Great Expectations (eBook)

Great Expectations (eBook) Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

Lika.Tanaka 23/01/2024

Se Charles John Huffman Dickens (1812-1870) foi um escritor irônico e contundente, com Grandes esperanças provou-se capaz também de ser contido e reflexivo, ao produzir o seu último romance. O livro mostra Dickens no auge da forma, produzindo uma história de desilusão que mais tarde seria saudada por autores como George Bernard Shaw e G. K. Chesterton pela perfeição narrativa. A grande característica de Grandes esperanças é ser uma história de redenção moral do protagonista, Pip, um órfão criado rigidamente pela irmã num lar humilde e disfuncional, que, após herdar inesperadamente uma fortuna, rejeita a família e os amigos por se envergonhar da própria origem. No começo conhecemos o infortúnio de Pip, o narrador que vive aterrorizado pela irmã mais velha que, após a morte dos pais, o criou ?com a mão de ferro?, bordão para a maneira rígida e por vezes violenta com que trata o filho de criação e também o marido, o ferreiro Joe Gargery. Sua vida começa a mudar com o inesperado convite para que passe a visitar Miss Havisham, uma mulher rica da aldeia, e seja companhia de sua filha adotiva, Estella

giovana 23/01/2024

Nunca pensei que a leitura de um livro clássico de mais de 700 páginas pudesse ser tão leve e prazerosa. Foi o primeiro livro de Dickens que li e fiquei realmente surpresa com a facilidade da escrita e, embora algumas partes tenham sido levemente arrastadas, o cenário geral é ótimo.

Consegui simpatizar muito com os personagens, principalmente Joe, e entendo que os sentimentos de Pip variam assim como os nossos, com seus preconceitos e necessidades. Achei também bastante interessante que há dois finais para esse livro, mas confesso que o original teria me deixado decepcionada por conta do amor extraordinário que Pip sempre sentiu por Estella.

Enfim, fico muito feliz dessa edição incluir os dois!

Ellen - @anotacoesliterarias 15/01/2024

Início lento, mas final frenético com plot atrás de plot.
Pip, um jovem órfão, recebe a oportunidade de mudar de vida, mas não tem ambição, acredita que seu futuro já está garantido e vive a espera dele e quando ele se apresenta diante de si, recebe com um choque e não se acha merecedor, porque as coisas não ocorrem como ele imaginou. E, quando tenta retornar a sua antiga vida, percebe que ali não há mais espaço para ele, que ele criou uma barreira difícil de ultrapassar, mas no final somos surpreendidos com um novo encontro e uma nova esperança.

Mariana_Dalmaso 09/01/2024

Eu amei!
Encontrei meu livro preferido. Que livro maravilhoso. Eu dei muita risada e me encantei com o Pip. É uma história bem contada com personagens vividamente construídos; vc vê cada personagem, entra em seus lares, sai para passear, sente o que eles sentem. Ao longo da história Pip desperta um turbilhão de sentimentos na gnt; as vezes você quer abraçar o Pip de tão sincero e puro que ele é?, outras vezes você fica p* da vida, pq como pode uma pessoa ser tão ingrata? Enfim? Vale muito a pena! Amei amei amei!?

onlyclehintheworld 08/01/2024

Redenção que fede a mofo
O livro todo fede a mofo. tudo fede a mofo. os cenários, as pessoas (até as jovens, mas com um toque de perfume por cima). uma história elegante, decadente, emocionante e, em último grau, redentora. vivi esse livro como vivo a minha vida: cheio de grandes esperanças e tomando um tapa na cara da vida por capítulo. uma das maiores experiências literárias que alguém pode ter.

maduxz 04/01/2024

Grandes esperanças
Foi o meu primeiro livro do Charles Dickens e só posso dizer que adorei a escrita dele.
Eu senti uma leveza muito grande na construção da linearidade da história. A escrita é realmente muito bem feita.
A história do Pip se mostra muito real. Muitas vezes sentimos ódio, compaixão e amor por ele. Ficamos com raiva de suas decisões e pensamentos ao mesmo tempo que alimentamos a esperança de que dê tudo certo para ele.
Joe é o melhor personagem desse livro e mereceu um final feliz.
Sobre Pip e a Estella: o final original é muito bom. Acho que prefiro ele.
O final escolhido também é muito bom.
Enfim, tudo muito bom kkkkk
Virou um dos meus favoritos.

Isa.liborio 04/01/2024

Perrfeito
O que posso dizer de Charles Dickens além de que ele é um escritor maravilhoso? A história de Pip é difícil desde seu início, seu crescimento nem sempre corresponde às nossas expectativas, mas ainda assim é algo maravilhoso de acompanhar e te arranca diversas risadas.

Yohana Gonçalves 01/01/2024

Pip pip
Grandes Esperanças conta a história de Pip, um menino que foi criado por sua irmã em uma realidade humilde. Porém, de um dia pro outro ele recebe uma ?grande esperança? que o faz mudar de vida e ser um grande cavalheiro.

O que acontece, porém, no decorrer do livro é o amadurecimento de Pip. Ele aprende com a vida, com a observação da vida dos outros e com os próprios atos, que nem tudo é como sonha um menino. Pip, por um lado, mantém no coração um amor juvenil. Por outro, ele cresce, muda suas opiniões e faz o que pode para acertar na vida.

O livro é dividido em 3 volumes. O primeiro e o terceiro são excepcionais, mas na minha concepção, apesar de alguns acharem que o livro tem o tamanho ideal, o segundo volume poderia ser reduzido. Confesso, que me perdi um pouco e me vi lendo na esperança de voltar a ficar bom, e voltou, ficou MUITO bom. As reviravoltas e observações de Pip são uma delícia de ler.

Como a maioria dos leitores, gostei mais do final original. Ver o crescimento dos personagens sempre alegra meu coração. Acho que esse é o motivo principal de eu amar tanto romances de formação.

Esse é o segundo livro de Dickens que leio e o terminei com vontade de ler o terceiro, recomendo demais.

Alee M. 23/12/2023

Esperanças de Pip
Inegavelmente é um livro excelente, mas como experiência pessoal poderia ter sido melhor. Não sei dizer se li com pressa, mas de certa forma não ?curti? o livro como deveria. Por vezes achei o livro maçante e superestimado, passei algumas paginas lendo ?por alto? e não me envolvi. Porém, lá pela metade do livro comecei a entender toda a grandeza e fama dessa obra.
A história conta a ascensão social de Pip, mas esse trajeto não é bonitinho e inspirador. Pip tem seu lado soberbo e por vezes tem atitudes e pensamentos ingratos sobre tudo o que se passa com ele. Pra mim, uma coisa que se destaca, é que ele próprio parece se sentir mal com suas atitudes. Ao chegar no seu auge começa sua queda, e então Pip aos poucos vai tendo sua redenção, se encontrando em um caminho moral com arrependimento, gratidão e compaixão.
Pra mim estava na cara quem era o benfeitor do Pip, mas achei linda a forma como o autor colocou todos os sentimentos e motivações dos envolvidos dando um ar muito humano e real a obra. No final tudo se encaixa e tudo estava interligado, foi aí que entendi todo sucesso da obra.
Não vou negar que continuo achando que o livro podia ter sido escrito com metade da quantidade de paginas, mas também sinto um pouco de peso na consciência por não ter me envolvido tanto assim com a historia. De qualquer forma, é inegável a profundidade do enredo.. um livro muito bem construído e profundo com sucesso justificado.

Sandrinha 21/12/2023

Grandes esperanças é um excelente romance do escritor inglês Charles Dickens(1812 ? 1870). Último livro escrito pelo autor. Dividido em três partes. A história é contada mediante a perspectiva do protagonista Philip Pip. Uma narrativa perfeita, rica em detalhes de Londres do século XIX. Personagens bem construídos e desenvolvidos.

Levanta questões a respeito da bondade, sobre culpa, ingratidão e o desejo de se adequar a uma sociedade capitalista da época.

Dickens prova ao longo da narrativa que Pip é sincero quando confessa seus defeitos e prova que seu arrependimento está em seus bons atos e não em suas palavras.

A infância de Pip é de cortar o coração, pois, foi humilhado, desprezado e passou muitas dificuldades. Desde cedo sofreu desilusões amorosas, por amar Estella e não ser correspondido.

Pip, um menino órfão ?criado a mão? por sua irmã e seu marido Joe. Um casal infeliz que vivia em um lar humilde. Ela o tratava com desprezo. A falta de amor de sua irmã era amenizado por Joe, um ferreiro. Um homem simples e sem instrução e o único amigo de Pip na infância. Ele conversava muito com Joe e se lamentava das agressões verbais cometidas por sua irmã. Se sentia deslocado em qualquer lugar que fosse, pois, os amigos da família o tratavam como sua irmã.

Após herdar uma fortuna inesperada de um benfeitor misterioso, ele passa a viver entre a alta sociedade Londrina, portando-se como um cavalheiro.

Ele usa sua posição social para impressionar Estella, que ele sempre amou. Contudo, rejeita a família e os amigos e se envergonha da própria origem. A origem da fortuna recém-recebida é obscura e causará consequências devastadoras às pessoas ao seu redor. Também vai servir como uma experiência de vida e lhe trazer sabedoria que com certeza não teria se tivesse continuado a trabalhar na forja com Joe. Como um narrador de uma idade avançada olhando para trás, vê com tristeza o que passou, mas contente por aprender a se redimir diante de seus erros.
Maxwell.LeAo 14/02/2024minha estante
Excelente resenha :D

Juliane 19/12/2023

?Nenhum trapaceiro na face da terra nos engana tão bem quanto o trapaceiro que existe em nós, e com tais pretextos eu enganava a mim mesmo.?

Morgan 13/12/2023

Eu não sei muito o que pensar, mas o Pip em muitas vezes me deu raiva, de como ele era e o que ele mudou, principalmente por causa do que a Estela era pra ele.
Ela é chata, arrogante, petulante, todos deveriam ter ódio disso, mas idolatrava, pelo menos a história é bem interessante, a gente fica ansioso para saber o que vai acontecer

diegoviegasss 06/12/2023

Bom!
Uma boa Graphic Novel. As ilustrações são muito lindas e detalhadas. A história é bem fluida, porém tenho a impressão de que resumiu demais a história original do livro (querendo ou não, é uma HQ de 150 páginas de um livro que originalmente tem 700 páginas). Mas mesmo assim, a história é ótima. Recomendo!