Grandes esperanças

Grandes esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

Pdrosaleitor 02/05/2020

Gostinho de quero mais!
Esse livro foi minha primeira experiência com Dickens, o qual eu já vinha querendo ler algo há um bom tempo, primeiro por ser um grande nome da literatura clássica, segundo porque queria ter uma proximidade com literatura da era vitoriana. Grandes Esperanças, como o próprio título já sugere, fala do que realmente são grandes Esperanças e do que significa esse termo ?grandes? que nem sempre sugere qualidade nas Esperanças alcançadas. Pip de fato aprende diante de alguns contratempos e algumas frustrações o que lhe é apresentado como Esperanças significativas e que lhe engrandecem o espírito e não somente os bolsos. O comportamento social inglês da época (meados do século XIX) também é explorado, as vezes de forma cômica e à medida do tempo crítica. Com certeza me instigou a leitura de muitos outros romances do autor.

Alice1720 17/02/2023

Grandes patuscadas
São poucos os livros que eu já li na vida, mas eu tenho a impressão de que esse vai se destacar para sempre como um dos maiores.
Emanoel.Lucas 01/03/2023minha estante

Gabriel.Henrique 02/06/2024

Eu amei a história do Pip, Charles Dickens escreve bem demais, que história pesada e sincera, a história do protagonista é bem firme e forte, seus sentimentos são sentidos pela gente de forma bem verdadeira, a forma como sentimentos como a culpa são retratados na obra é sensacional, que obra, só leiam... E a revelação do benfeitor do Pip foi chocante kkkk pra mim pelo menos hehehe

boemillys 22/07/2021

Grandioso
Citar esta obra sem dizer que foi muito importante para a minha formação de alguns conceitos será impossível. Foi fundamental pra esse momento da minha vida e me esclareceu muitas coisas. Em suma, me acalentou a alma. Saio dessa leitura completamente apaixonada por Dickens e sua grandeza como escritor, tal como pelo enredo; que me lembrou muito de O Conde de Monte Cristo.

p.s. te amo Joe mas não curti esse final aí ein

beatriz 23/08/2021

fazia muito tempo que estava com vontade de ler esse livro e meu deus agora que eu terminei posso dizer que valeu a pena.
eu demorei muito pra ler ele, mais do que estou habituada a demorar com a leitura de algum livro mas foi uma ótima leitura, eu realmente me senti mergulhada na história de pip.
porém, sei que esse livro não é pra todo mundo, ele é mais focado no personagem principal e em sua história do que em reviravoltas ou coisas do tipo (não que elas não aconteçam, mas se for ler o livro por conta delas pode se sentir frustado pq demora muito pra acontecer)
enfim, foi ótimo e virou um dos meus clássicos favoritos.

rafinha 23/08/2021

Dickens tem uma escrita extremamente inteligente mas não de difícil acesso. Uma história delicada que demonstra as difíceis e delicadas relações de classe na inglaterra industrial

dani 31/08/2021

TÃO BOM
Lúdico como um sonho. Ansioso como a realidade. Incrível como Charles Dickens consegue pegar eventos normais do dia a dia e tornar em algo grandioso e imprevisível. Para mim Grandes Esperanças é perfeito do jeito que é, não tem nada que eu tiraria ou colocaria.
Sei que o Pip é o protagonista do romance, e eu realmente o adoro, porém Estella tem a capacidade de roubar a cena. Ela é dona do meu coração e vou protegê-la de tudo. Não existe nem palavras para descrever o quanto eu amei o desenvolvimento e a história dela.
Existe tantas camadas nesse livro, e eu amei todas elas por completo.

Lala 30/09/2021

Pq 4,5?
A história do pip é boa, as vezes fica um pouquinho chato o livro, mas os acontecimentos são muito bons. Eu, sinceramente, prefiro a conclusão original. Dickens sabia que deveria terminar daquele jeito. Mas vale a leitura.
Carolina.Gomes 08/10/2021minha estante
Quero conhecer esse final alternativo. Na edição q li, n teve.

jasper.nAo 24/10/2021

Minha opinião em tópicos sobre Espegrandesças
Antes de começar os tópicos, vou dizer como este livro me interessou, eu li "Vermelho, branco e sangue azul" e Grandes esperanças, carinhosamente apelidado por mim de Espegrandesças, é o livro favorito de um dos personagens principais e isso me fez querer confirmar se o livro realmente era bom, e ele é.

Agora os tópicos:

- Os personagens são bem humanos, o que considero um ponto positivo;
- O início do livro é muito intrigante e introduz os personagens de modo sensacional;
- A narrativa é em primeira pessoa e acaba tendo um tom sarcástico e um pouco cômico ao meu ver, acho isso genial;
- Existem algumas reviravoltas que tornam o livro muito interessante também;
- O meio do livro é um pouco parado e o protagonista me irrita bastante nessa parte;
- Amo os eventos e os personagens, mas o Pip e a Estella não tem química nenhuma, nunca torci por eles durante a leitura;
- Existem alguns preconceitos antigos (o que já é esperado) dentro do livro, então recomendo ler pensando que o livro foi escrito no século XIX;
- Acho triste Dickens ter colocado outro final como o oficial e não deixado o original nessa posição, porque o final original condiz mais com a personalidade dos personagens.

Vejo mais pontos positivos que negativos, por isso recomendo esse livro, é um clássico que vale a pena ler, já que não é uma leitura massante e sim uma bastante agradável.

Link do livro na Amazon: https://amzn.to/3jwMBPD

Ana Franco 10/11/2021

Maravilhoso
Uma ótima leitura! Ela rende muito, pois a escrita é leve e fácil. Além disso a história é incrível!!! Pip e suas culpas internas?. ????

Joyce 22/11/2021

Esperava frases lindas, no fim ganhei isso e muitos surtos
Depois de ler "Um conto de duas cidades", "Canção de Natal" e "Oliver Twist" em que as histórias se passam em um período menor de tempo, foi uma grande mudança ler "Grandes esperanças", onde é narrado anos da vida do personagem principal, desde criança até adulto.
Sem dar muito spoiler o livro conta como é a vida do Pip na infância, quando ele conhece várias pessoas ao mesmo tempo que serão muito importantes na sua vida quando tudo mudar de diversas formas.
A história vai se desenvolvendo com essas grandes mudanças que vai acontecendo conforme ele amadurece, e apesar de tudo ser narrado pela visão dele, existem muitos outros personagens excelentes que o rodeiam, e muitos outros que tiram qualquer um do sério.
Enquanto as grandes esperanças de Pip vão crescendo, se percebe gradualmente o amadurecimento dele, em como os sentimentos dele mudam totalmente de uma época para outra.
Achei o final bem interessante, e uma coisa que eu não esperava era o tanto de reviravoltas e surpresas que sempre surgem na história.

Geth 12/12/2021

Pip e suas grandes esperanças!
Que livro!!! Dickens é simplesmente maravilhoso, Pip e suas grandes esperanças me comoveram tanto, da infância a fase adulta, aprendemos como Pip através das grandes esperanças vai se moldando em um ser humano, que erra e aprende com os seus erros de forma não tão fácil, mas que mesmo assim faz dele um homem com coragem de se redimir. Perfeito!!!!

Monica.Fusco 08/05/2022

Grandes Esperanças
Uma história sensível sobre o menino Pip em várias fases da sua vida e seus relacionamentos.
Fala sobre amizades e amor.