O Mistério dos Morros Dourados

O Mistério dos Morros Dourados Francisco Marins

Resenhas - O Mistério dos Morros Dourados

Marcel.Trocado 23/12/2023

O INÍCIO DA TRILOGIA

Começando a trilogia dos jovens tropeiros Tonico e Perova, ambos vão aos sertões à procura do tio Juvenal que, juntamente com o Bugre-Chapéu-de-Anta, tinha partido tempos atrás à procura do ouro dos Martírios. Os jovens aventureiros partem de São Paulo, pegando carona com a "Expedição dos Russos", seguindo mais ou menos o itinerário dos antigos bandeirantes, navegando pelos rios Tietê, Paraná, Pardo, entre outros, até Cuiabá.

Por anos os dois amigos enfrentam muitos perigos nas matas de Goias e Mato Grosso e quase morrem nas mãos do Bugre-Chapéu-de-Anta. Embora, no princípio, pareça uma busca pelo ouro, o que realmente motiva Perova e Tonico é o resgate do tio do Tonico, ação que ocupa a primeira metade do livro, até encontrar o misterioso Morro Dourado. Na segunda metade do livro a história é conduzida pelo corajoso curumim Pixuíra, autor de três grandes façanhas, que poderá fazer dele o cacique da tribo Caçanunga:

- Pescar em um dia e sozinho a quantidade de peixes para alimentar três famílias;
- Capturar a onça-pintada que assusta a comunidade indígena;
- Trazer o crânio de um guerreiro Mutuca, da tribo inimiga.

Pixuíra, com muita perspicácia, transpõe os três desafios, mas por decisão própria toma outro rumo que surpreende e salva Tonico e Perova de um destino de morte. Portanto, trata-se de uma história, para além da aventura da dupla de tropeiros, do indígena enaltecido em suas virtudes, na época do Brasil do império de Dom Pedro I. Essa história continua em "A Montanha das Duas Cabeças". Vale a leitura!

Hello5ouza 17/11/2023

Tónico após trabalhar um bom tempo na vida dura de tropeiro, parte junto com seu melhor amigo Perova, em busca de seu tio Juvenal, que tinha se juntado a um grupo, para ir atrás dos morros dourados. Com o decorrer de sua aventura, vamos analisar diversos problemas sociais, e conhecer novas tradições e lendas da nossa própria terra, O autor nos traz uma leitura detalhada sobre o período de mineração e principalmente sobre os bandeirantes, enriquecendo os textos, e caracterizando melhor o ambiente e os personagens.
Esse livro me trouxe muita nostalgia, principalmente nos diálogos com tio Juvenal.

Antonio Maluco 26/10/2022

Sertão
O livro conta histórias de vários personagens do Brasil que moram no sertão do país e vão tentar a sorte em outros lugares do Brasil

Talia 03/10/2022minha estante
Eduardo, poderia ter desenvolvido mais a resenha, escrito mais sobre os acontecimentos... 9

Clio0 25/05/2022

Ambientado durante o Ciclo da Mineração e com grande ênfase nas Bandeiras, O Mistério dos Morros Dourados não é apenas um livro de aventura, mas é também um paradidático. Francisco Marins carrega o texto com informações sobre o período, enriquecendo o texto e a caracterização dos personagens.

Tonico e Perova são os protagonistas que partem a procura de Juvenal, tio do primeiro e um bandeirante atrás dos morros dourados ou "El Dorado". No caminho, eles fazem amizades com índios, são emboscados por outros e enfrentam um dos melhores vilões da série vaga-lume: O Bugre do Chapéu-de-Anta.

Obviamente, o livro não se aprofunda nos estragos causados pelos dois períodos, não sendo intenção do autor criticar o que na época ainda recaía no ufanismo. De fato, seria incongruente tentar aplicar a moderna visão historiográfica nessa história já que um texto que pré-data a democracia atual.

Ainda assim, é divertido e como parte de uma trilogia (O Mistério dos Morros Dourados; A Montanha das Duas Cabeças; Em Busca do Diamante) pode ser um bom presente para quem precisa presentear uma criança na faixa dos doze anos.

Gel 20/07/2020

O Mistério dos Morros Dourados
A obra é recheada de muitas emoções em torno de uma expedição situada nos sertões com os personagens Tonico, Tio Juvenal, Perova e um índio Pixuíra, entre outros. Aventuras entre os caminhos são infindáveis nas florestas e nos muitos rios. Na trajetória dos aventureiros a exuberância da natureza é extremamente enriquecedor na fauna e flora. “... tudo tão claro e alegre. Na verdade sentia enorme disposição e via a natureza vestida de muito verde, muito azul e muito ouro!...” (MARINS, 1993, p. 101).

Uma narrativa misteriosa em que a descoberta dos chamados Martírios1 coloca no trajeto dos personagens muitos desafios inesperados. “... uns morros de formas esquisitas. ... um estranho metal brilhante, que exercia grande fascinação sobre todos..." (MARINS, 1993, p. 95).

No longo caminhar da trama muitas curiosas surpresas na presença marcante do personagem indiozinho Pixuíra entre as caçadas perigosas, rituais, profecia, segredos e os infinitos costumes culturais indígenas presentes. O livro possui alguns parágrafos de palavras novas, quer dizer, um linguajar diferenciado entre os personagens o que proporciona ao leitor um acrescimento no vocabulário. Trata-se de uma obra com diversos capítulos, alguns curtos, mas com os títulos chamativos a cada capítulo. Recomendo a leitura.

1 “Lugar estranho, nos sertões do oeste brasileiro, visto na época do bandeirismo...” (MARINS, 1993, p. 127).

Referência: MARINS, Francisco. O mistério dos morros dourados. 5ª ed., São Paulo, Ática, 1993.

site: https://compartilharestudo.blogspot.com/

Esther.Santos 23/04/2020

Um dos melhores livros que já li, acho até que vou ler de novo ksksks

Marriete 11/08/2019

O Mistério dos Morros Dourados - Resenha Autor: Francisco Marins
O cenário é São Paulo de Piratininga. Tonico é tropeiro, assim como seu pai também foi. Viaja fazendo transporte de carga, serra abaixo, serra acima, junto com o fiel amigo Perova.

Tudo muda quando a mãe de Tonico empenha sua tropa de burros como garantia do empréstimo financeiro que seu tio Juvenal, fez.

Tio Juvenal faz uma viagem aos Martírios, local onde foi encontrado muito ouro, mas que não foi retirado de lá devido a dificuldade de transporte e aos nada receptivos índios bravos.

Passa-se um bom tempo, sem que tio Juvenal retorne e então Tonico e sua mãe são obrigados a abandonar sua casa.

Insatisfeito com o desaparecimento de seu tio, o menino Tonico empreende uma busca em sua procura, e passa por grandes e perigosas aventuras.

Tio Juvenal não é o único em busca do ouro perdido, então, qual foi o seu destino e o de seus companheiros? Que mistérios guarda os morros dourados?

#OMistériodosMorrosDourados#FranciscoMarins#EditoraÁtica#SérieVagalume#LiteraturaNacional#Amoler#InfantoJuvenil#Books#Livros#Instabooks

Tiago 06/12/2013

Muito bom livro
A série vaga-lume nos proporciona uma infinidade de livros leves e gostosos de ler. Este é um deles, vale a pena conferir...

Vítor 05/12/2010

O Mistério dos morros dourados
Tonico, sempre quis ser como o tio tropeiro, que saiu de casa em busca dos Martírios, grandes montanhas cobertas de ouro. Só que seu tio nunca mais voltou, mas Tonico não podia ir atrás dele pois precisava ajudar sua mãe. Só que muito doente ela morreu e junto ao seu amigo Perova, eles foram encontrar o tio.
No caminho eles passaram por dificuldades, e encontraram um indiozinho e se tornaram amigos. Guiados por ele, Tonico e Perova encontra o tio num aldeia e descobre que ele esta doido e é está sobre cuidados de um índio.
Juntos eles vão atrás dos Morros Dourados, mas ao chegarem lá um acidente com a canoa mata o seu tio e o índio. Tonico e os amigos vão parar em uma aldeia de índios que os estranham, mas quando eles veem o pote de barro que eles ganharam do velho índio, percebem que é um sinal. O indiozinho se torna Pajé daquela tribo e Tonico e Perova retornam para casa após essa aventura.

Bahuan 28/05/2010

O MISTÉRIO DOS MORROS DOURADOS
Tonico e Perova,meninos tropeiro,foram atraz de um tesouro escondido entre as aldeias em Campo Grande,o tio de Tonico havia ido primeiro mas não retornara.Os meninos passaram por momentos terríveis nas mãos dos índios,reecontraram seu tio e encontraram muito ouro,mas ele era maldito.

Tio Juvenal acabou morrendo nas correntezas e os meninos voltaram sem nada.

COMENTÀRIO:Previsível,pois no final eles ficaram sem nada do mesmo jeito.