Grandes esperanças (eBook)

Grandes esperanças (eBook) Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

Lara Vanessa 26/11/2023

"Grandes Esperanças" é poético e, como tudo que é poético, imortaliza tudo o que há de mais belo no mundo. A obra foi escrita por Charles Dickens, o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana, e publicado pela primeira vez em 1861.

O livro narra a história de vida de Pip desde a sua infância até a vida adulta. Nessa perspectiva, o nosso "Caro Pip", quando criança, vive com sua irmã e o marido dela, Joe. Ele vê em Joe um amigo inseparável e é isso o que torna o livro um verdadeiro pontinho de paz. A amizade dos dois nos lembra que a simplicidade é responsável pelas coisas mais belas da vida. Entretanto, apesar desse contexto de calmaria e amizade, Pip tem uma grande oportunidade em suas mãos, quando alguém lhe dá uma quantia em dinheiro elevadíssima anonimamente. Por esse motivo, ele vai embora da casa de Joe para seguir a sua vida. A grande questão é "Quem é o seu benfeitor?"

"Grandes Esperanças" me deixou muito curiosa para saber de todos os pormenores da vida do pequeno protagonista. Aliás, vale ressaltar que Pip tem uma paixão por Estelle, uma linda menina que vive sob os cuidados de Miss Havisham, e que mesmo com toda a frieza da garota, é impossível não desejar que eles terminem juntos. Nós nos encantamos tanto com o bom coração de Pip, que só o que queremos é que ele seja realmente feliz.

Dessa forma, posso dizer que gostei bastante de "Grandes Esperanças". Não se tornou um dos meus livros favoritos, porque não consegui me conectar tanto com alguns personagens e, em alguns momentos, acho que também por ser um clássico, precisei parar para conseguir colocar as ideias em ordem. A enorme quantidade de informações é, ao mesmo tempo, o ponto forte e fraco da obra. Isso porque, mesmo que as informações façam todo o sentido quando unidas em um quebra-cabeça, principalmente pela genialidade como foram encaixadas na trama, é preciso ter muita atenção para compreender o que o autor está nos dizendo. Por esse motivo, dei apenas 3 estrelas: É inegável que é uma obra espetacular, mas pela pouca conexão que senti e a dificuldade em entender algumas coisas, também provocadas pelo enorme período de tempo que demorei para concluir a leitura (foram três meses), não pude dar 4 ou 5 estrelas. Então, recomendo para pessoas que estão, de fato, dispostas a encarar o desafio, mas não acho que seja uma boa opção para aqueles que não têm o hábito de ler clássicos, que preferem romances clichês ou livros mais agitados.

Raquel.Furchinetti 14/11/2023

Lindo de morrer
Amei a estória de Pip contada por ele mesmo pelas mãos de Charles Dickens. Amei a forma maravilhosamente escrita com que Dickens também escreveu a estória. O livro é comovente, delicado, simples, profundo, parado às vezes, cheio de reviravoltas, enérgico, filosófico, complexo. Só mesmo um gênio para escrever de todas essas maneiras num único livro. Com certeza esse livro merece uma releitura e com certeza já quero ler tudo o que Dickens escreveu. Fique encantada também com o cuidado com que ele teve para a estória fosse coerente, levando em conta horas, anos e outros detalhes. Eu sempre vejo esse tipo de falha na maioria dos livros. E aqui vemos ao longo do livro e até no apêndice como ele se atentou para que tudo fosse verosímil. Amei e já está nos meus preferidos!
Cintia295 14/11/2023minha estante
Eu também amei esse livro, gosto bastante dos livros Dickens

Raquel.Furchinetti 14/11/2023minha estante
que legal Cíntia. qual outros dele você já leu?

Cintia295 16/11/2023minha estante
David Copperfield, Uma Canção de Natal e esse Grandes Esperanças, mas quero ler todosss

Pel/Pri 11/11/2023

Complexo e profundo
Pip vive na pobreza, mas quando recebe uma herança, muda de vida e de expectativas também. Essa parte mostra como Dickens era observador, ele traz muitas reflexões sobre o comportamento das pessoas e de como eles mudam conforme o que acontece ao seu redor. Quando Pip fica obcecado pela ideia de casar--se com sua "amada", tudo o que ele faz é em função disso. Vejo dois caminhos aqui, ele trilhou seu sonho, acreditou nele, mas não foi correspondido, ou, ele foi ganancioso, soberbo e insistiu em algo que não tinha futuro só para se provar digno daquele status.
É um livro para ler e pensar, talvez, atualmente ele realmente não seja considerado um bom livro, pois, é feito para apreciar e não ler apressadamente.

Paloma.Campina 09/11/2023

Devastadoramente lindo!
As pessoas possuem a pecha de achar que história boa é história feliz, que segue um roteiro previsível, mas não é só isso.
Eu vejo esse livro como uma ode às emoções e sentimentos, as vezes acreditamos que o amor puro supera tudo, mas não. Por vezes, acreditamos que o esforço contínuo nos levará ao êxito, mas Dickens mostra que não.
Creio que a muita gente vê Pip como uma pessoa determinada, porém, ingênua em determinado aspecto, pois, não nota as pequenas derrotas que acumula enquanto busca seu objetivo compulsivo. Esse livro ensina muitas lições importantes e uma delas é, saiba quando parar.

Marcos606 11/10/2023

O grande conflito de Grandes Esperanças gira em torno do desejo ambicioso de Pip de se reinventar e ascender a uma classe social mais elevada. Seu desejo de progresso social deriva do desejo de ser digno do amor de Estella: “Ela é mais bonita do que qualquer pessoa jamais foi, e eu a admiro terrivelmente e quero ser um cavalheiro por causa dela”. A trama começa quando Pip é convidado a ir à Satis House e encontra Estella e Miss Havisham pela primeira vez. A ação instigante, no entanto, ocorreu antes, quando Pip teve um encontro aparentemente aleatório com um condenado fugitivo; nem ele nem o leitor saberão por muito tempo que esse encontro determinará realmente o curso de sua vida. A ação crescente progride à medida que Pip fica cada vez mais insatisfeito com a perspectiva de viver uma vida simples como ferreiro rural. Como ele explica: “Nunca estarei ou poderei estar confortável… a menos que possa levar um tipo de vida muito diferente da vida que levo agora”.

Pip recebe a notícia de que será sustentado financeiramente por um benfeitor anônimo e se muda para Londres, onde se torna mais refinado e sofisticado, ao mesmo tempo que se torna extravagante e egocêntrico. Depois de alguns anos, Pip fica surpreso ao descobrir que seu benfeitor é na verdade Magwitch, o condenado. Esta descoberta intensifica o conflito em torno do desejo de Pip de ser visto como um cavalheiro e amado por Estella, uma vez que agora está contaminado por uma associação com um criminoso. O conflito crescente obriga Pip a declarar seu amor a Estella, já que planeja deixar a Inglaterra para encobrir seu segredo. Ele diz a ela que “você faz parte da minha existência, parte de mim”, mas ela explica que planeja se casar com outro homem. Essa conversa resolve parte do conflito, deixando claro para Pip que Estella é incapaz de amá-lo.

O conflito em torno da vergonha de Pip em relação à sua origem social e ao desejo de ser um cavalheiro continua enquanto ele luta para proteger Magwitch e levá-lo para um lugar seguro. No caminho, Pip percebe que Magwitch é o pai de Estella. Esta descoberta transforma a compreensão de Pip sobre a posição social e a criminalidade. Até este ponto, Pip considerava Estella e o submundo do crime que Magwitch representa como opostos um ao outro, mas agora Pip entende que Estella e Magwitch sempre estiveram interligados. No clímax do romance, Pip confidencia a Magwitch moribundo que seu filho perdido “está vivo agora. Ela é uma senhora e muito bonita. E eu a amo!" Ao mostrar gentileza para com um criminoso e descrever Estella como uma senhora e filha de um presidiário, Pip mostra que não pensa mais na posição social de uma forma negra ou branca. O conflito se resolve com Pip abandonando suas aspirações sociais para se concentrar na reconciliação com os personagens que sempre foram leais a ele, pagando suas dívidas e ganhando uma vida honesta.

Joy 24/09/2023

Meu primeiro Dickens
Escolhi começar por Grandes Esperanças porque acho que gostarei mais de David Copperfield do que dele.

Paula 17/09/2023

Ingratidão
A ingratidão é o sentimento que transborda na personagem principal do Iivro, o Pip. Como a leitura é em primeira pessoa, entramos na mente dele e por mais que ele erre muito, ainda é fácil gostar de Pip. Tem outros personagens tão profundos e bonitos. Só posso dizer que amei esse livro.

Cirloam 16/09/2023

Muito prolixo
Eu sempre ouvi falar do Dickens, então resolvi ler dois livros dele: Oliver Tuwist e Grandes Esperanças.
Sinceramente, achei ambos bem mais ou menos. Até mesmo infantis.

De cara, essas histórias poderiam ter sido escritas com 1/3 de páginas.

As descrições que ele faz da Inglaterra do Século XIX são interessantes, mas ao mesmo tempo esse excesso de descrição torna o livro chato.

De todos os personagens, o Joe é quem eu mais gostei, pela sua bondade, inocência e sabedoria. Também fui cativado pela Biddy e pelo Herbert; ambos pessoas muito boas.

Uma coisa que eu gosto no Dickens e a sua ironia. É muito engraçada.

Eu esperava um final melhor, sinceramente.

Valeu pela experiência, mas não lerei outros do autor.

Inorie 25/08/2023

Foi complicado?
Esse livro tem muitos altos e baixos. No geral, ele começa muito bem, e tem uma segunda parte bem arrastada, mas o final compensa, trazendo resposta para tudo o que a gente acaba arrastando na segunda parte.
Pip, o protagonista, tem atitudes bem questionável, e chega a ser desinteressante diante dos outros personagens da obra, porém, acredito que essa é justamente a intenção.
No geral, uma boa experiência.

ReHidalgo 21/08/2023

Um calhamaço que vale à pena
Foi a primeira obra que li de Charles Dickens e essa me causou tão boa impressão, que adquiri outro mega calhamaço: "David Copperfield". Acredito que a tradução facilitou a leitura, evitando palavras rebuscadas da época.
A história, narrada em primeira pessoa, mostra um protagonista vulnerável, orgânico. Pip é herói e anti-herói ao mesmo tempo, o que tornou a personagem dele ainda mais interessante. Houve um momento de leitura arrastada, mas nada longo e seguimos, graças a Deus, adiante (eu teria me arrependido amargamente se tivesse abandonado).
E o Joe? Joe, meu velho, você foi um show a parte!

Joycecoutarq 18/08/2023

(?)quote
??Foi para mim um dia memorável, pois ocasionou grandes mudanças em mim. Mas é assim com todas as vidas. Imagine que um determinado dia fosse eliminado de sua vida, e pense em todas as consequências que isso teria sobre o resto dela. Para e pensa, tu que me lês, por um momento, na longa cadeia de ferro ou ouro, de espinhos ou flores, que jamais te teria cingido, não fosse a formação do primeiro elo num dia memorável.??

Carolina2054 05/08/2023

Peguei esse livro com grandes esperanças e expectativas, ainda que até então meu conhecimento do autor começasse e acabasse em Oliver Twist.
O que não esperava é que me enchece de tantas emoções, que a crueza e sinceridade de Pip me tocasse tanto, e que o final, fugindo de um certo naturalismo, seria a parte que mais corresponde ao título da história, deixando o gostinho de que a partir daquele momento esperanças nascessem novamente.
Não acho que seja uma leitura para todos, nem um daqueles livros que você precisa ler pelo menos uma vez na vida. Mas se busca sinceridade, e um pouco de otimismo melancólico, está no lugar certo.

Isabela.Norberto 25/07/2023

Um clássico que vale ler
Um livro ser considerado um clássico não é sinônimo de que a leitura será agradável, mas no caso de Dickens foi e muito.
Achei as personagens bem construídas, o desenrolar da trama bem planejado, mas senti que algumas histórias poderiam ter sido mais bem trabalhadas, por exemplo a situação que ocasionou o drama secundário, o que possibilitou a existência do drama central.
Demorei um tempo para ler o livro por conta de questões da rotina, mas apesar de ser um calhamaço a leitura é muito rápida se você dispõe de tempo livre pra se dedicar a ela.
Grandes Esperanças é uma obra que independente do momento, recomendo a leitura, não tendo estágio da vida mais ou menos propício para aproveitar a obra.