Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

Carol 27/04/2021

É um livro para passar raiva, pelas injustiças e pela ingenuidade das pessoas.
O modo como o livro acaba é marcante.

Mari 25/04/2021

" - Mamãe! Mamãe!
- Que é minha filha?
- Não somos nada nesta vida."

Um livro pré-modernista, mas que ainda retrata o atual racismo e sexismo que cerca a mulher negra.
Achei super interessante a construção dos personagens, como o do Cassi Jones, um homem branco extremamente problemático e doente. Os pais de Clara dos Anjos, extremamente protetores e a própria Clara, uma menina ingênua. Mostrando as influências do naturalismo, que eu, inclusive, gosto muito.
"Escolhia bem a vítima, simulava amor, escrevia detestavelmente cartas langorosas, fingia sofrer, empregava, enfim todo o arsenal do amor antigo, que impressionava tanto a fraqueza de coração das pobres moças daquelas paragens, nas quais a pobreza, a estreiteza de inteligência e a reduzida instrução concentram a esperança de uma felicidade num Amor, num grande e eterno Amor, na paixão correspondida.
Sem ser psicólogo nem coisa parecida, inconscientemente, Cassi Jones sabia aproveitar o terreno propício desse mórbido estado d'alma de suas vítimas, para consumar os seus horripilantes e covardes crimes; e, quase sempre, o violão e a modinha eram seus cúmplices..."

O único traço negativo desse livro é que algumas partes eram cansativas de ler apenas porque o foco da história só é retratado no final.

Diego 19/04/2021

Bem escrito
Trata-se de romance bem escrito, com a temática, aparentemente, central do autor: o desprezo e a discriminação racial, tema tão caro hoje em dia, mas muito mais efetivo, ao que se vê pelos relatos, à época.
No mais, trata-se de uma ?desgraça? anunciada, cujo enredo encaminha-se a um final sem maiores surpresas, mas de forma muito bem escrita, com tramas e acontecimentos acessórios muito inteligentes e bem arranjados.
Um bom livro.
Vi 19/04/2021minha estante
Tenho vontade de ler as obras de Lima Barreto; mas não sei por qual obra começar e pelo que vi no seu perfil você lê bastante as obras dele. Poderia indicar-me uma obra para eu começar a ler?

Diego 19/04/2021minha estante
Estou lendo as obras completas dele.
Sugiro que comeces lendo ?Triste Fim de Policarpo Quaresma?, que é um dos mais conhecidos. Eu gostei muito!
Boa leitura! ??

Vi 19/04/2021minha estante
Muito obrigada pela indicação ???
Uma boa leitura para você também.?

Leticia.Maia 12/04/2021

Clássico
O livro conta a história de Clara dos Anjos, uma mulher negra, filha de pais com pouca condição financeira e que é super protegida.

O livro é cheio de críticas sociais importantes: religião, problemas estruturais do lugar, racismo. Além de abordar temas como: alcoolismo, falta de diálogo, excesso de proteção, impunidade.

Os personagens são bem característicos, cheios de defeitos (gente como a gente).

Gostei da leitura, achei um pouco difícil devido aos termos antigos, assim como, a leitura das notas para poder entender melhor a história. O livro trás uma realidade que até hoje está presente, mostra a impunidade e a dor de uma mulher/família enganada.

Dani Teodoro 10/04/2021

Um bom clássico da literatura brasileira
O livro tem como protagonista Clara dos Anjos, uma moça negra, filha de um carteiro e de uma dona de casa, criada com excesso de proteção pelos pais, e que acaba descobrindo o seu papel na sociedade brasileira da pior maneira possível.

Um tema bastante explorado no livro, mas pouco mencionado nas resenhas, é o alcoolismo, que está muito associado à frustração profissional de alguns personagens, como, por exemplo, Leonardo Flores e Meneses.

Enfim, já havia lido esse livro há 10 anos, mas hoje, sem dúvida, tive uma melhor compreensão da história

Talita Ester 30/03/2021

Insuportável, porém sem condições de fazer uma resenha aprofundada, já vou fazer isso pra escola.

Mica 22/03/2021

Clara dos anjos resenha
Para um livro de literatura achei muito bom. No entanto num geral nao me agradou muito, claro que por varios fatores. Primeiro não estou acostumada a livros da literatura brasileira; segundo, não tem tantos diálogos como em outros livros que eu tanto gosto; terceiro, por ser um livro mais focado no narrador não da pra se ter tanta noção das emoções dos personagens.
Por ser um livro antigo vejo também muito do fato de não haver muito direito às mulheres. As mães mantiam às filhas ignorantes aos fatos pecaminosos do mundo deixando-as assim suscetíveis às desgraças as suas honras. Isso me entristece pois não fosse a ignorância que a mãe mantinha Clara esta talvez viesse a ter um destino diferente.
Ha também nitidamente e como é de intenção do ator o preconceito racial, não passando assim despercebido. Este fato me enfurece e me entristece. O fato de os meus (infelizmente) serem tão repugnante e mesquinhos ao ponto de rebaixarem alguém por conta da cor de pele.
O livro em si traz bastante tematicas que hoje em dia ainda se é motivo de discussão, gostei de ler algo que mesmo com essência antiga ainda se encaixa nos dias de hoje. Lima Barreto devia ter mais reconhecimento.

geovanna172 20/03/2021

Eu só tinha lido alguns contos do Lima Barreto, nunca um romance completo por isso fiquei bastante animada para ler Clara dos Anjos, mas me decepcionei um pouco sjsjjs O começo é um pouco difícil de pegar, mas logo consegui acompanhar o ritmo da leitura e fiquei esperando que focasse bastante na Clara. Mas esse foco só veio no final.
Os outros personagens, Marramaque, Meneses, Cassi, Dona Margarida entre outros são bem desenvolvidos e fáceis de se apegar mas não gostei do protagonismo que o autor deu a eles.
Fora isso, é uma ótima história para quem quer saber mais do papel da mulher na sociedade antigamente. E principalmente ter uma visão do machismo e patriarcado da época e como infelizmente, não mudou muita coisa de lá pra cá.

Gabi 20/03/2021

Lembrei que já li pra uma prova kkk
Já li, mas hoje em dia não lembro nada do livro kkkkk

Lari 19/03/2021

Tenho um amor e ódio por esse livro
Ele é muito gostoso de ler, é cativante mas com certeza um dos mais trágicos que já li, sem spoiler, a cada parte do enredo que vamos descobrindo mais vontade de chorar dá KKKKKKKK. Serve seu propósito de fazer o leitor refletir sobre a realidade nua e crua, não só refletir como se indignar.

Marcos-1771 08/03/2021

A realidade brasileira de 100 anos atrás.
Lima Barreto traz em um livro pequeno e com poucos personagens várias discussões, principalmente debates sobre uma realidade brasileira de 100 anos que ainda pode ser vista em alguns locais atualmente.

Machismo, Racismo, Alcoolismo, pobreza e violência são alguns dos tópicos do livro. Lima Barreto explora muito bem cada um dos personagens e cria uma história que faz você querer saber o final rapidamente.

Boa leitura, foi a primeira de Lima Barreto, e gostei do autor, por mais que use uma leitura um pouco arrastada e difícil em algumas partes.

lu 01/03/2021

Clara dos anjos
Achei o livro muito entediante, as descrições dos personagens eram maçantes e longas demais. Porém entendi a mensagem do livro, sobre o preconceito racial e o lugar que a mulher ocupa na sociedade.