Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

Mari.Vasconcelos 29/10/2022

Depois de tantos anos, o que mudou?
Sei que apesar de ter sido escrito há muito tempo atrás, li como se fosse de agora.
Muito embora, a mulher, (independente da raça, a gente sabe que para a negra, da periferia o peso do preconceito é dobrado) tenha conseguido muito espaço a sociedade sempre a vê como subgênero em relação ao homem.
Eu gostaria que esse livro não tivesse me dado um espelho na mão, minhas cicatrizes evidenciaram tão nitidamente ... e eu tô na bad

isadorable 27/10/2022

Leitura Necessária
Mesmo sendo um livro antigo, os temas abordados nele refletem muito a sociedade em que vivemos atualmente. A injustiça, a negligência, o machismo, a hipocrisia e o preconceito social são mostrados com nitidez nessa obra, que, devido a isso, se torna uma leitura necessária para a produção de reflexão acerca de tais problemáticas.
Como é de se esperar, a linguagem e a construção das frases no livro são um pouco confusas e talvez você tenha que reler o mesmo parágrafo algumas vezes KKKJJ mas isso não atrapalha por inteiro o entendimento do enredo.

MarAlia 03/10/2022

Rio de janeiro.
O livro é mais sobre oque está acontecendo no rio naquela época do que os personagens em si é um livro bem crítico social onde se percebe bastante presença do machismo dentro da sociedade.

.geo. 09/09/2022

Foi a primeira obra de Lima Barreto que li, eu gostei, as ambientações, infelizmente, ainda são representações da realidade.

20/07/2022

Um drama de 100 anos, mas bem atual
Clara dos Anjos é um drama que, embora tenha sido escrito e publicado há cerca de 100 anos, trás alguns temasbbem atuais: o racismo, o abandono paterno e o preconceito presente em quem tem um pouco mais de condições.
Um rapaz branco, bisneto de um Lord inglês, chamado Cassi Jones, cuja mãe é extremamente preconceituosa, se aproveita de moças virgens e inocentes de baixa classe, especialmente afrodescendentes e mestiças, porque sabe que, sendo branco, dificilmente poderia sofrer algum dano.
É neste meio que somos apresentados a Clara, moça parda, filha de um carteiro e de uma dona de casa sedentária, se apaixonar por Cassi, que tocava violão e cantava canções melosas. Este, por sua vez, querendo fazer de Clara mais uma de suas vítimas, aproxima-se da moça com boa lábia e até mesmo, usando de artifícios ardilosos, como tirar alguém de seu caminho, para conseguir o que quer.
Num meio sujo e cruel, que é a raça humana, temos um breve resumo dramático do porquê existem tantos filhos que sequer sabem quem são seus pais. Quem é a vítima? Quem é o culpado? Este é o questionamento que deixa a obra de Lima Barreto.

uepa 01/07/2022

Clara Dos Anjos é sobre a visão do povo brasileiro excluso.
O narrador vai te guiar de passo em passo para dentro da vida dos personagens singularmente; Lima Barreto procura aqui expor uma realidade racista, humilde e ignorante desses reclusos.
É uma leitura rápida, mas não tão interessante quanto outras obras do autor.

Sofia 01/07/2022

A forma como o autor busca fazer uma crítica social no início até o final do livro é surreal, Lima Barreto consegue prender o leitor mesmo a sua obra obtendo poucas páginas, além de retratar e ver beleza onde pouquíssimos escritores olhavam, os subúrbios cariocas.

Gabriela 22/06/2022

Nós não somos nada nesta vida.
Lima Barreto realmente faz jus à sua designação de ?triste visionário?, muito atemporal em todos os sentidos.

O romance em si não é muito bem elaborado, não tem uma narrativa tão envolvente (talvez se não fosse um clássico nunca teria lido? Não sei) e os personagens são bem rasos (imaginava uma construção mais profunda da Clara em si, mas também entendo o intuito do escritor em colocar desse jeito). Acredito que, aqui, Lima procurava expor de ?qualquer jeito? todas suas revoltas sociais, o que faz de maneira muito relevante e inteligente.

Agora sobre essa produção editorial em específico, muito boa, porque acrescenta muitas explicações e contextualizações muito importantes (ou ate mesmo necessárias) pra leitura (inclusive acerca da construção narrativa, sobre suas falhas e faltas). Entretanto, achei algumas pontuações desnecessárias, mas nada alarmante.

Maria 12/06/2022

Surpreendente
Um dos melhores livros que eu já li.
Tem uma escrita mais simples quando comparada a outros clássicos, o que é ótimo para quem está começando a ler esse estilo e personagens bem criados com histórias envolventes.
Quando li me surpreendi a ver muito dos dias atuais com o Brasil daquela época. Lima Barreto conseguiu reunir e criticar, sem precisar fazê-la de maneira explícita, em uma única obra questões sociais como a pobreza de Meneses, o mal caráter de Cassi, a ingenuidade de Clara(deixando bem claro que uma criação superprotetora e não permitir que os filhos conheçam a realidade do mundo, não funcionam, uma vez que só faz com que eles não estejam preparados para viver nela).
Vale ressaltar também que ele expõe uma realidade ainda presente: a quantidade alarmante de mulheres negras e pobres que vivem como mães solteiras depois de terem sido abandonadas pelos companheiras grávidas ou com crianças pequenas e como isso afeta na criação delas.
Em resumo, é um retirado da sociedade que ainda vivemos.

Eli.Nascim7 11/06/2022

Relendo um dos primeiros clássicos que li na escola e fiquei apaixonada pelo Lima Barreto e sua escrita, ele consegue colocar os problemas sociais de uma forma tão "real" que parece q o livro foi escrito recente.

Rafael V. 06/06/2022

Cativante
Um livro de leitura tranquila e que me lembra personagens da literatura francesa, Justine do Marquês de Sade (bem de longe) e Fantine de Os Miseráveis. Porém, com um tempero nacional.

maria clara 06/06/2022

resenha crítica de "Clara dos Anjos"
?Clara dos Anjos? é um livro escrito por Lima Barreto no ano de 1922 e publicado em 1948. A obra conta a história de uma menina de dezessete anos que é negra, pobre e vive no Rio de Janeiro durante o início do século XX. Aqui vamos ver como Clara é atraída para as mãos de Cassi Jones, um homem que tem má fama por namorar mulheres solteiras e casadas e depois abandoná-las grávidas. Por isso, os pais da menina não gostam desse rapaz e querem a filha longe dele.

A estrutura do livro geralmente é a mesma em todos os capítulos. Um ou mais personagens são apresentados, mostrando a sua história e ligação com a família de Clara ou de Cassi. E depois da exibição dos personagens e a sua narração, temos diálogos para finalizar os capítulos.

Nessa obra é retratado o machismo e o racismo que as vítimas de Cassi sofriam. Por falta de educação sexual e de como se defender, também é mostrado que a maioria das mulheres só trabalham em casa e não são tão presentes na sociedade.Entretanto, do ano que o livro foi escrito até hoje tivemos muitos avanços em relação ao machismo, como: mulheres tendo direito ao voto, poder praticar futebol, a delegacia da mulher ser criada, a aprovação da Lei do Feminicídio e a importunação sexual feminina passar a ser crime.

Na história o racismo também é bem visível, em alguns trechos da obra ele é citado, ?se ele quisesse casar não escolheria Clara, uma mulatinha pobre, filha de um pobre carteiro?. A própria Clara sabia que provavelmente não seria a 1ª nem a 2ª opção para um casamento com alguém da classe social de Cassi Jones, mas por ter sido iludida pelo galanteador acabou criando esperanças. A temática sobre Clara não ser uma opção de casamento acontece até os dias atuais, e ela recebe o nome de ?solidão da mulher negra? assim como muitas mulheres negras expressam na arte a dor que essa solidão causa na sua vida, em ?The Other Woman? de Nina Simone no ano de 1959 e em ?Normal Girl? de SZA do ano de 2017.

Além do racismo o autor denuncia o descaso em que o subúrbio do Rio de Janeiro é deixado pelas autoridades, ?é assim o subúrbio, na sua pobreza e no abandono que os poderes públicos o deixam?. Hoje em dia pouquíssimas coisas mudaram, não só no Rio de Janeiro, mas sim no Brasil todo; segundo o site G1, 47,6% (100 milhões de pessoas) da população não tem sequer coleta de esgotos, mesmo pagando impostos como o IPTU. Esses impostos não são pagos de agora, desde o passado eles são cobrados, e essa cobrança é citada no livro, ?[...]cuja existência o governo fecha os olhos, embora lhe cobre atrozes impostos [...] nem lhe facilita a morte, isto é, o acesso aos cemitérios locais? e é assustador pensar que quase nada mudou.

Lima Barreto foi muito a frente do seu tempo quando escreveu essa obra, ela serve como uma denuncia sobre as desigualdades e fala sobre muitos assuntos em poucas páginas. Provavelmente esse livro foi um lançamento muito polêmico para época em que foi escrito e faz muito sentido em ser uma leitura obrigatória, já que fala sobre temas tão antigos e atuais ao mesmo tempo.

Juh 03/06/2022

Um clássico... talvez se não fosse, eu não teria lido. A narrativa é pouco elaborada e as personagens são rasas, mas compreendo que essa pode ser uma avaliação anacrônica.

Sushizinha 01/06/2022

Não somos nada nessa vida
Tive um trabalho da escola sobre esse livro e, por isso, precisei lê-lo. É uma história que trata de assuntos importantes, mas que não me prendeu, embora nos deixe reflexões valiosas. Admito que dei umas boas cochiladas enquanto lia e, infelizmente, acabei não retendo muito do conteúdo. Mas, se você gosta de clássicos que retratam de forma crítica a realidade, vai fundo.