Um Planeta em Seu Giro Veloz

Um Planeta em Seu Giro Veloz Madeleine L'Engle

Resenhas - Um Planeta em Seu Giro Veloz

Silas Jr 05/05/2024

Interessante
Em comparação com os dois primeiros, este terceiro é o que menos gostei. Achei bacana alguns desenvolvimentos, no entanto, a narrativa se perdeu em alguns momentos. Mesmo assim, continuo empolgado com a saga!

Caroline 22/06/2023

...
Gostei mais desse do que dos outros, a história não conseguiu me prender ainda, o que me preocupa um pouco...

Rai Gumerato 26/02/2023

Poderia ser melhor
Os personagens principais são cativantes, a mistura de fantástico e ciência é maravilhosa... Mas esse terceiro livro pecou em apresentar vários personagens novos com nomes extremamente parecidos de uma vez e em diversas linhas temporais, o que acabou gerando uma confusão e cansaço no meu cérebro. ?

Lilian 02/01/2020

Que livro, que livro!
Muito além de um livro de ficção, apenas... Para mim esse é um livro que fala sobre o ser humano e como cada um de nós influencia e é influenciado pelas experiências que temos em nossa vida, como nossas ações tem poder de mudar o outro, como nosso momento presente é carregado de toda a nossa história.
A história é um pouco confusa, com nomes que se repetem com pequenas modificações de grafia, mas no fim vale cada letra. Vale muito a leitura.

Steh 29/03/2023

Esperava muito mais...
Esse foi o livro mais arrastado até agora.
A sensação é que nada nesse livro faz sentido. E eu fiquei tão empolgada quando vi que tinha um unicórnio.
Senti que esse livro perdeu a essência da série.

Laisa.Ruiz 12/09/2020

Análise:
?????: Madeleine L?Engle
???????: 272
??????????: 2018
???????: HarperCollins Brasil

?? ?????? ?? ??= 5 - PERFEITO
?? Eu gosto muito da doideira dessa coleção, a mistura de várias ciências tendo a teologia como ?central? é muito boa. Nesse livro pude identificar a história de Caim e Abel (não sei se foi coisa da minha cabeça) e me agradou muito o desenvolver da autora em torno disso.
?? Os personagens do passado são bem desenvolvidos (fiquei com vontade de conhecer mais sobre alguns deles) e a ligação deles com o presente é fantástica e inesperada (pelo menos para mim).
?? Mas, Um Planeta em Seu Giro Veloz não é só uma história de fantasia de um garoto viajando no tempo junto com um unicórnio, a autora, de forma simples, nos introduz a história e a ciência social, mostrando o quanto é importante saber sobre o passado para se construir o futuro, e com isso acaba fazendo uma crítica à quando os europeus colonizaram os Estados Unidos utilizando-se da intolerância religiosa, o que causou grandes impactos sociais (não só não EUA, também podemos trazer essa crítica a fundação do nosso país, o Brasil).
?? Como já disse à obra possui um centro teológico e Madeleine usa esses princípios para dar uma lição final muito importante, de que o amor é a chave para o desenvolvimento de qualquer nação, família e pessoa.

+ Resumo:

Tudo começa com o jantar do Dia de Ação de Graças nove anos depois dos acontecimentos de Um Vento a Porta. Meg (atendendo nossas expectativas) está casada com Calvin e juntos esperam o primeiro filho, Charles Wallace tem quinze anos, aparentando ter 12, os gêmeos estão na faculdade (Dennys, medicina e Sandy, direito), os pais continuam os mesmos pesquisadores, famosos e importantes, de sempre.
Todos estão presentes na casa, menos Calvin que está em um congresso, mas em seu lugar, sua mãe se faz presente. No meio da noite, durante a ceia, o Sr. Murry recebe uma ligação do presidente dos Estados Unidos, que desesperadamente pede ajuda, pois um ditador, chamado Mad Dog Branzillo, de um país (fictício) na América do Sul deseja iniciar uma grande guerra com um ataque. Apesar do pedido não a nada que se possa fazer, a não ser rezar para que algo mude a mente do homem.
Após essa ligação uma sensação maléfico cai sobre a casa, e imediatamente a Mamãe O?Kefee invoca uma antiga runa de proteção contra as trevas, nesse instante Charles Wallace recebe então a missão de resolver esse problema do ditador, utilizando sua inteligência e determinação.
Um pouco mais tarde Charles vai ao jardim, enquanto Meg segue para o seu quarto acompanhada do novo cachorro da família, os dois irmãos começam a desvelar (não sei explicar muito bem, então melhor você ler) e quando o garoto invoca a runa surge na pedra de observação um Unicórnio, que se apresenta como Gaudior.
Gaudior explica o que deverá ser feito e o conduz a uma viagem no tempo e espaço, para que possam encontrar, em algum lugar, um Pode-Ter-Sido, aquele instante que se algo diferente fosse feito o futuro poderia ser outro.
Em todo o tempo eles precisam ser cuidadosos, pois enquanto Charles Wallace passa a se tornar parte dos cenários que eles visitam (um indígena, um príncipe europeu, um colono amigo, um escritor apaixonado, um irmão mais velho etc...), conhecendo a história por trás de uma família que tem raizes muito mais profundas do que se pode imaginar, os Ectrois (os seres malignos) querem atrapalhar a dupla para que o Pode-Ter-Sido nunca seja achado e a humanidade finalmente chegue ao fim.

?? Classificação: +13

Steh 20/08/2022

Inesperado
Sabe quando eu li a saga "A Seleção" e adorei o primeiro, o segundo foi meio chato, mas o terceiro uma obra prima!
Quando li "A Rainha Vermelha" o primeiro foi bom, o segundo uma lástima, mas o terceiro nada supera.
E com "Uma Dobra no Tempo" foi a msm coisa, esse livro foi ótimo, estava quase desistindo da saga depois do segundo, mas realmente a autora conseguiu me prender nas histórias deste!
Valeu a pena ler os dois primeiro por isso!
Espero que os outros continua nessa linha!

sky_polaris 13/05/2022

Meio confuso mas bom
Neste livro há alguns momentos que se vc n prestar a devida atenção você fica mais perdido que cego em tiroteio, mas apesar de tudo e um bom livro.

esmp 02/05/2020

Persistindo...
O primeiro e o segundo foram um fiasco!
Nesse, porém, vamos os personagens mais maduros, já que a Meg é adulta e Charles Walace adolescente, mas é fantasioso demaaaaisss!!!
Me senti lendo O Guia do Mochileiro das Galáxias, onde vc não consegue interagir com a história porque simplesmente não dá pra imaginar o imaginável. Apesar de tudo, essa história me agradou mais que os dois primeiros...

Sidney 20/10/2021

Não empolgou
Embora o livro tenha muitas coisas interessantes não me empolgou. A autora usa uma ficção baseada em ciência e história, um estilo que gosto, mas achei cansativo e confuso.

Aninha 30/10/2021

A Harmonia da vida
Um Planeta em Seu Giro Veloz é o terceiro livro da série Uma Dobra no Tempo e foi escrito em 1978 por Madeleine L?Engle. De acordo com a própria biografia, Madeleine L?Engle, nascida em 1918 em Nova Iorque, teve uma educação de qualidade e sempre teve a sensação de que deveria escrever. Em um momento de sua vida adulta, ela se sentia um ?fracasso? e até não sabia se acreditava em Deus, mas, depois de ler artigos científicos (como o da Teoria da Relatividade de Einstein), concluiu que a religião e a física não estavam tão distantes. Seus livros trazem bastante a religião e a ciência interligadas, mostrando um novo ponto de vista. Com cunho científico, filosófico e social. Um Planeta em Seu Giro Veloz não tem ligação direta com os
outros dois livros anteriores da série, ou seja, as histórias são totalmente independentes, a autora apenas utiliza os mesmos personagens.

Neste livro, vemos Meg e Charles Wallace já
crescidos. Meg está casada com Calvin O'Keefe e Charles já tem 15 anos, (há um salto temporal comparado com os
outros livros). A trama se desenvolve em volta de uma ameaça de explodir uma bomba nuclear nos EUA e estes retornarem a ameaça com mísseis antibalísticos, podendo destruir o planeta. Charles, então, fica encarregado de impedir que Mad Dog Branzillo exploda todos com seus mísseis, mas, para isso, a sogra da Meg, a sra. O'Keefe, dispõe ao garoto uma runa antiga trazida pelos antepassados dela, e Charles viaja pelo universo montado em um unicórnio que se move pelos Quandos (uma viagem no tempo).

O livro gira em torno da ameaça de bomba nuclear, mas, além disso, mostra coisas importantes como ?nada, ninguém, é tão pequeno que não importe?. Na história,
Branzillo não era ?qualquer um? que surgiu do nada como um ditador maluco, ele tinha um passado e seu passado importava; seu passado definia quem ele era. Também
mostra que devemos ter paciência. Charles Wallace, toda vez que tentava controlar a situação, acabava se colocando em perigo; o Vento sabia para quando levar Charles e o unicórnio. Podemos fazer uma ligação desse vento a Deus, isto é, que não adianta controlarmos tudo todas as vezes, que podíamos contar com Deus que ele tinha algo reservado para nós. Além disso, diz que o universo é uma música e que no começo era harmônica, mas, então, uma estrela
engoliu a outra e houve dissonância pelo universo, o primeiro assassinato.

Sinceramente, não gostei tanto da história, mas não deixa de ser um ótimo livro. Eu não gosto tanto desse tipo de conteúdo filosófico e religioso, mas acho interessante ter uma visão diferente do que estamos acostumados e aprender coisas novas, além de sair da ?zona de conforto?. Cada vez mais que a história se desenrolava, demorando para descobrir uma ligação entre a sra. O?Keefe e Branzillo, mais confusa eu ficava. A autora tem uma mente brilhante para histórias, capaz de viajar mundos e tempos e te fazer realmente pensar para poder entender o que significa. Por fim, Madeleine define a vida implicitamente, ?a alegria da
existência sem a qual o universo há de se desfazer e desmoronar?, passando a mensagem de que todas as vidas
importam.

Thef 03/03/2020

Esse terceiro volume foi de longe o mais confuso, demorei um pouco pra engatar na história porque o começo é um pouco arrastado e bastante confuso, dos 3 livros que li esse foi o que menos me "conectei" com os personagens, acredito que o salto muito grande no tempo tenha influenciado um pouco nisso, mas em compensação a trama é bem interessante quando tudo começa a fazer "sentido".

Gabe | @cafecomgabe 29/07/2018

"O mundo é anormal a tanta tempo que esquecemos como é viver em clima pacífico e sensato. Se devemos ter paz ou razão, temos que criá-las em nossos corações e lares."

Com um enorme salto temporal, Charles Wallace agora com seus 15 anos precisa enfrentar a escuridão e través de uma runa antiga invoca uma criatura, um unicórnio com o qual ele viajará nos ventos do tempo até encontrar um "Pode-Ter-Sido", um evento do passado que se mudado influenciará no futuro do planeta terra.

Desta vez o volume faz referencias à história anterior, não exatamente explicando como as coisas nesta linha do tempo se deram mas mencionando elementos que vimos em "Um Vento à Porta", eu não recomendaria ler este volume de maneira independente.

A narrativa continua bem objetiva, sem muitas enrolações segue uma linha direta ao desfecho porém carregada de muitos detalhes de elementos históricos, isso foi pra mim um ponto negativo que fez eu me arrastar com essa leitura. Se você não se incomoda com isso então provavelmente será uma leitura tranquila.

Apesar de ser um infanto juvenil, há uma forte crítica política nesse terceiro volume que vai passar despercebida por leitores mais jovens mas que vai chamar a atenção do público mais maduro, novamente tudo nas entrelinhas e nas inúmeras metáforas espalhadas pelos capítulos.

Finalizando, não foi uma leitura ruim mas não consegui me conectar da mesma maneira como Uma Dobra no Tempo e Um Vento à Porta onde pude aproveitar bem mais a história. Mas gostei de ter essa nova perspectivas dos personagens que amamos tanto! A grande surpresa fica por conta da Meg, quem leu sabe o choque que a gente leva nas primeiras páginas. É isso, foi um livro bom.

WILDTIGERSTAN 31/05/2024

Uma Dobra no Tempo 3
Tudo nesse livro me prendeu completamente, os personagens foram construídos tão bem que as árvores genealógicas extremamente complicadas quase não me distrairam tanto. E as mulheres nesses livros são TÃO ---. Simplesmente o ápice da escrita, nunca vou me cansar. Como pode essa autora me fazer gostar do personagem menos provável no momento mais inesperado??? Lenda. Em Um Vento à porta eu me sentia mal pela situação do Calvin, achava que ele era muito mais do que a família dele merecia; ainda penso que ele deveria ter crescido cercado de amor, mas a mãe dele merecia ainda mais, pobre criança. Enfim, Charles Wallace e o unicórnio Gaudior como masterminds foi espetacular ????? todas as estrelas porque eles merecem.

Fábbio @omeninoquele 25/07/2018

De repente, um salto no tempo! hahaha
❝Sabem meus caros, o mundo é anormal há tanto tempo que esquecemos como é viver em clima pacífico e sensato. Se devemos ter paz ou razão, temos que criá-las em nossos corações e lares.❞
⠀⠀
A família Murry está toda reunida em casa para o Dia de Ação de Graças quando o telefone toca e o pai Murry atende e é o presidente ligando. Sabemos então que o mundo corre perigo e dessa vez um ditador pretende implodi-lo com bombas.
⠀⠀
Charles Wallace, agora com quinze anos usa uma runa, para afastar a escuridão, e nisso uma criatura radiante aparece, é Gaudior, um unicórnio e viajante do tempo, que junto de Charles Wallace eles devem viajar até o passado através dos ventos dos tempos e encontrar um Pode-Ter-Sido.
⠀⠀
O Pode-Ter-Sido é um evento do passado que pode ser mudado e adentrando num desses momentos, Charles Wallace pode mudar os acontecimentos do passado e salvar o presente que está intrinsecamente ligado ao ditador El rabioso conhecido como Mad Dog Branzillo.
⠀⠀
Numa aventura fantástica em busca de salvar a terra, vamos acompanhar mais um desafio da família Murry pelo tempo e espaço e mesmo continuando a ser um livro confuso, Madeleine L'engle consegue nos passar a importante mensagem de cumplicidade e a importância de preservar-mos o mundo em que vivemos.
⠀⠀
O que me chamou mais a atenção é o espaçamento de tempo de um livro para o outro. As coisas nesse terceiro livro estão muito diferentes do que foi em "Um vento à porta". Meg participou dessa aventura bem comedida, apenas de casa desvelando e ajudando o irmão mais novo que estava na missão mais uma vez de salvar o mundo. E podemos perceber enquanto lemos que os dois possuem uma afinidade enorme e isso é tido bem claro no livro.
⠀⠀
Estou me apegando aos personagens, desde que comecei a ler essa série reclamo de ser muito confusa e nesse volume não foi diferente. Mas os personagens cativam demais.
⠀⠀
"Um planeta em seu giro veloz" ainda que não tenha sido o melhor livro da série em minha opinião, é um livro que deve ser considerado, e vale a leitura, pois Madeleine L'engle continua a nos surpreender com suas histórias e esse volume que está mais ligado ao fantástico com toda a mitologia presente, somadas aos pequenos detalhes que soam bem poéticos deixam a história cativante e cheia de importantes lições.
#UmPlanetaEmSeuGiroVeloz #HarperCollins

site: https://www.instagram.com/p/Blq10QfnEVC/?taken-by=omeninoquele