Grandes esperanças

Resenhas - Grandes Esperanças

Fabiano 28/02/2020

Espetacular! Apenas!

Amanda Barboza 28/02/2020

Comecei a leitura sem grandes esperanças, e logo de início isso mudou rapidamente.
Foi o primeiro livro que li de Dickens e fui mais interessada em conhecer seu trabalho que na estória do livro em si, mas logo me vi envolvida tanto com a escrita quanto com Pip. É impossível não se envolver com os dilemas de Pip, não se perguntar quantas vezes estive com esses mesmos dilemas. Odiá-lo por suas imperfeições e ainda sentir empatia por esse mesmo motivo.
Grandes esperanças é um livro que fala com todo nós, com aqueles que se permitem sonhar, ainda que esse sonho seja impossível e fantasioso, ainda assim, nos permitimos criar esperanças.

Ruth Diniz 08/03/2020

Errar e se arrepender
O que mais gostei foi da humanidade do personagem. Ele relata em primeira pessoa os erros que cometeu, seus medos. E como a vida retribui aquilo que plantamos. Por vezes deu vontade de pegá-lo pelas orelhas e dizer o quão tolo estava sendo.
Por fim a vida deu um jeito de mostrar-lhe isso. Rle pôde se arrepender e acertar o que fez de errado.

Rita 12/03/2020

Depois de 3 anos, terminei de ler "Grandes esperanças". Não por ser um livro extenso, mas acho que não queria perder a simpatia que, além de Pip, eu também tinha por Joe. Não há arroubos de sentimentos nem fortes emoções, porém o caráter das personagens é o que engrandece a estória. A "esperança", que ora se trata do anseio de realização futura ora é derivada do verbo esperar acaba revelando que as atitudes tomadas no momento presente são as que importam e que é possível superar adversidades da vida quando se tem amigos de verdade ou quando se é rodeado de pessoas bem intencionadas.
Dickens nos mostra como era a sociedade inglesa em meados do século XIX: a pobreza, as condições dos condenados pela justiça, a educação como forma de ascensão social, as relações comerciais, as relações de trabalho, as relações das pessoas do mesmo círculo social e sua interação com os que são de círculo social inferior. Pode-se pensar que "grandes esperanças" é uma obra que fala sobre a mudança de um estado /situação que originalmente parecia imutável, ou melhor, fala sobre agir para proporcionar a mudança visando o bem.

Rafael.Montoito 19/04/2020

Um clássico obrigatório
Ao ler este clássico, é fácil entender por que a história de amor de Pip e Estella mexeu com os ingleses do século XIX. Em "Grandes Esperanças", Pip é um menino pobre que, enganado por um prisioneiro, ajuda-o em sua fuga. Este segredo ele não conta nem para seu cunhado, que o cria com um imenso amor paterno, nem para a senhora Havisham; esta, tendo sido abandonada no dia de seu casamento, encerrou-se em casa e nunca mais tirou seu vestido ou permitiu que as janelas fossem abertas e as coisas mudadas de lugar.
A senhora Havisham adotou Estella, criando-a para que tenha um coração de pedra e faça com os homens aquilo que seu noivo fez com ela - e é justamente por esta moça que Pip morre de amores. Quando Pip recebe a notícia de que terá um tutor, cuja identidade não pode ser revelada, percebe que sua única chance de conquistá-la é ir para Londres e tornar-se um cavaleiro culto, rico e influente.
Contudo, as conquistas sociais de Pip afastam-no das suas origens e corroem seus sentimentos sinceros até que a vida lhe cobra por seus atos.
Dickens constrói personagens fortes e marcantes para discutir a dicotomia entre o ser e o ter, o amor e a riqueza. Talvez um dos motivos que tenham feito deste livro um clássico seja ele lidar com valores tão universais; outro, sem dúvida, é o caráter enxuto da narrativa, onde todas as personagens têm um papel principal, e suas vidas se entrelaçam na conclusão.
Esta edição apresenta, como anexo, o final original, que Dickens desprezou depois que um amigo seu disse que não estava à altura da história. Porém, particularmente, eu o prefiro.

Murilo 29/04/2020

Grande livro
Grandes Esperanças é mais uma obra prima de Charles Dickens. O livro tem como ponto central o amor de Pip por Estela. Meu preferido continua sendo David Copperfield.

lotusflowers 02/05/2020

Esse foi meu primeiro clássico. A leitura foi bem mais fácil do que achei que seria e gostei muito, principalmente do Pip como protagonista. A narração dele é muito divertida e achei que contribui muito para a humanização do personagem. Quero muito ler outras obras do autor.

Pdrosaleitor 02/05/2020

Gostinho de quero mais!
Esse livro foi minha primeira experiência com Dickens, o qual eu já vinha querendo ler algo há um bom tempo, primeiro por ser um grande nome da literatura clássica, segundo porque queria ter uma proximidade com literatura da era vitoriana. Grandes Esperanças, como o próprio título já sugere, fala do que realmente são grandes Esperanças e do que significa esse termo ?grandes? que nem sempre sugere qualidade nas Esperanças alcançadas. Pip de fato aprende diante de alguns contratempos e algumas frustrações o que lhe é apresentado como Esperanças significativas e que lhe engrandecem o espírito e não somente os bolsos. O comportamento social inglês da época (meados do século XIX) também é explorado, as vezes de forma cômica e à medida do tempo crítica. Com certeza me instigou a leitura de muitos outros romances do autor.

Sarah 13/05/2020

Meu primeiro livro de Charles Dickens e justo quando estou em uma ressaca literária. A história de Pip com seus altos e baixos foi emocionante de acompanhar. É impossível não sensibilizar com a inocência da criança maltratada, rivalizar a vaidade que transforma o herói em vil para depois aplaudir a humildade com que busca o perdão. A escrita do autor é realmente digna de sua fama e espero ler outros livros dele com uma maior paciência e de preferência com o livro físico em mãos.

adrianovinicius1976 14/05/2020

Fascinante
Não é a toa que é um clássico da literatura mundial. Logo de início se é conquistado pelo narrador e principal protagonista dessa história: Pip. Quando digo de início, quero dizer logo nas primeiras linhas mesmo. Pip é encantador, e sua linguagem tem o apelo da ingenuidade da criança que torna impossível não criar uma ligação com ele. E acho que começa daí o encanto dessa obra.

Uma obra realmente fantástica, embora eu tenha que confessar que achei alguns capítulos cansativos e com informações irrelevantes ao contexto da história, mas é raro quando isso acontece e no todo a leitura é bastante prazerosa e flui com facilidade.

Denise 16/05/2020

Grandes Esperanças
Eu gostei do livro, não foi aquela leitura emocionante, gostei muito mais do outro livro dele que li, o David Copperfield.
O Pip era meio lento pro meu gosto, só se dava conta das coisas depois que perdia. Tá certo que o coitado era muito mal tratado pela irmã, mas foi muito ingrato com o Joe, e isso eu achei péssimo ele deu mais valor pra véia ?noiva louca? do que pro cara que sempre cuidou dele.

Raeder 18/05/2020

Apesar de ter sido uma leitura um pouco mais arrastada para minha pessoa, este clássico confrontou-me sobre culpa, moralidade, compaixão, gratidão, amor e perdão.
A leveza (muitas vezes pesarosa) e a intimidade (dada a primeira pessoa em que a história é contada) me fez amar a escrita deste gênio da literatura chamado Charles Dickens.
Esta obra de 1860-61 é uma ótima forma de iniciar-se no mundo da literatura clássica.
Estou apaixonada por esta história e não consigo pensar destinos melhores na história para cada personagem.

Amanda R 18/05/2020

Arrebatador
Como o primeiro livro desse gênero literário que já li, me sinto muito emocionada agora que terminei a leitura, e não sei nem se vou conseguir expressar direito todos os pensamentos que tenho com relação a trama.
A história de Pip é tão forte pelo fato dela ser tão real. O nosso protagonista não é perfeito, ele não é inerentemente bom, nem inerentemente ruim e isso faz com que a cada capítulo a gente se enxergue de um jeito ou de outro nele. Seus receios, preconceitos, orgulho, arrogância, paixão, humildade e arrependimento são tão tocantes e honestos que deixam uma sensação de aperto no peito. Não vou discorrer sobre, mas o livro também faz várias críticas importantes.
Se é o melhor livro do autor, ou se é um dos melhores livros do gênero, não sei afirmar. Mas por ser o primeiro que li, Grandes Esperanças abriu um caminho para me aventurar mais em outros livros semelhantes, e nenhum outro poderá tirar esse mérito dele. Leitura obrigatória.
Nota 5/5