Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

ciih 06/04/2020

Clara dos Anjos é um romance para todos os que se deleitam em histórias e aos que anseiam pelos quês que aguardam nas entrelinhas. Muito a par da sociedade da época, visto que viveu na pele os desmazelos para com os negros e as classes baixas, Lima Barreto é fiel ao que parece propor: escancarar a realidade, escondida sob muitos holofotes.
As personagens exprimem os papéis sociais muito demarcados, vemos em Cassi as virtudes burguesas do Rio de Janeiro da época, e quiça atuais: um homem branco, abastado e que age por sua inversa moralidade sem impedimento qualquer. Seu oposto está em Clara, ingênua, de classe baixa, sem qualquer instrução que a prepare para o destino.
É um bom livro, escrito mesmo em linhas um pouco mais acessíveis ao leitor, embora para mim não tenha sido uma leitura tão fluída.

rebeccavs 23/03/2020

A persistência da figura de Clara dos Anjos na sociedade
Olá, antes de ler esta resenha, ressalto que a síntese a qual li pode ser diferente da que tu, caro(a) leitor(a), tenhas lido e, dessa maneira, adverto-o que há, nesta resenha, enaltecimentos que, por ti, podem ser considerados spoilers.

Inicialmente, tive conhecimento da sinopse de "Clara dos Anjos" através de uma aula de literatura da professora Dayana Mendes e achei-o muito instigante e delego que foi uma experiência que mexeu não somente com a situação do Brasil em que se encontram as pobres meninas vítimas de maus caráteres, mas com minha consciência sobre a persistência dessas barbaridades no respectivo país.

O enredo e a narração são bem formulados por Lima Barreto e, confesso, julgo-o melhor que sua Magnum Opus "Triste fim de Policarpo Quaresma", talvez em virtude da proximidade social e analista que "Clara dos Anjos" trouxe-me.

Ao analisar o fim (que não o direi, mas, em parte, é explícito na sinopse) da protagonista, pude perceber a falha da educação dos jovens no que diz respeito sobre a iniciação à vida sexual, cujo conhecimento acerca das consequências de tais ações pode acarretar não somente na vida do próprio indivíduo, mas tornando-se espelho da sociedade, pois, visto o filho de Inês, as mazelas acarretadas pelo abandono paterno fizeram-no criminoso logo cedo.

Não somente o mencionado fato, como também a importância da educação sobre a responsabilidade que, nesse contexto, Cassi não recebeu de seus progenitores e, principalmente, as ignorâncias de sua mãe acerca do assunto e de compromisso com as pobres vítimas.

Senti ódio de Cassi do início ao fim, pois é um delinquente inescrupuloso que se aproveitou da situação socioeconômica - ressaltando o preconceito sofrido pelos negros nessa época - de meninas ingênuas e inocentes a fim de usá-las como objeto sexual e o pior é a continuidade de tais erros nos dias atuais.

Juliana Tavares 03/03/2020

Uma história de amor e desesperança
O livro retrata uma coisa muito comum: o efeito avassalador da manipulação emocional. Quem já se viu em uma situação dessa certamente se identifica com a história de Clara dos Anjos.

Apesar de a história ter sido escrita em 1921, hoje, quase 100 anos depois, ainda podemos identificar tipos como o de Cassi Jones, que mente e manipula para satisfazer seus prazeres, deixando as vítimas lidando sozinhas com as consequências; como o de Clara dos Anjos, que por enxergar o mundo com tanta inocência se deixa envolver por um homem que todos apontavam como sendo de mau caráter, acreditando que com ela é diferente; e como o de Dona Salustiana, que com sua criação irresponsável incentiva as atitudes de Cassi Jones, seu filho, sem permitir que ele seja punido pelo o que faz por acreditar que ele não é culpado, jogando a responsabilidade para os "desejos que o homem não sabe controlar" ou, pior, para a própria vítima.

O autor ainda explora o quanto a diferença de classe determina, de uma certa forma, a sorte de cada um. Mostrando que o mundo nem sempre é justo e que cabe a nós nos protegermos do mal que existe, bem como tentarmos alertar àqueles que nos cercam sobre os perigos que estão sempre por perto.

Vicencia 01/03/2020

Obra repleta de crítica aos preconceitos raciais e sociais. Não gostei muito da escrita do autor, porém é uma leitura relevante.

Biblioteca Álvaro Guerra 18/02/2020

Clara dos Anjos é um livro póstumo do escritor brasileiro Lima Barreto, pertencente ao pré-modernismo brasileiro. Concluído em 1922, ano da morte do autor, foi publicado em 1948.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788508150236

Bia | @vouleretedigo 05/02/2020

Uma leitura sútil
Meu primeiro clássico lido. Achei a história cativante e em muitos momentos aborda de maneira leve questões importantes. Alguns personagens te dão raiva (muito) e outros são o alívio. Pra mim a leitura fluiu super bem, é um bom livro.

Carol 10/01/2020

Aí gente
Me desculpem, não entendi bulhufas. Fiz uma leitura forçada no primeiro bimestre do meu terceiro ano do ensino médio. Pretendo ler com mais atenção para entender todo o contexto.

Mikhaella 19/11/2019

O real Brasil
Nesta obra incrível, Lima Barreto, mostra a realidade do subúrbio do Rio de Janeiro. A trama conta como Clara dos Anjos, uma pobre mulata, é seduzida pelo mulherengo Cassi Jones, rapaz já acostumado a inúmeras vítimas de defloramento e sedução, não escapando das suas investidas nem mesmo mulheres casadas.

Cassi é um rapaz ignorante e de pouca instrução, mas cuja família tem uma situação confortável. Ele usa da influência, principalmente, materna para sair das suas inúmeras complicações com a justiça, sempre encontrando uma brecha para escapar de suas consequências.

Trata-se do retrato da sociedade preconceituosa, onde a cor da pele é o suficiente para manter crimes sendo cometidos de forma impune. É um livro que merece ser lido; mas tem que ter estômago, pois não é fácil ver tantas injustiças serem perpetradas de forma imune.

Obs: O personagem do Cassi Jones é desprezível e repugnante, mas de igual modo a mãe dele chega a ser até pior. Inventando nobreza e encobrindo tudo que o filho faz.

Everton 31/08/2019

A realidade brasileira em Clara dos Anjos
Fantástica obra, na qual Lima Barreto descreve os mais comuns vícios de nossa brasilidade, em início de século XX. O machismo, discriminação social e racial, a qual presente até mesmo entre as classes menos abastadas, onde a hierarquia determinada por diferenças de tom de pele ou posses se faz presente.
A família da jovem e ingênua mulata Clara, representa a classe pobre carioca e por extensão representativa, brasileira, desassistida pelo poder público, estando à mercê dos infortúnios e perversidades que sua condição vulnerável torna-lhes alvo.
Cassi Jones, malandro deflorador de moças virgens, desgraçando-as com posterior abandono à pobreza e reprovação social em uma época que a mulher tinha como obrigação casar virgem, com a possibilidade de ser mãe solteira sendo pecado social gravíssimo, almeja vitimar Clara em seu desejo maníaco, colecionista, de usufruto e descarte de jovens vulneráveis.
Demais personagens, mesmo periféricos, são apresentados com notável importância, fazendo-os peças-chave da mescla de vidas brasileiras lamentáveis e fracassadas, oprimidas pelo azar do destino e do poder dos maus e indiferentes, situação esta tão cara ao autor.
Clara dos Anjos, obra curta, com sua extensão abarcando tanta riqueza em tão poucas páginas, é leitura indispensável para quem deseja - ou precisa - perceber a alma brasileira, quase que imutável na sua essência, a despeito dos quase 100 anos de mudanças científicas, tecnológicas e sociais que separam a criação deste livro e nossos dias atuais, ano de 2019.

Fayetsho 31/07/2019

Terceira leitura
Essa foi minha 3ª leitura do livro (viva o vestibular) e gostei menos do livro.
O enredo é simples: Cassi Jones é um homem branco perto dos 30, de classe média, e tem uma vontade, quase animal, por "deflorar" meninas mulatas, ou pobres. E, numa festa, a protagonista Clara dos Anjos -mulata e pobre- entra na sua mira. Porém, o que não gostei foi a construção do texto. Os 10 capítulos são muito permeados pela descrição e história das personagens: os pais de Clara, de Cassi, os amigos da família Anjos, etc. Assim, o enredo principal fica quase que de lado. Talvez seja porque o autor estava preparando para uma história maior, visto que Clara dos Anjos é um romance inacabado. É um livro bom, mas não gostei da estrutura.
P.S. Um adendo sobre a edição que li da Penguin e Companhia é que tem notas de rodapé com bastante conteúdo e muito boas, mas várias vezes as notas ocupavam mais espaço que o texto original.

regifreitas 06/06/2019

CLARA DOS ANJOS (1948), de Lima Barreto.

O primeiro esboço de Clara dos Anjos é de 1904, mas o obra somente foi retomada e concluída entre dezembro de 1921 e janeiro de 1922, meses antes do falecimento do escritor. Lançada postumamente entre janeiro e maio de 1923 na forma de folhetim, na Revista Santa Cruz, a publicação definitiva, em livro, viria somente em 1948.

No centro da trama está a história da sedução da jovem Clara dos Anjos - pobre e mulata - por Cassi Jones - rapaz de uma classe social superior a de Clara. Cassi é um notório malandro, conhecido por seus escândalos envolvendo o desvirtuamento de várias moças em condições sociais semelhantes às de Clara.

No que toca à caracterização dos personagens principais, tanto Clara como Cassi são figuras muito estereotipadas e planas. Ela, ingênua demais, devido à criação, à excessiva proteção por parte dos seus pais. Ele, canalha e mau caráter desde sempre, odiado por todos, inclusive pela própria família, na qual só encontra defesa junto à mãe, que lhe faz todas as vontades.

Mas o que chama mesmo a atenção no livro, é a transposição que Lima Barreto faz da vida e das condições sociais dos moradores do subúrbio carioca do começo do século XX. As dificuldades econômicas, o estilo de vida, o preconceito racial. O próprio Lima Barreto foi morador do subúrbio e viveu na pele ou presenciou muitas das situações narradas.

Ao contrário de outras obras, fiquei mais interessado nos momentos de descrição do dia a dia, dos lugares, desses pequenos acontecimentos da periferia e dos tipos da época, do que na própria história em si.

Leitura para o Desafio Literature-se 2019: um folhetim.

Eric Luiz 09/03/2019

Um livro que nos leva a pensar questões raciais e sociais.
Uma obra escrita no início do século XX, retratando o cenário social brasileiro pós-escravatura, porém tão atual quanto os nossos dias. Uma obra que ultrapassa o simples romance e nos faz refletir sobre questões raciais e sociais na conjuntura brasileira da época. Após a leitura deste livro, a pergunta que fica é: houve mudança significativa de lá para cá? No clássico estilo Lima Barreto, vale sempre questionar e contestar.

Leitura recomendada!

May 29/06/2018

Que livro...
Uma história muito bem feita, com o narrador em terceira pessoa, Lima Barreto conta a história da gente brasileira que mora no subúrbio do Rio de janeiro. Com todas as suas peculiaridades, brancos, negros, imigrantes e seus descendentes, filhos de escravizados. Todos são descritos pelo autor para demonstrar a grande hierarquização do povo brasileiro, dos privilégios entre os pobres. O plano de fundo seria a história de Clara dos Anjos e sua desilusão com Cassi Jones. Ele retrata a pobreza, o machismo, o racismo, os vícios em um romance maravilhoso.

J.S.Moraca 26/06/2018

Clara dos Anjos
Livro histórico porque demonstra uma sociedade conservadora, patriarcal e com resquícios da escravidão.