.

Ella 19/10/2020

Histórias e genialidades
sou extremamente apaixonada por Charles e Meg!!!
A história nesse livro é muito envolvente e te faz querer que ele continue pra sempre, histórias dentro de histórias até deixam meio difícil de acompanhar mas tem um enredo muito bom. O novo amigo de Charles ganha lugar em nosso coração logo nas primeiras aparições, mas quem rouba a cena mesmo é a Ananda.

Graziele20 16/04/2023

UM PLANETA EM SEU GIRO VELOZ
?="Eu acho que, como seres humanos, estamos com prioridades erradas.
Esquecemos o que vale a pena salvar e o que não vale"

????= Esse livro foi tão magnífico quanto o primeiro da série ( Uma dobra no tempo). Ele apresentou de maneira didática é muito interessante toda a história, a vida dos personagens e tratou de uma maneira tão plena a guerra, o mal da humanidade, e oq nós estamos fazendo enquanto ser humano. Tenho em mente que essa obra se lida com vontade e disposição, pode trazer muitos ensinamentos, sobre tudo, sobre a vida, nossas atitudes, modo de agir, sobre a religião, sobre um pouco de tudo.

?=Um unicórnio, um menino e o vento, juntos em uma só velocidade! Quando Charles Wallace Murry, agora com quinze anos, grita em desespero a invocação de uma antiga runa para afastar a escuridão, uma criatura radiante aparece. É Gaudior, unicórnio e viajante do tempo. Charles Wallace e Gaudior devem viajar até o passado através dos ventos do tempo e tentar encontrar um Pode-Ter-Sido, um momento do passado em que todos os eventos que se seguiram até o presente podem ser mudados, e o futuro da Terra ? esse pequeno planeta em seu giro veloz ? pode ser salvo.
(Fonte da sinopse= amazon)

Jotta 16/04/2020

Bom, esse livro foi uma decepção pois eu estava muito empolgado pela série pois os dois primeiros foram ótimos, foi bem arrastado, mas eu espero que o próximo seja melhor

Mary 13/12/2021

Maravilhoso! Leitura rápida e fluída. O começo é um pouco confuso e as primeiras vezes que o Charles Walace adentra é confuso mas depois que você entende dá tudo certo!

dinizdimention 09/02/2023

Não curti tanto quanto eu queria
Eu estava ansioso para continuar essa série, mas me decepcionei um pouco com essa leitura. É empolgante no início, mas depois fica confuso e cansativo. São muitos nomes para você decorar e todos são muito parecidos, são muitas conexões entre passado e presente. O livro não é ruim, mas eu esperava mais comparado aos outros volumes. Recomendo essa leitura se você já leu o 1°, 2° e 4° livro da série Uma Dobra no Tempo.

Vinnylit 17/09/2021

Com Charles Wallace nesta hora sinistra.....
Aos 15 anos, Charles Wallace precisa impedir o fim do mundo, ou a terceira guerra mundial. Para isso ele vai ter que viajar no tempo com a ajuda de Gaudior, um unicórnio, e impedir um pode-ter-sido, e para impedir este pode-ter-sido ele vai ter a ajuda de uma antiga runa, dada pela sogra de Meg, e a ajuda da própria Meg, que desvelará com ele por toda essa viagem.

Eu gostei bastante desse terceiro livro, achei o mais maluco (até agora), só não gostei muito do tamanho do pulo temporal de um livro para o outro.

Rosabel Poetry 29/01/2023

Perda de Brilho
Minha opinião em relação ou terceiro livro segue a linha do segundo e infelizmente não do primeiro. Que quero dizer com isso? Perdição! Perdida foi a história pela qual me apaixonei. No primeiro livro fui encantada de modo a me fascinar por semanas, enquanto o segundo me decepcionou e o terceiro me arrancou de vez do sentimento. Na minha humilde opinião, não havia necessidade de uma saga aqui, bastava que o primeiro livro permanecesse sendo o que é e nos fazendo acreditar na possibilidade de uma ficção e não jogando "magia" em cima de algo que antes era racional e lógico ao ponto de nos convencer.