Grandes Esperanças

Grandes Esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

Larissa 31/08/2021

Um clássico
Confesso que tive um pouco de receio de ler ?Grandes Esperanças? e não conseguir acompanhar as ideias que o autor gostaria de passar. Durante os primeiros capítulos, tive novamente essa dúvida, achei algumas vezes que o livro pudesse ser de difícil compreensão para mim.
Mas (ainda bem) insisti na leitura, e me deparei com uma das melhores histórias que já li em toda a minha vida.
De forma resumida, Pip conta em primeira pessoa as histórias e dificuldades de sua infância, que de repente ?acabam? quando Pip, em sua juventude, herda uma grande fortuna. Ao passar de um estilo de vida para outro de forma muito repentina, Pip decide abandonar todo seu antigo estilo de vida. O romance lida com questões existenciais importantes, como o sentimento de culpa, de gratidão, de falta de propósito? qualquer pessoa consegue se identificar facilmente com Pip.
Não vou dar mais detalhes para não dar spoiler (hahaha), mas é um livro profundo, cheio de significado e especial. Vale a pena cada página da leitura, mesmo que muitas vezes possa parecer que as informações do capítulo não serão necessárias para o desenrolar da trama. Pode crer, elas serão sim! Importante prestar atenção em tudo!

Josy4ntun35 24/08/2021

Gostei
A história é legal, mas às vezes o autor se alonga demais em descrições desnecessárias, o que deixa a história um pouco enfadonha e desmotiva a leitura... Mas a história em suma e bem cativante.

rafinha 23/08/2021

Dickens tem uma escrita extremamente inteligente mas não de difícil acesso. Uma história delicada que demonstra as difíceis e delicadas relações de classe na inglaterra industrial

beatriz 23/08/2021

fazia muito tempo que estava com vontade de ler esse livro e meu deus agora que eu terminei posso dizer que valeu a pena.
eu demorei muito pra ler ele, mais do que estou habituada a demorar com a leitura de algum livro mas foi uma ótima leitura, eu realmente me senti mergulhada na história de pip.
porém, sei que esse livro não é pra todo mundo, ele é mais focado no personagem principal e em sua história do que em reviravoltas ou coisas do tipo (não que elas não aconteçam, mas se for ler o livro por conta delas pode se sentir frustado pq demora muito pra acontecer)
enfim, foi ótimo e virou um dos meus clássicos favoritos.

Pam 22/08/2021

??agora, depois que o sofrimento me deu uma lição mais forte do que qualquer outra, me ensinou a compreender como era outrora o seu coração. A vida me dobrou, me quebrou, mas espero que me tenha tornado uma pessoa melhor.? - pagina 655

Quis ler Grandes Esperanças porque ele é mencionado com frequência no famoso livro Jogo do Anjo, de Carlos Luiz Zafón.
E de fato, há semelhanças nos protagonistas de ambos livros, que buscam uma vida melhor do que tem quando vieram ao mundo.

Em Grandes Esperanças conhecemos Pip, um protagonista muito carismático, que nos ensina que as mudanças que almejamos na vida tem um preço, e que ao buscar nossos sonhos e desejos, temos que nos lembrar quem somos e de onde viemos e quem estava conosco quando não tínhamos nada e não éramos ninguém. Caso contrário, a vida se encarrega de nos ensinar.
Um livro muito bem escrito, com personagens interligados e uma história cheia de reviravoltas e plot-twist, mas que não deixa pontas soltas. A história é tão boa e tão envolvente, que em momento algum o tamanho do livro nos intimida. De fato, um clássico.
5 estrelas, e favoritado ??

Rildery 18/08/2021

O MAIOR!
Eis aqui a obra prima do Dickens.
O livro é uma obra prima e mostra a ascensão e o declínio do jovem Pip. Nesse romance de formação, Dickens provou ser um dos maiores autores de todos os tempos. LEIAM!

Isabela 15/08/2021

Joe tudinho Pip nadinha

Adorei a quebrada de cara do Pip no final e gosto de pensar que ele e Herbert estariam secretamente apaixonados. Daria uma ótima fanfic.

Curti mas nem tanto pq não consigo não comparar com David Copperfield, o amorzinho da minha vida. As expectativas estavam altas demais e eu mesma estraguei a experiência.

_Mi 13/08/2021

Não era amor... era cilada!
Grandes esperanças trata dos desejos do jovem Pip, um órfão, quanto ao desenrolar de sua vida a partir do recebimento de uma herança oriunda de um doador desconhecido. Ao longo da obra o leitor acompanha o protagonista da infância até a vida adulta, junto com as transformação que a fortuna causa em sua personalidade e os erros que decorrem desse processo, bem como as tentativas de reparação e o forte sentimento de culpa. Assim, a obra tem como uma das suas características mais proeminente a de ser uma história de redenção moral.
Uma das maiores qualidades do livro é a narrativa desenvolvida por Clarles Dickens e o fato do narrador ser em primeira pessoa. Pip, ao contar para o leitor sua vida, não poupa os detalhes não tão lisonjeiros e apresenta uma capacidade de autocrítica sincera que termina por aproximar quem lê, e evita uma antipatia para com o personagem. É como se reconhecêssemos que o jovem errou mas conseguíssemos entendê-lo e/ou perdoá-lo.
No mais, é interessante a noção de amor, do Pip para com Estella, apresentada na história, tanto do ponto de vista dos limites desse sentimento quanto da própria definição do que seria amor. Outro ponto a ser refletido, ainda pensando no ideal romântico de Pip, é o de lugar no mundo e autoestima.
Por fim, a história é cheia de reviravolta, para quem gosta de novelas esse livro é mais que indicado.

marcuswco 09/08/2021

A história gira em torno de Pip, que é um protagonista nada cativante. Na verdade os melhores personagens nem aparecem com tanta frequência, visto que são secundários. No geral, o livro é muito comprido para a história que se propõe a contar. Acredito que a mesma história poderia ser contada de forma mais compacta. Além disso, em muitas partes o ritmo é bastante lento, com poucas ações, com o roteiro preso no passado.

Tathy Melander 03/08/2021

O livro perfeito
Eu tinha um certo preconceito com Dickens, julgava que a fama dele era muito mais por algum tipo de saudosismo do que por mérito. Como perdi tempo com esse preconceito bobo!
"Grandes Esperanças" foi meu primeiro livro do autor. Quando comprei, desafiando a mim mesma ler coisas que não fazem parte das minhas preferências de leitura, e me deparei com mais de 600 páginas de história, fiquei com medo... Eu tinha plena certeza de que ia odiar e me forçar a terminar de ler algo que não queria.
O maior engano de toda minha vida!
"Grandes Esperanças" se tornou um dos meus livros preferidos da fase adulta. Ri, chorei, solucei, tive medo, compartilhei os sonhos e as esperanças de cada personagem cativante e fantástico que aparecia para Pip e para mim.
Enrolei para terminar, pois sabia que sentiria um vazio enorme e uma tristeza profunda em deixar meus amigos de mais de 1 mês de convivência, todas as noites antes de dormir.
Reconheci pessoas que fazem parte da minha própria vida em todos os personagens e torci, torci para que Pip tivesse o final mais feliz de todas as histórias do mundo e... Não vou dar spoiler!
Amo essa história, amo seus personagens, amo cada grande esperança e, provavelmente, eu ame Dickens. Não vejo a hora de ler outras obras desse mestre.
Não sejam como eu, não percam tempo, leiam imediatamente essa história magnífica!

CrAsley0 02/08/2021

Grandes Esperanças faz uma crítica á sociedade londrina da época. A escrita de Dickens e fantástica, e seus personagens são muito bem construídos, o enredo bem desenvolvido, apesar de algumas situações terem ficado em aberto.

É um livro que eu recomendo!

Ana Bruno 01/08/2021

Amei, amei, amei!!!
Livro delicioso!! Do início ao fim.
Durante o tempo da leitura, tenho certeza que estive lá, vivendo com os personagens. A narrativa funciona perfeitamente.
O livro acompanha a vida de Pip, desde a infância. E este decorrer, retrata um ser humano como nós, com impressões, dúvidas, erros e acertos, sentimentos, arrependimentos, redenção e... Esperança!!
Lindo, lindo, lindo!!!
Com absoluta certeza, tornou-se o meu livro favorito de Dickens e, até agora, o melhor do ano!!!
Diego 01/08/2021minha estante
Dickens é ótimo!!!

Ana Bruno 01/08/2021minha estante
Sim! Já quero ler tudo dele!!!

Ari 01/08/2021minha estante
Li Oliver Twist esse ano e amei, também quero ler tudo de Dickens.

Denise.Marreiros 27/07/2021

Foi uma leitura agradável (entretenimento garantido), é para ler sem pensar, deixar fluir sem se importar muito com os detalhes. Deixar-se levar e esperar o que o autor vai te mostrar.
É um clássico levinho, cheio de inconsistências mas interessante como estudo de caso da época em que foi escrito.
LetAcia1104 27/07/2021minha estante
É uma leitura muito densa?

Denise.Marreiros 28/07/2021minha estante
De forma alguma, muito fluida.

LetAcia1104 28/07/2021minha estante
Ótimo! Obrigada Denise!

elle 24/07/2021

a invenção do queerbaiting
Se não fosse uma história do século XIX eu apostava metade da minha família que o Herbert e o Pip estavam perdidamente apaixonados. E digo mais! o Pip sofre de uma heterosexualidade compulsória tremenda em relação a Estella que machuca e acaba com ele por dentro. Me pergunto se o Charles Dickens não estava projetando algo nessa história que não poderia ser dito na época (iih, tu é?), mas de qualquer forma a interação do Pip, alguém completamente mesquinho e ordinário, com Herbert é algo de se encher os olhos, seja com intenções românticas ou não. É linda a forma como eles genuinamente se amam e apreciam a companhia um do outro, você pode achar inúmeras vezes em que eles não sentem medo de demonstrar sentimentos afetuosos e todas são um dos pouquíssimos (se não únicas) momentos em que nosso protagonista parece conseguir ser feliz. De qualquer forma, é o meu casal, e maldito seia Charles Dickens por inventar o queerbaiting de maneira tão genial.

boemillys 22/07/2021

Grandioso
Citar esta obra sem dizer que foi muito importante para a minha formação de alguns conceitos será impossível. Foi fundamental pra esse momento da minha vida e me esclareceu muitas coisas. Em suma, me acalentou a alma. Saio dessa leitura completamente apaixonada por Dickens e sua grandeza como escritor, tal como pelo enredo; que me lembrou muito de O Conde de Monte Cristo.

p.s. te amo Joe mas não curti esse final aí ein