Grandes esperanças

Grandes esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

bia prado 13/12/2019

Como amante das produções literárias da era Georgiana (1714 – 1830) e Vitoriana (1838-1901), #CharlesDickens estava no topo da lista para ser lido.
#GrandesEsperanças é considerado por muitos seu trabalho mais sóbrio e sua obra prima, e com certeza é um grande livro (não apenas pelo número de páginas). Acompanhamos a juventude do protagonista, Pip, e suas grandes expectativas na vida. Quando um benfeitor misterioso lhe fornece recursos para sair de sua cidade pequena e ir para Londres, o garoto não hesita. Porém nem tudo é como ele imagina e deseja. Pip entra em contato com pessoas interesseiras, esnobes e arrogantes e vai passando por várias decepções, que o levam a compreender o quais seriam os verdadeiros valores que deveria levar na vida. Há uma ascensão e queda, em que passa por uma redenção sobre quem realmente é e o leitor não consegue deixar de sentir simpatia pelo bom moço. Ele é típico mocinho que quer sempre agir de forma correta e vai tropeçando no meio do caminho, pois também tem defeitos - como qualquer ser humano.
A escrita é muito fluída e Dickens consegue amarrar a história com primazia. Personagens secundárias são muito importantes para guiar os rumos da trama, então é bom ficar atento a eles. Há até um mistério que ronda o enredo. As críticas à desigualdade social e à ganância e o tema da familia estão presentes e são plano de fundo para um livro com bastante ação e algumas mortes, principalmente chegando ao fim.
Fiquei nervosa pelos personagens e torcendo por cada um. A frase final ambígua é a cereja do bolo e deixa aquele gostinho de quero mais.
Recomendo a leitura! Nota: ★★★★☆

Joao.Medeiros 11/02/2020

Incrivel!
Junto com Morro dos Ventos Uivantes foi o melhor da coleção classics illustrated.

Isabelly Noronha 11/02/2020

Criei interesse em ler o livro por causa da adaptação de 2011 da BBC que assisti em 2014. Ainda estou me acostumando com o ritmo narrativo de livros clássicos, que por vezes pode ser um pouco lento. Considero a minissérie bem mais focada no romance romântico. Estella aparece bem mais do que na própria obra adaptada. Já o livro é realmente focado no desenvolvimento do caráter do Pip e no arrependimento de suas atitudes em relação ao Joe e a Biddy.

Gustavo 13/02/2020

GRANDES ESPERANÇAS
Meu primeiro contato com Charles Dickens foi cômico. Há uns 5 anos atrás, participando de um grupo de leitura, falaram sobre o livro - ‘’David Copperfield’’. Sinceramente, eu achei que era algum livro que falava sobre o mágico do Fantástico,( kkkkkk). Que ignorância literária eu tinha naquela época. Mas foi através desta experiência que fui em busca do autor. Logo li ‘’Tempos Difíceis’’ que me aproximou do escritor e logo mais tarde comprei David Copperfield e Grandes Esperanças. Tentei ler David Copperfield duas vezes e não rolou, acho que não era o momento ou fiquei com medo de suas 1.312 páginas. E por obra do destino, este ano peguei ‘’Grandes Esperanças’’ pra ler, e posso dizer sem sombras de dúvidas, que virei fã de Charles Dickens.

Dickens nasceu em Portsmouth, cidade portuária do condado de Hampshire, na Inglaterra, em 7 de Fevereiro de 1812. Foi um escritor muito famoso em sua época, sendo recebido pela rainha Vitória como um grande escritor da língua inglesa. Dickens em sua adolescência teve que largar os estudos para trabalhar, visto que seu Pai sempre em dívidas, foi preso. Sua submissão termina quando seu Pai recebe uma herança e assim volta a estudar. Em 1836, casa com Catherine Hogarth, com quem teve 10 filhos. Anos mais tarde se divorcia estando apaixonado pela atriz Ellen Ternan. Casa-se de novo e ela o acompanha até o fim de seus dias.

Grandes esperanças foi escrito em 1861, é publicado em três volumes, depois de sair em folhetim em All the Year Round. Dickens morre em 9 de Junho, após derrame, em Gad´s Hill, aos 58 anos de idade. É enterrado na abadia de Westminster.

Vamos a impressão da leitura. Lembrando que são os meus pontos de vista sobre a obra tá?!!

Pip é o nosso herói da história. Um menino simples, órfão, criado em ‘’mãos de ferro’’ por sua irmã, que era casada com o ferreiro Joe Gargery. Pip, na infância tem um encontro com um fugitivo da presiganga (navios desocupados que eram utilizados como prisão), que pede para ele comida e bebida se não o mataria. Pip com medo, leva por uns dias os alimentos para o prisioneiro e o mesmo vendo a boa fé do menino, cria uma simpatia por ele. Ao longo do livro perceberemos o quão importante foi esta ajuda que Pip fez ao fugitivo, deixando aqui a curiosidade para vocês lerem. Nosso protagonista era muito mal tratado por todos na infância, menos por Joe, marido de sua irmã, na qual tinha uma enorme consideração e amizade. Logo mais, Pip é chamado para ser ‘’brinquedo’’ de uma senhora rica, chamada Sra.Havisham. Onde ela que criava uma menina na mesma idade que Pip, de nome Estella.
A Sra. Havisham é uma das personagens mais interessantes nessa história. Largada no dia de seu casamento, recebe um telegrama as vinte para as nove em sua casa e neste exato momento, enlouquece, colocando todos os relógios de casa no mesmo horário e nunca mais tirou seu vestido de noiva. Há uma parte do livro muito boa, que Pip estando com Estella dentro da casa da Sra.Havisham, a observa falando sobre sua ruína e o clima era tão tenso dentro do cômodo que ele diz: (Tive a impressão de que ficamos assim por um bom tempo. No ar pesado da sala, e na escuridão pesada que pairava nos cantos mais remotos, tive a fantasia assustadora de que eu e Estella logo começaríamos a apodrecer também).

Sra.Havisham cria Estella para ser uma devoradora de corações de homens, assim a menina maltrata Pip o tempo todo como a Sra. Havisham também. Mas Pip se apaixona por Estella e quando a Sra.Havisham logo percebe, paga os dias que Pip foi em sua residência para brincar com a menina, e o despacha.
Em um certo momento de sua vida, Pip recebe uma visita de um advogado que ele já tinha visto na casa da velha doida de vestido de noiva e informa-o que Pip ganhou uma fortuna , e que a única regra para Pip, era não perguntar da onde veio o dinheiro. Pip, acredita que veio da Sra.Havisham, achando que ela gostava dele e que queria que ele se transformasse em um cavalheiro para se casar com Estella. Pobre coitado!!

Pip se muda para Londres e lá vive uma vida completamente diferente no qual vivia. Ganha roupas novas, casa para morar, comida e convive com a alta socieade. Pip rejeita seu passado, que chega uma vez não querer receber Joe, o único que o tratava bem e que o criara junto com sua irmã, por sentir vergonha de estar perto de pessoas simples. Vemos Pip ter várias desilusões no caminho. Cheguei em muitos momentos a sentir dó de tanta ingenuidade que Pip teve perante a muitas pessoas que conheceu. A trama do livro fica maravilhosa conforme vamos adentrando mais a fundo na história, chegando ao ponto de não querer largar o livro.
Pip descobre quem foi seu Benfeitor da fortuna, descobre falsas amizades, descobre quem foi que bateu na sua irmã deixando ela incapacitada, ( não contei, mas tem uma parte do livro que sua irmã é atacada dentro de casa, onde seu agressor a deixa muito machucada e tendo que ser cuidada por uma mulher chamada Billy). Podia dizer mais sobre a personagem Billy, mas tanto ela, quanto Jaggers, Provis, Hebert, Orlick, tem passagens interessantes e importantes na trajetória do romance.

Por fim minha gente, este livro conta a história de uma redenção moral. Vemos um menino simples que foi maltratado quando criança, que recebe uma fortuna inesperada, rejeita seus valores e amigos, cai em tentação na sociedade inglesa e por fim volta a ter o discernimento dos seus erros e faz de tudo para se tornar um homem íntegro. Um romance de formação que vale muito a pena ser lido. É um clássico, e os clássicos nunca morrem. Espero que tenham gostado da resenha. Gratooo!!!!

Livro: Grandes esperanças
Capa comum: 704 páginas
Editora: Penguin; Edição: 1 (26 de junho de 2012)
Idioma: Português

Livro: Grandes esperanças
Capa comum: 704 páginas
Editora: Penguin; Edição: 1 (26 de junho de 2012)
Idioma: Português
Tradutor: Paulo Henriques Britto

Everton Vidal 19/02/2020

Grandes Esperanças é uma espécie de conto de fadas, a história de um menino órfão que vive com a irmã e o cunhado e sonha com que um golpe do destino mude a sua realidade. Com o passar do tempo o menino cresce e se dá conta de que as esperanças muitas vezes escondem grandes desesperanças, e que certas ambições são incapazes de dar coerência à existência, especialmente em uma sociedade tão contraditória quanto a Inglaterra da era vitoriana.

Fabiano 28/02/2020

Espetacular! Apenas!

Amanda Barboza 28/02/2020

Comecei a leitura sem grandes esperanças, e logo de início isso mudou rapidamente.
Foi o primeiro livro que li de Dickens e fui mais interessada em conhecer seu trabalho que na estória do livro em si, mas logo me vi envolvida tanto com a escrita quanto com Pip. É impossível não se envolver com os dilemas de Pip, não se perguntar quantas vezes estive com esses mesmos dilemas. Odiá-lo por suas imperfeições e ainda sentir empatia por esse mesmo motivo.
Grandes esperanças é um livro que fala com todo nós, com aqueles que se permitem sonhar, ainda que esse sonho seja impossível e fantasioso, ainda assim, nos permitimos criar esperanças.

Ruth Diniz 08/03/2020

Errar e se arrepender
O que mais gostei foi da humanidade do personagem. Ele relata em primeira pessoa os erros que cometeu, seus medos. E como a vida retribui aquilo que plantamos. Por vezes deu vontade de pegá-lo pelas orelhas e dizer o quão tolo estava sendo.
Por fim a vida deu um jeito de mostrar-lhe isso. Rle pôde se arrepender e acertar o que fez de errado.

Rita 12/03/2020

Depois de 3 anos, terminei de ler "Grandes esperanças". Não por ser um livro extenso, mas acho que não queria perder a simpatia que, além de Pip, eu também tinha por Joe. Não há arroubos de sentimentos nem fortes emoções, porém o caráter das personagens é o que engrandece a estória. A "esperança", que ora se trata do anseio de realização futura ora é derivada do verbo esperar acaba revelando que as atitudes tomadas no momento presente são as que importam e que é possível superar adversidades da vida quando se tem amigos de verdade ou quando se é rodeado de pessoas bem intencionadas.
Dickens nos mostra como era a sociedade inglesa em meados do século XIX: a pobreza, as condições dos condenados pela justiça, a educação como forma de ascensão social, as relações comerciais, as relações de trabalho, as relações das pessoas do mesmo círculo social e sua interação com os que são de círculo social inferior. Pode-se pensar que "grandes esperanças" é uma obra que fala sobre a mudança de um estado /situação que originalmente parecia imutável, ou melhor, fala sobre agir para proporcionar a mudança visando o bem.

Rafael.Montoito 19/04/2020

Um clássico obrigatório
Ao ler este clássico, é fácil entender por que a história de amor de Pip e Estella mexeu com os ingleses do século XIX. Em "Grandes Esperanças", Pip é um menino pobre que, enganado por um prisioneiro, ajuda-o em sua fuga. Este segredo ele não conta nem para seu cunhado, que o cria com um imenso amor paterno, nem para a senhora Havisham; esta, tendo sido abandonada no dia de seu casamento, encerrou-se em casa e nunca mais tirou seu vestido ou permitiu que as janelas fossem abertas e as coisas mudadas de lugar.
A senhora Havisham adotou Estella, criando-a para que tenha um coração de pedra e faça com os homens aquilo que seu noivo fez com ela - e é justamente por esta moça que Pip morre de amores. Quando Pip recebe a notícia de que terá um tutor, cuja identidade não pode ser revelada, percebe que sua única chance de conquistá-la é ir para Londres e tornar-se um cavaleiro culto, rico e influente.
Contudo, as conquistas sociais de Pip afastam-no das suas origens e corroem seus sentimentos sinceros até que a vida lhe cobra por seus atos.
Dickens constrói personagens fortes e marcantes para discutir a dicotomia entre o ser e o ter, o amor e a riqueza. Talvez um dos motivos que tenham feito deste livro um clássico seja ele lidar com valores tão universais; outro, sem dúvida, é o caráter enxuto da narrativa, onde todas as personagens têm um papel principal, e suas vidas se entrelaçam na conclusão.
Esta edição apresenta, como anexo, o final original, que Dickens desprezou depois que um amigo seu disse que não estava à altura da história. Porém, particularmente, eu o prefiro.

Murilo 29/04/2020

Grande livro
Grandes Esperanças é mais uma obra prima de Charles Dickens. O livro tem como ponto central o amor de Pip por Estela. Meu preferido continua sendo David Copperfield.

lotusflowers 02/05/2020

Esse foi meu primeiro clássico. A leitura foi bem mais fácil do que achei que seria e gostei muito, principalmente do Pip como protagonista. A narração dele é muito divertida e achei que contribui muito para a humanização do personagem. Quero muito ler outras obras do autor.