Grandes esperanças (eBook)

Grandes esperanças (eBook) Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

Lika.Tanaka 23/01/2024

Se Charles John Huffman Dickens (1812-1870) foi um escritor irônico e contundente, com Grandes esperanças provou-se capaz também de ser contido e reflexivo, ao produzir o seu último romance. O livro mostra Dickens no auge da forma, produzindo uma história de desilusão que mais tarde seria saudada por autores como George Bernard Shaw e G. K. Chesterton pela perfeição narrativa. A grande característica de Grandes esperanças é ser uma história de redenção moral do protagonista, Pip, um órfão criado rigidamente pela irmã num lar humilde e disfuncional, que, após herdar inesperadamente uma fortuna, rejeita a família e os amigos por se envergonhar da própria origem. No começo conhecemos o infortúnio de Pip, o narrador que vive aterrorizado pela irmã mais velha que, após a morte dos pais, o criou ?com a mão de ferro?, bordão para a maneira rígida e por vezes violenta com que trata o filho de criação e também o marido, o ferreiro Joe Gargery. Sua vida começa a mudar com o inesperado convite para que passe a visitar Miss Havisham, uma mulher rica da aldeia, e seja companhia de sua filha adotiva, Estella

giovana 23/01/2024

Nunca pensei que a leitura de um livro clássico de mais de 700 páginas pudesse ser tão leve e prazerosa. Foi o primeiro livro de Dickens que li e fiquei realmente surpresa com a facilidade da escrita e, embora algumas partes tenham sido levemente arrastadas, o cenário geral é ótimo.

Consegui simpatizar muito com os personagens, principalmente Joe, e entendo que os sentimentos de Pip variam assim como os nossos, com seus preconceitos e necessidades. Achei também bastante interessante que há dois finais para esse livro, mas confesso que o original teria me deixado decepcionada por conta do amor extraordinário que Pip sempre sentiu por Estella.

Enfim, fico muito feliz dessa edição incluir os dois!

Ellen - @anotacoesliterarias 15/01/2024

Início lento, mas final frenético com plot atrás de plot.
Pip, um jovem órfão, recebe a oportunidade de mudar de vida, mas não tem ambição, acredita que seu futuro já está garantido e vive a espera dele e quando ele se apresenta diante de si, recebe com um choque e não se acha merecedor, porque as coisas não ocorrem como ele imaginou. E, quando tenta retornar a sua antiga vida, percebe que ali não há mais espaço para ele, que ele criou uma barreira difícil de ultrapassar, mas no final somos surpreendidos com um novo encontro e uma nova esperança.

Mariana_Dalmaso 09/01/2024

Eu amei!
Encontrei meu livro preferido. Que livro maravilhoso. Eu dei muita risada e me encantei com o Pip. É uma história bem contada com personagens vividamente construídos; vc vê cada personagem, entra em seus lares, sai para passear, sente o que eles sentem. Ao longo da história Pip desperta um turbilhão de sentimentos na gnt; as vezes você quer abraçar o Pip de tão sincero e puro que ele é?, outras vezes você fica p* da vida, pq como pode uma pessoa ser tão ingrata? Enfim? Vale muito a pena! Amei amei amei!?

onlyclehintheworld 08/01/2024

Redenção que fede a mofo
O livro todo fede a mofo. tudo fede a mofo. os cenários, as pessoas (até as jovens, mas com um toque de perfume por cima). uma história elegante, decadente, emocionante e, em último grau, redentora. vivi esse livro como vivo a minha vida: cheio de grandes esperanças e tomando um tapa na cara da vida por capítulo. uma das maiores experiências literárias que alguém pode ter.

maduxz 04/01/2024

Grandes esperanças
Foi o meu primeiro livro do Charles Dickens e só posso dizer que adorei a escrita dele.
Eu senti uma leveza muito grande na construção da linearidade da história. A escrita é realmente muito bem feita.
A história do Pip se mostra muito real. Muitas vezes sentimos ódio, compaixão e amor por ele. Ficamos com raiva de suas decisões e pensamentos ao mesmo tempo que alimentamos a esperança de que dê tudo certo para ele.
Joe é o melhor personagem desse livro e mereceu um final feliz.
Sobre Pip e a Estella: o final original é muito bom. Acho que prefiro ele.
O final escolhido também é muito bom.
Enfim, tudo muito bom kkkkk
Virou um dos meus favoritos.

Isa.liborio 04/01/2024

Perrfeito
O que posso dizer de Charles Dickens além de que ele é um escritor maravilhoso? A história de Pip é difícil desde seu início, seu crescimento nem sempre corresponde às nossas expectativas, mas ainda assim é algo maravilhoso de acompanhar e te arranca diversas risadas.

Yohana Gonçalves 01/01/2024

Pip pip
Grandes Esperanças conta a história de Pip, um menino que foi criado por sua irmã em uma realidade humilde. Porém, de um dia pro outro ele recebe uma ?grande esperança? que o faz mudar de vida e ser um grande cavalheiro.

O que acontece, porém, no decorrer do livro é o amadurecimento de Pip. Ele aprende com a vida, com a observação da vida dos outros e com os próprios atos, que nem tudo é como sonha um menino. Pip, por um lado, mantém no coração um amor juvenil. Por outro, ele cresce, muda suas opiniões e faz o que pode para acertar na vida.

O livro é dividido em 3 volumes. O primeiro e o terceiro são excepcionais, mas na minha concepção, apesar de alguns acharem que o livro tem o tamanho ideal, o segundo volume poderia ser reduzido. Confesso, que me perdi um pouco e me vi lendo na esperança de voltar a ficar bom, e voltou, ficou MUITO bom. As reviravoltas e observações de Pip são uma delícia de ler.

Como a maioria dos leitores, gostei mais do final original. Ver o crescimento dos personagens sempre alegra meu coração. Acho que esse é o motivo principal de eu amar tanto romances de formação.

Esse é o segundo livro de Dickens que leio e o terminei com vontade de ler o terceiro, recomendo demais.

Alee M. 23/12/2023

Esperanças de Pip
Inegavelmente é um livro excelente, mas como experiência pessoal poderia ter sido melhor. Não sei dizer se li com pressa, mas de certa forma não ?curti? o livro como deveria. Por vezes achei o livro maçante e superestimado, passei algumas paginas lendo ?por alto? e não me envolvi. Porém, lá pela metade do livro comecei a entender toda a grandeza e fama dessa obra.
A história conta a ascensão social de Pip, mas esse trajeto não é bonitinho e inspirador. Pip tem seu lado soberbo e por vezes tem atitudes e pensamentos ingratos sobre tudo o que se passa com ele. Pra mim, uma coisa que se destaca, é que ele próprio parece se sentir mal com suas atitudes. Ao chegar no seu auge começa sua queda, e então Pip aos poucos vai tendo sua redenção, se encontrando em um caminho moral com arrependimento, gratidão e compaixão.
Pra mim estava na cara quem era o benfeitor do Pip, mas achei linda a forma como o autor colocou todos os sentimentos e motivações dos envolvidos dando um ar muito humano e real a obra. No final tudo se encaixa e tudo estava interligado, foi aí que entendi todo sucesso da obra.
Não vou negar que continuo achando que o livro podia ter sido escrito com metade da quantidade de paginas, mas também sinto um pouco de peso na consciência por não ter me envolvido tanto assim com a historia. De qualquer forma, é inegável a profundidade do enredo.. um livro muito bem construído e profundo com sucesso justificado.

Sandrinha 21/12/2023

Grandes esperanças é um excelente romance do escritor inglês Charles Dickens(1812 ? 1870). Último livro escrito pelo autor. Dividido em três partes. A história é contada mediante a perspectiva do protagonista Philip Pip. Uma narrativa perfeita, rica em detalhes de Londres do século XIX. Personagens bem construídos e desenvolvidos.

Levanta questões a respeito da bondade, sobre culpa, ingratidão e o desejo de se adequar a uma sociedade capitalista da época.

Dickens prova ao longo da narrativa que Pip é sincero quando confessa seus defeitos e prova que seu arrependimento está em seus bons atos e não em suas palavras.

A infância de Pip é de cortar o coração, pois, foi humilhado, desprezado e passou muitas dificuldades. Desde cedo sofreu desilusões amorosas, por amar Estella e não ser correspondido.

Pip, um menino órfão ?criado a mão? por sua irmã e seu marido Joe. Um casal infeliz que vivia em um lar humilde. Ela o tratava com desprezo. A falta de amor de sua irmã era amenizado por Joe, um ferreiro. Um homem simples e sem instrução e o único amigo de Pip na infância. Ele conversava muito com Joe e se lamentava das agressões verbais cometidas por sua irmã. Se sentia deslocado em qualquer lugar que fosse, pois, os amigos da família o tratavam como sua irmã.

Após herdar uma fortuna inesperada de um benfeitor misterioso, ele passa a viver entre a alta sociedade Londrina, portando-se como um cavalheiro.

Ele usa sua posição social para impressionar Estella, que ele sempre amou. Contudo, rejeita a família e os amigos e se envergonha da própria origem. A origem da fortuna recém-recebida é obscura e causará consequências devastadoras às pessoas ao seu redor. Também vai servir como uma experiência de vida e lhe trazer sabedoria que com certeza não teria se tivesse continuado a trabalhar na forja com Joe. Como um narrador de uma idade avançada olhando para trás, vê com tristeza o que passou, mas contente por aprender a se redimir diante de seus erros.
Maxwell.LeAo 14/02/2024minha estante
Excelente resenha :D

Juliane 19/12/2023

?Nenhum trapaceiro na face da terra nos engana tão bem quanto o trapaceiro que existe em nós, e com tais pretextos eu enganava a mim mesmo.?

Morgan 13/12/2023

Eu não sei muito o que pensar, mas o Pip em muitas vezes me deu raiva, de como ele era e o que ele mudou, principalmente por causa do que a Estela era pra ele.
Ela é chata, arrogante, petulante, todos deveriam ter ódio disso, mas idolatrava, pelo menos a história é bem interessante, a gente fica ansioso para saber o que vai acontecer

diegoviegasss 06/12/2023

Bom!
Uma boa Graphic Novel. As ilustrações são muito lindas e detalhadas. A história é bem fluida, porém tenho a impressão de que resumiu demais a história original do livro (querendo ou não, é uma HQ de 150 páginas de um livro que originalmente tem 700 páginas). Mas mesmo assim, a história é ótima. Recomendo!

Marina516 03/12/2023

Grandes Esperanças
Grandes Esperanças é uma leitura que nos traz algumas reflexões, conta a história de Pip, que é órfão e criado pela irmã, que é casada com um homem honesto e muito trabalhador, esse homem é Joe, grande amigo de Pip, a família vive em um ambiente de pobreza. Aos seis anos Pip conhece um criminoso, e esse encontro de certa forma muda sua vida.
Pip consegue um emprego na mansão de Miss Havisham através do intermédio de seu tio, lá ele conhece pessoas que farão parte da sua vida daquele momento em diante, ao ingressar na puberdade, Miss Havisham dispensa os seus serviços, mas a partir daí, a vida de Pip muda completamente, ele recebe a noticia que poderá estudar em Londres para tornar-se um cavalheiro, neste momento Pip passa a contar com grandes esperanças e grandes expectativas.
Pip passa por alguns dilemas morais, e a partir do momento em que toma gosto pela vida em Londres, começa a ter um certo desprezo pelas suas raizes.
Alguns temas abordados no livro são, o crescimento, o amor não-correspondido, ascensão social, há questões envolvendo a justiça, o racismo, a escravidão.
As Grandes Esperanças do titulo revelam a maestria de Dickens, ao mesmo tempo em que elas são a estabilidade e guia para o futuro de Pip, transformam-se no elemento que faz com que ele mude no futuro.
Grandes Esperanças com certeza é uma leitura que vale a pena, além de retratar diversos temas, traz muitos plot twists que deixam a história mais empolgante.