Grandes Esperanças

Resenhas - Grandes Esperanças

Carla 21/07/2021

As grandes esperanças de Pip
Lido 15 d 2021 ?

??"Grandes Esperanças", de Charles Dickens, é um clássico da literatura inglesa, originalmente publicado em formato de folhetim no "All the Year Round" entre dezembro de 1860 e agosto de 1861. Isso garante uma trama emocionante e viciante do início ao fim.

??Esse livro é um romance de formação (estou a amar ler esse tipo de livro) e é narrado em primeira pessoa pelo Pip, um órfão criado pela irmã e seu marido. O título torna-se bastante explicativo quando um benfeitor misterioso concede uma pequena fortuna ao personagem principal, que abandona sua origem humilde e vai morar em Londres, em busca de suas grandes esperanças. Enquanto o Pip criança desperta compaixão pelo leitor, o Pip jovem tem algumas atitudes que dão raiva, mas isso faz parte da história, que mostra uma pessoa tendo erros e acertos.

??Uma coisa que Dickens sabe fazer com maestria: criar e desenvolver personagens complexos e impressionantes. Nesse livro, os meus favoritos foram Joe (que a imagem na minha mente SEMPRE remetia ao Matthew de Anne with an A), Herbert (amei a amizade dele com Pip), Wemmick, Abel Magwitch... E Estella? A influência da senhora Havisham sobre sua criação e como você passa raiva com ela, mas depois entende suas atitudes.

??Algo que notei (e aconteceu também em Um Conto de Duas Cidades ?) é que lá pelo volume 3, em dado momento, TUDO começa a acontecer e eu simplesmente te não conseguia parar de ler. Todos os personagens foram ligados e uma complexa teia foi formada. Um personagem lá do início volta a ser nomeado e tem importância para a trama. E simplesmente dá um imenso prazer sentir que tudo estava sendo esclarecido. Eu sei que muitos livros são assim, mas eu senti isso de forma intensa nesses dois livros do Dickens.

??Gente, Dickens nasceu para escrever, disso não tenho dúvidas. A questão é que não consigo parar de lê-lo. E enquanto escrevo esse post, já tenho planos para ler Oliver Twist em seguida. Não será surpresa para vocês se eu disser que Charles Dickens entrou para os meus escritores favoritos da vida e eu lamento imensamente que ele já tenha morrido e não possa produzir mais obras como essa.

?LEIAM DICKENS?
Stelinha5 21/07/2021minha estante
Maravilhoso

Larissa Tavares 06/07/2021

?Foi para mim um dia memorável, pois causou grandes mudanças em mim. Mas é assim com todas as vidas. Imagine que um determinado dia fosse eliminado de sua vida, e pense em todas as consequências que isso teria sobre o resto dela.
Para e pensa, tu que me lês, por um momento, na longa cadeia de ferro ou ouro, de espinhos ou flores, que jamais teria te cingido, não fosse a formação do primeiro elo, num dia memorável.?

gi 25/06/2021

Grandes Esperanças | 5 estrelas e favoritado
Grandes Esperanças é umas das obras-primas de Charles Dickens, onde o autor discutirá diversos assuntos cotidianos, com destaque para a bondade e o desejo de seus personagens. Aqui acompanharemos a história de Pip, um órfão que foi criado por sua irmã e seu cunhado em um cenário bem humilde. No entanto, ainda criança, Pip se envolve em um crime com um fugitivo da prisão, fato que marcaria seu futuro.

Li esse livro depois que me apaixonei por "Um Conto de Natal" - que também super recomendo a leitura -, afinal fiquei com aquele gostinho de querer ler todos os livros do autor de uma vez. Eu não sabia absolutamente nada sobre a história. Nem a sinopse eu li, para ser bem sincera. Então, foi uma experiência deliciosa me surpreender capítulo após capítulo com as aventuras do nosso protagonista.

Falando no Pip, acho que a maioria das pessoas já passou por algo semelhante ao que nos é apresentado na figura deste personagem. Se basear em esperanças para moldar nossas escolhas, mas no final descobrir que nada daquilo que acreditávamos era real ou porque mentiram para nós, ou porque acreditamos em algo porque queríamos, mesmo sabendo que, no fundo, era uma ilusão. O desenvolvimento desse personagem é um dos melhores que já li. Porém, já vou avisando, você irá transitar por vários em sentimentos durante tal desenvolvimento: tinha momentos que eu odiava o personagem, como tinha hora que eu só queria dar um abraço nele.

Sobre o final, não quero falar dar nenhum spoiler para não estragar a experiência de ninguém, só quero deixar registrado que prefiro mil vezes o final não oficial do livro.

Em resumo, esse é, por ora, o meu livro da vida. Eu amei cada página que li. Charles Dickens é sensacional e eu não vejo a hora de ler outras obras do autor.

Nota: 5,0 estrelas e favorito da vida!

Nelson 20/06/2021

Resenha
O livro como um todo é bom, porém seu final deixa a desejar, o final fica meio aberto ou sei lá, espera mais do final, ainda sendo um livro tão conhecido e famoso.

Tah_baddauy 10/06/2021

Cheguei nessa obra de tanto ser mencionada por Zafón no cemitério de livros esquecidos, que grande surpresa, embora um clássico da literatura, Grandes esperanças é um romance de formação bastante atual e íntegro na sua veracidade. Gostei do livro principalmente pelos personagens serem palpáveis, com todos nuances que uma pessoa pode ter.

Suzanne Raely 25/05/2021

Em alguns momentos a leitura se arrastou, mas depois dos 70% você não quer mais largar o livro.

"Grandes Esperanças" me deixou um grande aprendizado sobre amizade e tantas outras lições. Os personagens de Dickens são incríveis e a escrita do autor é encantadora.

Renata Rezende 23/05/2021

Livro perfeito!
É isso. É uma história simples, de uma pessoa, o Pip, contando sua própria vida... mas narrada de uma maneira tão linda! No final do Volume II acontece uma reviravolta e dali pra frente tudo é emocionante demais. Chorei inúmeras vezes, um choro bom de emoção. Um choro feliz, de um texto lindo.

É o segundo livro do Dickens que leio e me senti igual no primeiro, apaixonada pela história!

Imperdível!!
Emanuele 24/05/2021minha estante
??????

Renata Rezende 24/05/2021minha estante
Acabei de falar com vc no Twitter sobre ele. ?

Aylana Almeida 20/05/2021

Primeiro calhamaço da vida concluído com sucesso!
Nem tenho palavras para definir o sentimento de satisfação que é finalizar a leitura de um calhamaço de mais de 700 páginas em uma jornada de 2 meses!

Que história encantadora, repleta de lições e com a primorosa escrita de Dickens, que me hipnotizou! Super recomendo e espero que todos que derem uma chance a esta leitura tenham a mesma experiência incrível que eu tive.

Eu só digo LEIAM! Vocês não vão se arrepender! ?

júlia 20/05/2021

O dia fora memorável, pois causara grandes mudanças em mim
Entendo que por conta do formato em que esse livro foi originalmente publicado ? em série, semanalmente, durante 1 ano ?, os capítulos ficaram compridos e cansativos. Tive muita dificuldade de engatar na leitura, fiquei parada por uns meses, mas to tão feliz por ter insistido nele!

Eu AMO o senso de humor da escrita do Dickens, é sempre tão bem colocado que deixa a leitura muito melhor ?

O enredo é perfeito, apenas. É um livro que vou guardar pra sempre com muito amor e carinho no fundo do meu coração.

@Cb.victorpi. 18/05/2021

É uma boa história. Tem alguns elementos desnecessários, mas a vida era bem menos complexa na época em que ele foi escrito. Também fiquei de cara como a vida mudou pouco nesse tempo todos. O grande herói dessa história é o Joe.
Suelen.Philomeno 18/05/2021minha estante
Uma obra prima.
Você achou bem menos complexa?
Acho os diálogos com tanta coisa a ser dita. Como se eles não pudessem dizer, realmente o que sentem.

André Vedder 09/05/2021

Esperança renovada
Minha primeira leitura de Dickens e ao término dela saio com a alma renovada.
O autor tem uma escrita muito boa e fluída, e a história em si é maravilhosa. Mas para mim o ponto alto do livro são seus personagens, desde o principal aos seus coadjuvantes, pois ninguém ali está por acaso, para criar narrativas paralelas ao enredo, e sim para acrescentar humanidade e brilhantismo à obra.

"Em suma, fui covarde demais para fazer o que eu sabia ser certo, tal como fora covarde demais para evitar fazer o que sabia ser errado."

"Foi para mim um dia memorável, pois ocasionou grandes mudanças em mim. Mas é assim com todas as vidas. Imagine que um determinado dia fosse eliminado de sua vida, e pense em todas as consequências que isso teria sobre o resto dela. Para e pensa, tu que me lês, por um momento, na longa cadeia de ferro ou ouro, de espinhos ou flores, que jamais te teria cingido, não fosse a formação do primeiro elo num dia memorável."
Henrique Fendrich 09/05/2021minha estante
Livro maravilhoso!

@larimours 02/05/2021

Grandioso
Esse livro é grande em todos os sentidos haha
Uma história muito legal e achei bem parecida com David Copperfield em alguns pontos, há divergências claras entre os personagens, mas me lembrou bastante. Foi uma boa leitura mas meu favorito ainda é David Copperfield.