Como Fazíamos Sem ...

Como Fazíamos Sem ... Bárbara Soalheiro

Resenhas - Como Fazíamos Sem

Tori.Estelar 14/04/2024

Achei bem mais ou menos
O livro é mais antigo, uma informação a se ter em consideração, mas têm umas coisas que não chega pano suficiente para passar.

Primeiro que, como muitos do estilo, trás um viés extremamente eurocentrista. Não leva em consideração os povos originários do centro e sul de África, da América ou Oceania, e povos asiáticos são mencionados apenas um par de vezes.

A autora também fala diversas vezes desde seu privilégio e bolha. Ri muito quando disse que no passado remoto se cozinhava com fogão a lenha, por que eu estava, naquele exato momento, cozinhando no fogão a lenha.

O único ponto alto do livro foi que ela mencionou a cidade onde nasci, que é um fim de mundo adorável.

Léo 07/02/2024

Curiosidades
Livro recheado de curiosidades sobre hábitos antigos, antes de várias invenções que hoje tomamos como certos.

Millene 03/01/2024

Curiosidade básica
Serve pra matar a curiosidade de coisas básicas que a gente pode ter mas não quer fazer uma grande pesquisa, como por exemplo saber como as pessoas faziam antes do ferro de passar roupa, antes da geladeira e escova de dentes.
Apesar de ser mais pro público infantil, achei algumas informações meio pela metade ou que podem fazer a pessoa achar algo errado, como por exemplo que espartilho causava danos, desmaios e grandes sequelas sendo que é um mito e outra coisa foi falar que na Índia eles vão ao banheiro e se limpam com a mão, o que não ta errado, é só uma meia verdade, não custava incluir que eles usam água também, vai fazer a criança achar que eles são um povo sujo.
Enfim, matou a curiosidade

Stephanie214 20/12/2023

Curiosidades sobre as invenções
Já imaginou como era a vida dos nossos antepassados sem água limpa, telefone e ferro elétrico? Então nesse livro nós matamos a nossa curiosidade sobre esses e muitos outros itens que hoje são fundamentais para a nossa vida e como suas invenções revolucionaram e mudaram pra sempre a vida das pessoas. Sem essas ideias revolucionárias não teríamos tido avanço nas áreas de habitação, alimentação, móveis, eletrodomésticos, roupas e acessórios, comunicação, saúde, higiene e na sociedade.
É interessante ver como a sociedade naquelas épocas do passado viviam e improvisavam maneiras de manter os alimentos na validade sem a ajuda da geladeira, como faziam para ter as roupas sempre lisas e com boa aparência sem o uso dos ferro elétrico, quem tinha problema de vista como fazia sem o uso do óculos? o divórcio foi inventado e colocado em prática quando? em que ano foi inventada a anestesia? como as pessoas faziam com seus entes queridos quando esses faleciam? Será que enterravam o corpo de maneira apropriada? e a escova de dentes o que usavam antes dessa invenção que conhecemos? Neste livro são reveladas as histórias por trás de cada invenção e as curiosidades da época presente em cada capítulo.
Imagino que a autora tenha feito uma longa pesquisa para relatar todas as informações presentes em cada capítulo. O livro é muito interessante e me diverti muito durante a leitura.

Lud 10/12/2023

Eu ganhei o livro e achei que era com uma história e não vários textos assim mas eu gostei muito, das separação dos capítulos e das ilustrações também. A maioria eu já conhecia e alguns objetos eu mesma acho que deveria ser igual antigamente era mas enfim, é legal ver as evoluções, gostei bastante.

Thais.Carvalho 02/08/2023

O livro é dedicado ao público juvenil. Não se aprofunda muito em cada tema, mas traz histórias e informações interessantes.

Vic 16/06/2023

Curioso
Em "como fazíamos sem..." vários tópicos da vida cotidiana são elencados. Várias coisas que não imaginamos viver sem, são bem recentes e trazem até espanto.
Pra quem se questiona sobre a história das coisas e sobre as mudanças na vida e sociedade, é um bom livro.

Marievizz 31/05/2023

Esclarecedor
É um pouco superficial mas ainda contribui. Traz várias histórias de determinados objetos que hoje são vistos como essenciais, sendo dividido em temas, trazendo uma leitura fluida.

Isabela1671 24/04/2023

É um livro super legao, com varias curiosidades dos tempos antigos. Indico esse livro para pessoas que gostão de história.

Laura.Julia 30/12/2022

Fatos incríveis!
Este livro é realmente incrível!
Há muitas curiosidades super interessantes sobre objetos e aparatos que hoje em dia não vivemos sem. Tem informações como: quando surgiram, onde, quem inventou, o que a sociedade da época achou, como as pessoas faziam as coisas sem esses instrumentos, entre outras informações muito legais.
Há coisas nesse livro que a gente nem imagina (como que faz pouco tempo que as pessoas começaram a usar talheres para comer). É impressionante descobrir como a sociedade evoluiu tanto nos últimos 300 anos. Eu pensava que vários dos nossos objetos básicos de hoje em dia já existiam há bastante tempo, mas não.
Descobri de fato muita coisa lendo esse livro, agora ele está entre os meus favoritos.

Isabella.Wenderros 21/08/2022

É muito interessante!
“Como Fazíamos Sem...” procura falar da história de uma forma mais próxima ao leitor, saindo dos grandes acontecimentos e focando naqueles objetos que foram surgindo e se tornaram parte do cotidiano das pessoas. O livro permite um vislumbre da maneira como nossos antepassados viviam através de itens comuns – e até mesmo essenciais – para nós hoje em dia, tais como papel higiênico, água encanada, dinheiro, geladeira ou fósforos.

Dividido em 6 temas – Alimentação, Comunicação, Habitação, Roupas e Acessórios, Saúde e Higiene, Sociedade – com tópicos relacionados, a obra apresenta um resumo da criação de determinada ferramenta, com uma linguagem fácil e bom humor, criando paralelos com o passado. Além disso, as ilustrações são ótimas, achei várias delas divertidas.

Não é nada muito aprofundado, mas fez com que meu olhar para o tempo da minha bisavó, por exemplo, seja mais... crítico, digamos – nunca dei tanto valor às coisas que me cercam e facilitam minha vida. Recomendo a leitura!

Cerqueira 12/07/2022

Para curiosos
Estou fazendo essa resenha com a desconfiança que o livro que li não é exatamente esse mesmo. Pois nessa sinopse fala sobre outras coisas que não tem na edição que li.

Talvez por ser uma edição para leitura em escolas ele é bem curtinho mas vale a pena conhecer e despertar nos pequenos a curiosidade e quem sabe uma vontade de aprender mais.

juju 14/04/2022

Interessante
Um livro muito interessante que destaca várias curiosidades acerca da origem de coisas comuns do nosso cotidiano no século XXI.
Como o público alvo é o infantil, algumas informações são um pouco superficiais, mas ainda assim o livro surpreende com a quantidade de conhecimento que pode agregar.
Indico a leitura!

Alice 30/03/2022

Como Fazíamos sem ...
Um livro muito bom que fala sobre muitas coisas interessantes é muito bem explicado e a leitura é fluida e rápida, eu me encantei quando abri o livro porque as ilustrações são muito bonitas . Para nossos antepassados temos vida de rei.

Introspectista 11/01/2022

Várias Curiosidades Maravilhosas
● Pontos Destacáveis:
- Serve bem sua proposta.
- Apresenta curiosidades intrigantes sobre a cultura num geral.
- Demonstra de forma rápida e simples, como era nossa sociedade sem alguns das coisas, que hoje são indispensáveis.

● Resenha:
Como Fazíamos Sem..., livro que ganhou o prêmio Jabuti em 2007, é um livro escrito por Bárbara Soalheiro sobre a vida antes de certas invenções tão comuns atualmente. Tão necessárias e comuns que nem chegamos a duvidar sobre suas origens, algumas vezes.

E sob essa premissa o livro é feito. Como por exemplo, a vida antes da invenção maravilhosa que é as escovas de dentes — é sério, as escovas de hoje em dia são muito melhores e muito mais baratas.

É um livro esclarecedor e muito interessante de se ler. Esse livro serve muito bem a premissa dele, e ele apresenta as curiosidades de uma forma bem rápida, mas sucinto o suficiente para entender muito bem o que já aconteceu com essas invenções. Além de que acabamos por aprender algumas curiosidades bem intrigantes sobre a nossa cultura, como o porquê de nós, brasileiros, constantemente atrasarmos para ocasiões sociais.