Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

Helo 05/03/2022

Confesso que foi uma leitura obrigatória por cinta dos vestibulares que presto e para mim, quando se trata de leitura obrigatória, perde totalmente a graça e vira algo automático e entediante. Porém nesse livro consegui enxergar um pouco a parte boa, gostei da história e foi até que uma leitura fluida. Pretendo futuramente reler sem o peso na consciência.

Teté 02/03/2022

Mais um lido por motivos de: vestibular.
No geral, é um bom livro de se ler. Não é uma leitura tão complexa, mas também não é daquelas que flui bem facilmente.

Ariesu_no_queru 28/02/2022

Uma leitura que vai ficar para a vida
Apesar de ser suspeita para falar, (afinal passei no cefet com esse livro, então sempre terei um carinho imenso) acredito que é um livro muito interessante para quem visa se aprofundar no cenário brasileiro, afinal o ponto forte da obra é sua ambientação. A leitura pode ser um pouco agarrada, mas nada como uma rotina de leitura para, no final, sentir que conheceu um pouco mais do nosso país.

Eugênio 22/02/2022

Lento e triste
Mesmo com o livro sendo um grande clássico da literatura brasileira, essa obra não me cativou tanto quanto eu pensei que iria, dos clássicos literários do Brasil que eu já li, esse é infelizmente um dos mais fracos, não querendo desmerecer essa obra, a mensagem que o autor quer passar é uma mensagem muito importante, que infelizmente acontece até nos dias atuais, principalmente a questão do preconceito, seja questão de classe social tanto quanto racial, o autor foca muito nessas questões. Infelizmente é um livro muito lento, também tem a questão de que o livro mostra muitos detalhes, sobre a cidade, situação financeira da população da época, e entre outras coisas em que o autor busca entrar em detalhes; o que é bom, mas um pouco cansativo, acaba fazendo com que a leitura não vá ao ponto que mais importa, que é a relação entre Cassi e Clara, óbvio que eles não tem muito contato na história do livro, mas poderiam ter focado mais nesses personagens, que são os melhores e os principais, um ponto positivo é que não é uma história clichê, mas mesmo assim é triste. É um livro com um assunto interessante mas não superou minhas expectativas

Jessi 17/02/2022

Nós não somos nada nesta vida?
Aos 15 anos de idade fui ?obrigada? a ler está obra, na época odie o livro, não entendia o porquê de sua importância de eu ter que ler, hoje após quase 5 anos eu entendo, esse livro é um alerta, é uma denúncia ao que ainda hoje acontece em cidades, zonas periféricas, zonas rurais, principalmente em lares pobres conservadores, na qual geralmente não se fale de sexo, aonde não se há liberdade, instrução, como é o caso de clara que cresce com uma mentalidade inocente a coisas referentes a casamento, amor, alheia a qualquer malícia de homens como casi, homens ricos, meio ricos, meio pobres, totalmente pobres que amam por algum motivo, dando-se ao álibi da não justiça desse mundo, do país, do estado de ?desonrarem? mulheres como clara. Esse livro é muito triste, mas passa um mensagem de alerta para mulheres como eu ou você que lê esse comentário, mulheres único-os contra cassis da vida, contra o patriarcado da sociedade!!

Miny 17/02/2022

o que eu não faço pelo vestibular
Bom, Clara dos Anjos é livro meio melancólico, porque o autor tem essa tendência, mas também porque várias coisas complicadas estavam acontecendo na vida dele, e como ele sempre foi muito crítico, ele escreveu esse livro pra retratar toda a desigualdade existente no Rio de Janeiro na época.
Dentre os livros que tem no vestibular, ele é um dos mais tranquilos pra ler, por ter uma linguagem mais fácil. Fico super triste em saber que coisas que aconteceram com Clara acontecem ainda hoje, mas fico feliz pelo fato de hoje em dia não haverem mais tantos preconceitos, ainda existe? Sim, mas pelo que observo é numa proporção menor

mafesc 16/02/2022

Toda vez que leio esse livro, fico com muita raiva, pq apesar de ter passado tanto tempo, ainda existem muitos Cassis por aí e o machismo contido no livro também é muito forte. Odeio muito o Cassi, esse homem é ridículo!!

Vivi Sousa 11/02/2022

Um livro que fala de temas necessários como a diferença de classes, preconceito racial e de gênero. É o segundo livro que leio de Lima Barreto e simplesmente amo, devido a forma como o autor escreve e as temáticas tratadas.

Lenon, André Lenon 10/02/2022

Ahh uma literatura clássica de vestibulares não é o gênero que me agrada porém achei interessante a história, recomendo pra quem gosta.

Francisco.Matheus 09/02/2022

"Nós não somos nada nessa vida"
O enredo de Clara dos Anjos é super interessante e daria pra ser uma obra fenomenal, mas infelizmente eu senti que o Lima Barreto não conseguiu se aproveitar disso. Os maiores pontos positivos da obra é ter como centro uma família nuclear negra e a denúncia à hiperssexualização das mulheres "mulatas" (expressão do autor) e toda a solidão e desprezo da sociedade racista que carregam consigo. Gostaria de saber o que aconteceu com Clara e como ela lidou com tudo, um desfecho melhor sobre o vilão Cassi Jones e um foco maior na Clara que, apesar de levar o nome no título, é deixada um pouco em segundo plano.

CrAsley0 07/02/2022

O livro tem como protagonista Clara dos Anjos, uma mulata simples e ingênua que acaba de deixando levar pela lábia do malandro Cassi Jones.

O enredo tem como cenário o subúrbio carioca no início do século XX. É narrado em 3° pessoa, com uma linguagem clara, mas devido a época em que foi escrito apresenta algumas palavras pouco comuns.

Lima Barreto denuncia a precariedade que assolava o subúrbio do Rio de Janeiro, além de escancarar o racismo existente na época, e a vulnerabilidade em que viviam as mulheres negras e mulatas. Um ótimo livro!

Lariely 07/02/2022

Surpreendente.
A estória é muito boa, tinha pequenos momentos em que eu me dispersava, mas logo era atraída de novo, conhecia a base do livro, mas era o tempo todo surpreendida. Demorei um pouquinho pra aceitar o final, mas ele é incrível por ser tão realista.
Eu adoro quando uma estória dá foco nos personagens coadjuvantes, mas nesse livro, eu sabia mais sobre eles do que sobre a própria Clara dos Anjos e isso me incomodou.

Bela 06/02/2022

" - Nós não somos nada nessa vida! "
E assim termina esse clássico formidável, responsável por gerar muitas reflexões.

aleticiacarolina 05/02/2022

gostei demais
Lima Barreto como sempre tratando de temas importantíssimos, Clara dos Anjos é simplesmente muito atual.