Grandes esperanças

Grandes esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

boemillys 22/07/2021

Grandioso
Citar esta obra sem dizer que foi muito importante para a minha formação de alguns conceitos será impossível. Foi fundamental pra esse momento da minha vida e me esclareceu muitas coisas. Em suma, me acalentou a alma. Saio dessa leitura completamente apaixonada por Dickens e sua grandeza como escritor, tal como pelo enredo; que me lembrou muito de O Conde de Monte Cristo.

p.s. te amo Joe mas não curti esse final aí ein

beatriz 23/08/2021

fazia muito tempo que estava com vontade de ler esse livro e meu deus agora que eu terminei posso dizer que valeu a pena.
eu demorei muito pra ler ele, mais do que estou habituada a demorar com a leitura de algum livro mas foi uma ótima leitura, eu realmente me senti mergulhada na história de pip.
porém, sei que esse livro não é pra todo mundo, ele é mais focado no personagem principal e em sua história do que em reviravoltas ou coisas do tipo (não que elas não aconteçam, mas se for ler o livro por conta delas pode se sentir frustado pq demora muito pra acontecer)
enfim, foi ótimo e virou um dos meus clássicos favoritos.

rafinha 23/08/2021

Dickens tem uma escrita extremamente inteligente mas não de difícil acesso. Uma história delicada que demonstra as difíceis e delicadas relações de classe na inglaterra industrial

dani 31/08/2021

TÃO BOM
Lúdico como um sonho. Ansioso como a realidade. Incrível como Charles Dickens consegue pegar eventos normais do dia a dia e tornar em algo grandioso e imprevisível. Para mim Grandes Esperanças é perfeito do jeito que é, não tem nada que eu tiraria ou colocaria.
Sei que o Pip é o protagonista do romance, e eu realmente o adoro, porém Estella tem a capacidade de roubar a cena. Ela é dona do meu coração e vou protegê-la de tudo. Não existe nem palavras para descrever o quanto eu amei o desenvolvimento e a história dela.
Existe tantas camadas nesse livro, e eu amei todas elas por completo.

Lala 30/09/2021

Pq 4,5?
A história do pip é boa, as vezes fica um pouquinho chato o livro, mas os acontecimentos são muito bons. Eu, sinceramente, prefiro a conclusão original. Dickens sabia que deveria terminar daquele jeito. Mas vale a leitura.
Carolina.Gomes 08/10/2021minha estante
Quero conhecer esse final alternativo. Na edição q li, n teve.

jasper.nAo 24/10/2021

Minha opinião em tópicos sobre Espegrandesças
Antes de começar os tópicos, vou dizer como este livro me interessou, eu li "Vermelho, branco e sangue azul" e Grandes esperanças, carinhosamente apelidado por mim de Espegrandesças, é o livro favorito de um dos personagens principais e isso me fez querer confirmar se o livro realmente era bom, e ele é.

Agora os tópicos:

- Os personagens são bem humanos, o que considero um ponto positivo;
- O início do livro é muito intrigante e introduz os personagens de modo sensacional;
- A narrativa é em primeira pessoa e acaba tendo um tom sarcástico e um pouco cômico ao meu ver, acho isso genial;
- Existem algumas reviravoltas que tornam o livro muito interessante também;
- O meio do livro é um pouco parado e o protagonista me irrita bastante nessa parte;
- Amo os eventos e os personagens, mas o Pip e a Estella não tem química nenhuma, nunca torci por eles durante a leitura;
- Existem alguns preconceitos antigos (o que já é esperado) dentro do livro, então recomendo ler pensando que o livro foi escrito no século XIX;
- Acho triste Dickens ter colocado outro final como o oficial e não deixado o original nessa posição, porque o final original condiz mais com a personalidade dos personagens.

Vejo mais pontos positivos que negativos, por isso recomendo esse livro, é um clássico que vale a pena ler, já que não é uma leitura massante e sim uma bastante agradável.

Link do livro na Amazon: https://amzn.to/3jwMBPD

Ana Franco 10/11/2021

Maravilhoso
Uma ótima leitura! Ela rende muito, pois a escrita é leve e fácil. Além disso a história é incrível!!! Pip e suas culpas internas?. ????

Joyce 22/11/2021

Esperava frases lindas, no fim ganhei isso e muitos surtos
Depois de ler "Um conto de duas cidades", "Canção de Natal" e "Oliver Twist" em que as histórias se passam em um período menor de tempo, foi uma grande mudança ler "Grandes esperanças", onde é narrado anos da vida do personagem principal, desde criança até adulto.
Sem dar muito spoiler o livro conta como é a vida do Pip na infância, quando ele conhece várias pessoas ao mesmo tempo que serão muito importantes na sua vida quando tudo mudar de diversas formas.
A história vai se desenvolvendo com essas grandes mudanças que vai acontecendo conforme ele amadurece, e apesar de tudo ser narrado pela visão dele, existem muitos outros personagens excelentes que o rodeiam, e muitos outros que tiram qualquer um do sério.
Enquanto as grandes esperanças de Pip vão crescendo, se percebe gradualmente o amadurecimento dele, em como os sentimentos dele mudam totalmente de uma época para outra.
Achei o final bem interessante, e uma coisa que eu não esperava era o tanto de reviravoltas e surpresas que sempre surgem na história.

Geth 12/12/2021

Pip e suas grandes esperanças!
Que livro!!! Dickens é simplesmente maravilhoso, Pip e suas grandes esperanças me comoveram tanto, da infância a fase adulta, aprendemos como Pip através das grandes esperanças vai se moldando em um ser humano, que erra e aprende com os seus erros de forma não tão fácil, mas que mesmo assim faz dele um homem com coragem de se redimir. Perfeito!!!!

Jóice 01/04/2023

De modo geral gostei da leitura e foi fácil de ler mesmo sendo um clássico. Mas não consegui empatizar com os personagens e com sua dor. Gostei mais dos personagens secundários, que deram mais humanidade para a história.

Monica.Fusco 08/05/2022

Grandes Esperanças
Uma história sensível sobre o menino Pip em várias fases da sua vida e seus relacionamentos.
Fala sobre amizades e amor.

aarmelim 20/05/2022

Épico espetacular
Uma história sobre muitas das esperanças que cada pessoa lida durante sua vida. Esperança do amor, da amizade, do dinheiro, do trabalho, da aventura, etc. E como cada uma dessas esperanças nos guia e nos encaminha ao longo de nossas vidas, e como elas mudam ao longo do tempo e da maturidade de cada um. Excelente livro. Muito épico e grande.
Camila.Rodrigues 11/06/2022minha estante
Vc poderia me dizer qts capitulos tem o livro

Jérula 03/09/2022

Apenas crianças
Grandes Esperanças conta a história de Pip, um menino humilde e maltratado que se vê numa situação terrível ao ter que ajudar um prisioneiro fugitivo. Além da culpa desse evento marcar a vida de Pip, ele é convidado à mansão da excêntrica e amargurada Miss Havinshaw que deseja vingar seu coração partido contra todos os homens, mesmo meninos, através de sua criação, Estella.

O livro nos fala sobre a influência dos acontecimentos sobre as crianças, moldando seus sonhos e seu caráter. Antes Pip que era feliz de certa maneira com seu amigo Joe e sua amiga Biddy se sente infeliz e apaixonado por tudo que não pode ter.

Mas sua sorte muda quando lhe são prometidas Grandes Esperanças, em circunstâncias desconhecidas. Agora tudo o que ele sempre sonhou será seu. Mas até mesmo a fria criatura chamada Estella, moldada na amargura de Miss Havinshaw? E trocar tudo o que sempre teve por tudo que sempre quis será um bom negócio?

Essas perguntas nos serão respondidas no decorrer do livro, muito lentamente às vezes, onde vemos se haverá a redenção ou condenação de Pip e também de Estella.